#VnVBrasil | Mar de Brasília
Quando morei em Brasília, há 40 anos (!), o Lago Paranoá era só uma curiosidade — um enorme lago artificial que servia para elevar a umidade do ar e tornar a cidade habitável. Me lembro de atravessar o lago (só tinha uma ponte!) apenas para visitar um ou outro amiguinho muito rico que morava praquelas bandas, ou então para tomar uma banana split no (centro comercial) Gilberto Salomão. No mais, o lago era um negócio que ficava nos fundos do clube e servia para o tedioso esporte da pesca.
Hoje redescubro uma cidade totalmente voltada para o seu lago. O cartão-postal da Brasília do século 21 é a sua linda ponte, que descreve o movimento de uma pedrinha quicando n’água. É um tal de lancha pra cá, paddling pra lá, que o lago quase chega a ter trânsito.
Shoppings de entretenimento, como o lindíssimo Pontão do Lago Sul (e o feioso Pier 21), instalaram-se à beira-lago. Até um centro cultural importante, o CCBB, está instalado no caminho para o Paranoá.
Passei o feriado testando como é divertido brincar de resort num dos hotéis à beira do lago e fazer a turistagem disponível. (Brasília é um grande passeio de fim de semana ou feriado; sobretudo na seca, de maio a setembro — apenas beba bastante água.)
Agora estou me dedicando a resolver a vida de outro visitante — o que fica no setor hoteleiro central, não vai alugar carro e precisa de dicas certeiras para não ir à falência com táxi.
Tá divertido, pípols 🙂
Mar de Brasília
- Saídas:
- Sáb 12h: Hotel Royal Tulip (SHTN Trecho 1)
- Sáb e dom 16h e 17h30: Pontão do Lago Sul (em frente ao Bier Fass)
- Preço:
- A partir de 13 anos: R$ 45
- 4-12 anos: R$ 30
- Até 3 anos: grátis
- Reservas:
- tel. (61) 98452-7785 / (61) 98221-4446/ (61) 39641296
- Site
35 comentários
Gosto de ver o crescimento até mesmo numa cidade tão contemporânea! 🙂
Olá! Vou a Brasília na próxima para compromissos profissionais, ficarei no Kubitschek Plaza Hotel no SHN. Enquanto estiver nos compromissos profissionais preciso ficar ali perto, buscar restaurantes e opções por ali. Após, tenho 24 horas para turismo (entre domingo e segunda) e queria ver umas dicas de como aproveitar melhor o tempo. Dizem que do meu hotel dá prá dar uma pernada até a parte da Esplanada, Planalto, STF, catedral… que é um passeio legal de fazer a pé, mas não é perigoso? E queria tb ver a ponte JK e dar uma chegada em algum lugar legal do Paranoá, para jantar de repente, será que dá? Pensei em alugar um carro, mas não sei se vale a pena… O táxi lá em bem caro, né? Algum bus? Agradeço desde já!
Olá, Jeanete! Teoricamente dá para fazer a pé, mas não é agradável; as distâncias são longas, não há a distração de vitrines nem a proteção contra o sol ou a chuva.
Recomendamos pegar o ônibus do city-tour que sai da Torre de TV:
https://www.brasiliacitytour.com.br/
Leia também nossa nova página sobre Brasília:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/brasilia-ricardo-freire
Olá Boia, pretendo levar meus filhos (16 e 13 anos) para conhecer Brasília. A gente pensou em fazer um bate volta (somos de Campinas SP) ou então ir no sábado e voltar domingo. Vc poderia me sugerir algo? memorial JK abre no final de semana?
Olá, Graça! No sábado peguem o City tour das 15h, que é coordenado com o passeio do catamarã Mar de Brasília ao pôr do sol. No domingo o Memorial abre, mas o programa mais educativo e divertido sobre JK é combinar com um taxista uma ida ao Catetinho, o palácio provisório onde ele morou durante a construção da cidade. No domingo também há visitas ao Palácio do Planalto (é o único dia) e ao Congresso (há todos os dias).
Leia mais sobre Brasília na nova página da cidade no Viaje na Viagem:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/brasilia-ricardo-freire
Obrigada Boia!
Oi Boia! Tudo bom?
estou aqui em Braília passando o feriado e não estou conseguindo (nem pelo Google, ele me dá outro lugar…) saber o caminho para a Torre Digital, projeto do Niemeyer inaugurado este ano. A única informação que achei diz para pegar a DF001. Mas estou perdida….
Vc sabe como chegar? (O Google mostra outro lugar quando uso o maps..)
Olá, Alessandra! Saia pelo Lago Norte em direção a Sobradinho.
A Anna Bárbara do Nós no mundo dá o caminho:
https://www.nosnomundo.com.br/2012/04/torre-de-tv-digital-a-nova-atracao-turistica-de-brasilia/
Olá:
voltei hoje de Brasília e quero deixar registradas aqui minhas impressões sobre o Hotel Naoum Express que me foi indicado pela Bóia. Muito bom! Meu marido e eu adoramos. Quarto confortável, limpo, cama ótima, staff super atencioso, educado e café da manhã delicioso. Aprovadíssimo!
Valeu pela dica!
Olá Bóia:
valeu pelas dicas! A pergunta pelo shopping era somente para que eu pudesse comprar um presente bacana, pois vou visitar uma senhora que mora em Brasília…E eu nem iria me enfiar num shopping…rs
Bjs e abs
Que é isso ,Boia!? Para quem vai a Bsb com crianças, notadamente mais novinhas, passear no Iguatemi é´muito bom! É um dos poucos shoppings que conheço no Brasil com uma estrutura tão boa para crianças pequenas, os serviços de carrinho e fraldario super vip são gratuitos, a brinquedoteca tem um preço ótimo e é a melhor que conheço (e já fui a várias) a programacao da livraria é sempre boa nos finais de semana… em suma vale a pena levar as crianças, especialmente as pequenas nesse shopping. E quem tem filhos menorzinhos sabe como é dificil encontrar lugares de qualidade para ir com eles…
Olá viajantes:
irei para Brasília nesta quinta e vou ficar no Naoum Express por indicação da Bóia. Vou alugar um carro para dar uma circulada pela cidade(ficarei só 1 dia).
Gostaria de saber: qual o shopping mais bacana de lá? Tem algum lugar que eu não deva ‘perder’ de jeito nenhum?
Na volta, darei meu fidibeque sobre o hotel.]
Bjs e abs
Olá, Naila! Você vai passar 24 horas numa cidade de arquitetura e urbanismo únicos no planeta, e quer se enfiar num shopping? Com lojas e preços iguaizinhos aos que você tem na sua cidade?
Imperdível em Brasília basicamente é tudo o que você encontrar do lado de fora dos shoppings…
Suba na Torre de TV, tente visitar o Itamaraty, visite o Congresso, visite a Catedral, vá até o Alvorada, atravesse para o Lago pela ponte JK, vá ao Pontão do Lago Sul, visite o CCBB, passeie pelas superquadras da Asa Sul para entender a parte residencial do plano de Lucio Costa, consulte o guia de restaurantes da Anna Bárbara no Nós no Mundo e, caso você vá a um shopping, por favor não nos conte 😀
Até que enfim uma matéria sobre Brasília que fugiu daqueles velhos e inadequados clichês.
Agora lembrei: o Kubitschek Plaza e o Manhattan Plaza (Setor Hoteleiro Norte) costumam ter tarifas promocionais nos finais de semana se você pagar com cartão Visa. Os sites desses hotéis explicam melhor a promoção. São dois hotéis bons (o Kubitschek é melhor).