Onde está escrito Nobres, leia Bom Jardim
Se você já ouviu falar de Nobres, deve saber que se trata da resposta de Mato Grosso a Bonito, a estrela de Mato Grosso do Sul. Aqui também você faz flutuação em rios e nascentes de águas entre o azul-celeste e o azul-turquesa, pontilhados de peixes. De lambuja, iguar que nem Bonito, ainda toma banho de cachoeira, desce o rio de bóia, assiste a revoadas de casais de araras ao pôr do sol.
Mas tem tem um detalhe: as atrações de Nobres não ficam em Nobres. Ficam em Bom Jardim, um distrito a 65 km de distância da prefeitura municipal (por estrada de terra).
Há quem diga que até nisso Nobres imita o primo rico do Mato Grosso do Sul — já que algumas das principais atrações de Bonito ficam em Jardim (Jardim!!!), um outro município, a 50 km de distância. Só que… toda a estrutura turística de Bonito (agências, hotéis, pousadas, restaurantes, além de inúmeros atrativos) estão em Bonito mesmo. E a estrutura turística de Nobres está toda em Bom Jardim. É em Bom Jardim que se encontram os atrativos, as agências e as pousadas. Nobres é só a sede do município.
Você nem passa por Nobres para chegar a Bom Jardim. São 150 km — asfaltados — desde Cuiabá. Via Nobres, o trajeto sobe para 190 km; e, mesmo com a recente pavimentação da estrada entre Nobres a Bom Jardim, não valerá a pena hospedar-se tão longe dos atrativos.
O asfaltamento completo do caminho entre Cuiabá até Bom Jardim deu o impulso definitivo para o distrito proclamar sua auto-suficiência. O lugar ganhou duas pousadas novinhas (Buriti e Rota das Águas) que, mesmo basiquinhas, têm equipamentos modernos — cama box, ar split, TV com tela LCD. (Ainda há outras quatro pousadas na vila e duas em atrativos próximos). Quatro agências (Rota das Águas, Bom Jardim, Buriti e Anaconda) estão instaladas no distrito, e vendem todos os passeios (que, como em Bonito, precisam necessariamente ser comprados via agência).
Ou seja: hoje em dia, falar em Nobres em vez de Bom Jardim é arriscar a mandar o turista para o lugar errado. Mais ou menos como falar em Mata de São João em vez de Praia do Forte, só porque Mata é o nome do município.
Mas digamos que você fez o seu dever de casa e descobriu que o caminho para Bom Jardim não é via Nobres. Digamos que você saiba que tem que sair de Cuiabá em direção à Chapada dos Guimarães e virar à esquerda no trevo para o Lago Manso (mesmo não havendo nenhuma placa “Bom Jardim” nesse trevo).
Digamos também que você saiba que, 45 km adiante, quando houver um trevo para o Morro do Chapéu/Lago Manso, você deve seguir em frente. Mas daí eu pergunto.
Você segue em frente mesmo com os dizeres desta placa?
Sim, amiguinhos. Asfaltam uma estrada mas não mudam a sinalização. Esta placa é um convite para dar meia-volta, ou não? (Quem aí tá a fim de invadir uma propriedade particular de Furnas?) Mas é só seguir em frente. Doze quilômetros depois, finalmente, vai aparecer a placa que deveria ter dado as caras no primeiro trevo da estrada da Chapada:
Bom Jardim é relativamente tão perto de Cuiabá e da Chapada dos Guimarães (você faz fácil em duas horas de viagem), que não é maluquice cogitar um bate-volta. A dobradinha Aquário Encantado de manhã + Cachoeira Serra Azul à tarde já rende um superpasseio, e evita um pernoite sem charme.
Mas ficando duas noites na vila você não deixa nenhum passeio sem ticar.
Mais detalhes (precisa?) quando o guiazito entrar no ar…
[Transcrito manualmente de um post publicado em maio de 2013. Pedimos desculpas pelos comentários que não puderam ser transferidos]
Leia mais:
63 comentários
Passei em Bom Jardim o Carnaval 2019. Foi uma óima experiencia(para quem quer fugir do agito de carnaval).
Chegamos por Cuiabá (voo Gru/Cgb – 2h de duração) e passamos uma noite na cidade. Jantamos no Lelis Restaurante e pedimos o rodízio de Peixes – uma ótima pedida!
No dia seguinte seguimos para Chapada para conhecer a cachoeira Véu da noiva e dos namorados. É uma trilha sob um sol escaldante mas vale a pena o visual . Fomos almoçar no Restaurante Morro dos ventos, onde tem uma linda vista e comida maravilhosa!!!!!!!!!! Vale a pena para quem está por la!
