Inverno em Ushuaia: passeios e atividades
Nem só do Cerro Castor vive o inverno de Ushuaia. A cidade é uma ótima opção para quem está em busca de atividades de inverno sem ficar confinado ao ambiente de uma estação. Além das opções no centro da cidade e da infra do Cerro Castor, você também pode aproveitar os centros de inverno que cercam a cidade de atividades lúdicas na neve.
Os centros são todos administrados pela iniciativa privada e neles você encontra atividades como patinação no gelo, snowcat, caminhada com raquetes, trenós puxados por cachorros, escaladas, patinação e passeios de 4×4.
Para os aventureiros também é possível fazer mergulhos nas águas geladas, canoagem, cavalgadas, trecking e tours de bike. Sem falar que Ushuaia também atrai os apaixonados pela pesca esportiva.
O site do Turismo de Ushuaia traz a descrição (em português!) e o link para os sites de quase todos esses centros (clique aqui).
Ao chegar em Ushuaia, você provavelmente vai ouvir falar de uma outra modalidade de esqui chamada “esqui de fundo” ou “esqui cross-country”.
Ainda não tive a oportunidade de testar na prática essa variação do esqui, mas conversei com a minha instrutora no Cerro Castor e ela garantiu que é mais fácil se aventurar no esqui de fundo do que no alpino.
Promoções para sua viagem
Essa modalidade é indicada para percorrer longas distâncias e os centros de inverno de Ushuaia são famosos por conta das suas grandes áreas esquiáveis para quem pratica esqui de fundo.
Como a distância entre um centro e outro é relativamente pequena, quem viaja em família ou em grupo pode optar por fazer a atividade que mais lhe agrade sem se separar muito dos seus companheiros.
Por exemplo: o maridão pode passar o dia no Cerro Castor esquiando, enquanto a esposa, que prefere um passeio mais light, faz uma caminhada com raquetes em Ushuaia Blanca.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
E como chegar aos centros? Assim como no Cerro Castor, o turista que escolher visitar a região durante a temporada de neve, deve contratar um táxi, uma agência de receptivo ou um trânsfer sugerido pelo hotel. Em outras condições climáticas, o aluguel do carro também seria uma opção viável.
Ouvi alguns poucos e perdidos comentários dizendo que era possível esquiar (esqui alpino, aquele com as pistas que estamos acostumados) também no Glaciar Martial. Viajandões da neve, vocês já conferiram as condições de esqui desse centro? Conta pra Boinha, porfi 🙂
Se eu tivesse mais dois dias livres na cidade, teria feito o sobrevôo de helicóptero, o passeio de 4×4 e a caminhada noturna. São passeios com propósitos distintos mas que foram muito bem recomendados pelos turistas com quem conversei e que já haviam feito esses tours.
Passeio de catamarã – navegação pelo Canal de Beagle
Assim que a navegação começou, a primeira frase que a guia lançou foi: “não vamos avistar pingüins. Atenção, não vamos avistar pingüins.” Tudo bem, snif. Tudo bem. Entendi o recado 😉
Pinguins fofinhos que dão vontade de apertar não são vistos durante o inverno em Ushuaia. (A temporada vai de meados de outubro a meados de março.)
Os passeios de barco são vendidos na rua do porto, próximo à famosa placa do “Fim do Mundo”. No verão, as saídas são mais frequentes, já no inverno as empresas costumam operar apenas em dois horários diferentes.
Os preços são praticamente tabelados entre as empresas. Atente que, no inverno, algumas rotas não são oferecidas. E mesmo assim vale a pena? Claro! É um passeio de contemplação e admiração da mãe natureza (ops).
Museus e História em Ushuaia
Para quem tem curiosidade e interesse em conhecer um pouco mais sobre a história de Ushuaia, seus povos antigos, sua relação com as navegações e a famosa história do cárcere do fim do mundo, conhecer os museus que ficam na cidade pode ser uma boa opção: Museu Yamana, Museu Marítimo e do Presídio, Museu do Fim do Mundo e Museu da Cidade.
