Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro
Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente.
- Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.
Quantos dias na Highway 1?
Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho.
Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles.
Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Qual é a melhor parte?
O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur.
Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).
Negocie com o GPS
Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar.
Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.
San Francisco: sem carro
Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores
Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog
Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate
Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa
Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon
Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse
Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne
Wise – Cartão de débito global
De San Francisco a Monterey (200 km)
O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo.
Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico.
No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs.
Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).
Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey
Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores
De Monterey a Carmel (15 km)
Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas.
Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach — onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho.
Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar.
Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.
Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel
Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
De Carmel a Big Sur (50 km)
Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (
OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata.
Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia — fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).
Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur
San Luis Obispo e Santa Barbara
A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.
Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street.
Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).
Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara
Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores
Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores
Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles
Los Angeles: fique com o carro
Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.
Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?
Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro
Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ
Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores
Leia também:
- San Francisco, Los Angeles, Yosemite, Las Vegas, Grand Canyon: roteiros
- Vai por mim: Grand Canyon
- Guia de Las Vegas no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu em Los Angeles no Booking
- Hotel – encontre o seu em San Francisco no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios no exterior – escolha com a Viator
1480 comentários
Pretendo seguir sua dica e fazer este roteiro só que no sentido inverso, ou seja, saindo de Los Angeles de carro até San Francisco. É possível se hospedar o caminho com um pouco de conforto e segurança sem pagar caro? Há lugares onde podemos comer com qualidade mais com economia?
Olá, Nadia! Não há insegurança nos Estados Unidos.
Os sites de reservas como https://www.hoteis.com trazem todos os tipos de hospedagens, você escolhe a que cabe no seu bolso.
Gastos com alimentação é algo que não dá para estimar, varia de pessoa para pessoa, de apetite para apetite, de estilo para estilo, mas todo mundo acha o seu ponto de equilíbrio. Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/
Adorei as dicas: DDDD
Vc poderia me ajudar em como chegar à San Francisco de busão saindo de L.A? Como faço pra comprar o ticket?
Meu destino final é SanFrancisco só pararei em L.A pq o voo entrando por Los Angeles saiu mais barato por isso quero seguir de onibus hehheehe
Olá, Line! Esse tipo de economia faz algum sentido na hora que a gente está contando tostões para fazer a reserva, mas na vida real sai pela culatra. A continuação por terra ou por outro meio nunca sai de graça e causa sérios transtornos logísticos — você sempre corre o risco ou de perder a conexão por calcular mal o tempo de deslocamento ou de ficar esperando demais, perdendo seu precioso tempo de viagem. Seria como um gringo vir para o Brasil e comprar passagem só até São Paulo, quando o seu destino é Belo Horizonte.
No seu caso você vai ter que sair do aeroporto e ou ir até o centro de Los Angeles pegar um ônibus ( https://www.cashuttlebus.net ) ou o trem da Amtrak ( https://www.amtrak.com ) que vai até Oakland (de lá você toma um metrô a San Francisco).
Quanto mais cedo você compra, mais barato sai a passagem. Mas como já dissemos é supercomplicado calcular o tempo de baldeação. Compre a passagem de continuação para pelo menos 6 horas depois do horário previsto para o seu avião chegar, já prevendo algum atraso.
Primeiramente quero agradecer a todos pelos comentários aqui no site…faço sempre minhas viagens semestrais aproveitando-me deles…quase sempre muito utéis.
e venho dar uma pequena colaboração pela primeira vez aqui no site. Acabo de chegar de uma viagem de carro de 20 dias pela California/ Las Vegas.
San Francisco (fiquei 5 dias) é realmente o point. Adoro frutos do mar e os caranqueijos (inclusive o King Crab) são imperdíveis. Adorei a cidade e não falta passeios para os cinco dias. Inclusive uma esticada (bate-e-volta) no Napa Valley. Vale muito uma visita ao Castello di Amarosa. Tomei um dos melhores Pinot da minha vida lá.
Los Angeles é bem parada…Gostei de Santa Monica, inclusive da 3ª Street. A calçada da Fama se faz realmente rápido. E aí vai uma dica: bote no GPS o endereço 2601 Beachwood Dr., perto da Glean Oak…achei a vista do Hollywood bem melhor que no Griffith Observatory.
San Diego é uma boa pedida para dois dias…cidade legalzinha…e bom perto do pier…tive uma comida descente perto do Nimitz (porta-avião), no Fish Market. Aliás gostei muito do museu do Nimitz e da praia de Pacific Beach.
Las Vegas foi ótima para 5 dias, inclusive uma ida ao Grand Canyon (West Ring). Não vi nada de mais no Skywalker…paguei caro e não gostei…muito rápido e não acrescenta nada…porém a vista no segundo ponto de observação do parque é realmente muito bonito…acho que não fica muito atrás das vistas do South Ring.
Tirando a oferta de Prostitutas nas ruas e dentro dos cassinos, a cidade é uma diversão só…Fiz 3 circos de soleil (Zumanity, KA e Cris Angel) promoção no meu hotel por US$150,00. O New York é bem legal internamente…gostei do café da manhã na padaria existente lá dentro, bem como do show do Dueling Pianos. Não é um Belagio ou Caesars Palece, mas com ótimo custo benefício (paguei US$52,00 por quarto). Ainda não está decadente, como vi no Circus Circus e Luxor. Muito pouca gente no Stratosfere e no Excalibur. Achei muito bonito o MGM Grand, o Venetian, o Paris. Balada é com o Aria (palavras dos meus filhos). O outlet fora da cidade em Primm foi a melhor compra da viagem.
