Ushuaia no inverno: como chegar e como se esquentar
A gente sempre ressalta aqui no Viaje na Viagem que alta temporada na Terra do Fogo é o verão. Entre dezembro e março, a temperatura na ponta sul do continente está (quase) agradável e há mais passeios disponíveis.
O inverno em Ushuaia, a capital turística da Terra do Fogo argentina, é para quem procura se divertir em uma estância de esqui. Mas mesmo para quem não esquia, pode valer a pena encarar o frio do meio do ano.
A convite da secretaria de turismo de Ushuaia, passei praticamente uma semana na cidade visitando os diversos centros de inverno, a estação de esqui Cerro Castor e conhecendo um pouco mais da rotina de quem mora no fim do mundo e está acostumado a enfrentar os rigorosos invernos da região.
Lá constatei que é, sim, factível visitar Ushuaia no inverno, desde que você vá agasalhado da maneira correta. Aquela frase que a sua tia sempre dizia, “leva um casaquinho porque vai fazer frio”, nunca fez tanto sentido. E não é que foi bem divertido?
Neste post vou falar de como se manter quentinho durante sua estada no fim do mundo.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Chegando a Ushuaia
Em vôos regulares, uma conexão em Buenos Aires é praticamente inevitável; você pode voar com a LATAM ou com a Aerolíneas Argentinas. Apesar das constantes afirmações oficiais de que a empresa está se reestruturando, voar com a Aerolineas ainda requer uma dose extra de paciência.
Fica a dica para quem pretende viajar com essa cia.: confirme todos os seus voos na véspera, pois a troca de horários e aeroportos ainda é muito frequente; leve seu próprio entretenimento de bordo e um lanchinho, just in case.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Se precisar trocar de aeroporto, fique alerta para o trânsfer oferecido pela cia. e, caso perceba que pode perder a conexão, pegue um táxi e pegue a nota para pedir reembolso.
A boa notícia é que em julho a Aerolíneas tem vôo charter que sai de São Paulo e vai direto para Ushuaia.
Onde ficar: o centro tem suas vantagens
Eu fiquei hospedada no Hotel los Naranjos, um hotel bem localizado, no burburinho da cidade e com uma bela vista para o Canal Beagle. O hotel é simples e confortável, mas não chega a ser “boutique”, como apregoa no site. A conexão wifi era um pouco lenta, e o café da manhã era um continental básico.
Quando o Riq passou pela cidade, ele ficou no Alto Andino e também gostou do hotel e da localização. Ficar no centro é uma boa pedida para quem pretende caminhar à noite, aproveitar as lojas da cidade ou simplesmente apreciar o pôr do sol na direção do Canal Beagle.
Se a dúvida aparecer na hora de reservar seu hotel em Ushuaia, você pode consultar o post abaixo com outros relatos de hotéis em Ushuaia resenhados pelos leitores:
Roupas de frio: comprar ou alugar
Ushuaia é conhecida também por ser zona franca; a calle San Martín é a principal rua da cidade e concentra diversas lojas que vendem roupas e acessórios para o frio como The North Face, Columbia, Rip Curl e Patagonia.
Se você pretende comprar uma boa peça para o frio, opte pelas marcas mais conhecidas de artigos para neve e confira a capacidade térmica ou de “cortar o vento” daquela determinada roupa. Isso pode fazer toda a diferença entre virar um pingüim e congelar, ou curtir a sua temporada na neve numa boa.
Pode parecer óbvio, mas esses detalhes são tudo. Para as meninas, cuidado com os sapatos que vão na mala, pois quando a neve começa a derreter e fica aquele misto de gelo com barro, o sapato que costumamos usar no Brasil escorrega e turo poder virar uma cena de holiday on ice e sambando no gelo by videocacetadas do Faustão.
