Vancouver: quero mais
No final do mês, viajei a convite da CTC (Canadian Tourism Commission) para Whitehorse, Yukon, para participar do Go Media, um evento que acontece anualmente e busca promover os principais destinos e atrações do Canadá.
Esse texto não deveria ser um post, deveria ser um fotolog, um tumblr de fotos, um “ai meu Deus não vi quase nada na cidade mas quero dividir com vocês o pouco que eu vi”.
Eu passei menos de 24 horas em Vancouver entre uma conexão e outra antes chegar a Whitehorse. Visitei mais do que imaginava, entretanto muito menos do que eu gostaria.
Assim que fiz o check-in no hotel, encontrei uma revista do Turismo de Vancouver que dizia “One day in Vancouver will have you wishing for more.” E eles estavam certos, saí da cidade querendo mais.
Ruas largas, prédios modernos e muita área verde. Não, isso não é anúncio de um novo empreendimento imobiliário na sua cidade, mas sim uma descrição bem modesta de Vancouver.
Uma bela e sofisticada metrópole que consegue agradar ao turista que procura por um roteiro de arquitetura, compras, gastronomia, esportes e até mesmo contato com a natureza, afinal, a cidade é cercada de parques incrivelmente verdes, montanhas e mar.
Durante essa rápida escala, fiquei no Opus Hotel, único hotel boutique de Yaletown, o bairro crista-da-onda da cidade, repleto de bons restaurantes e galerias de arte. Os quartos são confortáveis e espaçosos, a vista da varanda é agradável e cada quarto ainda conta com um iPad, lençóis de algodão egípcio e amenities da L’Occitane.
O hotel também disponibiliza bicicletas para os hóspedes que preferem conhecer a cidade pedalando. Uma ótima maneira de viajar e ainda queimar algumas calorias daquele jantar que você enfiou o pé na jaca 😛
Um dos lerês mais bacanas da cidade é visitar o mercado público de Granville Island, uma região revitalizada, cheia de galpões transformados em mercado público, que divide seu espaço com outros restaurantes e lojas frequentadas também pelos locais.
Aproveite para conhecer os diversos produtos regionais vendidos no mercado, pois a variedade é fabulosa.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Nessa visita rápida, a minha única imersão gastronômica foi um rápido almoço no Edible, um restaurante que valoriza receitas e produtos regionais e sazonais. E eles levam esse conceito bem a sério, vejam só o refrigerante que eu provei, achei fofo
Não disse que a cidade era cercada de muito verde? O dia ensolarado só poderia terminar com uma visita aos dois famosos parques da cidade: o Queen Elizabeth Park e o Stanley Park.
Segundo o guia que me acompanhou, o Queen Elizabeth Park foi um dos cenários da Saga Crepúsculo. Mas calma, calma, meninas! Não encontrei Jacob e nem o Edward, encontrei apenas algumas garotas vestidas para o baile de formatura o.0
Passei rapidamente por Chinatown, que na costa oeste só não é maior do que a de San Francisco, e terminei meu express-tour-fiquei-com-gostinho-de-quero-mais no famoso Stanley Park.
Fato: provavelmente você não vai conseguir conhecer todo o parque. O Stanley Park cobre uma enorme área da cidade e a melhor maneira de visitá-lo é pedalando, ou para os mais radicais, alugando patins.
Diversas atividades esportivas e de lazer são oferecidas nessa região. Mas fala a verdade, também não é um belo cenário para um piquenique no final da tarde?
E você? Já foi para Vancouver? Conheceu a cidade vindo de um cruzeiro que saía de Seattle e ia para o Alaska? Tem alguma dica especial para dividir com os outros leitores que vão para Vancouver pela primeira vez?
Encontre outras informações nesses blogs do #Linkódromo:
Vancouver no Mikix da Mirella Matthiesen
Vancouver no Rodei do Thiago Khoury
Vancouver no Viajar pelo Mundo da Claudia Liechavicius
Vancouver no Territórios da Carolina Rispoli Leal
Leia mais:
- Stanley Park: trilhas, totens indígenas, aquário e praia no coração de Vancouver
- Vancouver: um rolê por Granville Island, uma ilha no meio da cidade
- Vancouver: arvorismo e vertigem no Capilano Suspension Bridge Park
- Vancouver: o dia em que eu encarei a tirolesa de Grouse Mountain
- Dicas de Vancouver no Viaje na Viagem
- Dicas do Canadá no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
105 comentários
Olá Riq, Bóia e internautas!
Estou tentando extrair todas as dicas postadas aqui para a viagem que farei em julho para Vancouver e Montanhas Rochosas logo depois de um cruzeiro pelo Alasca.
Tô precisando de sugestões de hotéis em Vancouver e em Calgary. Aliás,minha dúvida é quanto ao tempo que devo dispor. Estou calculando de 29/7 a 7/8, isto porque gostaria de fazer o tour do Rocky Mountaineer de Vancouver a Calgary(dois dias) e quando chegar em Calgary aí é que pergunto? quantos dias devo ficar para conhecer aquela região e os arredores de Banf. Meu marido e eu não alugamos carro, costumas procurar excursões de qualidade para passear. Quem tiver algo a sugerir e que já teve alguma experiência nesse sentido, desde já agradeço.
Olá, Rosemarie! Dê uma olhadinha nestes posts:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/canada-de-oeste-a-leste-o-balanco-da-dani-s/
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/rochosas-canadenses-no-verao-pra-mirella/
Oi Rosemarie.
Eu estive em Calgary por alguns dias e em Banff por um dia. Eu gostei muito de passear de bicicleta em Calgary, fizemos uma heli-yoga numa montanha perto e desci a tiroleza do parque olímpico. Ainda no passeio de bicicleta é possível parar e comer nos food trucks pela cidade (comi um grilled cheese divino por lá :P) Também é possível fazer trekking pelas montanhas próximas à cidade.
Em Banff tb há bastante lugares para trekking, a rua principal é legalzinha, mas é preciso carro para ir aos lagos (lake moraine é meu preferido). Vc não deve ter muita dificuldade em encontrar tours que passem pelos lake louise, lake moraine e outras regiões por ali. Ah, e se quiser ficar em frente ao lago, o Fairmont Lake Louise fica de frente para ele 🙂
Tenho alguns posts sobre calgary e os lagos aqui que podem ajudar 🙂
https://sundaycooks.com/category/viagens/canada/alberta/
Gostaria de sugestão para hoteis em Vancouver, faremos um cruzeiro no Alasca que sairá de Seatle e terminará em Vancouver,pretendemos ficar de 06/09 a 09/09. Iremos num grupo grande mas “desempacotados”.
abraços
Flor
Olá, Flordenice! Veja dica de leitores aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2007/07/canada-pro-fabio/comment-page-3/#comment-149846
Amorim,
eu moro em Vancouver, mas, meus sogros moram em Banff.A melhor opção é sim alugar um carro, mas, vale lembrar que as estradas não são muito boas, o que mais vemos na tv nessa época são acidentes, principalmente na estrada que liga Calgary a Canmore e Canmore as Rochosas.Um outro detalhe é que acabei de voltar de Calgary e tá frio pra arrebentar, mas, sempre vale a pena fazer esse passeio,e, aproveitar essa época pra esquiar, coisa que não temos no Brasil, né?
Abraços,e, qualquer dúvida fique a vontade pra perguntar
Natasha… sabe me dizer se nas épocas de final de setembro e inicio de outubro as estradas são também perigosas neste trajeto para Banff?
Amorim,
Estive no canadá há 3 anos, exatamente nessa região. É fantástico, a região das Rochosas é linda, sobretudo em dias de sol.
Há um trem que faz o percurso Vancouver – Banff (ou Jasper) e é muito bonito, levam 2 dias, é caro, mas se você estiver num dia claro, de sol, é muito bonito, embora o que você vai ver em Banff e jasper seja muito mais. Mas é uma opção interessante.
Não sei sua idade, mas se piuder, não deixe da fazer caminhadas pelas montanhas. São as vistas mais espetaculares que você vai poder ter. Ver um lago canadense do alto das montanhas não se compara a vê-lo no mesmo nível, é incomparável. As cores desses lagos aparecem de forma espetacular conforme você vai subindo. E esse tipo de passeio, além de fantástico, párece uma missão impossível quando você olha a montanha, mas depois que você começa, é incrível, mas você não só chega lá em cima, como a sensação é de que, no final, não foi assim tão difícil. E olha que eu peso mais de 100 Kg… São várias trilhas, eu só fiz algumas que dão para fazer ida e volta no mesmo dia… Só não esqueça de arrumar os oles (bastão) de caminhada que auxiliam bastante . Todas as trilhas são muito bem sinalizadas. Das que eu fiz, as que mais gostei foram no Lake Louse, até o Lake Agnes e depois o Big Behheve, de onde se vÊ O LAKE louise azul claro, leitoso. Outra muito boa é a Sunshine meadows, lá em cima tem um lago também e é bem bonito. Lake Moraine não fiz nenhuma caminhada porque a vista do lago é bem bonita de um monte de pedras que fica na base do lago e também porque não podia ir só com minha esposa – é uma região que só se pode caminhar com mais pessoas no grupo por causa da presença de ursos. – eles se assustam com muita gente fazzendo barulho… Outra caminhada bem legal – essa é plana, é em Banff, atravessando a ponte, do lado direito tem uma trilha rente ao rio…é muuuuuuito bonito e é plano… O Emerald Lake é outro bem bonito, fica em Yoho National Park, pertinho de Banff…vale a pena, o lago é da cor verde esmeralda, mesmo visto no plano… O Lake O´Hara também é fantástico, ele visto de cima é turquesa… mas esse tem que pegar um ônibuis que você tem que agendar com meses de antecedência, eu agendei e deu tudo certo, vc pega o bus no parking e ele te retorna no fim do dia, lá tem várias trilhas, é muito bonito…
Jasper naõ achei tão bonito quanto Banff e região, eu ficaria mais tempo em Banff/Lake Louise mais tempo…Depois de ter visto tantos lagos, o Maligne Lake não achei essas coisas…
En fim, tudo depende do tipo de passeio que vc vai fazer, se for caminhar, deixe mais dias no lugar (Banff, KLake Louise) poque a caimnhada leva 1 dia inteiro…senão, dá pra rodar mais de carro. De qualquer forma a região é linda!
A estrada de Lake Louise a Jasper é super bonita também. Saí bem cedo, parei na maioria das atrações ao longo da via, até a geleira de Athabasca, aí segui direto para jasper. Quando voltei para ir para Calgary pegar meu vôo, passei nas outras atrações que ficam mais perto de jasper. Achei bobagem dormir no meio do caminho já que ia voltar pela mesma estrada.
Só torça para fazer sol, poruque ver tudo aquilo em dia de sol é uma coisa, em dia nublado, muda completamente…mas essa época faz bastante sol.
Abraços,
Ricardo
De uma comparada nos preços de locação one-way. Às vezes tem diferencás grandes dependendo do sentido da sua viagem.
Olá Amorim
Disparada, a melhor opção é alugar um carro em Vancouver e devolver em Calgary e aatravessar atodo o Oeste do Canadá. Faça uma ou duas paradas nos 800 quilometros de distancia. Há um hotel simplesmente fantástico (beira lago e com campo de golfe) e barato bem no meio do caminho, perto de Kamloops (quaaout lodge)
Nas montanhas comece por jasper, mas dedique mais tempo á aregião de lake louise, para visitar e andar de barco nos diversos lagos (Moraine, Louise e Emerald).
A bow valley parkway, entre lake Louise e Banff é imperdível. Banff, graças á rígida legislação ainda manaatém uma belíssima paisagem em seu entorno.
Veja detalhe de nossa viagem em
https://jcduarte.net/Viagens/?cat=141
Qualquer dúvida estamos às ordens
Abraços
Jorge
Boia e amigos viajantes,
Eu e minha esposa estamos planejando Vancouver e Montanhas Rochosas em meados de 2013. Mais especificamente de 20 de julho à 03 de agosto. Ou seja, temos 2 semanas. Nossa idéia é ficar uns 4 ou 5 dias em Vancouver (Victoria) e pegar um vôo para Calgary ou Jasper passando o restante do tempo rodando de carro tranquilamente pelas região das Montanhas. Pensamos em chegar por Vancouver e sair por Calgary para encurtar os deslocamentos. O que acham do roteiro? Vale a pena ir de Vancouver para Jasper e descer até Calgary ou é melhor chegar por Calgary mesmo e ir subindo? Um abs !!! Amorim
Olá, Amorim! Vamos pôr sua pergunta no Perguntódromo. Qualquer resposta aparecerá aqui.
Oi Amorim.
A primeira coisa é saber se há vôos de Jasper para Toronto (hub de entrada e saída de vôos do Brasil) num horário legal se você resolver ir para Calgary primeiro. (estou assumindo que vc já confirmou que há vôos de Vancouver para Jasper :P)
Olhando no mapa, Eu diria que ir para Jasper e descer para Calgary (passando por Banff, Lake Louise, Moraine Lake, etc) é a melhor opção, pois voltar de Calgary para o Brasil (passando por Toronto) é mais fácil.
Eu fiz o caminho de Calgary para Banff de carro e é relativamente perto, mesma coisa para os lagos a partir de Banff, mas de Banff para Jasper são quase 4h de viagem. Planeje paradas pelo caminho para ficar nos hotéis/cabanas que há por lá para poder aproveitar a região 🙂
Você também pode tentar fazer o caminho de carro entre Vancouver e Banff, com pelo menos uma parada no caminho (são mais de 9h de viagem), para literalmente atravessar as rochosas 😛 De Banff, vc subiria para Jasper e região e depois voltaria para Calgary.
Tenho alguns posts sobre Calgary e estou preparando o de Banff e dos Lagos, incluído uma parada para fazer Heli-Yoga o.O”
https://sundaycooks.com/category/viagens/canada/alberta/calgary/
Oi Amorim,
Eu acho que chegaria por Vancouver e então iria fazendo o caminho até Calgary, como você mencionou. Como vocês devem vir direto de São Paulo a Vancouver, a ideia é chegar em uma cidade prontos a se hospedarem e ficarem por alguns dias sem precisar de muito carro, se chegassem em Calgary, logo teriam que pegar estrada, pois nem tem muita coisa para fazer lá e a ideia é chegar logo em Banff.
Se vocês não forem visitar Toronto, de repente vale olhar outra empresa aerea além da Air Canada, alguma cidade do Texas poderia ser o pit-stop, só sugestão mesmo.
Apesar de Victoria merecer 2 dias, nós fizemos o bate-e-volta desde Vancouver e adoramos, pegamos a opcão de ir de hidroavião e voltar de ferry, falei isso lá no meu blog (https://www.mikix.com/victoria-capital-de-british-columbia/ ).
Uma coisa eu falo, essa região no verão é tudo de lindo!!! Acho que a paisagem mais linda que já vi na vida. Todos meus posts que escrevi sobre o canadá, você encontra nesse link: https://www.mikix.com/canada/
Qualquer coisa estamos por aqui 🙂
Olá Amorim,
Aproveite para conhecer um dos locais mais incríveis que já vi, morei um tempo no Canadá e todo feriado ia para lá pois passei um ano na província de Alberta. Eu não tenho certeza se existem vôos para Jasper, mas com certeza tem para Edmonton. Vc pode ir tanto de Calgary subindo pela estrada para Jasper e ir até Edmonton ou vice-versa. Já dei esta volta, as estradas são ótimas e é muito bonito. Por isso, vc pode chegar em uma cidade e voltar por outra. Calgary e Edmonton não tem muita coisa pra fazer, mas em Edmonton tem o maior shopping do Canada que tem até parque aquático, mas acho que vc não vai querer ir pra lá pra visitar shopping, ne? No quesito cidades, Toronto, Montréal, Québec e Ottawa são mais interessantes, mas ficam do outro lado do país. Eu fiz uma viagem de trem entre Edmonton, passando por Jasper chegando em Vancouver (o inverso também existe) e apesar de ser muito lindo ver as paisagens, leva quase 24h! E não é muito baratinho, de avião fica mais em conta, pois é recomendável vc ficar em uma cabine que vc possa dormir… Aproveite para passar pelo menos duas noites em Banff e em Jasper e explorar os arredores e entre uma cidade e outra, parar em todos os lagos, cada um de uma cor nesta época do ano e muito lindos – Lake Louise, Maligne Lake, Medicine Lake, Moraine Lake, já citados aqui e ver a vida selvagem (se vc tiver sorte, pode ver ursos e alces soltos no parque e mais facilmente, carneiros selvagens, veados, esquilos). Entre Lake Louise e Banff tem uma estrada antiga que margeia o rio Bow (Bow river) e que é muito linda e tem alguns lugares para ver. Tem também cachoeiras e o Columbia Icefield.Perto de Jasper tem um hot springs (balenário com águas quentes) e em Banff tem também. Quando vc for entrar no parque, vai pagar uma taxa que depende de quantos dias vai ficar rodando por lá e receber mapas indicativos superúteis com todos os locais para ver.Em Victoria, não deixe de ir ao Butchart Gardens, tirar foto e tomar um chá do Fairmont Empress, comprar uns Victoria Squares de vários recheios no Rogers Chocolates e ainda, comer um ótimo fish & chips no Barb´s, tipo um local tipo carrinho de rua (mas fica em um pier) que é muito bom, indicação do pessoal local. Se puder, também vá de Vancouver para Whistler, a estrada é muito bonita e lá no verão vc pode alugar bicicleta ou andar de caiaque, se isso for sua praia. Senão, conheça a charmosa cidadezinha que foi uma das sedes das olimpíadas de inverno. boa viagem!!!
