Viajar de avião na pandemia: como se preparar para um voo
Como se preparar para viajar de avião na pandemia
Nesses tempos A.V. (Antes da Vacina), mesmo os viajantes mais experimentados voltaram a ter medo de avião.
O motivo é claro: os meios de transporte são os únicos ambientes onde não vigoram os protocolos de distanciamento social.
Os aviões, pelo menos, levam uma vantagem com relação ao transporte urbano: os poderosos filtros HEPA e o sistema de refrigeração forçada são capazes de inativar o vírus da Covid.
Mas isso não evita que os passageiros estejam demasiadamente próximos uns dos outros — de uma maneira que não seria permitida num restaurante ou salão de beleza.
Se você vai embarcar num avião, esteja preparado para o que vai encarar. É melhor não ter falsas ilusões.
- As cias. aéreas estão vendendo o assento do meio, sim
Um voo com os assentos do meio vagos não tem como ser rentável. Voos com poucos passageiros têm sido cancelados e os passageiros realocados em outros horários. É raro um avião não decolar lotado.
- Dentro do avião, o distanciamento social não é factível
O embarque e o desembarque podem ser ordeiros, mas o distanciamento de 1 metro e meio para quem está à sua frente na fila é uma impossibilidade. Mesmo se fosse possível, ao avançar pelo avião você passa rente aos colegas que já estão sentados no assento do corredor.
Como se preparar para voar
De todo modo, é possível, sim, diminuir o nível de paranoia. Se você precisa viajar de avião, siga estas recomendações:
- Invista numa boa máscara
As máscaras modelo N95 (usadas por profissionais de saúde e marceneiros) têm filtragem de padrão hospitalar, oferecem excelente vedação e podem ser usadas por várias horas seguidas. Além disso, podem ser reutilizadas no vôo da volta, depois de ‘descansar’ em ambiente ventilado. Prefira marcas boas como 3m ou Camper.
- Acrescente um óculos de ampla visão ou um face shield
Esta sobreproteção reforça o escudo contra os aerossóis emitidos pelos passageiros a seu lado. (Depois de passar seu óculos ou face shield no raio x, não se esqueça de higienizar a peça com álcool-gel.)
- Ative a ventoinha acima do seu assento
- Passe álcool gel com frequência nas mãos
Quando chegarmos ao mundo D.V. (Depois da Vacina), os perengues antigos de voar de avião vão ser fichinha, concorda?
Leia mais:
82 comentários
Olá em primeiro lugar boa tarde e em segundo parabéns.
Sabem como cheguei até vocês? Eu digitei (Gostaria de obter informações de como viajar de avião com segurança agora que tudo voltou a aumentar) vocês foram a primeira opção do google.
Então vamos lá.
Eu meu marido minha filha genro e duas crianças uma de 4 anos e outra de 9 meses estamos indo prá porto de galinhas domingo dia 13 de dezembro.
Muito se fala sobre a segurança dentro do avião por causa do filtro HEPA … mas tb se fala assim como aqui em cima nos comentários que os voos estão lotados e por isso o distanciamento é quase impossível.
Estou indo para um lugar em Porto de galinhas que é um paraíso praia ar e muito espaço aberto (não pretendo jeito nenhum sair de dentro para passear isso me basta)
Então a minha preocupação é:
Mantendo a distância que for possível antes do embarque ( o que for possível claro) Indo de N95 AURA DA 3 M, usando face child, e carregando álcool em gel nas mãos durante o voo.. e manter os mesmo cuidados na ida e na volta para Rio de Janeiro.
Esses podem ser considerados bons cuidados? posso ter minimamente ideia de que estou fazendo algo certo? Eu e meu marido temos eu 60 e ele 63.
Obrigada e desculpe o testamento.
Olá, Marise! Esta é a melhor máscara, a que veda melhor. Se puder usar uma novinha na ida e outra novinha na volta, melhor.
Para um voo doméstico e necessário teste de covid?
Olá, Simone! Apenas para Fernando de Noronha.
Para viajar de um estado para o outro eu tenho que fazer o exame de covid?
Olá, Heloisa! Não. Só para embarcar a Fernando de Noronha, em Recife.
Estão usando os assentos do meio? Mas não teria q ter distanciamento?
Olá, Denise! Nunca deixaram de vender os assentos do meio. Os vôos saem lotados. Se você voar, compre uma máscara N95 (ou PFF2, é a mesma) de uma marca boa, como 3M ou Camper.
Estou com uma viagem para Salvador com meu marido e una filha , temos que ter teste da covid em mãos para,
apresentar?
A cvc não informou nada até o momento..
Olá, Márcia! Não é preciso. No Brasil, atualmente, só é exigido para entrar em Fernando de Noronha.
Olá! Seria legal manter uma lista atualizada de países que estão impondo quarentena na entrada, apontando o país de origem e o tempo requerido! Topa o desafio?
Olá, Renato! A gente está focado em viagens pelo Brasil até a descoberta da vacina. Lembre-se que os seguros-saúde não cobrem hospitalização por covid no exterior.
Posso usar aqueles macacões de plástico no vôo? Além da máscara e face shield?
Olá, Sarah! Pode, claro.
minha irmã, mora na itália, e que vir em dezembro para cá. faz um ano que está longe. é melhor investir num voo direto na classe executiva?
ou num voo até lisboa e depois para SP?
ou seja, há diferença ente uma classe ou outra em relação aos riscos de contágio?
ela terá que fazer quarentena? na ida e dna volta?
obrigada
abrços. rose
Olá, Rosemarie! A classe executiva proporciona uma distância maior entre os passageiros. Não sabemos quais serão as regras em dezembro. Hoje, viajantes entram no Brasil sem precisar apresentar teste nem fazer quarentena.
Viajei de Manaus para Salvador. Em meados de agosto, o maior problema foi no aeroporto. Vi gente não respeitando o distanciamento, até gente sem máscara ( foi na hora que chamei um agente). As pessoas são totalmente irresponsáveis. No avião ( álcool gel na poltrona, rs, toda hora ) uma dica pegue as primeiras fileiras se puder compre um assento melhor) . Vou confessar fiquei mais com medo dos aeroportos que no avião. Em Fortaleza só tinha um banheiro funcionando no finger da gol. Fica difícil
Pode levar álcool-gel no avião?
Olá, Gisele! Em vôos nacionais, em quantidade ilimitada. Em vôos internacionais, em frascos de até 100 ml. O que não dá para levar no avião é ãlcool líquido — este é confiscado no raio x.