Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro 1

Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente.

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

Quantos dias na Highway 1?

Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho.

Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles.

Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).

Qual é a melhor parte?

O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur.

Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).

Negocie com o GPS

Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar.

Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.

San Francisco: sem carro

Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.

Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate

Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa

Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon

Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse

Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne

De San Francisco a Monterey (200 km)

O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo.

Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico.

No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs.

Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey

Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores

De Monterey a Carmel (15 km)

Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas.

Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach — onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho.

Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar.

Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel

Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores

De Carmel a Big Sur (50 km)

Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (

OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata.

Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia — fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

San Luis Obispo e Santa Barbara

A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.

Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street.

Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara

Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores

Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles

Los Angeles: fique com o carro

Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.

Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?

Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro

Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ

Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia também:

     

    1480 comentários

    Ismaia
    em abril de 2000 fiz com meu marido parte deste trajeto, pois saí de Las Vegas, fui ao Grand Canyon e Death Valey e tinha o firme propósito de ir a Yosemite, mas quando comecei a subir pelo caminho que ia para Lake Tahoe (dica de um amigo – é lindo), me informei e me disseram que as entradas para o parque nacional por aquele lado estavam ainda fechadas (lá no alto). Na pista mesmo tudo liberado e é uma subida leve (as montanhas ficam do lado esquerdo e se pode ver bastante neve no alto). Na descida de Tahoe a estrada fica um pouco sinuosa, mas nada que atrapalhe a viagem. Passe pelo Napa Valey antes de voltar a S. Francisco para fazer algumas visitas e degustações de vinhos, Boa viagem.

    Oi Maryanne,

    o trajeto todo para fazer o triangulo SF-LA-LV-Yosemite-SF comecaremos em 22.03 saindo do Brasil e terminaremos em 10.04 saindo de SF.entao ate OAKHUST a estrada é beleza.Se nevar, de OAKHURST voltaremos para SF sem Yosemite é o jeito.
    SF – 3 dias
    SA – 4 dias
    LV – 5 dias ,incluido os Grands Canions -vamos de Helicoptero, voces conhecem alguem para comprarmos via internet ou la se acha com facilidade????
    LV a SF – 5 dias ( 1 em Barkesfield dois em Oakhur incluindo Yosemite .1 em Sonoma e o ultimo para o Aeroporto de SF

    obrigadona
    Ismaia

    Bjs
    Ismaia

    Olá boia,

    Meu marido adora dirigir,como vamos ter dias de viagem entre 4 a 5 horasnossa preocupacao é se essas estradas sao perigosas,sinuosas ou com neve,ja que nunca dirigimos,nem nunca colocamos correntes nos pneus.assim torna a viagem muito mais cansativas.Estarei aguardando.
    obrigada
    Ismaia

      Ismaia, a probabilidade de ter neve na pista (não na montanha) em abril é pequena. Até pq se tiver neve ao lado, mas não estiver nevando, a estrada estará livre e limpa de neve, e com temperaturas acima de 3 oC, não se forma gelo (esse sim muito mais perigoso que neve). Vá tranquila.

    Ismaia, vc esqueceu de dizer em qto tempo vc pretende fazer esse trajeto. O unic lugar que ainda pode ter neve é perto de Yosemite, e nao dá pra saber com antecedencia. As estradas por lá tem bastante curvas e sao muito sinuosas. A HW 1 tb, mas acho que pode ser comparada a Rio-Santos.De qq forma, sao longas distancias.

    so para completar, estamos indo bem no inicio de Abril.

    obrigada
    Ismaia

      Olá, Ismaia! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo, para ver se alguém já fez este roteiro e nesta época.

      De todo modo, pegar estrada nos Estados Unidos é para quem gosta muito de dirigir; se você acha cansativo dirigir por longas distâncias, pense em roteiros rodoviários na Europa.

    minha proposta de itinerario é:

    Las Vegas – Bakersfield – oakurst(yosemite) – sonoma-San Francisco
    algumas dessa estradas podem estar interditadas???.Voces sabem como elas sao????muitas curvas(sinuosas),cansativas para dirigir ou muito montanhosas????estou muito preocupada.

      Oi Ismaia

      Acho que a ida do Yosemite deva ser planejada, existem estradas vindo de Fresno menos sinuosas.
      Fiz o caminho vindo de San Francisco e achei bastante sinuosa e perigosa em alguns trechos, necessitam de bastante cuidado , se não tiver neve ou geada, o que geralmente não apresenta em Abril, acho que não deva ser impossível, somente cuidado.
      Tenho um post sobre isso no V&P:
      https://viajarepensar.blogspot.com/2011/01/bate-volta-ao-yosemite-nao-repitam.html

      Boa Viagem!!!

      Tudo depende do seu ritmo de viagem. As distâncias envolvidas são grandes, quase 1.150km para todo o périplo.

      Os trechos de auto-estrada são planos, mas às vezes monótonos. De/para Yosemite, há trechos mais montanhosos, mas a estrada é segura sem neve (muito improvável em abril).

      Só aloque tempo suficiente, e evite a tentação de ganhar tempo como “depois de ir a Yosemite o segundo dia, vou logo emendar mais 200km para chegar a Sonoma).

    Ismaia

    A chance de voce pegar neve ainda existe nessa época mas e pequena comparada com o período entre Dezembro e Março nada que impeça sua viagem.. A Route 41 fecha dentro do parque apenas após as grandes nevascas mas reabre assim que o serviço de remoção retira a neve e a estrada volta a ter condições de trafego.. O único problema seria se voce viesse de Las Vegas pelo Death Valley (I 395) visto que a Tioga Pass Road nesta época ainda deve estar fechada

    Abraço

      boa tarde, estou indo para california 17 dias com marido e filha de 15
      anos, chegarei em las vegas, alugaremos um carro, e ficaremos até
      terminar em san francisco.
      A operadora sugeriu uma noite no grand canyon. mas estou em duvida, se
      não seria melhor comprar um tour e usar esta noite para conhecrr san
      diego.
      Hoje, meu planehamento está assim:
      5 noites em vegas
      1 noite gran canyon
      3 noites em LA
      1 noite Carmel
      5 noites em san francisco
      tu poderia me sugerir um roteiro melhor de carro? é que não conheço
      ninguém que tenha feito esta viagem
      se puder me ajudar
      Fernanda

      Olá, Fernanda!

      Se você ainda não comprou a passagem, o ideal é fazer o seguinte:
      1) comprar a ida até Flagstaff
      2) alugar o carro em Flagstaff e passar duas noites no Grand Canyon
      3) devolver o carro em Las Vegas ao chegar (carro em Las Vegas mais atrapalha do que ajuda)
      4) voar a San Francisco ou Los Angeles e seguir de lá de carro até a outra cidade
      5) comprar a volta desde a última cidade (San Francisco ou LA)

      Combine o roteiro deste post com o roteiro deste aqui:
      https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

    Boia,

    Estou com viagem marcada para o finalzinho de Marco até 11 de Abril. estou querendo percorrer o HW1 de SF a LA depois de LA a LV e por fim passar pelo Yosemite(Route 41) para retornar para SF.Meu receio e pegar alguma estrada com neve. É possivel nessa época????

    Ismaia

    Muito bom , me ajudou bem.
    Devo pernoitar em San Luiz Obispo, pois conforme minha programação tem só um dia.
    É a metade do caminho, quero sair cedo de Sao Francisco e almoçar em Carmel, chegar em Sao Luiz até 05 horas da tarde.
    Em Loz angeles que hotel me indica, que ficar em algum lugar proximo a saida de Las Vegas , pois irei para lá de carro e me disserão que los angeles é dificil para dirigir.
    Abs, Obrigado, humberto.

    Olá, Riq …. estou precisando das suas dicas …. o que vc acha de Yosemite Park e Grand Canyon por volta do dia 14 de Jan ? A neve atrapalha o passeio ou dá para curtir ? E as sequoias do Yosemite, podem ser vistas nessa epoca ? Brigadão …..

      Cláudia

      Estive no Yosemite no final do verão do ano passado. No Blog tenho uma série de 10 posts contando como foi esta viagem. Lembrando que nos meses de inverno o visitante acaba tendo acesso apenas à região do Yosemite Valley e dependendo das condições pode não conseguir chegar a região do Mariposa Grove onde esta um dos 3 maciços florestais de sequóias gigantes no parque. Lembrando que o inverno apesar de ser considerada uma das estações mais bonitas é também a mais vazia do parque. Como a Bóia comentou o “curtir” vai de pessoa para pessoa. Mas lembre-se que os tempos de deslocamenos de um lugar ao outro sao pelo menos 2x maior que o normal..

      Estive no Grand Cannyon em Março deste ano e no último dia chegamos a pegar neve. O Grand Cannyon é enorme e tem diferents lugares para er visto. Basicamente falando única região inacessível nesta época é o North Rim. Conhecemos apenas a regiao do South Rim (4h 30 min de carro de Las Vegas) e apesar do vento e solo escorregadio foi digamos tranquilo.. Ainda não tive tempo de postar nada sobre essa viagem mas recomendo o Post da sua chará do Aprendiz de Viajante https://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2010/10/07/guiaparavisitarograndcanyon/ e o Vai por mim aqui do VnV https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/
      Precisando de alguma outra coisa estamos ai ou no Blog..
      Abraço

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito