Compras no exterior: leitores contam suas passagens pela alfândega na volta
Quem informou foi o Marcio Nel Cimatti, no twitter d’A Janela Laranja: na madrugada de domingo para segunda (dia 9 de janeiro), todos os passageiros do seu vôo de Orlando tiveram que passar as malas pelo raio-x. E todo mundo acabou tendo que pagar multa e imposto de importação, inclusive sobre roupas. Segundo o Marcio, bastava 10 peças de roupa do mesmo número (mesmo de padronagens diferentes) para caracterizar intenção de revenda, segundo a interpretação dos fiscais da operação.
Não se trata de uma operação possível de ser feita de maneira permanente — não há espaço nos saguões de desembarque nem funcionários suficientes para fiscalizar, autuar ou mesmo controlar as multidões que chegam nos horários de pico internacional em Cumbica. Mas o que ocorreu aponta para uma mudança radical de postura da Receita, que já podia ser percebida nas caixas de comentário deste post e deste também. A justificativa de “uso pessoal”, pelo jeito, vai ser cada vez menos aceita. Não-eletrônicos voltam a fazer parte da cota de compras?
Você viajou nesse fim de ano pra fora? Como foi na volta? Viu gente com várias malas passando incólume? Soube de casos em que os fiscais trataram não-eletrônicos como parte da cota?
Conta pra gente! Obrigado!
Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire
Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email
459 comentários
Boa noite,
Se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente.
Moro em Portugal à 3 anos, estou voltando para o Brasil e vou levar meu portátil(visivelmente usado) que comprei a 2 anos, uma cybershot shony (bem usada tbm) e gostaria de levar uma máquina fotográfica bridge (que custa em torno de 400 euros)que é para uso pessoal (posso me desfazer das caixas). Vou ter problemas por serem duas máquinas fotográficas? E o portátil é considerado nas isenções? Autorização de residência, contratos de trabalho e certificado de curso servem para comprovar que morei aqui por esse tempo?
Olá, Miriam! Não entendemos da legislação para quem mora fora do país, não. A gente aqui só sabe de turismo…
Olá Miriam,
Morei 4 anos fora, quando voltei, cheia de malas, com macbook, iphone e tudo mais o fiscal fez algumas perguntas, quando eu disse que estava de mudança ele disse que eu teria que trazer um documento da embaixada do Brasil, do país em que eu estava, confirmando essa informação, mas depois deixou eu passar tranquila.
Oi, Pessoal!
Gostaria de saber se mesmo não levando meu celular do Brasil e comprando um lá, é bom declarar?
Olá, Mel! Um celular está na sua cota sem precisar declarar.
Minha duvida é o seguinte, vou para NY em Maio e vou viajar com meu Iphone. Se comprar um la para minha irmã, visto que o preço dele é de U$450,00, preciso declarar? Preciso tirar da caixa? Ou neste caso está na minha cota de compras de até U$ 500,00, já que as demais compras serão de uso pessoal, como 1 tenis, 1 óculos, 1 relogio, cremes, maquiagem e roupas?? Obrigada.
Olá, Valéria! Você só pode passar com um telefone celular. O segundo será taxado independentemente do valor.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/compras-no-exterior-conheca-limites-isencoes-e-impostos/
Uau….eu tinha lido este link, mas não havia ficado clara esta informação, pensei que o novo celular ficaria na cota dos U$500,00, pois o meu celular eu comprei no Brasil.
Valeria, se puder levar a nota fiscal do seu iphone, será ideal. O outro iphone entrará sum na sua cota de 500 dólares.
No dia 31/01/2013 começava a realização do meu sonho de conhecer os EUA. Fui para cidade San Francisco na Califórnia onde passei 6 dias. De lá, peguei um voo para Miami, onde fiquei mais 4 dias.
Quando parentes e amigos souberam da minha viagem começaram a aparecer as listas. iPhone 5, perfumes, bolsas, relógios roupas e o que mais se pode imaginar. Resumindo, levei aproximadamente 6 mil dólares em Cartões pré-pago e dinheiro vivo. Chegando lá, estrapolei e gastei mais 600 dólares no cartão de crédito.
Voltei sozinho com duas malas grandes com cerca de 17 Kg cada uma e mais uma bagagem de mão com aproximadamente 10 Kg.
Minha volta foi hoje, dia 10/02/2013 voo AA 233 chegada às 23:50 em GRU, e não teve choro “literalmente”, nem véspera de carnaval, e nem horário fora de pico. Chegaram junto comigo outros voos vindos de NY e Orlando e nem mesmo assim. Fui um dos contemplados pela receita. Resumo da ópera: O Fiscal ainda foi “camarada” e me aplicou uma DARF de “apenas” R$ 5.000,00. É, cinco mil reais. Gosto amargo para uma viagem que até estão estava sendo perfeita. Dica: Fujam das listas e não tentem burlar a fiscalização, eles estão fechando o cerco.
Você trouxe mais de um iphone? A bagagem de mão passa por algum raio x também?
Cara, os fiscais vão pelo número de malas….uma pessoa sozinha nao traz consigo roupas para uso que de 2 malas mais a de mão….
Nossa, choquei! Até agora não tive o desprazer de ser mandada para o raio x, mas moro de medo. Em maio de 2002 fui para o Hawaii e Califórnia. Fiquei um mês e voltei com 2 malas grandes, uma de mão e uma caixa com um remo. Quando a fiscal me viu ficou super interessada no meu remo, sorriu e me deixou passar.
Vou a NY semana que vem e o medo retorna. Não compro nada eletrônico para não correr riscos, mas não gostaria de ser vítima dessas operações totalmente arbitrárias que ocorrem de tempos em tempos. Enfim, e viva o nosso país, seus tributos e o incrível retorno que temos em segurança, saúde, educação, serviços públicos, etc, etc.
Desculpem, foi maio de 2012.
Eu e meu marido fomos pegos ano passado, cada um desembolsou 3.700 de darf. Ou seja R$ 7.400 nós dois. Trouxemos 5 malas. Todas de 32kg. Enfim exagerei em compras de roupas, tênis, presentes pra família e sem contar que tenho roupas pra um ano sem dúvida. Passamos 12 dias em Orlando. Agora vou ficar 20 dias entre NY, Vegas e Miami. Espero ter aprendido. Ah na minha ultima nao comprei eletrônicos. Agora vou trazer Nintendo DS.
Alguma recomendação qnt ao horário de volta? Qnd fui parada era quase 22h em GRU. Melhor guardar as notas de compras de roupa? Não levo mais que duas trocas de roupa. A mala que pediram pra abrir só tinha roupa pra mim e a do meu marido tmb. Nada que caracteriza-se venda.
Obrigada Bóia! Vou declarar sim. Ficarei mais tranquila! Obrigada
hahaha, desculpe Bóia. Agora que vi o que escrevi na pressa.
Quero saber se a cota é uma máquina por pessoa independente se a máquina for uma máquina profissional, desde que esteja fora da caixa usada, certo?
Obrigado,
Olá, Arthur! Deu pra entender 😀
Que ótimo ler as dicas postadas aqui!!! Irei com meu marido para NY e estamos querendo comprar um Mac book, uma máquina fotográfica para usarmos lá, um surface e um IPhone 5. De eletrônico levarei somente meu Iphone daqui. A minha dúvida é se declaro e recolho os impostos pelos note e pelo surface ou se arrisco. O Iphone não vai precisar declarar pelo que li aqui, visto que sairemos só com um e voltaremos com dois (um por pessoa). A máquina fotográfica que usaremos lá tb não entram na cota, certo? Ela custará uns mil dólares, mas não é profissional… ou ela entra na cota de 500 dólares? Entrei naquele video sugerido aqui da Raceita Federal e parece que um celular por pessoa é permitido e máquina fotográfica tb. Só os notes que seriam das cotas… o que vc sugere? O imposto é de 50% e se for pega sem declarar pago 50% de multa + 50% de imposto. É isso mesmo? 100%? Talvez declarar seja mais tranquilo… muitas dúvidas! Abçs
Olá, Simone! Telefones (um por pessoa) e máquinas fotográficas (uma por pessoa) não entram na cota dos 500 dólares. A multa é de 100% sobre o que exceder 500 dólares. Faça as contas. Pode ser sábio declarar 😉
Bóia, apenas aproveitando.
Máquina, independe se for “profissa”, desde que esteja usada, fora da caixa coisa e tal…?
Obrigado,
Olá, Arthur! Exato! Se comprar lentes em separado, elas entram na cota dos 500 dólares.
Voltei em novembro de Las Vegas, naquele feriadão do dia 23, e Guarulhos estava caótico! Meu voo chegou lá pelas nove da manhã e havia muita gente esperando a bagagem, em poucas esteiras, a maior “muvuca”! Como meu marido estava levando nossas malas, chegou a ser “parado”, mas quando o policial percebeu que aquilo era bagagem de duas pessoas, liberou. O problema é que muita gente passa do limite mesmo: havia casais com quatro malas gigantes, embrulhadas naqueles plásticos verdes. Uma loucura!
Juliana, com quantas malas vocês estavam?
Obrigado.
Que pesadelo de país. As pessoas são tratadas como gado e sequer reclama.
Cheguei ontem a noite de Orlando.
Não fui fazer compras e não estava preocupada, mas enquanto esperávamos as malas chegarem na esteira, recebemos um aviso que as mesmas atrasariam pois estavam sendo inspecionadas pela Receita Federal. Não sei se isso é comum ( nunca tinha visto antes)´, mas muitas, muitas malas chegaram na esteira abertas, reviradas e arrebentadas…Fica o alerta!
Val, em que aeroporto foi isso?
Obrigado
GRU, o nosso era o único voo chegando no horário noturno,não sei se pode ser isso…
Nossa lendo os comentarios aqui da ate medo. Eu moro no Canada e das 3 vezes que fui ao Brasil em SP nunca fui parado. Em janeiro agora estou retornando, vou levar o meu laptop pessoal o meu I-phone, a unica coisa que comprei em quantidade foi perfumes para dar de presentes, estou levando 10. Espero nao ter problemas.