Se você não pretender comprar nenhuma peça para esse tipo de frio, o aluguel também é uma opção viável. A loja que tem as melhores referências é a Jumping. Se você tem alguma outra loja para recomendar, por favor, a caixa de comentários é toda sua 😉
Mala de bordo nas medidas certas
Programas quentes
Queria mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e um especialmente para a Jandira e para o Wener, um simpático casal de brasileiros que estavam em Ushuaia e que costumam ir para a cidade aproveitar a temporada de neve.
Eles me deram várias dicas de programas bacanas, mas por conta da programação apertada não sobrou nenhuma brecha na agenda para conferir todos os passeios disponíveis e as dicas de restaurantes disponíveis na cidade.
Wise – Cartão de débito global
Uma das dicas do casal foi uma casa de chá chamada La Cabaña, que pelo site parece ser uma gracinha. Vocês já foram? É um lugar bacana para incluir no roteiro? Fiquei bem curiosa para visitar esse lugar.
Parte da cultura local, uma vez em Ushuaia não deixe de provar a santola (um tipo de caranguejo), as trutas, os cordeiros e frutos do mar. Provei o cordeiro do Kuar Restro Bar e me pareceu muito saboroso.
Para tomar um café ou mesmo aquele chocolate quente depois de muitas atividades no frio, o Armazém Ramos Generales pode ser interessante. Seu prédio antigo com suas peças de decoração, que parecem ter acabado de sair de um antiquário, transformam o seu simples café numa viagem no tempo. O tango que chora lamentos e dores de amor completa o cenário.
Confesso que voltei sentindo falta de conhecer um restaurante mais tradicional, frequentado pelos moradores. Sabe aquela dica bacana que quase ninguém conta? Você, viajandão que conhece a região, tem uma indicação assim para dividir conosco? Prometo meu amor de Bóia.
A neve chega em Ushuaia antes de pintar Bariloche de branco. A diversão é garantida para a família toda, e isso não é uma chamada para um filme da sessão da tarde.
Organizador de eletrônicos para viagem
Leia também os relatos do Riq durante a sua passagem pela região no verão:
- Expedição Zig-Zag Chile-Argentina: todas as aventuras
- Entre Ushuaia e Punta Arenas, pelos fiordes da Patagônia
- A ida: de Ushuaia a Punta Arenas
- A volta: de Punta Arenas a Ushuaia
- De onde pra onde? Eis a questão
- 5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem
- Isla Magdalena: onde os pingüins ainda têm trema
Você também encontra outros relatos sobre a cidade e os passeios na região nos meses menos gelados do ano nos blogs dos viajandões:
- Ushuaia no De uns Tempos pra cá da Carmem Silvia
- Ushuaia no Dicas e Roteiros de Viagem da Carol Mayr
- Ushuaia no Idas e Vindas da Carla Portillo
- Ushuaia no Mala da Menina da Ana Carolina
- Ushuaia n’O Descobrimento da América do JB
Leia mais:
- Cerro Castor, Ushuaia: a estação de esqui do fim do mundo
- Inverno em Ushuaia: passeios e atividades
- Como organizar uma mala para uma viagem de esqui?
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
- Trânsfer e atividades – reserve com a Viator
132 comentários
Adorei suas dicas ! Estou programando uma viagem para Ushuaia e El Calafate em julho e gostaria de saber se ha necessidade de alugar um carro la. Gosto de ficar mais a vontade em relacao a horarios e passeios, mas tenho medo de nao ser proveitoso um carro por conta da dificuldade de andar na neve. Pode me ajudar? Obrigada
Olá, Paula! Melhor não dirigir com capa de gelo na estrada. A maioria dos passeios nos dois lugares inclui transporte ao local. No inverno o dia será curtíssimo, com luz entre 10 da manhã e 4 da tarde; além do gelo, você terá a escuridão como obstáculo.
Olá Boia,
Uma das furadas e o passeio de Trem do Fim do Mundo (3 km percorridos por 175 pesos), para ver a paisagem que você vê de carro ou mesmo a pé. A outra é o passeio a Ilha dos Pinguins nesta época, pois ainda há poucos pinguins por lá.
Aproveito para corrigir o e-mail do Julio Cesar Lencina ([email protected].
Abraço
Oi Ricardo,
Gosto muito do seu site, sempre procuro suas dicas quando estou me preparando para viajar.
Acabei de voltar de Ushuaia, com meus filhos, nora, minha mãe de 76 anos e uma amiga.
Ficamos lá 5 dias maravilhosos, apesar do frio. Mesmo no outono é muito frio, mas o passeio vale muito a pena.
Os passeios não são baratos, por isso quero compartilhar com vocês UM ACHADO: Encontramos 2 taxistas amigos muito gente boa
– Marcelo Abrigo ([email protected]) Tel 02901-445627 e
– Julio Cesar Lencina ([email protected]) Tel 02901-42083.
Fizemos com a dupla vários passeios (Parque Nacional da Terra do Fogo, Glaciar Martial, Lago Fagnano e Escondido). Os dois são super atenciosos, nos deram várias dicas de lugares para comer e até deram “toques” de passeios tipo furada. Além de economizar uma boa grana (quase 50% do que cobram as Agências), ainda deixamos em Ushuaia dois amigos.
Foi tudo de bom.
Abraços
Olá, Hercília! Obrigada pela dica!
Agora conta pra nós: que passeios eles disseram que eram furadas? 😀
Caramba, boa sorte para quem vai a Ushuaia no inverno!! Eu fui no verão e no dia mais lindo que a cidade já viu fez 10 graus com solzinho heheh !!!
Olá, Ricardo. Obrigado pelas suas dicas. Tem noção de quanto tempo e dinheiro precisa para alugar um carro em Buenos Aires e ir até Ushuaia? Há sempre estrada de alcatrão?
Estou a ficar um bocado obcecado por esta viagem depois de ter ido à Islândia neste verão. Força para o Viaje.
Tenho amigos que querem ir pra Ushuaia em outubro,quero saber se vale a pena ou é melhor ir no inverno.
Olá, Sueli! A época alta em Ushuaia é o verão, entre dezembro e março. Em outubro a estação de esqui não estará mais funcionando, mas haverá passeios a fazer.
Boa noite,
Obrigada pela resposta, Patricia.
Irei para Ushuaia final de agosto, qual moeda devo levar (peso, Dolar ou real)?
A cotação lá é boa? Vale a pena usar real lá?
Olá, Patricia! O real não é tão procurado fora de Buenos Aires e BAriloche.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/que-moeda-eu-levo-para-a-argentina/
Alguem sabe ate quando vai a temporada de ski/snow em ushuaia?
Olá, Fernando! Até o fim de setembro.
Olá Patricia, desculpa a demora e responder, estava em Ushuaia!!. Foi uma delícia, desta vez aprendi a esquiar, de verdade!!.
Bem, no Cerro eles alugam as roupas. Ao lado do Cerro, tem um Clube Andino que também aluga as roupas. Na cidade não conheço um local de locação. As roupas no Cerro são muito boas.
Eu alugo os equipamentos lá, todos muito bons. Aconselho você a comprar as roupas em Ushuaia, é bem mais barato que no Brasil. Lá tem um Outlet da principal loja a Popper, que é do mesmo grupo do Cerro.
O principal é o sapato, voce deve alugar ou comprar assim que chegar. La a neve é muita e escorregadia. Também o frio. Passei uma semana entre 0 e -10, muito frio, muita neve.
Bem, duvidas, dá um toque.
Abraços
Oi Patricia!
Vc lembra aproximadamente o preço do aluguel/compra das roupas e equipamentos? Vou pra lá em julho e como nunca fui pra neve não tenho nada e goataria de me preparar. Obrigada!
Olá, Aline! Aqui vão valores em pesos, que podem mudar, porque há inflação na Argentina.
https://www.interpatagonia.com/castor/alquiler.html
Boa noite,
Irei para Ushuaia e pretendo alugar as roupas. Observei que no site da Jumping há opção de roupas Alta Gama, alguém saberia informar a diferença para as outras que alugam? Alguém fez uso dos suas roupas? Protegem bem?
Grata
Patricia