Serra da Capivara: senta que lá vem pré-história
Confesso que eu tinha lá minhas dúvidas se valeria a pena se abalar até o interior do Piauí para ver uns desenhinhos de homens das cavernas.
Mas como vale! O lugar é um deslumbre. Uma semana depois de ter passado por lá, editando as fotos, eu custo a acreditar no que vi.
Não são desenhinhos. O Parque Nacional da Serra da Capivara detém a maior concentração de arte rupestre ao ar livre do planeta.
A quantidade, a variedade e a sofisticação dos motivos fazem a gente facilmente se sentir como nossos antepassados mais recentes, que achavam que os desenhos eram obra do sobrenatural.
Que mensagens eles queriam deixar? Eram os deuses grafiteiros?
Esses grafites são as nossas pirâmides, a nossa Petra, as nossas linhas de Nazca.
E tão surpreendente quanto a força das imagens é a organização e a conservação do parque. Padrão FIFA. (Ou padrão Niède Guidon, a arqueóloga franco-brasileira que é mentora da implantação do parque e de sua gestão pela Fundação Museu do Homem Americano.)
Mala de bordo nas medidas certas
E tudo isso, pípols, em meio a paisagens áridas belíssimas, que continuariam impressionantes mesmo se estivessem no Arizona, em Nevada ou até no Atacama.
Para coroar a experiência, o Museu do Homem Americano é outra pequena jóia, que você jamais esperaria encontrar nos confins do sertão. Um museu de última geração, com a função única de provar que a ocupação do continente começou aqui por baixo, e não pelo estreito de Bering. E inaugurado em 2018, o Museu da Natureza é o primeiro edifício construído em forma espiral no Brasil e conta a história da natureza e suas transformações ao longo do tempo, junto com os impactos ambientais.
O acesso a São Raimundo Nonato é difícil; a hospedagem ainda é básica. Mas combinando com outros destinos dá pra fazer da Serra da Capivara o ponto alto de uma aventura inesquecível.
A Serra da Capivara é a Hollywood da arte pré-histórica. Histórias em quadrinhos feitas pelos próprios Flintstones brasileiros. Não perca!
36 comentários
Como Piauiense, radicada em Natal há 15 anos, fico muito feliz em ver o Ricardo mandando muito bem em divulgar a Serra da Capivara para o mundo!!! Em dezembro, vou fazer o roteiro Natal-Teresina-SRN para visitar a família e aproveitar pra conhecer o parque, usando suas dicas…Valeu demais!!!
Já havia lido acerca da arte rupestre da região, que sempre me encantou, mas não havia visto tão belas imagens da natureza que a cerca. Estou encantada com as rochas. Se o acesso rodoviário está viável, no resto damos um jeito, não é mesmo? Aguardarei o mini guia para ver da possibilidade de agendar uma visita a esse encantador lugar! Abraços e feliz aniversário ao Comandante Riq!! Abraços!
Muito lindo!
E, querido comandante, Feliz Aniversário! Muitas e muitas boas viagens…sempre! 😉
Feliz Aniversario, Riq! Parabens e tantissimi auguri!
Que legal ver a Serra da Capivara aqui! Foi uma das viagens mais legais que nòs fizemos no Brasil!
https://www.arquivodeviagens.com/serra-da-capivara-chegando-la/
https://www.arquivodeviagens.com/serra-da-capivara/
Gente que maravilha ter lido esse relato!!!
Fui a Serra da Capivara a 4 anos atrás e foi show de bola, temos amigos que morram lá e sempre viviam nos convidando, e pensávamos será que vai ser uma boa ideia? Mas como nosso amigo é professor da UNIVASF e da área de história, então sabíamos que teríamos um professor exclusivo.
Levamos nossos sobrinhos que tiveram aula prática de ´história, arqueologia, geografia e tudo mais. No começo chiaram, mas depois relaxaram e curtiram o lugar.
Partimos de Recife em direção a Petrolina, lá alugamos carro até SRN e realmente essa ida foi penosa, a Br se é que poderia ter sido chamada assim estava um caos, asfalto não existia. Mas ao chegarmos nos deparamos com um lugar belíssimo e cheio de histórias, de fato valeu a pena!!!
Boa viagem aos próximos aventureiros.
Adorei Riq. Vc está aí, celebrando o aniversário? Parabéns!!! Muitas felicidades, muitos anos de vida!!!
Pode-se fazer m roteiro combinado. Delta do Parnaíba, Praias ( do sal, grande,macapá, etc) depois Parque das Sete Cidades, Piripiri, Pedro II para comprar opalas, Teresina, e a Serra da Capivara onde se comprova que o homem americano já estava aqui há muito tempo antes da travessia do Estreito de Bhering. Além da maravilha da arte rupestre, as paisagens são maravilhosas, a flora exuberante e a fauna simpática e bem cuidada pelo pessoal do Parque. Pode-se avistar Catetos (Caititus) Iguanas e o omnipresente Mocó da foto acima.
Esqueça os preconceitos (sou Carioca) e vá, ainda mais que o Freire diz que as estradas estão boas.
Super bacana Riq!!
Curti as legendas das fotos no Instagram 😛
Riq, você mandou muito bem no seu post! Obrigada por divulgar este pequeno paraíso brasileiro, que também é do mundo, porque é patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO. Faltou só dizer que o parque tem lindas trilhas completamente acessíveis para cadeirantes e também outras de tirar o fôlego, pela beleza e o grau de dificuldade no acesso. Já estive lá três vezes, coloco minhas dicas a sua disposição, se você precisar.
Que bárbaro! Adorei e quero muito conhecer.
Obrigada e abraços.