Tela a tela: como comprar passagem de trem na Espanha no site da Renfe
É bastante provável que a sua viagem à Espanha inclua pelo menos um trecho de trem. A rede de trilhos de alta velocidade integra boa parte do país — só o País Basco e a Galícia ainda são servidos apenas por trens lentos.
Veja algumas das rotas que podem entrar no seu itinerário (e a duração de cada trajeto):
- Madri–Barcelona (2h30 a 3h10)
- Madri–Sevilha (2h30 a 2h50)
- Madri–Córdoba (1h40 a 2h10)
- Granada (3h20)
- Madri–Toledo (33 min.)
- Córdoba–Sevilha (45 min.)
Trem na Espanha: perguntas e pegadinhas
É preciso comprar as passagens com antecedência?
Sim. Por dois motivos:
- Para conseguir passagens nas tarifas promocionais. As tarifas mais descontadas são a Promo (sem direito a alteração ou reembolso) e Promo+ (com alguma possibilidade de alteração e algum reembolso).
- Para garantir lugar. Os trens de alta velocidade não levam passageiros em pé.
Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Renfe?
Teoricamente, os trechos feitos pelo trem AVE entram no sistema com 90 dias de antecedência, enquanto os outros trens de alta velocidade (Alvia e Altaria) costumam estar disponíveis com 60 dias de antecedência.
Na vida real, a Renfe costuma ter um comportamento bastante errático, e alguns trechos entram no sistema com antecedência bem menor — sobretudo para épocas de feriados importantes.
Não dá problema com cartão de crédito brasileiro?
A Renfe tem uma longa tradição de ser chata para aprovar compras com cartões de crédito estrangeiros. Para não ter problemas, use o PayPal, que é aprovado sem restrições.
É preciso validar o ticket comprado online?
Não. Imprima o ticket em casa: é a sua passagem.
Atenção: chegue com 45 minutos de antecedência para passar pelo raio-x
Caso único na Europa, na Espanha é preciso passar a mala pelo raio X. Por isso, chegue com 45 minutos à plataforma de embarque para entrar na fila e passar pela fiscalização.
Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis!
No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.
Vai por mim
Organizador de eletrônicos para viagem
Tela a tela: trem na Espanha
1. Preencha o motor de busca
Ao digitar o nome da cidade, o site vai sugerir nomes de estações. Caso não tenha certeza de qual estação escolher em alguma cidade, escolha a opção ‘todas’.
As estações principais são: Madrid Puerta de Atocha, Barcelona Sants, Sevilla Santa Justa, Córdoba, Granada, Salamanca.
Pegadinha: não precisa selecionar ‘mañana’, ‘tarde’ ou ‘noche’. Se selecionar, o site mostra menos horários (e a transição de ‘tarde’ pra ‘noite’ é obscura).
2. Página de resultados
Na página seguinte são exibidos os horários e preços. Entre Madri e Córdoba, encontramos vendas abertas com até 52 dias de antecedência.
3. Filtrar resultados
No menu lateral, você pode filtrar os trens por horários de saída e de chegada, faixa de preço, e outros. Havendo oferta, escolha ‘Coche silencio’ para ver trens que tenham vagão silencioso para descansar. Ou, se estiver em grupo ou em família, selecione ‘Mesa 4’ para ver trens que ofereçam vagões com quatro poltronas frente a frente, com uma mesa no meio.
Se quiser checar os preços para outra data, troque o dia da viagem no calendário que fica logo acima dos resultados.
4. Escolha o trem e a tarifa
Para cada horário, é exibido o assento mais barato disponível, com a tarifa mais restrita. Veja, altere e selecione os detalhes da tarifa passando o cursor sobre um resultado, ou clicando sobre o ‘+’.
As tarifas Promo oferecem até 70% de desconto sobre o preço cheio. Não são reembolsáveis em caso de cancelamento, troca de dia ou horário, ou perda do trem. Não permitem seleção de assento; você só pode escolher entre corredor (pasillo) e janela (ventana). A sua poltrona é sorteada pelo sistema.
As tarifas Promo+ oferecem até 65% de desconto sobre o preço cheio. São parcialmente reembolsáveis em caso de cancelamento, troca de dia ou horário, ou perda do trem. Não permitem seleção de assento; você só pode escolher entre corredor (pasillo) e janela (ventana). A sua poltrona é sorteada pelo sistema.
As tarifas Flexible têm preço cheio. Permitem troca de dia ou horário, cancelamento (com uma taxa de 5%) e a realocação num próximo trem em caso de atraso de até 30 minutos (diferenças tarifárias são cobradas). Também permitem seleção de assento.
