De outubro a dezembro, um vôo direto para ver baleias e pingüins na Patagônia
Esta semana a província argentina de Chubut e as Aerolíneas Argentinas anunciaram o primeiro vôo direto do Brasil à Patagônia. Será operado entre os dias 19 de outubro e 13 de dezembro entre São Paulo e Trelew, próximo à Península Valdez.
A época coincide com o fim da temporada das baleias na região e o auge da temporada dos pingüins. Lobos marinhos, elefantes marinhos e aves também podem ser avistados.
Os vôos serão operados com ida na madrugada de domingo e volta na noite de sábado. Operadoras devem oferecer pacotes de ecoturismo de uma semana — mas segundo informa o Panrotas, o vôo não será charter: será possível comprar passagens avulsas.
Antes que você pergunte: não, não é fácil combinar a Península Valdez com outros destinos patagônicos mais conhecidos no Brasil, como El Calafate ou Torres del Paine. Trelew está bem mais ao norte, a nada menos que 1.400 km de El Calafate. Bariloche (que, apesar de não ser reconhecida no Brasil como um destino patagônico) está mais ou menos na mesma latitude de Trelew — mas 800 km para o oeste, pela estrada.
E se você precisar de informação sobre a Península Valdez, use o ótimo guia do Tony Gálvez, o De Viaje a la Patagonia (os links estão aí embaixo, no box amarelo).
Leia mais:
- Todas da Patagônia no Viaje na Viagem
- Patagônia: como se deslocar entre os destinos (de avião, ônibus e barco)
7 comentários
Prezado Ricardo Freire,
boa noite.
Salvo engano, a temporadas das baleias francas austrais em Puerto Madryn vai de junho a dezembro, com o ápice dos filhotes e dos passeios de observação em outubro (https://www.titobottazzi.com/en/calendario.html).
Abraço
Franciss
Olá, bem vindos de volta!
Uma pequena correção: o vôo inaugural entre SP/Trelew ocorreu em junho de 2009 num vôo charter para alguns agentes de viagens convidados. Por sorte fui um dos privilegiados a participar dessa viagem inaugural, cuja rota ficou “no ar” por alguns meses e depois foi desativada.
Tomara que dessa vez vingue, mesmo que sazonalmente!
A melhor base para se hospedar e fazer os passeios de avistagem dos animais é a cidade de Puerto Madryn.
OBS: Trelew é facilmente combinada com Esquel (quase na fronteira com o Chile), onde há o desconhecido e belíssimo Parque Nacional Los Alerces, uma boa estação de esqui e também o trem a vapor, conhecido como “La Trochita” ou “Velho Expresso Patagônico”.
Para ver pinguins na região de Trelew, Cabo Dos Bahias é uma alternativa a concorrida Punta Tombo. Estivemos lá em 2009… https://unoencadalugar.blogspot.com.br/2009/05/cabo-dos-bahias.html
Riq, as datas e os meses citados no primeiro parágrafo estão invertidos? Beijos e parabéns pelo novo site (eu estava muito ansiosa pela estréia), Bons ventos e céu de brigadeiro para vocês…
Silvia do céu! A segunda data é dezembro, tô lelé! Já tô trocando, obrigado!
Sempre a postos como “bóinha de carteirinha”. Acordar para trabalhar, abrir a página VnV e ficar sonhando com os destinos propostos é uma delícia…
A rota é boa, mas antes de viajar pela Aerolineas Argentinas, aquela empresa empresa aérea que não respeita seus clientes, pensem bem! Fui um dos milhares clientes com quem a empresa não teve a menor consideração. https://www.reclameaqui.com.br/indices/254/aerolineas-argentinas/