Eu sugiro que vocês fiquem uma semana na região de Vancouver, incluindo Whistler e Victoria 2 dias. Depois voaria para Calgary e sairia do aeroporto direto de carro até Banff ou Canmore, que é uma cidadezinha anterior a Banff, simpática e com hotéis mais em conta. Com base em Banff pode-se visitar Lake Louise, Sulphur Maountain, Moraine Lake. A Columbia Icefields Parkway, estrada que vai até Jasper é considerada a mais bonita do mundo. No caminho vale a parada no Athabasca Glacier que toma algum tempo, e na trilha que leva ao Peyto Lake. Em Jasper não deixe de visistar o Maligne Lake. Na estrada sempre que ver carros parados no acostamento, é porque tem algum animal na área, vale a pena conferir. Dessa forma, vi ursos , alces, veados, caribus. De Jasper pode-se seguir até Edmonton ou retornar até Calgary que foi a minha opção e não me arrependi.
Acho que os 800km de Vancouver até as Rochosas são cansativos e não valem o tempo que toma.
Eu simplesmente amo Canmore.Acho que vale super a pena a visita, tem cafés fofos,ótimos restaurantes, inclusive uma churrascaria brasileira.
Olá Edneia… estou pensando em fazer esse percurso também. Quantos dias você fez o trajeto entre Banff, Jasper, Edmonton, e voltando para Calgary?
Pensei em 04 noites. Será que é pouco?
Claudia
Oi Mirella(mikix),
Fiquei muito feliz com as suas dicas!Você é muito atenciosa e me deu aquele “empurrãozinho” que eu estava precisando. Começarei a planejar qualquer coisa nesse sentido. Muito obrigada mesmo!!!
Olá! Tenho um filho que finda seus estudos em Victoria B.C em final de janeiro 2013. Gostaria de buscá-lo e aproveitar a oportunidade para fazermos um pequeno tour por aquela região. Vancouver, Victoria, Whistler e, talvez, Montanhas Rochosas. Será que isso seria possível em pleno inverno, ou nem valeria a pena???
Olá, Moussa! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo. Aguarde os pitacos dos leitores!
Oi Moussa,
Acho que vale a pena sim… o inverno no Canadá, apesar de rigoroso, tem suas belezas e vai te encantar… tenho certeza 🙂
Victoria e Whistler, você consegue fazer a partir de Vancouver, se curtir esquiar, Whistles oferece uma das melhores pistas de ski da America do Norte (apesar de caro, eu esticaria uma noite). Victoria é uma fofura e apesar de bem corrido, fizemos um bate-e-volta de Vancouver, indo de hidro-avião e voltando de ferry… foi bem legal e vale se o tempo for curto (Veja aqui: https://www.mikix.com/victoria-capital-de-british-columbia/ ).
Se resolver is dirigindo para Banff, encontrei algumas dicas no tripadvisor que vale a pena: https://www.tripadvisor.com/Travel-g659487-c72290/Canadian-Rockies:Alberta:Driving.In.The.Mountains.html . Um opção mais fácil, seria voar de Vancouver a Calgary e de lá ir dirigindo para Banff… a região é linda, eu só fui no verão, mas das fotos que vi de alguns amigos, o inverno deixa tudo muito charmoso mesmo e se puder gastar mais $$$ fique no Fairmont Lake Louise 🙂
Vamos nos falando 🙂
Olá! Estou indo para o Vancouver em 12 de outubro e fico 3 semanas. Gostaria de saber se alguém já foi prá lá neste período que pudesse me dar algumas sobre o tempo nesta época do ano. Ficarei em Burnaby alguém sabe me dizer como é esta cidade?
Olá, Fernanda!
Veja temperatura e chuvas mês a mês em Vancouver:
https://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/CAXX0518
Veja o que falam de Burnaby no TripAdvisor:
https://www.tripadvisor.ca/ShowForum-g181793-i1639-Burnaby_British_Columbia.html