Trilhas em Itacaré: perigo de assalto mesmo com guias

Trilha para a Engenhoca

Sempre ouvi que não é recomendável fazer trilhas em Itacaré — sobretudo a da Ribeira até a Prainha, a única com saída da “zona urbana” — pela possibilidade de ser assaltado no caminho.

Mas a Ana Carolina de Curitiba traz um relato chocante e um alerta grave: foi assaltada durante uma trilha guiada, e soube de casos escabrosos que em que nem grupos grandes foram poupados.

Eu não gosto de ajudar a alimentar pânico, mas acho um absurdo completo que um lugar cujo diferencial em relação às outras praias sejam justamente as trilhas pelo mato permitir que isso continue acontecendo. É o fim da picada.

Com a palavra, a Ana Carolina:

Estive em Itacaré no mês passado e de lembrança da viagem trouxe um assalto e uma visita à delegacia.

Foi na trilha entre a cachoeira da Usina e a (belíssima) praia de Jeribucaçu. Eu e o marido estávamos com guia contratado via agência, mas mesmo assim o sujeito (que já havia rendido outro casal à nossa frente) nos abordou com uma espingarda velha e uma peixeira, pediu para deixarmos nossas coisas e seguir.

Pensando que ele nem chegou muito perto até acho que tivemos muita sorte (tudo que ficou eu posso comprar de novo), mas mesmo assim quero dar o aviso porque pelo que ficamos sabendo a partir de então, Itacaré está meio perdida em assaltos e afins (embora se tente abafar de todo o jeito para não espantar os turistas – no verão, disseram que havia policiais à paisana em todas as trilhas).

Eu moro numa cidade que tem violência, tem assalto e tudo, mas sei onde é perigoso, evito e aviso a quem posso. Lá ninguém fala nada. Pelo que eu soube é meio certo ser assaltado (ou pior) na trilha da Prainha, por exemplo. Fiquei pasma quando o dono da agência nos disse que um italiano morreu há uns tempos porque tava “marcando” – e me explicou que o “marcando” era fotografar o pôr do sol (17h30, 18h) sozinho na Tiririca e ter reagido quando o ladrão chegou (reagir é marcar, concordo, mas fotografar pôr-do-sol?).

Mesmo o caminho entre o Centrinho e a Tiririca não é recomendado quando escurece (e lá escurece cedo) – falei com uma moça que diz que recomenda aos hóspedes da Tiririca usar táxi para ir ao centro à noite.

Grupos grandes também não estão livres (umas 40 pessoas, indo pela CVC, foram rendidas há uns 2 anos em uma trilha – desde então eles fizeram acordo com uma fazenda e tem permissão para usar uma outra trilha, com exclusividade).

De tudo que eu ouvi, acho que Itacaré é meio roleta russa. Você pode ir e simplesmente encontrar um lugar paradisíaco, trazer fotos lindas e sentir saudades da moqueca e da água de coco. Mas a chance de encontrar a bala existe e é bom ao menos ter ciência dela.

Obrigado pelo depoimento, Ana. Se alguém tiver passado por alguma coisa parecida, por favor nos conte na caixa de comentários.

Estava me decidindo se iria ou não a Itacaré nas minhas férias, local perfeito para quem gosta de caminhar em paz, achando um exagero o realto de violência, quando deparo com essa notícia:
Um grupo de biólogos formado por brasileiros e estrangeiros viveu momentos de terror, neste sábado (16 de Março de 2013), quando percorria a trilha entre as praias da Ribeira e Prainha, em Itacaré, no sul baiano. De acordo com reportagem do Jornal Bahia On Line, os 17 biólogos foram submetidos a sessões de tortura, obrigados a participar de uma ação conhecida como “roleta russa”. O crime foi praticado por três bandidos, que estavam armados com revólveres calibre 38. Os criminosos roubaram documentos, dinheiro e equipamentos. O grupo tentou prestar queixa na delegacia da cidade, mas não havia delegado na unidade policial. Ainda segundo reportagem, a crescente onda de violência em um dos destinos mais procurados da Bahia tem afastado turistas e provocado dúvidas em empresários e moradores de Itacaré.
Em resumo se a tantos anos acontece sempre a mesma coisa, nos mesmos lugares em um lugar tão pequeno, passo a acreditar que a polícia, a prefeitura e os empresários não tem qualquer interesse em resolver o problema. Itacaré nunca mais.

pessoal estive em itacaré,esta semana,dia 23/02 até 28/02 e fiqquei assustado com a situaçao triste que a cidade vive,bandidos armados estao aterrorizando todo mundo,andam armados durante o dia ,entram pela mata ,e fazem longas trocas de tiro como se não existisse policia,bom não existe mesmo,em apenas um dia,foi um baleado,com 4 tiros,um cachorro assassinado ,uma jovem roubada na pituba e o posto sao miguel,asaltado,oque mais deixa triste é saber que a policia local trabalha para os bandidos,andam com um megafone na viatura avisando,a entrada nos bairros,pela caerc (policia especializada)ali agora só o exercito para solucionar,pois tem bando de 10 pessoas armadas andando numa boa pela cidade,e tem 5 policiais ,ta dificil,sem policia,sem prefeito e de maos atadas,se optar por itacaré nas férias leve um bom colete aprova de balas.

Tem certeza que foi em Itacaré? Acabei de chegar de lá e não vi nem ouvi 1% do que você está dizendo…

Pessoal,
Conforme havia dito, voltei para falar um pouco mais de Itacaré. Relembrando um pouco o que eu já disse, fiquei uma semana inteira lá no começo de janeiro de 2013 e a viagem foi excelente! Li os relatos de assalto do viaje na viagem antes de ir e fiquei bem apreensivo. Resolvi ir, com cautela e foi excelente! As praias são lindas e o tempo excelente! Li o post acima do Vinicius e concordo com ele. As praias consideradas rurais (Engenhoca, Havaizinho, Camboa e Itacarezinho) seguido da cachoeira do Tijuipe têm que ser visitadas! São as mais bonitas e vale muito a pena! Pode ir por trilha ou quem quiser pode ir direto para Itacarezinho sem trilha, lá a infraestrutura é ótima! Recomendo este passeio. As praias urbanas têm ondas fortes e é mais para surfista. Fiz este passeio das quatro praias urbanas no primeiro dia (incluindo a trilha da Prainha), várias pessoas faziam esta trilha sem guia, mais eu optei por fazer com guia e acho que é melhor. Eles disseram que não tem mais assalto, mas não sei, porque a gente voltou cedo na trilha às 14 horas. Sobre este passeio não acho que vale muito a pena fazer, pois a trilha não é tão legal é longa e a praia é bonita, mas prefiro muito mais as praias rurais. Enfim, este passeio das praias urbanas não acho que vale muito a pena. E para quem quiser conhecer a praia da Prainha, o pessoal não sabe muito, mas é possível pagar o day-use do resort ecoitacaré e chegar nesta praia sem trilha e sem perigo pelo hotel. Não fiz a praia do Jeribucaçu. A única coisa que ouvi, foi que tem duas trilhas, a longa (que os guias não fazem, talvez por assalto) e a trilha mais curta que os guias fazem e disseram que é tranquilo, mas acabei não fazendo (e pelo o que o Vinicius falou é igual a da Engenhoca). Fiz o passeio de barco da baía de camamu duas vezes e gostei bastante! O visual é lindo e as praias e ilhas que a escuna faz uma pausa são lindas e o mar é bem calmo, o que torna possível aproveitar bem o mar! Fiz também o passeio para a Península de Maraú. É um passeio cansativo, mas vale muito a pena! Foi o mar que eu mais gostei de todo itacaré! A praia é linda e a infraestrutura é excelente! Recomendo muito! Todos os passeios fiz com a agência easy turismo (guias excelentes, Miguel, David etc), também recomendo! Todos são muito profissionais e atenciosos! As pousadas localizadas na praia da concha são as de melhor localização (recomendo a Pousada Terra Boa). A rua da Pituba tem restaurantes muito bons (Panela de Barro, Mango, etc). É tranquilo andar à noite entre as pousadas da conhcha e a Pituba. Só aconselhável não andar à noite depois das 22 horas (ressaltando, esta é a mesma segurança que você deve tomar em qualquer liugar do Brasil). Também não é aconselhável andar depois das 17 horas entre a praia da Tiririca e a praia da Concha, pois passa por um trecho bem vazio. Tendo estas atenções, a viagem é bem segura. Por fim, é uma viagem que vale a pena! Com relação aos assaltos, a atenção é a mesma que você deve ter em qulaquer lugar do Brasil. Infelizmente, este é um país com muita desigualdade. Termino reforçando que a viagem vale muito pena e que, se você não quer ser assaltado, então tome em Itacaré, os mesmos cuidados que tomaria em qualquer outra cidade do Brasil.

Boa noite, passei a semana passada inteira lá e minhas recomendações são das melhores, principalmente pra quem curte natureza e aventura!!!

É indispensável a visita às 4 praias, que contempla também a visita a cachoeira do Tijuipe. Na minha opinião, são as mais bonitas e agradáveis de se tomar banho, sobretudo a da Engenhoca, aonde além do mar, tem água doce. A cachoeira possui uma estrutura perfeita, e a água é incrivelmente morna.

Outra cachoeira que vale a pena conhecer é a do Cleandro, o passeio de canoa até lá é recompensador, passa bem próximo ao mangue com grande diversidade de caranguejos.

A Praia de Jeribucaçu, fui com um guia local e paguei bem mais barato. Achei bem parecida com a da Engenhoca, por isso não acho que compensa tanto. É preferível ir na Engenhoca e conhecer Havaizinho, Camboa e Itacarezinho, além da Cachoeira do Tijuipe.

As praias urbanas tem ondas fortes, sendo ideal para o surf, mas perigoso para crianças e idosos. O arvorismo da Ribeira é sensacional, vale o preço que se paga, as tirolesas então nem se fala.

Não curti muito o passeio de escuna na baía de Camamu. O visual é muito bom, mas achei meio monótomo e cansativo, sem aventuras. Mas o preço é bem rentável.

Não tive problemas com furtos, nem ouvi casos de roubos atualmente. Porém, sempre bom ficar esperto e evitar andar sozinho. Não fui na Prainha e nem na Cachoeira da Usina, pontos que tem maiores índices de assaltos. Não somente pelo risco, mas por julgar outros locais mais interessantes.

A rua da Pituba oferece grande diversidade de bares e lojas de artesanato e vestuário, achei excelente. A cidade só deixa a desejar em relação a bancos, só tem Banco do Brasil e Bradesco, e nem todo lugar aceita cartão.

Mas é um local de beleza fascinante e clima acolhedor!

Pessoal,
Acabei de voltar de Itacaré e a viagem foi excelente (período de 02/01 à 09/01/13). Antes de viajar geralmente consulto o viaje na viagem e desta vez não foi diferente. Admito que fiquei bem apreensivo com os posts dos assaltos. Vou escrever com mais calma depois e passar algumas dicas, mas só para adiantar gostaria de dizer que não ouvi nenhum relato de assalto por lá. Fiz todos os passeios com guias e os mesmos disseram que não tem tido mais assaltos. Não sei se é verdade, mas a grande questão é, assim como em qualquer cidade, você não vai ficar andando depois das 22hs sem conhecer direito o lugar e não deve fazer trilhas no final da tarde. O Sidnei explicou muito bem no post dele essas coisas, as quais reforçarei depois. Para finalizar agora, a cidade está segura, só é necessário tomar cuidados como em qualquer outra cidade (principalmente uma que você não conheça direito). Depois volto com mais detalhes e dicas de passeios em Itacaré.

Olá pessoal,
Os sete dias que passamos eu e minha namorada foram ótimos, conhecemos quase todas as praias, fizemos vários passeios, inclusive Jeribucaçu e Prainha. A melhor opção é ir com guias das agencias de turismo, ele fazem caminhos alternativos devido à segurança. Uma dica, é não acreditar em tudo que as agencias dizem, percebemos que elas falam mal uma das outras. Na cidade não tivemos problemas, mas não é recomendado andar depois das 22, conhecemos um casal de moradores e eles passavam algumas dicas. Ficamos na pousada VilaNakara, e por sinal é ótima tudo de bom, café da manha, quartos com ar, internet, atendimento, limpeza. Fica próximo a praia da concha e 5 min. da pituba rua dos turistas, da para ir caminhando tranquilo. Para passeio entre em contato com LANSO(73)9916-7583 ele é de uma agencia é o melhor que conhecemos,super simpático, atencioso, olha que foram vários. De fato Itacaré é um paraíso, vale a pena conhecer, mas se você gosta de conhecer os lugares ao redor e varias praias é preciso vários dias, ficamos sete dias corridos, todos os dias com passeios. Boa viagem a todos.

Estive em Itacaré na última semana, e a descrição mais correta da cidade ao meu ver é: DESLUMBRANTE, as praias parecem estar reservadas para você poucas pessoas, mar azul, céu azul, água cristalina com peixinhos e sempre uma água de coco fresca, com peixinho ou uma deliciosa tapioca para aliviar a fome após as caminhadas na trilhas.
As trilhas mais longe é prudente fazer na companhia de grupos, no entanto não é necessária a contratação de guias.
A população em geral é muito receptiva sempre com comprimentos e sorriso no rosto.
A prefeitura deixa a desejar, permitindo a presença de entulho e lixo na rua, policiamento também é pouco, mas a cidade é muito tranquila.
Indico que se puder viste Itacaré e não se arrependerá, a saudade será grande!!!!

Bom eu minha esposa passamos 6 dias em Itacaré (16/12 até 21 ) ou seja acabamos de chegar de lá. Fizemos os melhores passeios, Jeribucaçu, Taipu de fora, Prainha, Itacarezinho, Praia do Resende…enfim, lugares paradisíacos, e realmente para chegar a esses lugares tem que fazer trilha. Admito que ficamos um pouco apreensivos, fizemos as trilhas sem guia, e as vezes encontrávamos pessoas digamos suspeitas, mas não tivemos nenhum problema. Sobre a trilha pra Prainha, a dica que recebemos foi de não voltar muito tarde, então às 14hs ja estavamos retornando. O centro onde tem os restaurantes e lojas e muito agradável, mas a cidade peca pela falta de limpeza pública e falta de ostensividade da policia, vimos poucas viaturas e poucos policiais na cidade. Mas valeu muitooooooo conhecer Itacaré.

Olá, Esse é meu terceiro dia em Itacaré, fiquei preocupado quando li os relatos antes da viagem, pensei em até desistir. Já fiz a trilha de Jeribucaçu, segundo as pessoas os assaltos ocorrem entre jeribucaçu e cachoeira da Usina, onde todas as agencias de turismo não estão mais fazendo esse trajeto. Conto tudo qndo voltar para casa, mas esse lugar é o paraíso…