Trem do Fim do Mundo – Parque Nacional da Terra do Fogo
Também conhecido como o trem dos prisioneiros, o trem leva os visitantes para conhecer alguns trechos do Parque Nacional Terra do Fogo. O passeio é breve, com direito a uma parada para fotografar a região. Ao longo da viagem, a história da construção da ferrovia e de como viviam os presos daquela região é contada.
Muitos consideram esse passeio um micão, outros ficam encantados com a paisagem forrada de neve. Você que conhece esse trem, o que acha?
Mala de bordo nas medidas certas
É um programa roubada comparado com os outros passeios oferecidos em Ushuaia, mesmo contando com a pequena caminhada que fazemos depois do passeio de trem dentro do parque nacional?
Consulte os horários e valores do Trem do Fim do Mundo.
Certificado do Fim do Mundo
Para quem viaja com os pequenos, não deixe de passar na secretaria de turismo de Ushuaia e pedir seu certificado por ter visitado a cidade mais austral do mundo. É uma daquelas coisas simples das viagens, que deixam a garotada toda pimpona. Tá, confesso… não resisti e pedi um pra mim também 😛
Agora conta pra gente uma coisa: você acha a paisagem de neve monótona? Você tem algum segredinho para suportar fortes temperaturas negativas? Você prefere viajar para estações de esqui que fiquem perto das cidades para aproveitar outras atrações ou prefere as mais isoladas?
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
Cruzeiros para a Antártida: só no verão
Para quem sonha em se aventurar pelos águas da Antártida, o caminho mais rápido é embarcar nos cruzeiros que partem de Ushuaia. Três diferentes rotas, incluindo uma que vai até as Ilhas Malvinas, são oferecidas e comercializadas por diversas agências locais e operadoras internacionais.
Esse roteiro não é um dos roteiros mais baratos que você vai se deparar, mas um valor assim é esperado devido aos custos da logística dessa aventura.
Wise – Cartão de débito global
Se você quiser apimentar ainda mais essa viagem e economizar alguns obamas, uma possibilidade é embarcar para Ushuaia e tentar comprar o cruzeiro na própria cidade.
É arriscado, tendo em vista que esse roteiro é muito cobiçado por europeus e americanos. Eu faria isso? Humm só se a economia valesse muito a ansiedade e expectativa de não saber se o embarque seria possível. Lembre-se de que esse tipo de cruzeiro só parte no verão 😉
Viagem feita a convite da Secretaria de Turismo de Ushuaia.
- Passagens aéreas – veja os melhores preços no Kayak
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
- Trânsfer – reserve com a Viator
141 comentários
Boa noit Bóia estou pensando em ir pra Ushuaia em novembro
e quero saber se nessa época é possível ver os pinguins e os leões marinhos?
e também qual é a temperatura média lá nessa época do ano? Qual é a melhor época do ano para observar a fauna da cidade em especial os pinguins?
Olá, Francisco! Os pingüins estão em Ushuaia entre meados de outubro e meados de março. Espere máximas de 10ºC em novembro, mínimas podem chegar perto de zero.
Ola,Boia,eu e meu marido queraemos ir pra Terra do Fogo em 20.062016.Nao esquiamos,mas adoro neve,gostaria de saber se a temperatura nessa epoca e muito baixo,se os ventos sao insuportaveis,quais atividades tem pra nossq idade(64 e 67anos) E se temos que pegar um aviao pra ir pra El Calafate,onde dizem ter os mais bonitos glaciares. Obrigada desde ja,pela resposta
Olá, Iara! Para pegar temperaturas menos extremas, viaje à Patagônia no verão. O inverno é para esquiar em Ushuaia. Em El Calafate pode ser difícil se encaixar em passeios, é baixa temporada.
Passei uma semana em Ushuaia em agosto do ano passado e amei tudo! Fiz um relato da viagem também, se alguém tiver interesse:
https://alieacola.wordpress.com/2015/06/10/ushuaia-no-fim-do-mundo/
Olá, Bóia! Extraímos muitas sugestões do VnV e gostaríamos de deixar algumas contribuições sobre Ushuaia: em primeiro lugar gostamos muito do América Hosteria. O hotel fica muito bem localizado, a cinco minutos da Av. San Martín, e o restaurante que fica dentro do hotel é muito bom e com preços justos.
Estivemos lá em abr/2015 e fizemos os seguintes passeios: Pinguinera da Isla Martillo com a Piratur. Foram 100 dólares por pessoa em um passeio bom. Pena que havia poucos pinguins na ilha, fato que nos foi alertado pela agência. No primeiro dia fizemos a navegação pelo Canal Beagle, com a agência Três Marias. Foi um passeio bom, pero muy cansativo pela parte do trekking na Isla H. No último dia, quisemos refazer a navegação, agora pela agência Canoeros, com o barco Francesco, muito bom por sinal. Custa 750 pesos argentinos e foi o melhor de todos os passeios, passando pela ilha dos pássaros, pelo farol e finalizando na Isla Martillo, só que sem pisar em terra. Porém, o barco chega até a praia e dá pra ver perfeitamente os pinguins. Não animamos fazer o passeio de trem, pois muitos comentaram negativamente sobre o mesmo.
No geral, achamos os preços um tanto quanto altos, considerando que era um mês de abril. Mas a viagem vale demais a pena! Estamos seguindo agora para El Calafate e postaremos mais comentários. Um abraço!
Pode ser uma pergunta boba mais que tipo de calcado e roupa devo usar para andar na cidade? Tem que ser apropriada de neve? Quero ir final de agosto ano passado fui para valle nevado.
Olá, Elizangela! Calçado impermeável, sempre. Calças podem ser comuns, com segunda pele se não incomodar quando você entrar em ambientes fechados.
Olá, Bóia. Amei o post! Revivi cada momento da viajem que fiz em 2013. Realmente Ushuaia é um lugar inesquecível! Quanto ao Trem do Fim do Mundo sei que muitos podem achar esse passeio meio sem graça, mas pra mim foi encantador. Acho que depende muito da expectativa de cada um e do conhecimento que sem tem de paisagens com neve. No meu caso, foi o meu primeiro contato com neve, lagos, castores, etc. Curti cada momento, mas reconheço que o passeio é curto e tem uma gravação com a história local bem chatinha! Obrigada, e até a próxima!
Olá Bóia. Estou indo a El Calafate e Ushuaia 24 de junho, mas vou ficar só três dias em cada uma. Preciso comprar os passeios antes ou chegando
nestas cidades consigo? Como não sei esquiar, pensei em ir ao Glaciar Martial. Lá eu faço aula? Sabe qto custa? Valeu pelas dicas.
Olá, Andréa! Infelizmente o site não traz os preços das atividades de esqui:
https://www.tierradelfuego.org.ar/glaciarmartial/?s=actividades
Boa noite, Boia!
Primeiro gostaria de dizer que seus posts ajudaram muito a decidir o destino da minha lua de mel: Ushuaia!
Nos sites das atrações turísticas eu consegui ver os valores de quase tudo o que eu quero fazer por lá. Mas não tenho nenhuma base de quanto vou gastar esquiando. Você tem alguma noção? Eu queria algo bem pra iniciantes rs.
Muito obrigada!
Estou ansiosa por sua resposta.
Olá, Lylian! Os preços devem ser publicados em breve no site do Cerro Castor: https://www.cerrocastor.com/
Olá, Bóia.
Tenho 9 dias em outubro/2015. Consigo neve e também fazer alguns passeios nesta época? El Calafate?? Obrigada.
Olá, Daniele! Se a sua viagem acontecer no início do mês, pode ser que você ainda pegue os últimos dias de funcionamento das estações de esqui. Veja também – https://www.viajenaviagem.com/2010/03/el-calafate-a-foz-do-iguacu-das-geleiras
Olá, Silvana! Tem neve na cidade também; veja as fotos do post 😉