Toscana de carro: um dia pelo Val d'Orcia (Pienza, Montalcino & cia.) 1

Toscana de carro: um dia pelo Val d’Orcia (Pienza, Montalcino & cia.)

Se você só tem um dia para rodar pelo interior da Toscana, programe esse dia no Val d’Orcia.

Pienza
Val d'Orcia

A região do vale do rio Orcia, ao sul de Siena, entrega (embrulhada para presente!) aquela Toscana que você tem na cabeça.

O Val d’Orcia é puro deleite visual, sem intervalos comerciais. Entre uma cidadezinha e outra você não passa por nenhum arrabalde industrial. Não tem que cruzar nenhum bairro novo para chegar a qualquer centro histórico.

Não que isso seja um problema em outras áreas da Toscana — mas quando você se dá conta de que passou um dia inteiro sem passar por absolutamente nenhum lugar feioso, não dá pra não valorizar.

Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano
Montepulciano

Mas não só sou eu, ou quem me deu as dicas da região (obrigado, Lu Gomes! obrigado, Renato Carone!), que acha isso. A Unesco chegou um pouquinho antes — e desde 2004 classifica o Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d’Orcia como patrimônio da humanidade.

Montichiello
Montichiello
Monticchiello
Montichiello

Espalhados pelo vale — e sempre a uma distância fotogênica um do outro — os vilarejos ou são pequeninos (Pienza, Montalcino, Montepulciano) ou minúsculos (tutti gli altri).

(A bem da verdade, porém, é preciso deixar claro Montepulciano vai incluído aqui por licença poético-geográfica; a cidade pertence na verdade a outro vale, o Valdichiana; mas entra muito redondinho num itinerário pelo vale vizinho.)

pienza-3
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza
Pienza

Não existe uma fórmula para explorar a região. O mais bacana pode ser simplesmente seguir qualquer placa marrom (que indica lugar de interesse histórico-artístico-turístico) para ver no que vai dar. Você dificilmente vai se decepcionar.

Castiglione d'Orcia
Castiglione d’Orcia
Roteiro Montepulciano-Pienza-Montalcino com desvio

Como eu só tinha um dia para passar na região (e precisava ter certeza de que o passeio daria um post, hehe), bolei um roteirinho super papai-mamãe.

Basicamente, fiz o eixo Montepulciano-Pienza-Montalcino, passando por Montichiello (um bibelozinho de cidade, e de onde se tem as melhores vistas de Pienza — aquela do alto do post) e fazendo um desvio até Castiglione d’Orcia (que ocasionou lindos pit stops em Bagno Vignoli e San Quirico d’Orcia).

Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli
Bagno Vignoli

Não se deixe enganar pelas distâncias. Este roteiro aí de cima tem menos de 60 km (incluindo o desvio!), e levou um dia inteiro para ser percorrido. Isso que a gente nem almoçou de verdade: como em todas as saídas desta viagem, lanchamos panini de mercearia feitos com crudo fatiado na hora e mozzarella fresquinha.

Val d'Orcia

Fale com qualquer pessoa que tiver feito esse passeio, e ela virá com uma lista diferente de lugarejos — e sobretudo com um “ponto alto” próprio (normalmente, um lugar de que nunca tinha ouvido falar, e que causou a melhor surpresa do trajeto).

O que todo mundo vai dizer, e com razão, é que você não deve deixar de passar por Pienza, uma cidade inteiramente remodelada por Pio II, e por isso tida como o berço do urbanismo renascentista.

O Val d’Orcia é um passeio mais cômodo de fazer a partir da região de Siena, mas fica puxado se você sai de Florença.

Roteiro basiquinho do Val d'Orcia a partir de Siena

Um bom roteiro circular é pegar a E 78 (Raccordo Siena-Bettolle) e sair da auto-estrada em Sinalunga, voltando de Montalcino por dentro. Dá 180 km no total.

(Vindo de Florença o trajeto percorrido quase dobra.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Val d'Orcia

    O Val d’Orcia também é excelente como base para uma viagem mais tranqüila, com hospedagem de charme, almoços demorados e passeios esparsos para descobrir os lugarzinhos onde nossos coleguinhas turistas não vão…

    Val d'Orcia

    Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

    277 comentários

    Castelo di Verrazzano, recomendo altamente! Uma degustacão de vinhos e especiarias (salamis diversos, azeite, visita guiada do castelo) e um visual imperdível!!!

    https://www.verrazzano.com/

    Olá Cintia,
    obrigada pelas dicas .Adorei o site do local! Vou tentar reservar.
    Abraço, Cláudia

    Obrigada pelas indicações. Resolvi fixar a base em San Quirico e Roma.
    Reservei para almoçar no Castelo de Banfi. infelizmente não consegui reservar degustação na vinícola Biodi Santi. Alguma indicação de outra vinícola?

      Olá, Claudia! Colocamos sua pergunta no Perguntódromo, vamos ver se alguém indica. Mas não se preocupe, há muitas vinícolas na região, e a partir do seu hotel ou das lojas de vinhos de cidades como Montalcino e Montepulciano você chegará às vinícolas que promovem degustação.

      Cláudia,
      Fomos na vinícola Poggio Antico, em Montalcino.
      Tem site. Adoramos o local. É simplesmente lindo!
      Na época, não foi possível almoçar lá, pois estavam trocando o chef. Daí, almoçamos no Boccon Divino, em Montalcino mesmo. Simplesmente maravilhoso!
      Dá uma olhada no site e vê o que acha. É possível fazer a reserva pelo site mesmo.
      A Toscana é maravilhosa!
      Ab,
      Cinthia.

    A Toscana embrulhada pra presente é a descrição perfeita para essa
    região,linda demais!!!
    O destaque pra mim foi Pienza que achei absolutamente encantadora e
    que surpresa quando voltando pra Siena passamos em frente daquela fazenda com a fileira de ciprestes.Acho que seria uma boa ideia fixar uma base em uma cidade do Val d Orcia e explorar melhor a região.

    Olá , vou para a Toscana em Maio . Adoreis os posts. Pretendo explorar o Val d’Orcia por 4 dias , Florença 2 dias e Roma 4 dias. Gostaria de indicação de Hotel em Florença e Roma. Alguma dica a mais para este roteiro?

    De nada, Riq, é sempre um prazer poder colaborar! Realmente, cada um tem o “seu” lugar de encantamento nessa região. E o meu, como vc já sabe, foi Pienza! Mas o q nos dá essa sensação é justamente ficar na cidade e “vivê-la” um pouco, conversar c/os locais, sem pressa, flanar nas muralhas, ou fora delas, tirar fotos belíssimas, enfim, “parar” um pouco p/ver a beleza q está a sua volta!

    Em junho de 2011 estive na região e dormi em San Quirico d’ Orcia, fiquei encantada com a cidadezinha, um charme e para minha sorte havia uma festa tradicional, com desfile nas ruas, as pessoas com vestes medievais e jogando bandeira !!! adorei! Foi no primeiro fim de semana de junho. Almocei um dia no Castelo Banfi, adorei!

    Oi Bóia, vou estar em Florença e quero fazer este passeio pelo Val d’Orcia. O que é melhor, sair de carro de Florença ou pegar um trem até Siena e pegar o carro em Siena? Neste caso o ideal é devolver o carro em Siena mesmo ou em Florença?

    Obrigado.

      Olá, Carlos! Como está escrito no texto, é um passeio puxado desde Florença; é mais recomendável desde Siena. Ir até uma agência para tirar o carro já comeria um naco importante do dia. Alugue o carro desde a véspera (veja uma agência que funcione à noite; as do aeroporto devem funcionar) e saia cedinho pela auto-estrada A1.

      Florença serve melhor como base para passeios de trem (Pisa, Lucca, Arezzo, Cortona).

    Oi, gente!

    Estou indo com meu marido para Itália em maio. Chegaremos por Veneza, de onde iremos para Florença e em seguida para Roma. Num roteiro semelhante ao post “Itália para a aluna da Carla”, porém um pouquinho reduzido.

    Tínhamos programado ir de Florença para Roma de trem, mas quando vi este maravilhoso post pensei em alugar um carro em Florença, fazer o Val d’Orcia, dormir por lá e seguir de carro para Roma, onde o carro seria devolvido.

    Alguém já fez isso?

    Bóia e Riq, isso é factível?

    Obrigada!!!

      Olá, Maria Rita! Completamente factível, sobretudo programando o pernoite por lá.

      Alugue em Florença ao sair, entregue em Roma ao chegar.

    HELP!!! Para três noites na Toscana devo fincar base em Castelnuevo Berardenga ou Pienza??? A proposta é explorar as regiões de Chianti e Val d’Orcia. Dúvida cruel, dois hoteis super charmosos com o mesmo custo (Castel Monastero X La Bandita). As outras três noites deixarei para Florença de onde pego o trem para Milão, pois terei um congresso lá.

      Olá, Monica! Castelnuovo está mais próxima do Chianti. Fique no hotel que lhe parecer mais charmoso.

      Em Florença aproveite para devolver o carro e aproveitar as ligações ferroviárias.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito