Vancouver: arvorismo e vertigem no Capilano Suspension Bridge Park
Lembra daquela sequência maravilhosa de “Indiana Jones e o Templo da Perdição” em que o protagonista se vê cercado pelos soldados do vilão Mola Ram e percebe que sua única chance de escapar é cortando as cordas da ponte suspensa em que está? Visitar o Capilano Suspension Bridge Park (Capilano Road, 3735; tel. 604.985.7474), a 10 minutos do centro de Vancouver, é passar a se sentir na pele do Dr. Jones (mas sem a parte da queda brusca ou dos jacarés).
A história do parque começa em 1888, quando o engenheiro civil George Grant Mackay comprou um terreno de 6000 acres de densa floresta circundando o rio Capilano e construiu uma casa no alto do cânion. No ano seguinte ele ergueu uma ponte, feita de corda de cânhamo e pranchas de cedro, num processo bastante trabalhoso. Foi apenas em 1903 que as cordas foram trocadas por cabos, mais resistentes.
A vocação turística já existia, mas o parque demorou quase 100 anos – e passou pelas mãos de vários proprietários – até se tornar o que é hoje. Atualmente, há sete pontes suspensas no parque (a maior delas de 137m de extensão e a 70m do nível do chão), uma plataforma estreita com chão de vidro em cima da floresta e do rio e uma série de passarelas e escadas que permitem explorar todo o local por cima. Incrivelmente, para essa área de vidro, o Cliffwalk, só há 16 pontos que ancoram as estruturas ao penhasco. É quase como se você pudesse ir de uma casa da árvore da vizinhança até outra, mas sem descer pro chão.
Logo ao entrar, o visitante se depara com o Kia’Palano, uma área com diversos totens que mostram um pouco dos costumes e crenças dos primeiros povos que habitaram a região. Informações sobre o ambiente também estão no Story Center, que conta com murais, artefatos e outros artigos que remontam a história da área.
Mas é na Treetops Adventure que está o verdadeiro charme do parque. As pontes e passarelas 30m acima do solo da floresta oferecem uma visão completamente diferente do espaço: uma atração indescritível para crianças de apartamento. 🙂 São os pequenos, inclusive, que mais se divertem no Kid’s Rainforest Explorer, um programa guiado de forma divertida de exploração da floresta tropical do espaço.
A área dedicada à lojinha é uma construção que data do inicio do século 20 e vende uma série de itens típicos canadenses.
Todas as atrações do parque estão inclusas no valor do ingresso, de C$ 37,95 por adulto. Há um shuttle grátis que recolhe visitantes em quatro pontos de Downtown (veja mapa e horários aqui). A Viator também oferece o passeio. O parque abre o ano inteiro; veja os horários aqui (role até o pé da página).
Ah, sim. Quando você caminha pelas pontes suspensas, elas chacoalham um pouquinho. Nada desesperador, mas, é claro, elas não são fixas, exceto em suas extremidades. Pode parecer assustador para quem tem um pouco mais de dificuldade com altura, mas o friozinho na barriga é compensador quando se olha para trás.
Heloisa viajou a convite da Canadian Tourism Comission.
Leia mais:
- Vancouver, com gostinho de quero mais
- Granville, uma ilha no meio de Vancouver
- Stanley Park: trilhas, totens indígenas, aquário e praia no coração de Vancouver
- Vancouver: o dia em que eu encarei a tirolesa de Grouse Mountain
- Dicas de Vancouver no Viaje na Viagem
- Dicas do Canadá no Viaje na Viagem
7 comentários
VANCOUVER, com seus parques lindos e maravilhosos, estive nessa Cidade e País de muito verde e pessoas maravilhosas e educadas, gostei muito e se DEUS quiser haverei de retornar.
Passei uma tarde no Capilano tem vários pontos interessantes para deambular e tirar fotos .Andar na ponte que balança muito próxima as extremidades ,se ver sobre abismo , subir em arvores ,escolher lembranças nas duas lojas ,ler as varias placas que nomeiam arvores centenárias enormes .Inesquecível.
Capilano + Grouse dá um passeio de um dia inteiro? Estou planjenado aqui umas 2 horas para cada um + umas 2 horas de transporte ida/volta/entre os dois = 6 horas de passeio.
Estamos em 2 adultos e 2 crianças, então faremos em velocidade moderada.
Olá, Erika! Depende um pouco da empolgação dos pequenos em Capilano e da dos adultos em Grouse Mountain. Mas dá para preencher um combo manhã + almoço + bom pedaço da tarde, sim.
Um lugar que emana o frescor, entrosamento com a natureza e aventura.Parque delicioso, ótimo passeio para crianças. As pontes são divertidas, principalmente a grande, que chacoalha e tem uma vista linda das árvores altíssimas. Um passaporte/mapa é distribuido para que, a cada atração, as pessoas carimbem as atividades por que passaram, uma lembrança legal da viagem.
A maioria dos hoteis tem uma “filipeta” que dá CAD$ 3,00 de desconto, pergunte na recepção, ou naqueles quadros de atrações, a dica de combinar com Grouse Mountain é muito boa, vc vai no Shuttle da Capilano, sai pega o 236 (CAD$ 2,75 por pessoa, só em moedas) e retorna no Shuttle da Grouse (lembre de guardar o ticket da Grouse, vi alguns tendo problemas pois estavam sem o ingresso da Grouse).
Parque fantástico!!!! Vale muito a visita. Eu ainda combinei com uma vista ao Capilano Lake e Grouse Mountain, que estão bem próximos.