Toscana de carro: um dia pelo Val d'Orcia (Pienza, Montalcino & cia.) 1

Toscana de carro: um dia pelo Val d’Orcia (Pienza, Montalcino & cia.)

Se você só tem um dia para rodar pelo interior da Toscana, programe esse dia no Val d’Orcia.

Pienza
Val d'Orcia

A região do vale do rio Orcia, ao sul de Siena, entrega (embrulhada para presente!) aquela Toscana que você tem na cabeça.

O Val d’Orcia é puro deleite visual, sem intervalos comerciais. Entre uma cidadezinha e outra você não passa por nenhum arrabalde industrial. Não tem que cruzar nenhum bairro novo para chegar a qualquer centro histórico.

Não que isso seja um problema em outras áreas da Toscana — mas quando você se dá conta de que passou um dia inteiro sem passar por absolutamente nenhum lugar feioso, não dá pra não valorizar.

Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano

Mas não só sou eu, ou quem me deu as dicas da região (obrigado, Lu Gomes! obrigado, Renato Carone!), que acha isso. A Unesco chegou um pouquinho antes — e desde 2004 classifica o Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d’Orcia como patrimônio da humanidade.

Montichiello
Montichiello
Monticchiello
Montichiello

Espalhados pelo vale — e sempre a uma distância fotogênica um do outro — os vilarejos ou são pequeninos (Pienza, Montalcino, Montepulciano) ou minúsculos (tutti gli altri).

(A bem da verdade, porém, é preciso deixar claro Montepulciano vai incluído aqui por licença poético-geográfica; a cidade pertence na verdade a outro vale, o Valdichiana; mas entra muito redondinho num itinerário pelo vale vizinho.)

pienza-3
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza

Não existe uma fórmula para explorar a região. O mais bacana pode ser simplesmente seguir qualquer placa marrom (que indica lugar de interesse histórico-artístico-turístico) para ver no que vai dar. Você dificilmente vai se decepcionar.

Castiglione d'Orcia
Castiglione d’Orcia
Roteiro Montepulciano-Pienza-Montalcino com desvio

Como eu só tinha um dia para passar na região (e precisava ter certeza de que o passeio daria um post, hehe), bolei um roteirinho super papai-mamãe.

Basicamente, fiz o eixo Montepulciano-Pienza-Montalcino, passando por Montichiello (um bibelozinho de cidade, e de onde se tem as melhores vistas de Pienza — aquela do alto do post) e fazendo um desvio até Castiglione d’Orcia (que ocasionou lindos pit stops em Bagno Vignoli e San Quirico d’Orcia).

Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli

Não se deixe enganar pelas distâncias. Este roteiro aí de cima tem menos de 60 km (incluindo o desvio!), e levou um dia inteiro para ser percorrido. Isso que a gente nem almoçou de verdade: como em todas as saídas desta viagem, lanchamos panini de mercearia feitos com crudo fatiado na hora e mozzarella fresquinha.

Val d'Orcia

Fale com qualquer pessoa que tiver feito esse passeio, e ela virá com uma lista diferente de lugarejos — e sobretudo com um “ponto alto” próprio (normalmente, um lugar de que nunca tinha ouvido falar, e que causou a melhor surpresa do trajeto).

O que todo mundo vai dizer, e com razão, é que você não deve deixar de passar por Pienza, uma cidade inteiramente remodelada por Pio II, e por isso tida como o berço do urbanismo renascentista.

O Val d’Orcia é um passeio mais cômodo de fazer a partir da região de Siena, mas fica puxado se você sai de Florença.

Roteiro basiquinho do Val d'Orcia a partir de Siena

Um bom roteiro circular é pegar a E 78 (Raccordo Siena-Bettolle) e sair da auto-estrada em Sinalunga, voltando de Montalcino por dentro. Dá 180 km no total.

(Vindo de Florença o trajeto percorrido quase dobra.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Val d'Orcia

    O Val d’Orcia também é excelente como base para uma viagem mais tranqüila, com hospedagem de charme, almoços demorados e passeios esparsos para descobrir os lugarzinhos onde nossos coleguinhas turistas não vão…

    Val d'Orcia

    Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

    277 comentários

    Oi, Boa Noite,
    Estou em Roma, sairemos para a região da Toscana amanhã as 12:00, pensei em fazer o Vale D´Orcia e seguir para Siena, dormir em Siena e após continuar viagem para San Giminiano e Florença.
    Minha dúvida é se haverá tempo suficiente de Roma a Siena, para conhecer o Vale D´Orcia?

      Olá, Caren! Não dá. Se você sair ao meio dia de Roma, poderá no máximo ter um gostinho de Siena.

      Para fazer o Val d’Orcia você precisaria estar em Siena, ter visto Siena e então sair cedíssimo.

      Da próxima vez, vá com mais calma. Quem viaja rápido demais não vê nada.

    Acabo de chegar da Toscana e fiz o roteiro sugerido pelo Ricardo. Fui além (e acho que exagerei um pouco), incluindo San Gimignano e Siena no roteiro.Tudo isso em um só dia. E minha base ainda era Florença. Sai às 10h e voltei a Florença às 23h. O roteiro foi San Gimignano, Montalcino, Pienza, Montepulciano e Siena. Por ser muito mais medieval que Florença, gostei muito mais de Siena. San Gimignano, das menores, é a mais interessante. Depois gostei de Pienza. Montalcino apesar de muito pequenina, tem todo o encanto de ser o local dos “Brunellos”. E é possível avistar inumeros vinhedos na estrada que leva ate ela. Montepulciano me pareceu a menos interessante, com longa caminhada em aclive para se chegar ate o centro do vilarejo, e com suas ruas quase que desertas.

    Olá,

    Estamos programando viajarem abril/2012, pretendemos ficar de 5 dias na região da Toscana, depois seguiremos para Paris. Na região da Toscana estamos programando assim:
    . Base em Florença (ficar no 1º dia em Florença dps no 2º dia fazer Pisa/Lucca e retornar a Florença. Depois pretendemos visitar Siena,Montalcino e San Gimignoni, temos 2 dias para esse passeio, onde devemos estabelecer base? Em Florença mesmo? pq depois devemos retornar a Florença (ainda temos 1 dia) para seguir para Paris, tb estamos em dúvida se devemos fazer essa viagem de trem ou avião.
    Aguardo resposta anciosamente

      Olá, Iris! Vá de avião a Paris, saindo de Florença ou Pisa (o aeroporto é mais importante do que Florença) ou mesmo Roma (você pode entregar o carro lá).

      Florença = base para passeios de trem

      Siena ou arredores = base para passeios de carro

      Junte todos os dias em que vai fazer passeio de trem e acrescente à sua estada em Florença. Fique em Siena ou arredores nos dias em que for passear de carro.

      Leia:
      https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

      Olá,

      Agradeço pela atenção em responder-me e pelas dicas, se possivel gostaria que me disesse qual desses passeioa deve-se de trem ou ônibus, pois não estávamos pensando em carro, ficamos inseguros em dirigir por não conhecer a região…nios disseram que seria interessante ir a Paris de trem, que a estrada é linda e que os trens são super confortaveis e ainda que o aeroporto de chegada em Paris é muito distante…o que vc acha? o que acha tb das cidades que escolhi pra passear na Toscana? por onde começo? Bjoo

    Olá, boa tarde!
    Em novembro, eu e meu marido iremos para Itália. Vamos chegar por Milão, iremos á Veneza (de trem), depois partiremos para Florença, onde ficarefmos três dias (um deles para ir a Pisa e Lucca), faremos isso de trem. Depois alugaremos um carro partindo de Florença rumo a Arezzo e Cotorna. Pretendo pernoitar uma noite em uma dessas duas cidades.Depois partiremos para Siena, para fazermos os arredores (Montepulciano, Pienza e Montalcino) onde pretendo dormir. No dia seguinte partimos de volta para Florença para devolver o carro, aí passaremos por San Gimgniano e Monterregioni. O que acha do roteiro, é viável? Dá para fazer tudo? O que mudaria? Gostaria da sua ajuda, pois é a primeira vez que fechamos uma viagem sem operadora.
    Obrigada!

      Olá, Andrea! Não mude toda noite de hotel, é contraproducente.

      Saia de carro de Florença, passe por Arezzo e Cortona e já durma em Siena. De Siena faça o Val d’Orcia e volte. Dedique um dia a Siena. Saia de Siena para Monteriggioni e San Gimignano e devolva o carro em Florença conforme o plano.

    Vou ficar com a familia (2 filhos de 3 e 8 anos) na Italia em fevereiro de 2013 por 8 dias. Pretendo ficar 3 dias em Roma e os demais viajando por florença e arredores (Toscana). Talvez passar por Veneza.
    O que voces acham? qual seria a melhor programação com as crianças? Não gostaria de deixar de conhecer algumas viniculas.

    Olá, irei para a Itália em Janeiro de 2013. Vou alugar um carro em Milão e descer para a Toscana e depois Roma. Nesta época tem neve? Sabe onde posso alugar um carro 4×4? Entre Milão e Roma gostaria de fazer 2 bases, terei 10 dias para o percurso. Onde você recomenda ficar?

    Olá! Estamos pensando em ir em família para a Itália em julho de 2013 e as dicas deste site estão sendo uma mão na roda! Mas estou com a seguinte dúvida: como o Ricardo fez para estacionar o carro durante as paradas desse passeio (Montepulciano e Montalcino)? É fácil estacionar na região?
    Nossa idéia é ficarmos baseados em Siena para fazer esse passeio em um dia. Obrigada!

      Olá, Priscila! Sempre há estacionamentos pagos fora dos centros hostóricos. Em julho prepare-se para esperar por vagas.

    Olá, estou programando a viagem pela Toscana segundo as ótima dicas que consegui aqui. O único problema é que só conseguirei ir no final do ano quando é inverno. Vocês acham que vale a pena ir no inverno???

      Olá, Tati! Você vai encontrar muita gente dizendo que é ótimo, que vai estar tudo vazio. Mas o Ricardo Freire acha que no inverno os vilarejos perdem o seu encanto, porque hibernam. A maioria dos agriturismo fecha, o que é um bom indicador de que a época não é das melhores.

      No inverno o Ricardo Freire recomenda ou cidades grandes, ou estações de esqui.

    Bóia, graças à sua ajuda, acho que consegui chegar a uma solução satisfatória sem precisar aumentar a quantidade de dias na Toscana (já que isso comprometeria outros pontos do meu roteiro)! Vejamos se você aprova 🙂

    Minha ideia inicial era fazer o bate-e-volta de trem para Pisa e Lucca a partir de Florença e, no outro dia, alugar o carro para ir pra Siena, passando por San Gimignano no caminho.

    Mas se, em vez de um bate-e-volta, eu for de Florença a Pisa de carro e, de lá, for direto para Siena, dá pra passar duas noites nesta cidade. Nesse caso, eu teria que ver se há tempo para visitar Lucca e/ou San Gimignano no meio do caminho, mas, se não for possível, tudo bem.

    Daí em diante, dá pra fazer do jeitinho que você recomendou: no dia seguinte, Val D’Orcia, voltando para pernoitar em Siena. E, no outro dia, lerês de Siena e depois Roma.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito