Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro 1

Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente.

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

Quantos dias na Highway 1?

Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho.

Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles.

Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).

Qual é a melhor parte?

O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur.

Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).

Negocie com o GPS

Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar.

Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.

San Francisco: sem carro

Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.

Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate

Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa

Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon

Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse

Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne

De San Francisco a Monterey (200 km)

O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo.

Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico.

No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs.

Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey

Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores

De Monterey a Carmel (15 km)

Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas.

Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach — onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho.

Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar.

Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel

Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores

De Carmel a Big Sur (50 km)

Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (

OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata.

Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia — fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

San Luis Obispo e Santa Barbara

A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.

Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street.

Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara

Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores

Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles

Los Angeles: fique com o carro

Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.

Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?

Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro

Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ

Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia também:

     

    1480 comentários

    Olá, vou fazer a viagem de carro SF p/ LA em maio. Como é a minha primeira viagem de carro pelos EUA, podem me dar umas dicas para o aluguel do carro (taxas/seguros/GPS).
    Entrei no site da Mobility cf indicação de vcs, e os preços são bem diferentes que numa Hertz ou Avis. Será que tem alguma pegadinha?

    Obrigada pela ajuda!
    Abs,
    Fernanda 🙂

      Olá, Fernanda! A Mobillity é um consolidador, que tem tarifas preferenciais com as locadoras e pode repassar as melhores ofertas. Suas tarifas já incluem os seguros.

      Não vale a pena alugar GPS. Leve um GPS com os mapas já carregados, ou compre um assim que chegar aos Estados Unidos.

    Venho aqui para agradecer ao Ricardo Freire e sua equipe pelas dicas e aos colegas que aqui postaram suas experiências. Fiz LA a San Francisco em 9 noites agora no início de janeiro acompanhado de minha esposa(4 noites em LA e 4 em San Francisco e 1 em Big Sur no trânsito entre as duas na mágica Highway 1) e todas as dicas foram muito valiosas. Como forma de retribuir, fico à disposição, se alguém precisar, é claro.

    Obrigada pessoal por todas as dicas. Acho que estamos com todo o roteiro pronto. Agora é só fazer as malas!

    A viagem será entre julho e agosto de 2012

      Eu andei no Oregon. É tranquilo e lindo como na california. Mas vale a pena ver as sequoias gigantes do norte da California e mudar de estrada para isso. Tranquilo.

    Olá amigo! Muito interessante seus relatos, parabéns! estou planejando passar minhas férias viajando pela costa oeste dos eua (US 101 desde seattle) (US 1 sao francisco los angeles)adoro andar de carro, mas estou um pouco preocupado… Já andou pela 101 na costa do oregon e washington? acha possível fazer esse trajeto sozinho em 15 dias de carro ou é meio loucura? abraços

      Olá, André! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire.

      Não, ele não andou de carro pelo Oregon.

      De Seattle a Los Angeles são menos de 2.000 km, em 15 dias sobra tempo.

      Com tanto tempo, seria uma pena não dar uma chegadinha a Vancouver e Victoria, no Canadá.

    Olá! Estou embarcando no final de janeiro para LA e pretendo chegar em SF em 12 dias. Normalmente, vejo que as pessoas fazer a rota em sentido contrário. Qual a razão? Aproveito para convidá-lo a conhecer meu blog, feito especialmente para a mulher que viaja sozinha. Obrigada!!!! https://mulherescomasas.blogspot.com/

      Olá, Viviane! A razão é que indo de San Francisco para Los Angeles você estará já do lado da costa nos trechos panorâmicos. Indo no sentido contrário, para parar nos mirantes, você precisará atravessar a estrada, só isso. Mas há vantagem de fazer no sentido oposto, LA-SF, que é deixar o melhor para o fim 😀

    Oi Maira, obrigada pela resposta. O Best Western estava mesmo na minha lista de hoteis provaveis mais aquele da Manchester Blvd – o Airpark Hotel. Trata-se deste hotel ou o Plus Sunrise da N Harbor – Redondo Beach. A propósito, adorei as suas fotos!

      Obrigada Nádia! Na verdade eu estava falando do Best Western Plus Gateway Hotel, que fica em Santa Mônica mesmo.

    A idéia é pegar um avião em Las Vegas para chegar em San Francisco a tempo de curtir a tarde e o dia seguinte inteiro. No 3º dia sair de carro com destino a Santa Mônica com previsão de chegada no 5º dia e daí teremos dois dias inteiros em Santa Mônica e Los Angeles. Parece simples mais ainda estamos perdidas. Não sabemos se já reservaremos os hoteis ou se vamos andar “à deriva” e parar aonde der. Mais acredito que pelo menos o hotel de Santa Mônica precisaria ser reservado com antecedência. O que acham?

      Olá, Nádia! Não se viaja a lugar nenhum sem hotel reservado. Na hora sempre é mais caro. E seu tempo em férias é precioso demais para ser perdido procurando hotel.

    Olá, vamos mesmo fazer este roteiro. Ao final vamos nos hospedar em Santa Monica por dois dias e conhecer um pouco de Los Angeles (Hollywood, Beverly Hills e Santa Mônica é claro). Saberia me dizer em que rua ou bairro seria melhor para nos hospedar? A região em que os acessos ficariam mais fáceis? Em hoteis de médio conforto?
    O que você diria que é imperdível em Santa Mônica e Los Angeles?

    Boa tarde Riq.

    Estou programando para ir com minha esposa para Califórnia em julho e esse guia de carro vai ser fundamental!

    Antes de eu começar a esmiuçar a viagem, queria saber se fazer o caminho contrário (LA-SF) não seria mais interessante, até para seguir um dos seus preceitos antigos de deixar o mais bacana para o final, como, por exemplo, começar por Montevideu e terminar por Buenos Aires (bem, não conheço, mas estou considerando que SF é mais legal que LA por ser menos automotiva e mais charmosa, sei lá). Alguma contra-indicação de chegar por LA e ir de carro para SF (depois sigo de avião, de uma das cidades, para NY).
    Abraço,
    Fabio

      Olá, Fabio! Aqui quem responde é A Bóia.

      O único inconveniente é estar do outro lado da estrada nos trechos costeiros. Mas indo com calma dá para identificar os mirantes, parar no acostamento e esperar a hora de atravessar a estrada.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito