“Vou para o Caribe, e me dei conta que é inverno. E agora?”
Agora que a temporada de furacões está no fim (a deste ano foi fracota: entre os destinos freqüentados brasileiros, rolou um furacão em St. Maarten, uma tempestade tropical em Barbados, e só), começam as perguntas sobre como é o Caribe no inverno.
Muita gente fica interessada em viajar para lá nesta época, e ao cair a ficha que no hemisfério norte é inverno, acha que pode entrar numa fria, literalmente. Faz frio no Caribe nessa época? A água do mar é gelada?
Vamos lá.
O inverno é a alta temporada do Caribe. É a época mais seca, com umidade do ar mais baixa e menos chuva. Por causa disso também é a época mais cara.
É a preferida dos americanos, que odeiam o calorão do verão. E é a época certa para todos os que têm medo de furacão, já que os furacões só ocorrem no verão e no outono caribenhos (agosto a novembro).
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Você vai pegar frio? Não. A não ser que você seja como uma leitora que disse outro dia que “28°C pra mim não é calor”. Espere pegar temperaturas diurnas abaixo dos 30°C.
À noite pode refrescar um pouco, mas normalmente a rua está mais quente do que os ambientes fechados, que são mantidos permanentemente gélidos pelo ar condicionado.
Não dá para descartar a passagem de frentes frias, mas o tempo é normalmente firme. Já fui à região em dezembro, fevereiro e março e peguei tempo e temperaturas excelentes para ir à praia. (Só é bom lembrar que dezembro ainda é o finzinho da época de chuvas de Aruba, Curaçao e Los Roques, que vai de outubro até o fim do ano.)
E água do mar? Vai estar quente? Quente não vai estar não. Para pegar a água do mar morninha, vá no meio do ano.
No fim do ano a água vai estar friazinha ao primeiro contato, mas muito gostosa assim que você se acostuma (mais ou menos como o Sul da Bahia em julho). Não dá para comparar com o Nordeste, que tem água morna sempre. Mas vai ser bem mais agradável do que a temperatura do mar do Rio ou de Santa Catarina no verão.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Veja o clima nos destinos de brasileiros no Caribe
- Temperatura e chuva mês a mês em Aruba
- Temperatura e chuva mês a mês nas Bahamas
- Temperatura e chuva mês a mês em Barbados
- Temperatura e chuva mês a mês em Cancún
- Temperatura e chuva mês a mês em Curaçao
- Temperatura e chuva mês a mês em Havana
- Temperatura e chuva mês a mês em Montego Bay, Jamaica
- Temperatura e chuva mês a mês em Punta Cana
- Temperatura e chuva mês a mês em St.-Barth
- Temperatura e chuva mês a mês em St Maarten
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Wise – Cartão de débito global
Mala de bordo nas medidas certas
Guias de praias: Brasil
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
221 comentários
A gente esse ano foi pra Cancun em fevereiro e pegou uma frente fria dessas, de noite a temperatura chegava a 18-19 graus e durante o dia ficava em 25 graus com ceu nublado, pegamos pouco sol de um modo geral (alguns dias subiu um pouquinho pra perto de 30). Foi o que eu falei na epoca: temperatura e sempre relativa; pra quem esta em um lugar frio como os EUA (a gente saiu de temperaturas perto de zero), chegar em um local onde esta 20-30 graus e uma delicia. Mas pra quem sai do verao brasileiro onde esta mais de 30 todos os dias, pode ser um friozinho incomodo (eu sou friorenta e nao faria isso).
Os americanos vao no inverno porque eles querem fugir do frio que faz aqui nessa epoca, o verao eles aproveitam em casa mesmo (com excecao dos que tem filhos em idade escolar e so podem viajar no verao) 🙂 Sempre escuto essa resposta quando pergunto porque eles preferem ir pra esses lugares no inverno.
Cada vez mais se aplica o codinome “turista profissional”.
Post esclarecedor ao extremo.
E aproveitando, prevejo um novo sucesso editorial, seu novo livro “100 praias do exterior que valem a viagem. Espero que já esteja no prelo.
Abs.
Uma boa notícia: embora no norte do Caribe, ocasionalmente, ocorram friagens que deixam a temperatura nada convidativa para uma praia no inverno (especialmente em Cuba e Bahamas, mais fracas em Cayman e Cancun), este ano, devido ao La Niña, está previsto um inverno mais quente que a média todo o sudeste dos Estados Unidos e norte do Caribe, ou seja… as friagens, que normalmente são pouco frequentes, serão ainda mais raras, ou talvez até inexistentes. Já por aqui o verão pode ser meia-bomba, com mais nebulosidade e menos calor no sudeste, parecido com 2008 e bem diferente de 2010, mas sempre restam alguns dias aproveitáveis.
Falou o nosso meteorologista!
Riq, a foto é sua? Foi tirada em qual época do ano? Eu vi que é em Anguilla e me interessei por causa daquele kite vermelho lá no fundo e estou fazendo um favor para um amigo e pesquisando as melhores épocas para o velejo no Caribe.
A foto é minha sim. Tirei em dezembro de 2006!
Obrigado…
Para deixar a informação no post:
Pelo que li na internet, a temporada de velejo (kite e windsurf) vai de janeiro a abril. Inclusive um dos maiores picos da América do Sul é Los Roques, mundialmente conhecida aqui no VnV como a “praia da bóia”.
Yes. Foi lá em Los Roques que eu vi, no já remotíssimo 2003, as primeiras kites da minha vida. Troço esquisito pra mais de metro!
Aqui no Piauí, os primeiros registros são de 2005-2006. A temporada aqui vai de agosto a dezembro, podendo ter alguns dias em Janeiro. O pico do vento acontece em outubro. Isso vale para as praias do Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte.
Aula grátis sobre como desviar-se de um assunto (risos).
Adoro a comparação com as praias brasileiras (água nem tão fria quanto Santa Catarina,mais fria que o Nordeste, mais ou menos sul da Bahia em julho), ajuda muito e dá pra entender direitinho.
Fui pra Cancún e Playa no final de Fevereiro. Você nem se dá conta de que está no litoral, por não sentir tanta umidade no ar. Nós demos o azar de pegar uma frente fria chatinha por alguns dias. Chuviscou um pouco, ventou outro tanto, fez um friozinho à noite, mas não impediu em nada de ir aos sítios arqueológicos, fazer mergulhos, visitar os parques temáticos, etc. Sempre leve uma blusinha de frio na mochila para se proteger, tanto de algum friozinho imprevisto, quanto para adentrar-se nos restaurantes e shoppings com ar condicionado. O sol estava uma delícia, eu não precisei ficar neurótica, me preocupando taaaanto em passar protetor solar, como acontece quando vou à praia aqui no Brasil, no verão.
Pelo menos a leitora em questão dos 28º ficou famosa e ainda ganhou um post no blog. rs
Interessante as informações. 😉 Gostchei!
A chuva destruiu boa parte do Curacao… e varias pessoas perderam as casas por la!
Estive em Fevereiro (Carnaval) deste ano num Cruzeiro pelo Caribe East.
Achei a água mais fria em Bahamas, que está mais próximo à Flórida e mais ao Norte das ilhas Caribeña.
Se estiver com dúvidas entrem no:
https://viajarepensar.blogspot.com/search/label/Cruzeiros
Que possui relato das ilhas e imagens que mostram que o clima não foi nenhum problema.
Boa Viagem a todos!!
E como estava o tempo nas Bahamas? Vou pra lá em janeiro!
https://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/BFXX0005
Obrigada!
Um “médio” frio…rs
Riq , vou prá lá em dezembro tranquilamente, como já fui outras vezes ao Caribe nesta época e é ótimo, a gente nao fica melando!!!
Ótimo e esclarecedor post para os mais preocupados. Eu tinha visto algumas perguntas aqui e ali sobre este assunto, inclusive daquela leitora carioca, que depois se manifestou no twitter, kkkkk!
Ninguém merece!
OI RICARDO
Eu e meu marido pretendemos ir para Punta Cana e nos hospedar no IFA VILLAS que fica na praia que recomendou. Nao sei se o hotel é bom, mas como vamos viajar para outros lugares não dá para ficar nos melhores.
Minha dúvida é que um grupo de amigos vão para TURKS and Caicos na mesma é poca e nos convidou.
Vc conhece? Qual a sua sugetão???
Fiquei na duvida.
Seu blog me ajudou muito.
Valeu!!!
Não há comentários aqui sobre o IFA. Já pus essa pergunta duas vezes no Perguntódromo, não apareceu ninguém para dar parecer. Jogue o nome do hotel no https://www.tripadvisor.com .
Grace Bay, que é a praia de Providenciales (Turks & Caicos) onde estão os resorts, é ótima. Nâo há vegetação como em Punta Cana; é mais deserto, feito Aruba, mas sem tanta densidade de construção. Também é só para curtir sol e praia, fazer passeios de barco e mergulhar; não há nada o que ver na ilha.
Turks & Caicos é bem legal! Há muitos hotéis excelentes em Grace Bay, na ilha de Providenciales. Ficamos no SANDS, dos mais em conta, bem legal; éramos dois casais e pegamos um “two bedroom oceanview”, na verdade duas suítes que partilham uma grande sala, um ótimo terraço e uma cozinha muuuito boa, tipo americana, com tudo que se precisa. Come-se bem no Hemmingway’s, restaurante do hotel (procurem pela Carolyn, gerente). Há outros hotéis bem mais caros em volta, muito novos, lindos, prá todos os gostos. Se quiser dicas para restaurantes, mergulhos, golfe, é só dizer!
Eu e meu marido tb estamos planejando ir pra Punta Cana e nos hospedar no mesmo Hotel (IFA)… vcs já foram? Me conta como é o Hotel e a praia? Vale a pena?
Obrigada! Cintia.
Site maravilhoso!!!! Gostaria de saber, 1ª semana de dezembro em Punta Cana, média de temperatura, e vale encarar?