Vancouver: quero mais
No final do mês, viajei a convite da CTC (Canadian Tourism Commission) para Whitehorse, Yukon, para participar do Go Media, um evento que acontece anualmente e busca promover os principais destinos e atrações do Canadá.
Esse texto não deveria ser um post, deveria ser um fotolog, um tumblr de fotos, um “ai meu Deus não vi quase nada na cidade mas quero dividir com vocês o pouco que eu vi”.
Eu passei menos de 24 horas em Vancouver entre uma conexão e outra antes chegar a Whitehorse. Visitei mais do que imaginava, entretanto muito menos do que eu gostaria.
Assim que fiz o check-in no hotel, encontrei uma revista do Turismo de Vancouver que dizia “One day in Vancouver will have you wishing for more.” E eles estavam certos, saí da cidade querendo mais.
Ruas largas, prédios modernos e muita área verde. Não, isso não é anúncio de um novo empreendimento imobiliário na sua cidade, mas sim uma descrição bem modesta de Vancouver.
Uma bela e sofisticada metrópole que consegue agradar ao turista que procura por um roteiro de arquitetura, compras, gastronomia, esportes e até mesmo contato com a natureza, afinal, a cidade é cercada de parques incrivelmente verdes, montanhas e mar.
Durante essa rápida escala, fiquei no Opus Hotel, único hotel boutique de Yaletown, o bairro crista-da-onda da cidade, repleto de bons restaurantes e galerias de arte. Os quartos são confortáveis e espaçosos, a vista da varanda é agradável e cada quarto ainda conta com um iPad, lençóis de algodão egípcio e amenities da L’Occitane.
O hotel também disponibiliza bicicletas para os hóspedes que preferem conhecer a cidade pedalando. Uma ótima maneira de viajar e ainda queimar algumas calorias daquele jantar que você enfiou o pé na jaca 😛
Um dos lerês mais bacanas da cidade é visitar o mercado público de Granville Island, uma região revitalizada, cheia de galpões transformados em mercado público, que divide seu espaço com outros restaurantes e lojas frequentadas também pelos locais.
Aproveite para conhecer os diversos produtos regionais vendidos no mercado, pois a variedade é fabulosa.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Nessa visita rápida, a minha única imersão gastronômica foi um rápido almoço no Edible, um restaurante que valoriza receitas e produtos regionais e sazonais. E eles levam esse conceito bem a sério, vejam só o refrigerante que eu provei, achei fofo
Não disse que a cidade era cercada de muito verde? O dia ensolarado só poderia terminar com uma visita aos dois famosos parques da cidade: o Queen Elizabeth Park e o Stanley Park.
Segundo o guia que me acompanhou, o Queen Elizabeth Park foi um dos cenários da Saga Crepúsculo. Mas calma, calma, meninas! Não encontrei Jacob e nem o Edward, encontrei apenas algumas garotas vestidas para o baile de formatura o.0
Passei rapidamente por Chinatown, que na costa oeste só não é maior do que a de San Francisco, e terminei meu express-tour-fiquei-com-gostinho-de-quero-mais no famoso Stanley Park.
Fato: provavelmente você não vai conseguir conhecer todo o parque. O Stanley Park cobre uma enorme área da cidade e a melhor maneira de visitá-lo é pedalando, ou para os mais radicais, alugando patins.
Diversas atividades esportivas e de lazer são oferecidas nessa região. Mas fala a verdade, também não é um belo cenário para um piquenique no final da tarde?
E você? Já foi para Vancouver? Conheceu a cidade vindo de um cruzeiro que saía de Seattle e ia para o Alaska? Tem alguma dica especial para dividir com os outros leitores que vão para Vancouver pela primeira vez?
Encontre outras informações nesses blogs do #Linkódromo:
Vancouver no Mikix da Mirella Matthiesen
Vancouver no Rodei do Thiago Khoury
Vancouver no Viajar pelo Mundo da Claudia Liechavicius
Vancouver no Territórios da Carolina Rispoli Leal
Leia mais:
- Stanley Park: trilhas, totens indígenas, aquário e praia no coração de Vancouver
- Vancouver: um rolê por Granville Island, uma ilha no meio da cidade
- Vancouver: arvorismo e vertigem no Capilano Suspension Bridge Park
- Vancouver: o dia em que eu encarei a tirolesa de Grouse Mountain
- Dicas de Vancouver no Viaje na Viagem
- Dicas do Canadá no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
105 comentários
Em dez dias eu faria o seguinte: passaria a noite em Vancouver – vc não vai aproveitar para conhecer? E uma das minhas paixões. Victoria e Whistler tb são maravilhosas no verão…ok, são só 10 dias. Mas se puder, passe pelo menos em um dos dois…dependendo do local, serão pelo menos 8 a 9 horas de estrada até Banff ou Jasper, que e cansativo. Quando fizemos Calgary – Vancouver, pernoitamos em Kamloops e fomos para Victoria no dia seguinte. Não deixe de percorrer a Icefields Parkway entre Banff e Jasper, o Lake Louise fica no meio mais ou menos. Vc pode chegar por Banff, passar por Lake Louise, fazer o passeio no Columbia Icefield, mas durma pelo menos uma noite em Banff e Jasper, e tb no Lake Louise, onde tem lugares incríveis: Lake Moraine do lado do Louise, Peyto Lake…se for na direção Banff – Jasper, vá para Edmonton e volte por la para o Brasil; se fizer o contrário, Jasper – Banff, volte por Calgary. Eu particularmente acho Calgary menos sem graça que Edmonton…
Olá Bóia e demais,
Quero ir para Banff e Lake Louise em agosto ou setembro. Tenho apenas 10 dias. Irei com meu namorado, que gosta de dirigir. O plano era chegar por Vancouver e ir de carro até lá. Mas e a volta? O que vocês sugerem? Devolver o carro em Calgary e pegar um vôo até o Brasil? Alguém tem outra sugestão? O que fica mais barato/prático?
Olá, Mariana! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.
Muito obrigada, Bóia!!!
Desembarcamos em Vancouver, pegamos o carro e já Fomos direto para a estrada, em direcao a Banff. Pernoitamos no caminho, nao me lembro bem aonde. No dia seguinte , Banff e Lake Louise. Pernoite no Chateau Lake Louise. Uma extravagancia maravilhosa…. De frente para o lago, dentro de um cartao postal!
Continuamos subindo a Icefield. Parkway, paramos varias vezes, pois vimos muitos ursos e outros animais.
Pernoite em Jasper. Finalmente Wisthler, e no dia seguinte Vancouver, onde ficamos 3 Dias antes de voltar ao Brasil. Veja no mapa, nos fomos ” por baixo e voltamos por cima”
Se tivessemos mais tempo, teriamos ido mais devagar,. Mas nao deixamos de ver nada, a viagem é deslumbrante! Na volta devolvemos o carro na cidade, pois o voo era muito cedo, pegamos um transfer do hotel para o aeroporto . Viagem linda!
Oi Rick,
Fizemos uma viagem pelas Rochosas também no verão. Foi incrível. Cada paisagem de tirar o fôlego. Recomendamos demais!!
Quem quiser pode dar uma olhadinha lá no blog
O Thyago Portella aí em cima, inclusive, foi um dos que se inspirou pela insta e seguiu com as dicas, né Thyago? Ele está com fotos lindas também!
abraços a todos e ótimas viagens!
Oi Rick,
Fizemos uma viagem pelas Rochosas também no verão. Foi incrível. Cada paisagem de tirar o fôlego. Recomendamos demais!!
Quem quiser pode dar uma olhadinha lá no blog: https://vamospraonde.com/2014/01/11/canadian-rocky-mountains/
O Thyago Portella aí em cima, inclusive, foi um dos que se inspirou pela insta e seguiu com as dicas, né Thyago? Ele está com fotos lindas também!
abraços a todos e ótimas viagens!
Para ganhar tempo o melhor sem dúvida é voar até Calgary e ali locar um carro para fazer uma ida e volta até Jasper, com pernoites em Banff e Lake Louise.
Não sei como estaria no início de abril. Foi duas vezes, em maio e agosto.
Olá,
Sei que no verão é mais interessante, mas como só estarei em Vancouver no início de abril, portanto, na primavera, gostaria de saber se vale à pena conhecer as rochosas nesta época do ano, se os lagos ainda estão muito congelados, se ainda está muito frio, enfim. E se valer, considerando que eu só disponho de 6 dias para as rochosas, estou em dúvida nos seguintes pontos: 1) voar de Vancouver para Calgary e começar a viagem, de carro, a partir desta cidade ou ir de carro ida e volta Vancouver/Calgary; 2)quais os lugares que devo parar para dormir, para já deixar os hotéis previamente reservados.
Olá, Henrique! Os lagos estarão congelados.
Não temos conteúdo próprio sobre Rochosas Canadenses — apenas relatos de leitores, que normalmente fazem esta viagem no verão, que é a época mais indicada.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/rochosas-canadenses-no-verao-pra-mirella/
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/canada-de-oeste-a-leste-o-balanco-da-dani-s/
A Mirella do Mikix tem bastante material sobre as Rochosas (no verão):
https://www.mikix.com/rochosas-canadenses-me-apaixonei/
De todo modo, compartilharemos sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.
Quando fui no início do junho, alguns lagos ainda estavam congelados. Acredito que em abril dá para curtir, sim, porém os lagos não vão estar tão azulados e os ursos também vão estar hibernando ainda. De resto dá pra aproveitar, sim.
Os melhores lugares para dormir são em Banff e Jasper. De lá, você faz os passeios pelas redondezas. Ah, e o trajeto Banff-Jasper demora 01 dia inteiro, porque a estrada é tão linda que você acaba parando a cada 15km e os 200km de distância acaba demorando muito mais que o esperado.
Minha dica é chegar por Calgary e voltar por Edmonton, ou vice-versa.
Ah, e não esqueça de ir para Whistler enquanto tiver em Vancouver. Vale muito a pena!
Henrique… estive nas Rochosas agora em outubro/13.
Sai de Vancouver e peguei um voo pra Calgary. Aluguei um carro já no aeroporto e segui direto pra Banff. Acho essa a melhor opção. Dirigir de Vancouver pra Calgary deve ser bem cansativa… a distância é bem longa. E, uma vez que o trecho Banff/Jasper possui as paisagens mais bonitas, não vejo tanta vantagem em fazer esse trajeto Vancouver/Calgary de carro.
Fiquei hospedado no Red Carpet Inn, em Banff, por 4 noites, e de lá fiz bate/volta diário para os principais lagos. Para mim, os mais bonitos são: Emerald, Moraine, Peyto e Louise (nessa ordem). Fiz trilhas em todos… vale muito a pena.
Ahhh, sugiro fazer pelo menos a trilha mais baixa do Johnston Canyon!!
Henrique,
Estive pelas Rochosas canadenses em abril de 1998. Definitivamente não vale a pena. TODOS os lagos da região ainda estão congelados, achei uma paisagem desoladora. Fiquei na época bastante decepcionado, não havia muita beleza pra se ver e o lugar estava vazio, sem turistas, pois também já nao é mais época para esquiar. Eu não indicaria a ninguém ir para lá nessa época, é perda de tempo e de dinheiro! Fui meio de sopetão, já estava na costa leste e resolvi ir, sem me informar… me dei mal. Em 2007 voltei em setembro, pois desde aquela época eu queria já ter voltado. Fiquei 3 semanas entre Banff e Jasper e é fantástico, peguei todos os dias de sol, uma paisagem lindísssima, a todo momento parece que a gente está dentro de um cartão postal. Recomendadíssimo. Na época eu pergunte quando os lagos estariam degelados e bonitos de novo e a resposta foi que somente em meados de junho. Então a recomendação é ir entre FIM de junho e meados, fim de setembro. Se não puder ir nesa época, NÃO VÁ! A menos que sua intenção seja esquiar, o que também em abril me parece que já é tarde para isso!
Abraços.
Olá!
Estou indo pra Vancouver nesse domingo, dia 28/10 e volto dia 11/11.
Adorei as dicas e estou preparando meu roteiro.
Gostaria de dar um pulinho em Seattle… Vale a pena ir de carro, trem, ônibus? Queria conhecer a cidade e fazer umas comprinhas.
Em qual lugar é melhor se hospedar visto que vamos num dia e voltamos no outro pra Vancouver?
Obrigada 🙂
Olá, Giselly! Passe pelo menos uma, idealmente duas noites em Seattle. O trem é o melhor meio para escapar da espera da imigração, já que a imigração para os Estados Unidos é feita antes de embarcar. Para uma permanência tão curta, que não dá tempo para escapadas fora da cidade, um carro mais atrapalha do que ajuda. Hospede-se em Downtown, próximo ao Pike Place Market, e você estará no pedaço mais bacana (e turístico) da cidade.
Leia:
https://www.tripadvisor.com/Travel-g60878-c2242/Seattle:Washington:One.Day.Itinerary.Without.A.Car.html
Pessoal, no meu blog dou dicas de vários restaurantes em Van. Amo essa cidade, linda, segura, uma mistura de culturas incrível!
https://fuigosteicontei.blogspot.com.br/2013/10/vancouver-para-intercambistas-dicas-de.html
Morro de saudade…
Beijos
Acabei de voltar de uma viagem com direito a Vancouver, Victoria e depois uma viagem de motorhome pela “Estrada mais bonita do mundo” entre Janper e Banf. Simplesmente AMEI!
Vancouver com crianças: https://coisasdemae.wordpress.com/2013/08/29/vancouver-com-criancas/
A viagem de motorhome:
https://coisasdemae.wordpress.com/2013/08/09/a-estrada-mais-bonita-do-mundo-nosso-roteiro-de-motorhome-no-canada/