Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro 1

Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente.

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

Quantos dias na Highway 1?

Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho.

Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles.

Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).

Qual é a melhor parte?

O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur.

Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).

Negocie com o GPS

Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar.

Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.

San Francisco: sem carro

Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.

Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate

Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa

Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon

Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse

Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne

De San Francisco a Monterey (200 km)

O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo.

Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico.

No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs.

Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey

Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores

De Monterey a Carmel (15 km)

Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas.

Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach — onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho.

Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar.

Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel

Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores

De Carmel a Big Sur (50 km)

Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (

OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata.

Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia — fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

San Luis Obispo e Santa Barbara

A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.

Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street.

Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara

Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores

Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles

Los Angeles: fique com o carro

Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.

Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?

Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro

Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ

Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia também:

     

    1480 comentários

    As dicas e informações do viajenaviagem são ótimas, sigo-as sempre em minhas viagens. Obrigada e parabéns ao Ricardo Freire e equipe!!
    Pergunto: exceto de carro qual o melhor meio de transporte que posso utilizar para descer a costa oeste da Califórnia, de San Fco a San Diego? Pretendo pernoitar em Carmel e Santa Barbara.

      Olá, Iara! A Amtrak trem trens entre San Francisco e MOnterey, e entre San LUis Obispo, Santa Barbara, Los Angeles e San Diego.

      O trecho panorâmico entre Monterey e San Luis Obispo, pela Highway 1, no entanto, não é servido por nenhum transporte regular. Você precisaria se encaixar num tour saindo de Monterey ou Carmel.

      De maneira geral é muito difícil fazer turismo na Califórnia sem carro. O ideal no seu caso seria se encaixar numa excursão.

    É interessante comprar uma passagem aérea de São Paulo a São Francisco com retorno de Los Angeles e fazer este percurso só de ida?

    Olá, Boia!
    Tenho uma viagem no final desse mês (jan/22) de 12 noites /11 dias com ida SFO e volta LA. Já fui a LA, Anenheim e Vegas em 2018 e queria aproveitar essa viagem agora para fazer a HGW1.

    O que você acha dessa divisão de dias?
    SFO: 4 noites/ 3 dias (chegada 19/01 noite)
    Monterey/Carmel: 1 noite
    San Luis Obispo ou Passo Robles: 1 noite
    Santa Bárbara: 1 noite
    LA: 4 noites (saída 31/01 dia)

    Algumas outras duvidas:
    1) para visitar Nappa Valley vale a pena acrescentar 1 dia a mais em SFO e fazer bate e volta? Mesma coisa para Muir Woods Park?
    2) qual cidade melhor no eixo São Luís Obispo – Passo Robles para pernoitar? Vale a pena acrescentar mais uma noite e conhecer as vinícolas locais?
    3) Entre Passo Robles e Napa Valey para vinhos e otimizando roteiro, qual você acha melhor?
    4) Se tiver alguma sugestão de otimizar a divisão da rota de forma que fique na menor troca possível entre hotéis, aceito dicas 🙂

    5) Vi que essa semana a estrada tinha parte do caminho interditada pela chuva e deslizamentos, você sugeriria alguma ideia de roteiro complementar com ida por SFO e volta por LAX?

      Olá, Juliana! O Ricardo Freire refez esse roteiro agora em novembro. Foi a primeira vez que ele conseguiu fazer toda a costeira de Big Sur sem interrupção. Se você quiser fazer várias paradas ao longo da costeira de Big Sur e ainda visitar o Castelo Hearst, o ideal é dormir em San Simeon e visitar o castelo como primeira coisa no dia seguinte. Daí vá de San Simeon a Santa Barbara com parada para almoço em alguma cidadezinha do vale de Santa Ynez, como Solvang (turística), Los Alamos (parece uma cidadezinha de faroeste, pare na Bob’s Well Bred Bakery) ou Los Olivos (polo de degutações de vinho no centro da cidade).

      Acompanhe a situação do trânsito na costeira no site da Caltrans ou sites locais. No momento, parece ter reaberto.

      https://www.bigsurcalifornia.org/highway_conditions.html

      Oii Boia! Você acha melhor parar em San Simeon ao invés de San Luis ou Passo Robles pela questão das paradas do trecho Carmel – San Simeon da Big Sur e por provavelmente já estar anoitecendo na altura da estrada nesse local?

      Acha que o Hearst Castle é um ponto imprescindível da viagem? Eu queria tentar priorizar tempo para polo turistico de vinícolas, pensando no roteiro Passo Robles desviaria muito e ficaria mais corrido ?

      Olá, Juliana! Se você não está interessada no castelo Hearst, então pode ir direto a Paso de Robles.

    Chego e volto por LAX, terei que subir de LA para SF. Vc acha que invertendo o itinerário perderemos salve coisa?