Em algumas opções de trem, você vai poder escolher entre vagões de primeira ou segunda classe. Na Renfe, a primeira classe é chamada Preferente. As maiores vantagens são assentos mais confortáveis, com descanso para os pés, mais espaço entre as poltronas e acesso às salas Club (as salas VIP da Renfe). A segunda classe é chamada Turista, que já tem poltronas ligeiramente reclináveis, mesinha de trabalho e tomada.
Clique em Seleccionar para continuar.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
5. Revise a tarifa e preencha os seus dados pessoais
Na tela seguinte, você vai revisar a tarifa, informar necessidades especiais e preencher os seus dados.
Se estiver viajando com crianças, confirme se escolheu a tarifa ‘niño’. Crianças de 4 a 14 anos pagam 40% a menos. Crianças de 3 anos ou mais novas viajam grátis. Caso necessite assistência (viaja com carrinho de bebê, usa cadeira de rodas, ou outras), informe a necessidade no campo ‘Solicitud Atendo’.
Coloque o seu nome no campo ‘Nombre’, e os sobrenomes em ‘Apellido 1’ e ‘Apellido 2’. Escolha como documento o passaporte, e digite o número. Preencha o campo de email e, opcionalmente, o de telefone.
Selecione o quadradinho para receber aviso caso o trem se atrase.
(O campo sobre a Tarjeta+Renfe, você pode pular.)
6. Escolha a sua preferência de assento
Neste passo, indique se você quer escolher a sua poltrona, marcando ‘Selección de asiento’ (se a sua tarifa permitir). Escolhendo ‘Preferencia Ventana’, o sistema vai escolher sozinho um assento na janela. ‘Preferencia Pasillo’, um assento no corredor. ‘Indiferente’, o sistema vai marcar qualquer poltrona disponível.
Mesmo que para você não faça tanta diferença a poltrona, é bom aproveitar a chance de selecionar o assento para não viajar de costas. Os trens têm assentos voltados a favor ou contra o sentido da viagem.
O mapa para seleção de assentos só aparece adiante.
7. Escolha a forma de pagamento
Aqui, você pode escolher entre pagar com cartão de crédito ou pagar com PayPal. Selecione o quadradinho da sua forma de pagamento de preferência. Eu costumo preferir pagar com PayPal sempre; é mais rápido e prático.
Marque o quadradinho que confirma que você leu as condições de venda para prosseguir.
8. Escolha o assento
Se a sua tarifa permite, e você escolheu marcar assento, é neste momento do processo de compra que você vai escolher a sua poltrona.
Perceba que o mapa indica o sentido em que o trem segue, e que metade do vagão viaja de costas.
Caso a sua tarifa não permita marcar assento, essa etapa vai ser pulada.
9. Confirme os dados de pagamento
Se você escolheu pagar com Paypal, vai ser levado à tela de login, e depois a uma tela para conferir o valor e o cartão utilizados.
Se você escolheu pagar com cartão de crédito, vai ser levado a uma tela para preencher os dados do seu cartão: número, data de validade (‘Caducidad’) e código de segurança. O que segue é uma nova tela do banco emissor do seu cartão de crédito, para fazer uma verificação de segurança. (No caso do Itaú, é pedido o número do iToken.)
10. Pronto!
De volta ao ambiente da Renfe, o site vai mostrar o código localizador do seu bilhete eletrônico. Você pode salvar ou imprimir a passagem clicando no link ‘Imprimir billetes en PDF’. O bilhete será enviado por e-mail também, mas é sempre bom garantir.
O bilhete já traz o assento marcado para quem não teve oportunidade de escolher a poltrona, nas tarifas mais econômicas.
487 comentários
Olá. Para comprar a passagem de Granada para Sevilla, tenho que comprar dois trechos? Digo, primeiro de Granada para Córdoba e depois Córdoba para Sevilla? Não estou conseguindo pesquisar de Granada para Sevilla, está dando erro no site.
Olá, Isabella! Sim, aparentemente tem que comprar os dois trechos. Você pode aproveitar para visitar a Mesquita, dando um intervalo de 4 a 6 horas entre a chegada e a partida. Tem guarda-volumes na estação rodoviária ao lado da estação ferroviária.
Compre no trainline em portuguÊs: https://www.viajenaviagem.com/trainline/
Veja como fazer o pit stop na mesquita: https://www.viajenaviagem.com/mesquita-de-cordoba/
Se quiser fazer Granada-Sevilha direto, vá de ônibus. São 3 horas de viagem. Dá pra comprar no Trainline também.
Perfeito, obrigada. Os horários estão ruins porque está longe (vamos no final de setembro), ainda não apareceu opção de ônibus. Ficarei de olho. Também vou analisar sobre a visita à Mesquita. Agradeço a sugestão.
Olá, Bóia! Tentei comprar passagem trem Madrid-Barcelona-Madrid (13 a 16/7) várias vezes e na hora do pagamento não reconhece/autoriza meu cartão internacional Visa Platinum (autorizei uso no exterior e não foi). Também não foi no Apple Pay. Vi no seu comentário que a Renfe é chatinha. Tem outro site de compra dessa passagem confiável? Agradeço a atenção e parabéns pelo belo trabalho do site. Sempre divulgo com os amigos.
Olá, REginaldo! Compre em https://www.thetrainline.com . A interface é em português e eles não implicam com cartões emitidos no Brasil.
Tive problema pra pagar com o cartão Mastercard Virtual (compra única). Tentei no cartão virtual (compras recorrentes) e deu certo.
Bom dia, tudo bem? Fiz um cadastro no site da Renfe para obter um código de desconto, sabe dizer se posso utilizar somente uma vez esse código? Ia comprar mais passagens e não deu certo.
O cartão Wise foi aceito nas duas primeiras compras e depois não aceitou mais, já viu essa situação?
Olá, Luciane! No aplicativo se você clicar na transação recusada é possível confirmar que era você mesma e você pode voltar a usar o cartão. Provavelnente foi medida se segurança ante compras recorrentes no mesmo site.
Bom dia. Gostaria de saber se nas viagens de trem, o compartimento para colocar as malas, os passageiros conseguem visualizarem as bagagens no compartimento?
Grato
Salomao
Olá, Nilton! Se você viajar com uma mala P você consegue acomodar junto de você. O gradil das bagagens maiores norma pode ficar longe do seu assento.
Olá, Bóia!
Estou tentando comprar passagem para eu, minha esposa e meu bebê de 1 ano, o site da renfe diz que é gratuito, seleciono a opção “niño de 0-3 años gratis” mas no resumo da compra eles estão cobrando o valor de adulto. O que acha que devo fazer?
Olá, Felipe! O site deve estar bugado, tentei aqui e aconteceu a mesma coisa. Testei também na https://www.thetrainline.com e escolhendo “jovem” e colocando a idade “3” a passagem não foi cobrada. Faça o mesmo escrevendo “1”.
Olá Bóia!
Comprei uma passagem da Renfe online de Madri para Barcelona. Posso usar ela no celular ou tenho que imprimir?
Outra coisa, você sabe me dizer como funciona para usar a passagem da Renfe para ir até a estação de Atocha por metrô?
Obrigada desde já!
Olá, Julia!
Sim, pode levar no celular.
A passagem de longa distância dá direito a usar a rede de trens Cercanías, não o metrô.
Oi Boia! Vou em maio para Espanha e tentei comprar o bilhete pelo site da Renfe com meu Wise e não consegui, não consegui com o cartão do meu banco também. Acabei comprando os trechos separadas (deu no mesmo) usando Ouigo e Iryo, plataforma mais amigável…
Olá, Gisele! A gente atualmente recomenda a https://www.thetrainline.com , que traz todas as empresas e não implica com cartões emitidos no Brasil.
no site da renfe exigem telefone (campo obrigatório) e não aceitou o meu numero brasileiro. existe algum outro site confiável para fazer a compra?
Olá, Maria Lucia! Você pôs 55 DDD sem zero e o número? De todo modo, hoje em dia é melhor fazer pelo https://www.thetrainline.com , que tem interface em português do Brasil.
Olá, tudo bem?
Comprei ontem duas passagens na Renfe para Burgos, saindo de Santiago de Compostela, porém não consegui imprimir os bilhetes.
No e-mail veio o número do localizador, mas não tem opção de imprimir. Enviei um e-mail para a Renfe, mas sem retorno. Consegue me ajudar, por gentileza?
Obrigada!
Olá, Sandra! Se você se registrou para fazer a compra, pode procurar na sua conta. Se não se registrou, entre em contato com a Renfe online ou vá num guichê numa estação com seu recibo.
Olá, normalmente quando fazemos o login no site da Renfe, aparece o localizador e a descrição da compra do bilhete. Nessa compra que realizei não aparece quando faço o login. Por isso fiquei em dúvida. Muito obrigado