Desculpe ter escrito demais.
Marcus Tabosa
Estou indo para LA, SF e LV no final de janeiro (de 26/01 at 05/02). Gostaria de saber s nessa época tem neve e qual seria a melhor rota (seqüência) a fazer de carro entre os 3 lugares e se a qtde. de dias esta boa (como dividir os dias?).
Obrigado.
ABs.
Alexandre
Olá, Alexandre! Neva muito ocasionalmente e Las Vegas. Não neva em San Francisco nem em Los Angeles. Se você não vai fazer nenhum dos parque nacionais californianos, faça a costa de carro, devolva o carro e pegue um avião a Las Vegas.
São Francisco e região merecem entre 4 e 7 dias, a costa 3 a 5 dias, Los Angeles no mínimo 3 dias, Las Vegas no mínimo 3 dias.
Oi, Gente !
Vou fazer novamente esta viagem pela PCH, alguém tem uma dica de hotel em Santa Barbara, da última vez fiquei num hotel cuja vista era para o cemitério, rsrsrsrs e a localização tb não era muito boa.
Obrigada !
Olá, Daniela! O Ricardo Freire ficou no Oceana Inn e gostou.
Muito útil e extremamente detalhado seu artigo. Estarei chegando e partindo de LAX e vou viajar para Las Vegas (também de carro). A pergunta que me (lhe) faço é se é melhor fazer LA to SF ou SF to LA, já que posso fazer esse trajeto logo após a chegada ou antes da partida. Usando a lógica, ir de norte a Sul faz mais sentido porque estarei do lado da pista onde ficam os mirantes, mas você pode ter alguma dica…Agradeço desde já.
Um abraço,
Fred
Olá, Fred! Este foi o raciocínio feito pelo Ricardo Freire também.
Ola,
Li seu relato sobre a viagem de SF a LA. Vou fazer agora em Janeiro. Vc pode me falar se esse trajeto tem perigo para quem viaja com familia? Abusando mais pouco. Essas cidades são perigosas? Assaltos ou sequetros. Coisas que vemos todos os dias no Brasil.
Agradeço retorno,
Abs, Agnaldo
Olá, Agnaldo! O Comandante não colocaria por aqui lugares para onde fosse especialmente perigoso viajar sem uma advertência. 😉 Fique tranqüilo.
Olá, Agnaldo! Não há perigo algum.
Bóia,
Emiti as passagens com milhas e só posso emitir a volta no fim do mês (com milhas tbm), por causa da antecedência máxima de 6 meses. Por isso pergunto qual a cidade mais interessante para voltar. Só pra tirar uma duvida, a estrada é a mesma na rota inversa (LA-SF), em mão dupla?
Olá, Vanessa! A estrada é a mesma. Mas quem vai para o norte não fica na mão colada ao mar.
Ricardo e quem mais puder ajudar. Vou em junho, sendo que só emiti a passagem de ida, por enquanto, chegando em LÁ. Tenho algumas duvidas. Primeira, qto tempo ficar no total para conhecer a Califórnia com calma? Vamos eu, meu marido e minhas duas filhas pequenas (5 e 3 anos). 21 dias dá pra ver tudo? Outra pergunta: vale a pena encarar a viagem até o Grand Canyon, ou é melhor deixar para daqui a uns anos? Como vou começar por Los Angeles, dá pra fazer a rota inversa pela #1 até San Francisco? E para voltar para o Rio, é melhor de SF ou de alguma outra cidade? Ufa! obrigada desd já!
Olá, Vanessa! “Toda a Califórnia” é um objetivo extremamente vago. Imagine “Toda a Bahia” ou “Toda a Argentina”… quanto mais você se informa, mais vai descobrir parques nacionais, praias, coisas para fazer ao redor de San Francisco…
Com 21 dias certamente dá para ver bastante. Tenha em mente que crianças pequenas requerem um ritmo mais lento.
Indo pela rota inversa o que acontece é que você não faz os trechos mais bonitos na pista junto ao mar, mas dá para parar nos mirantes de todo modo.
Você pode voltar ao Rio de onde você quiser; sempre haverá uma conexão no hub da companhia aérea (pode ser Dallas, Miami, Houston, Atlanta…).
É um erro emitir só passagem de ida. Foi com milhas? A volta pode ficar quase tão cara quanto uma ida e volta. Veja se não é mais interessante cancelar esta passagem e emitir outra do zero.
Leia sobre o Grand Canyon:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/
Olá, preciso de uma ajudinha… Estou começando a organizar minhas férias de 2012 e o roteiro é o seguinte: San Franciso, Los Angeles, Las Vegas (de carro) e NY.
Minha pergunta é, saindo do RJ, qual seria a melhor opção de vôo (mais rápida e, se possível, mais econômica) pra chegar em S. Francisco? Já andei pesquisando, mas confesso que não consegui definir muita coisa.
Minha idéia é na volta pegar um vôo direto NY – RJ. Será que dá pra conciliar sem que a passagem saia num valor astronômico? Ou a melhor opção seria ir pra NY, depois S. Francisco, pegar um vôo interno Las Vegas – NY, pra na volta poder pegar o vôo direto?
Many tks,
Olá, Val! Orce sua passagem com um agente de viagem. O mais interessante é quando toda a parte aérea está contida na mesma passagem, para que o limite de bagagagem seja o mesmo. Provavelmente você vai usar algum hub para conexões, tanto na ida quanto na volta — pode ser Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Charlotte, dependendo da cia. que oferecer as melhores condições.