No mesmo dia a noitinha seguimos para bom jardim (fica a dica : a estrada é PÉSSIMA e é aconselhável baixar o Maps google OFF LINE para não correr riscos).Passamos 05 noites em Bom Jardim ( pousada bom Jardim ). A Estadia foi boa. A cidade é bem precária na estrutura mas os passeios valem a pena. O passeio do Rio triste vale a pena, no Reino Encantado (almoçamos lá quase todos os dias – melhor comida/estrutura)tb é incrivel. A Cachoeira do lago Azul (SESC) apesar de longe, é linda (cheguem o mais cedo possivel). O Boia Cross tb é bem tranquilo de se fazer e ainda passa por uma parte de “caverna”, é bem diferente.
FOi um lugar que nos surpreendeu positivamente. Não imaginava conhecer esse pedacinho de céu.
Indico conhecerem!
Olá!
Em cima da hora estou pensando em passar o carnaval em Cuibá. Serão apenas 4 noites.
Vale à pena? Onde é melhor ficar hospedado? Dá pra conhecer Chapada dos Guimarães e Nobres (Bom Jardim)?
Olá, Silvia! Você pode se hospedar tanto em Cuiabá quanto na Chapada dos Guimarães. O resort Malai Manso fica a meio caminho entre a Chapada e Bom Jardim.
Que destino fantástico! Estava pensando em ir com as crianças. Mas a dúvida é: a água das flutuações é muito fria? Em Bonito, por se tratarem de nascentes, lembro que eram bem frias…
Olá, Tania! Está no texto. A diferença para Bonito é que as águas são mais mornas.
Uma pergunta. Pode ser visitado em qualquer mês do ano, (informações sobre melhor época) nunca fui, preciso que me informe o melhor mês do ano, pra visitar Bom Jardim e Chapada dos Guimarães
Olá, Vera! Dá para ir o ano inteiro.
Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2015/04/comparacao-chapada-diamantina-veadeiros-guimaraes-mesas-jalapao/#guimaraes
Vale a pena conhecer Bom Jardim para quem não faz flutuação e não sabe nadar?
Olá, Flavia! Não é preciso saber nadar para fazer flutuação. Só não pode ter medo de água. Se não for fazer flutuação, não há muito sentido em ir para lá.
Fiquei em Bom Jardim de 23 a 27 de janeiro de 2018
Fechei um pacote completo com 6 passeios, 4 diarias, tranfers cuiba-BJ-cuiaba, e refeiçoes inclusas com a pousada Bom jardim
a pousada foi reformada recentemente, esta tudo novinho
o tranfer/guia, funcionou perfeitamente, praticamente tive um motorista particular
Unico ponto negativo da cidade, a cidade, antigo assentamento do incra, não tem estrutura para atender ao turista. Mesmo com todos as refeiçoes pagas, todas foram feitas fora da pousada. e ai começava a aventura, a responsavel pela pousada ficava ligando para todos os lugares, implorando para que fossemos atendidos.
um restaurante abre para almoço e não abre pra jantar, um abre 2a e não abre 3a, e por ai vai
o lugar eh realmente lindo e vale a visita
Eu e minhas amigas (4) , gostaríamos de conhecer Bom Jardim e fazer os passeios mas não sabemos dirigir. Poderiam nos indicar um guia que tivesse um carro próprio para nos levar ??
Não queríamos alugar um carro, como quando fomos na Chapada Diamantina o nosso guia tinha o seu próprio carro e isso facilitou bastante. Grata.
Olá, Marize! Sua pousada em Bom Jardim deve ter contatos (ou mesmo um guia próprio).
Obrigada pelas dicas!
Eu e meu marido visitamos Bom Jardim no feriado de 12 de outubro/2017.
Seguem nossos gastos:
– passagem aérea (SP-Cuiabá): 1200,00
– pousada 750,00 (3 diárias)
– passeios 750,00
– aluguel de carro 400,00 (Sandero 1.0)
– combustível 130,00
– alimentação 350,00
Respondendo
Tem ônibus para Bom Jardim de segunda a sexta as 14:30 no desembarque na rodoviária de Cuiabá um.ônibus rural .GM tur. Sábado meio dia e domingo as 14 horas
Muito lindo este lugar .Parabéns pelo trabalho de divulgação que Bom Jardim fica a 140km de Cuiabá. Indo sentido lago do manso.