      Olá, Marcos! No trecho da highway entre Big Sur e Carmel vocês estarão do lado contrário aos mirantes, então vai ser um pouco mais difícil parar. Só isso

    Olá! Tudo bem?
    Chegaremos em Los Angeles em 26/12 e voltamos para o Brasil em 03/01.
    Pensamos em ficar em LA até 31 e seguir para São Francisco.
    Vale fazer este trajeto (LA – SF) de carro por conta do pouco tempo que temos?
    Pensei em ficar no centro de LA. Mesmo assim precisamos de carro? Obrigada!!!

      Olá, Ana Elisa! Verifique se você vai ficar perto de uma estação de metrô – a mais conveniente é a 7th St/Metro. Ali você pega o metrô para ir a outros pontos de Downtown, a Hollywood e a Santa Monica. Atrações como o Getty Museum, o Museu do Oscar e a Getty Villa, no entanto, não são servidas por metrô. Você pode desbravar a rede de ônibus ou investir em Uber para esses passeios. Acredito que mesmo pegando Uber para ir a restaurantes e a alguns passeios você pagará menos do que pelo aluguel de carro (além da diária e da gasolina tem o estacionamento – é difícil gastar menos de 50 dólares de estacionamento por dia, entre o hotel e os passeios).

      Vocês podem ir de trem de Los Angeles a San Luis Obispo, alugar um carro lá para fazer a Highway 1/Big Sur no dia seguinte, dormindo em Carmel ou Monterey, seguindo para San Francisco, onde vocês devolveriam o carro.

      Separe 3 dias para San Francisco.

    Oi Boia. Tenho 14 dias para fazer a costa oeste pela Hw1. Talvez eu finalize em San Diego em vez de Los Angeles, porque, entre cidade grande e cidade grande, penso que SD seja melhor para aproveitar o visual de praia, certo? Minha dúvida maior é distribuir os dias entre Carmel e Santa Mônica (que também não sei se é boa alternativa de parada, em vez de LA), e como combinar a quantidade de km de deslocamento por dia entre as bases. Então, o que acha de:
    1 noite em San Francisco (já conhecemos)
    3 noites em Monterey ou Carmel
    1 noite em San Luis Obispo (só para dividir o caminho, +- pela metade)
    2 ou 3 noites em Santa Barbara
    3 ou 2 noites em Santa Monica
    4 noites em San Diego
    Tem algum desperdício aí?
    Antecipadamente, obrigada pelas dicas 😉

      Olá, Ana Maria! Aproveite a base em Santa Barbara para visitar o vale de Santa Ynez e suas vinícolas. Dá para pegar um passeio guiado para não ter problemas para beber. Santa Monica é tão Los Angeles quanto Downtown ou Hollywood – escolha sua localização pelo lugar que faça mais o seu estilo.

    Olá Boia. Sou fã do blog mas é primeira vez que me atrevo numa pergunta ;D
    Se eu fizer a costa oeste de San Francisco a Los Angeles na 2ª quinzena de outubro, tenho chance de pegar temperaturas amenas e um bom visual, ou deveria escolher outra época?

      Olá, Ana Maria! A Maryanne do Hotel California Blog recomenda setembro e outubro como os melhores meses, com menos risco de fog e frio.

    Olá. Temos passagem comprada de ida a Los Angeles e volta de San Francisco. Estava bem mais barato e nem me toquei da US 1. Acho que o jeito è repetir algum trecho pela pista contrária. Qual trecho me aconselharia a repetir?

    Betina

      Olá, Betina! Não é tão grave. Você verá a paisagem da mesma maneira, apenas terá carros ocasionalmente na outra pista. Estude de antemão as paradas dos mirantes para não perder nenhum.

    Olá João, existem hotéis de beira de estrada que custem mais baratos do que os das cidades?

      Olá, Simone! Existem cadeias de “motels” nos Estados Unidos que são hotéis bastante simples, de beira de estrada. Mas eles só estarão nas cidades ao longo da auto-estrada, não estarão na via costeira, que é uma estrada panorâmica, própria ao turismo.

    Oi Bóia, tudo certo?
    Tenho viagem programada com o seguinte roteiro:
    SF – terça a sábado (3 dias)
    Monterrey pela – sábado e domingo (pernoite)
    Santa Barbara – domingo e segunda (pernoite)
    LA – segunda a terça da semana seguinte (8 dias sendo 4 em parques pois estarei com adolescentes….)
    Todo o trajeto de descida para LA será pela HWY-1
    Forte abraço

      Olá, JOão Paulo! O jeito mais efetivo de resolver esse seu itinerário é com um pernoite em MOnterey e outro em San Luis Obispo. Senão você vai ter que percorrer toda a costeira de Big Sur no seu segundo dia de Monterey, voltar a Monterey e então percorrer todo esse caminho de novo, só que pela auto-estrada, para chegar em Santa Barbara em menos de 5 horas.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito