Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Panamá agora exige vacina contra febre amarela; mais países da América Latina devem passar a exigir o certificado

Vacina contra febre amarela para viagem

Vai ao Panamá? Saiba que:

  • Desde 6 de fevereiro de 2017 o certificado internacional de vacinação contra febre amarela é exigido para quem vai desembarcar no Panamá
  • A vacina não é necessária para quem apenas fizer conexão sem sair do aeroporto

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

82 comentários

Se eu for para a Colômbia e não tiver tomado a vacina, o que acontece? Eu não saio do aeroporto?

    Olá, Vanessa! Se o seu destino final for a Colômbia, você não embarca no Brasil, tem check-in negado.

Estou confusa! Tenho viagem matcada para Punta Cana, já tenho a vacina da febre amarela, no entanto não tenho o certificado internacional de vacinação, somente a carteirinha de vacinação emitida pelo centro de saúde local, Vale?

    Olá, Evelise! No exterior só é válido o certificado internacional. É preciso levar a sua carteirinha a um posto da Anvisa que emita o certificado.

Viajo para Orlando em Maio/17. Liguei na Copa ontem e os dois atendentes me passaram informações diferentes sobre a conexão no Panamá, um disse que preciso do certificado internacional pra fazer conexão (que terá menos de 3 horas) e o outro disse que não preciso por ser menos de 6 horas, pra tirar a duvida liguei na embaixada mas não passam essa informação. Sabe me dizer se agora realmente ainda não é necessário?

    Olá, Priscila! Não precisa vacina para conexão. Por favor, não pergunte coisas que estão escritas no texto e confirmadas em várias perguntas anteriores.

Recebi um e-mail da Avianca dizendo que não preciso de vacina em casos de conexão em Bogotá no dia 11 a noite (por via das dúvidas fui tomar dia 12 e me explicaram sobre a validade a partir de 10 dias). Alguém comentou comigo que para conexões maiores q 12 horas preciso da vacina sim…
e agora? Minha viagem é terça feira, dia 18/04

    Olá, Fernanda! Se você não vai sair do aeroporto, não passará pela imigração e portanto não precisará mostrar o seu certificado. Se a cia. aérea, que é quem vai decidir se você pode embarcar ainda no Brasil, já avisou que você não precisa da vacina, por que ouvir “alguém que comentou comigo”?

Olá, boa noite. Alguém pode me ajudar, tenho uma conexão (troca de avião) na Colômbia, vou ficar 3 horas aguardando no aeroporto. E depois vou para Cancun. Nesse caso, só por ficar 3 horas dentro do aeroporto preciso da vacina e do certificado também? Muito obrigado!

Olá pessoal. Vou fazer conexão no Panamá em direção à Flórida. Depois, pegar um Cruzeiro com desembarque no Haiti, Jamaica e México. Tenho o certificado internacional que atesta que tomei vacina de febre amarela. O problema é que meu certificado é antigo e tem data de validade por dez anos, ou seja, diz que vale de 2005 a 2010. Alguém sabe informar se devo ir buscar uma segunda via com validade pra toda vida? Ou o fato de já ter tomado já é suficiente, mesmo meu certificado tendo data determinada?

    Olá, Wander! A OMS já declarou que nenhuma vacina já tomada é ‘vencida’. Mas se você tiver chance de tirar a segunda via, é garantia de zero perrengue em qualquer destino.

Amigos,

Acabaram de atualizar a regra para a República Dominicana. Como vou pra lá em maio, resolvi procurar sobre o tema e parece que a partir de ontem passaram a exigir o certificado internacional de vacina contra a febre amarela, de acordo com o site da Isto É em matéria publicada em 02/04/17. Pessoal da Bóia, fica a dica para atualizar os posts sobre Punta Cana, sempre tão valiosos e completos para os viajantes.

Link da matéria: https://istoe.com.br/republica-dominicana-exige-vacinacao-da-febre-amarela-a-viajantes-do-brasil/

Grande abraço!

Ótimo texto. Só fiquei curioso pra saber pq não é nem nunca será necessário tomar vacina contra febre amarela pra entrar na Europa. Viajo pra lá em junho e fiquei com a pulga atrás da orelha depois deste surto

    Olá, Vinicius! Febre amarela só é trasmitida por mosquitos que vivem exclusivamente em zonas tropicais. A Europa não está nos trópicos. Se você chegar na Europa doente de febre amarela e morder um morador da Europa, você não transmitirá febre amarela para ele. Mas se você chegar no Panamá doente de febre amarela e for mordido por um mosquito transmissor da doença, esse mosquito infectará outras pessoas.

    (O que será que as pessoas fazem na escola? É inacreditável que um blog de viagem precise dar reforço escolar básico a tanta gente.)

Olá Boia! Tenho uma dúvida referente a validade da vacina. Dei uma pesquisada, mas continuei com dúvida. Meu certificado internacional de febre amarela tem escrito que a validade é 2015. Li em alguns lugares que a vacina agora é para vida toda e que, portanto, não seria necessário tomar outra dose. O certificado fica automaticamente revalidado ou é necessário trocá-lo? E caso não seja necessário trocá-lo, você sabe se pode dar algum problema com algum fiscal desavisado da nova regra?
Grato!

Olá Boia, tenho uma dúvida: turistas estrangeiros podem tomar a vacina no Brasil e tirar o certificado internacional? Pergunto isso pois, em países como o Canadá, a vacina custa em média CAD130.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito