Vacina contra febre amarela: quem pode viajar sem tomar?

Nem todas as pessoas podem ser vacinadas contra a febre amarela. Era o caso da Fernanda: o remédio que precisa tomar diariamente está entre as contra-indicações. Ainda bem que ela descobriu como viajar mesmo assim. Diga lá, Fernanda:

Vim aqui relatar caso algum outro viajante passe pela mesma situação que eu. Eu não posso tomar vacina da febre amarela devido a uma medicação que tomo diariamente. Já tinha me conformado que nunca poderia viajar para Ásia ou alguns países mais complicados da América Latina.

Certificado de Isenção de Vacinação

Pesquisando essa semana descobri que existe um jeito! Eu acabei de voltar da Anvisa com um “Certificado de Isenção de Vacinação”, que deve ser mostrado com o passaporte para os países que exigem a vacina da febre amarela!

Tive que apresentar atestado médico com endereço completo e telefone do médico, carimbo, CRM e assinatura, falando o motivo por que não posso tomar a vacina. Lá no computador da Anvisa dei uma olhada rápida e tem 6 motivos para receber essa isenção, entre eles gravidez e o meu caso: “vigência de terapêuticas imunodepressoras”.

Foi rapidinho e não paguei nada! Eles imprimiram essa isenção no mesmo papel que imprimem o Certificado Internacional de Vacinação. Tomara que dê tudo certo!

Vai dar, Fernanda! Obrigada pelo relato.

A vacina contra febre amarela não pode ser aplicada em mulheres grávidas; bebês com idade inferior a 6 meses; pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia; pessoas alérgicas a componentes da vacina; portadores do vírus HIV.

ATUALIZAÇÃO

Ficou mais simples emitir esse certificado de isenção. Não é mais necessário ir à Anvisa. O modelo do certificado internacional de isenção pode ser baixado nesta página do site da Anvisa e deve ser preenchido pelo seu médico. Simples assim.

Leia mais:

Comentários

Eu e meu marido vamos viajar para França, Holanda.Eu já tomei uma dose de febre amarela há 12 anos .Meu marido tem 71 anos e nunca tomou.Fui informada que é exigida a vacina para viajamos. Como resolvermos isso. Obrigada.

    Olá, Silvanea! Foi informada errado. Leia o texto, por favor.

Uma pessoa de 65 anos, q nao precisa de vacina da febre amarela consegue entrar na colombia com o certuficado de isencao?

    Olá, Rose! A Colômbia não exige a vacina. Desde 30 de março a Colômbia está exigindo a vacina. Mas quem tem está fora da idade de ser vacinado pode fazer um certificado de isenção, conforme está explicado no texto.

Boa noite,um dos países para o qual viajo todo ano a trabalho é o Equador, e até este ano nunca exigiram a vacina contra a Febre Amarela.
Tomei a vacina há 15 anos, perdi o Certificado e embarco dia 2 de Abril próximo
Tenho 65 anos.Posso viajar com Certificado de Isenção ?
Obrigado

    Olá, Cesar! Não temos nenhum relato de quem tenha usado o certificado. Procure relatos de pessoas que tenham sido barradas com o certificado de isenção; se não encontrar, é mais um indício de que deve dar certo.

Liguei na copa e disseram que pessoas com mais de 80 anos não precisa tomar vacina e nem ter o certificado da anvisa! Isto está correto??

    Olá, Cristina! Se eles disseram, deve ser isso mesmo.

Bom dia Boía, meu irmão tem leucemia, e não pode tomar a vacina da febre amarela; Como iremos à Cartagena no inicio de abril/2017, estamos muito preocupados com a exigência da vacina. Iremos de Latam e via Bogotá. Adorei essa sua postagem sobre o assunto. Aliás o blog inteiro. Tentei entrar no link disponibilizado por vcs, para ver o formulário próprio para a isenção da vacina – mas não consegui resposta no site da anvisa. Aliás, não achei nada no site da Anvisa a respeito de vacinas. Como devo proceder? Peço um relatório para o médico dele com tudo o que foi mencionado no post e vou até um posto da Anvisa? é Isso?
Grata e ótimo dia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito