Trilhas em Itacaré: perigo de assalto mesmo com guias
Sempre ouvi que não é recomendável fazer trilhas em Itacaré — sobretudo a da Ribeira até a Prainha, a única com saída da “zona urbana” — pela possibilidade de ser assaltado no caminho.
Mas a Ana Carolina de Curitiba traz um relato chocante e um alerta grave: foi assaltada durante uma trilha guiada, e soube de casos escabrosos que em que nem grupos grandes foram poupados.
Eu não gosto de ajudar a alimentar pânico, mas acho um absurdo completo que um lugar cujo diferencial em relação às outras praias sejam justamente as trilhas pelo mato permitir que isso continue acontecendo. É o fim da picada.
Com a palavra, a Ana Carolina:
Estive em Itacaré no mês passado e de lembrança da viagem trouxe um assalto e uma visita à delegacia.
Foi na trilha entre a cachoeira da Usina e a (belíssima) praia de Jeribucaçu. Eu e o marido estávamos com guia contratado via agência, mas mesmo assim o sujeito (que já havia rendido outro casal à nossa frente) nos abordou com uma espingarda velha e uma peixeira, pediu para deixarmos nossas coisas e seguir.
Pensando que ele nem chegou muito perto até acho que tivemos muita sorte (tudo que ficou eu posso comprar de novo), mas mesmo assim quero dar o aviso porque pelo que ficamos sabendo a partir de então, Itacaré está meio perdida em assaltos e afins (embora se tente abafar de todo o jeito para não espantar os turistas – no verão, disseram que havia policiais à paisana em todas as trilhas).
Eu moro numa cidade que tem violência, tem assalto e tudo, mas sei onde é perigoso, evito e aviso a quem posso. Lá ninguém fala nada. Pelo que eu soube é meio certo ser assaltado (ou pior) na trilha da Prainha, por exemplo. Fiquei pasma quando o dono da agência nos disse que um italiano morreu há uns tempos porque tava “marcando” – e me explicou que o “marcando” era fotografar o pôr do sol (17h30, 18h) sozinho na Tiririca e ter reagido quando o ladrão chegou (reagir é marcar, concordo, mas fotografar pôr-do-sol?).
Mesmo o caminho entre o Centrinho e a Tiririca não é recomendado quando escurece (e lá escurece cedo) – falei com uma moça que diz que recomenda aos hóspedes da Tiririca usar táxi para ir ao centro à noite.
Grupos grandes também não estão livres (umas 40 pessoas, indo pela CVC, foram rendidas há uns 2 anos em uma trilha – desde então eles fizeram acordo com uma fazenda e tem permissão para usar uma outra trilha, com exclusividade).
De tudo que eu ouvi, acho que Itacaré é meio roleta russa. Você pode ir e simplesmente encontrar um lugar paradisíaco, trazer fotos lindas e sentir saudades da moqueca e da água de coco. Mas a chance de encontrar a bala existe e é bom ao menos ter ciência dela.
Obrigado pelo depoimento, Ana. Se alguém tiver passado por alguma coisa parecida, por favor nos conte na caixa de comentários.
253 comentários
Fui para Itacaré na última semana, fiz várias trilhas, todas super tranquilas. É verdade que não tem sinalização, mas nenhum sinal de violência. Pior que tinha lido esse post antes e fiquei com isso na cabeça. Mas foi muitoooo tranquilo!
Fui lá em abril fiz 3x a trilha …adorei! Nem ouvi falar sobre assalto!
Moro em Itacaré desde 2020. Nunca vi relatos de assalto bem sucedido (sem a prisão dos assaltantes) nas trilhas desde então. Ultimo assalto com arma de fogo foi em 2017, numa loja de celulares. As trilhas estão com rondas policiais e, se alguém se aventurar, será preso (como o que aconteceu no ano passado). Podem vir sem medo! Itacaré é um paraíso!
To vendo dois casais de Kombeiros no youtub dizer que foram assaltados em Itacaré.
Canal: Familia Pet na Estrada
Canal: A casa na Kombi
Sobre o relato de assalto feito pelo Visley, acabei de assistir os vídeos no YouTube dos canais “A Casa na Kombi” e “Família Pet na Estrada”. O assalto não foi em Itacaré, mas sim na Ilha de Itaparica, próximo a Salvador.
Sou motociclista e viajo sempre que posso. Com essas postagem de assaltos, já abortei minha viagem para Itacaré. Lugar para relaxar não e para ter problemas,iremos mudar de rumo e que autoridades e empresários do ramo turístico resolvam essa causa.
Olá, Cley! Faz bastante tempo que não recebemos relatos de problemas.
Tô indo na trilha 🥾
Exagero, moro em Itacaré a três anos e meio, minha filha mora a oito anos, os eventos de roubo por aqui são muito eventuais, raramente ocorre eventos dessa natureza. Jogar na rede um caso pontual e especulação sobre outros é aterrorizar.
Muito obrigada pelo alerta. Excelente post, pois nem tudo são flores.
Como ta a segurança em Itacaré,digo a segurança geral principalmente nas trilhas
Olá, Valter! Há muito tempo não recebemos relatos de problemas.
Fomos assaltados hoje (19/12/2021) na trilha da praia de Jeribucaçu. Dois rapazes, um estava armado. Só queriam dinheiro, não quiseram celular, relógio ou cartões. Fizeram ameaças, mas graças a Deus nada foi concretizado. Muito cuidado.
Sofremos um assalto a mão armada no dia 19/12/21 na trilha da praia de Jeribucaçu. Não recomendo o destino, não vale o risco.
Pretendo ir pra itacare em outubro de 2022. Queria saber como está a cidade com essa pandemia e em relação a segurança. Pergunto isso pq viajo só.
Olá, Bruno! Já respondi onde você perguntou primeiro. Por favor não repita as mesmas perguntas em vários posts.
https://www.viajenaviagem.com/destino/itacare/comment-page-3/#comment-628683
Estive la no feriado e la não existe pandemia kkkkk Ninguém usa mascara nas ruas e somente funcionários de lojas e garçons tem o cuidado de se prevenir usando mascaras e mantendo a distancia
Meu nobre amigo Brunno pode vi sem medo graças a Deus a nossa cidade está TD tranquilo! Graças a Deus faz tempo que não acontecem essa coisas.
Não façam as trilhas sem guia! Fomos assaltados com arma na trilha da Prainha. Apesar de bela, Itacaré não vale o estresse. Vá para Barra Grande, possui menos infra estrutura, mas pelo menos você não é assaltado!