Vacina contra febre amarela: quem pode viajar sem tomar?
Nem todas as pessoas podem ser vacinadas contra a febre amarela. Era o caso da Fernanda: o remédio que precisa tomar diariamente está entre as contra-indicações. Ainda bem que ela descobriu como viajar mesmo assim. Diga lá, Fernanda:
Vim aqui relatar caso algum outro viajante passe pela mesma situação que eu. Eu não posso tomar vacina da febre amarela devido a uma medicação que tomo diariamente. Já tinha me conformado que nunca poderia viajar para Ásia ou alguns países mais complicados da América Latina.
Pesquisando essa semana descobri que existe um jeito! Eu acabei de voltar da Anvisa com um “Certificado de Isenção de Vacinação”, que deve ser mostrado com o passaporte para os países que exigem a vacina da febre amarela!
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Tive que apresentar atestado médico com endereço completo e telefone do médico, carimbo, CRM e assinatura, falando o motivo por que não posso tomar a vacina. Lá no computador da Anvisa dei uma olhada rápida e tem 6 motivos para receber essa isenção, entre eles gravidez e o meu caso: “vigência de terapêuticas imunodepressoras”.
Foi rapidinho e não paguei nada! Eles imprimiram essa isenção no mesmo papel que imprimem o Certificado Internacional de Vacinação. Tomara que dê tudo certo!
Vai dar, Fernanda! Obrigada pelo relato.
A vacina contra febre amarela não pode ser aplicada em mulheres grávidas; bebês com idade inferior a 6 meses; pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia; pessoas alérgicas a componentes da vacina; portadores do vírus HIV.
ATUALIZAÇÃO
Ficou mais simples emitir esse certificado de isenção. Não é mais necessário ir à Anvisa. O modelo do certificado internacional de isenção pode ser baixado nesta página do site da Anvisa e deve ser preenchido pelo seu médico. Simples assim.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Leia mais:
- Febre amarela: onde tomar a vacina e como emitir o certificado
- Febre amarela: onde se vacinar e emitir o certificado internacional no mesmo lugar
- 8 coisas que você não deve esperar a próxima viagem para providenciar
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – preços promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
- Trânsfers e passeios no exterior – escolha com a Viator
108 comentários
Boa tarde!Vacinei em 2000 ,faz 17 anos,preciso de reforço para ficar imunizado
Olá, Aloisio! A Anvisa diz que sim, porque seriam necessárias duas doses para imunização. A Organização Mundial de Saúde diz que não, que uma dose apenas é suficiente.
Lembrar que nao pode tomar febre amarela com triplice viral ou com qualquer outra vacina viral….a diferença de uma oara outra tem que ser de 30 dias…..e que tambem pessoas acima de 60 anos nao é recomendado tomar…..sou tecnica em enfermagem.
Olá! Estou viajando com minha família para a Cidade do México no final deste mês, com conexões longas em Bogotá e Lima (sairemos do aeroporto). Precisaremos tomar a vacina? Meus filhos, de 10 anos, estão finalizando um tratamento à base de corticóide esses dias; poderão tomar a vacina? Obrigada!!
Olá, Carla! Nenhum desses três países exige a vacina.
Oi,
Sou da Bahia e viajarei para o Mato Grosso, já tomei a vacina da Febre Amarela em 11/2011. Tenho que fazer o reforço, antes de completar 10 anos? E a malária tenho que vacinar para essa região do Brasil? Em relação ao certificado da Anvisa, é preciso mesmo que a viagem não seja fora do Brasil? Posso usar o cartão de vacina, sem nenhuma interferência?
Olá, Maria Aparecida! A OMS emitiu ano passado um comunicado de que não é mais preciso reforço dessa vacina. As autoridades de imigração dos países ainda não seguem essa observação, mas não há nenhuma espécie de controle para viagens dentro do Brasil.
Oi!!!
Vou viajar pra Paraguai, Argentina, Bolívia e Chile pela primeiro vez. Gostaria de saber se preciso de tomar vacina de febre amarela.
Olá, Marcone! Para a Bolívia, precisa:
https://www.viajenaviagem.com/2015/05/febre-amarela-vacinacao-emissao-certificado-sao-paulo-dica
Oi, Bóia! Eu tomei a vacina há uns e tirei meu certificado essa semana. Pretendo ir pra Bolívia, Peru, Colômbia e Amazonas brasileiro. São regiões, que entre outras sul-americanas, exigem. Se ajuda, no meu blog conto como fiz para ter o certificado e outras informações importantes https://umasulamericana.wordpress.com/2015/03/02/como-tirar-o-certificado-internacional-de-vacinacao-contra-febre-amarela/
Bjs
Ola, pra mim nao ficou claro se o atestado de isençao da febre amarela, tem q ser escrito em ingles ou nao?
no aguardo
obrigada
Olá, Sandra! O atestado será emitido pela Anvisa e funciona como certificado internacional, da mesma maneira que o certificado de vacinação.
Olá!
Vou pra Africa e vou tomar a vacina com 8 dias de antescedência. Prazo inferior ao recomendado. Há muitos riscos de ser barrada ou é um caso típico que muitas pessoas já passaram ?
Olá, Annemari!
Veja se há algum caso como o seu aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/caribe-lima-panama-caracas-bogota-pediram-vacina-para-voce
Bom dia,
Estou gravida de 01 mês e não posso tomar a vacina da febre amarela, tenho uma viagem agendada para abril na Tailândia. Verifiquei que tenho que seguir os passos para emitir o certificado de isenção, conforme Portal da ANVISA. Posso viajar sem problemas? Não corro nenhum risco de ser impedida?
Obrigada
Olá, Cássia! Com o certificado de isenção não haverá problema. É sempre bom também consultar o seu médico sobre a viagem.
boa tarde
estou gravida de 01 mês e não posso tomar a vacina da febre amarela, minha lua de mel esta agendada para março em Punta Cana e Panamá, qual é o processo da entrega do atestado médico de contra indicação?
Muito Obrigada
Olá, Natalia! Você vai precisar levar o atestado do médico a um Centro de Orientação ao Viajante para que eles emitam o certificado. Veja mais informações aqui – https://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Cidadao/Assunto+de+Interesse/Certificado+Internacional+de+Vacinacao