Tela a tela: como comprar passagem de trem na Espanha no site da Renfe
É bastante provável que a sua viagem à Espanha inclua pelo menos um trecho de trem. A rede de trilhos de alta velocidade integra boa parte do país — só o País Basco e a Galícia ainda são servidos apenas por trens lentos.
Veja algumas das rotas que podem entrar no seu itinerário (e a duração de cada trajeto):
- Madri–Barcelona (2h30 a 3h10)
- Madri–Sevilha (2h30 a 2h50)
- Madri–Córdoba (1h40 a 2h10)
- Granada (3h20)
- Madri–Toledo (33 min.)
- Córdoba–Sevilha (45 min.)
Trem na Espanha: perguntas e pegadinhas
É preciso comprar as passagens com antecedência?
Sim. Por dois motivos:
- Para conseguir passagens nas tarifas promocionais. As tarifas mais descontadas são a Promo (sem direito a alteração ou reembolso) e Promo+ (com alguma possibilidade de alteração e algum reembolso).
- Para garantir lugar. Os trens de alta velocidade não levam passageiros em pé.
Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Renfe?
Teoricamente, os trechos feitos pelo trem AVE entram no sistema com 90 dias de antecedência, enquanto os outros trens de alta velocidade (Alvia e Altaria) costumam estar disponíveis com 60 dias de antecedência.
Na vida real, a Renfe costuma ter um comportamento bastante errático, e alguns trechos entram no sistema com antecedência bem menor — sobretudo para épocas de feriados importantes.
Não dá problema com cartão de crédito brasileiro?
A Renfe tem uma longa tradição de ser chata para aprovar compras com cartões de crédito estrangeiros. Para não ter problemas, use o PayPal, que é aprovado sem restrições.
É preciso validar o ticket comprado online?
Não. Imprima o ticket em casa: é a sua passagem.
Atenção: chegue com 45 minutos de antecedência para passar pelo raio-x
Caso único na Europa, na Espanha é preciso passar a mala pelo raio X. Por isso, chegue com 45 minutos à plataforma de embarque para entrar na fila e passar pela fiscalização.
Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis!
No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.
Vai por mim
Organizador de eletrônicos para viagem
Tela a tela: trem na Espanha
1. Preencha o motor de busca
Ao digitar o nome da cidade, o site vai sugerir nomes de estações. Caso não tenha certeza de qual estação escolher em alguma cidade, escolha a opção ‘todas’.
As estações principais são: Madrid Puerta de Atocha, Barcelona Sants, Sevilla Santa Justa, Córdoba, Granada, Salamanca.
Pegadinha: não precisa selecionar ‘mañana’, ‘tarde’ ou ‘noche’. Se selecionar, o site mostra menos horários (e a transição de ‘tarde’ pra ‘noite’ é obscura).
2. Página de resultados
Na página seguinte são exibidos os horários e preços. Entre Madri e Córdoba, encontramos vendas abertas com até 52 dias de antecedência.
3. Filtrar resultados
No menu lateral, você pode filtrar os trens por horários de saída e de chegada, faixa de preço, e outros. Havendo oferta, escolha ‘Coche silencio’ para ver trens que tenham vagão silencioso para descansar. Ou, se estiver em grupo ou em família, selecione ‘Mesa 4’ para ver trens que ofereçam vagões com quatro poltronas frente a frente, com uma mesa no meio.
Se quiser checar os preços para outra data, troque o dia da viagem no calendário que fica logo acima dos resultados.
4. Escolha o trem e a tarifa
Para cada horário, é exibido o assento mais barato disponível, com a tarifa mais restrita. Veja, altere e selecione os detalhes da tarifa passando o cursor sobre um resultado, ou clicando sobre o ‘+’.
As tarifas Promo oferecem até 70% de desconto sobre o preço cheio. Não são reembolsáveis em caso de cancelamento, troca de dia ou horário, ou perda do trem. Não permitem seleção de assento; você só pode escolher entre corredor (pasillo) e janela (ventana). A sua poltrona é sorteada pelo sistema.
As tarifas Promo+ oferecem até 65% de desconto sobre o preço cheio. São parcialmente reembolsáveis em caso de cancelamento, troca de dia ou horário, ou perda do trem. Não permitem seleção de assento; você só pode escolher entre corredor (pasillo) e janela (ventana). A sua poltrona é sorteada pelo sistema.
As tarifas Flexible têm preço cheio. Permitem troca de dia ou horário, cancelamento (com uma taxa de 5%) e a realocação num próximo trem em caso de atraso de até 30 minutos (diferenças tarifárias são cobradas). Também permitem seleção de assento.
Em algumas opções de trem, você vai poder escolher entre vagões de primeira ou segunda classe. Na Renfe, a primeira classe é chamada Preferente. As maiores vantagens são assentos mais confortáveis, com descanso para os pés, mais espaço entre as poltronas e acesso às salas Club (as salas VIP da Renfe). A segunda classe é chamada Turista, que já tem poltronas ligeiramente reclináveis, mesinha de trabalho e tomada.
Clique em Seleccionar para continuar.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
5. Revise a tarifa e preencha os seus dados pessoais
Na tela seguinte, você vai revisar a tarifa, informar necessidades especiais e preencher os seus dados.
Se estiver viajando com crianças, confirme se escolheu a tarifa ‘niño’. Crianças de 4 a 14 anos pagam 40% a menos. Crianças de 3 anos ou mais novas viajam grátis. Caso necessite assistência (viaja com carrinho de bebê, usa cadeira de rodas, ou outras), informe a necessidade no campo ‘Solicitud Atendo’.
Coloque o seu nome no campo ‘Nombre’, e os sobrenomes em ‘Apellido 1’ e ‘Apellido 2’. Escolha como documento o passaporte, e digite o número. Preencha o campo de email e, opcionalmente, o de telefone.
Selecione o quadradinho para receber aviso caso o trem se atrase.
(O campo sobre a Tarjeta+Renfe, você pode pular.)
6. Escolha a sua preferência de assento
Neste passo, indique se você quer escolher a sua poltrona, marcando ‘Selección de asiento’ (se a sua tarifa permitir). Escolhendo ‘Preferencia Ventana’, o sistema vai escolher sozinho um assento na janela. ‘Preferencia Pasillo’, um assento no corredor. ‘Indiferente’, o sistema vai marcar qualquer poltrona disponível.
Mesmo que para você não faça tanta diferença a poltrona, é bom aproveitar a chance de selecionar o assento para não viajar de costas. Os trens têm assentos voltados a favor ou contra o sentido da viagem.
O mapa para seleção de assentos só aparece adiante.
7. Escolha a forma de pagamento
Aqui, você pode escolher entre pagar com cartão de crédito ou pagar com PayPal. Selecione o quadradinho da sua forma de pagamento de preferência. Eu costumo preferir pagar com PayPal sempre; é mais rápido e prático.
Marque o quadradinho que confirma que você leu as condições de venda para prosseguir.
8. Escolha o assento
Se a sua tarifa permite, e você escolheu marcar assento, é neste momento do processo de compra que você vai escolher a sua poltrona.
Perceba que o mapa indica o sentido em que o trem segue, e que metade do vagão viaja de costas.
Caso a sua tarifa não permita marcar assento, essa etapa vai ser pulada.
9. Confirme os dados de pagamento
Se você escolheu pagar com Paypal, vai ser levado à tela de login, e depois a uma tela para conferir o valor e o cartão utilizados.
Se você escolheu pagar com cartão de crédito, vai ser levado a uma tela para preencher os dados do seu cartão: número, data de validade (‘Caducidad’) e código de segurança. O que segue é uma nova tela do banco emissor do seu cartão de crédito, para fazer uma verificação de segurança. (No caso do Itaú, é pedido o número do iToken.)
10. Pronto!
De volta ao ambiente da Renfe, o site vai mostrar o código localizador do seu bilhete eletrônico. Você pode salvar ou imprimir a passagem clicando no link ‘Imprimir billetes en PDF’. O bilhete será enviado por e-mail também, mas é sempre bom garantir.
O bilhete já traz o assento marcado para quem não teve oportunidade de escolher a poltrona, nas tarifas mais econômicas.
487 comentários
Olá Bóia! É possível comprar a passagem com cartão da Wise para fugir do IOF mais alto?
Olá, Frederico! Claro! Use o https://www.thetrainline.com , que tem interface em português e não implica com cartões emitidos fora da Espanha.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/trem-na-europa/
Boa noite!
Preciso comprar uma passagem de Madrid para Barcelona para o dia 12/10 com 1 mochila, 2 malas de mão e 1 mala média e gostaria de uma dica de qual passagem comprar?
Um grande abraço.
Olá, Gildo! A Renfe restringe a bagagem a 25 kg no máximo. Não se carrega tantos volumes de trem.
Boa tarde, excelentes suas dicas e orientações — vou agora em outubro para Espanha, tenho 61 anos e minha esposa 60 – duvidas: 1) mesmo sendo brasileiro tenho direito ao CARTÃO DOURADO da Renfe ????? 2) Pelo que entendi só consigo retirar o CARTÃO DOURADO na Espanha – Na estação e/ou agencias da Renfe …. 3) ai vem a grande duvida, você acha que posso comprar agora no Brasil, pelo site da Renfe as passagens como CARTÃO DOURADO e só tirar o cartão quando chegar na Espanha ???? chego no dia 15/10 e minha primeira viagem de trem dia 18/10 de Madrid para Valencia , – por favor qual sua sugestão , pois passei um e mail para Renfe , mas eles não respondem – obrigado, muito sucesso
Olá, Eduardo! O problema dessa Tarjeta Dorada é que primeiro você tira o cartão, lá na Espanha, e só depois pode comprar a passagem. As tarifas promocionais antecipadas podem proporcionar um desconto maior do que o da tarjeta em cima da tarifa cheia. No seu lugar, eu já teria comprado essa passagem com uma antecedência maior do que agora.
Boa tarde! Estou tentando comprar uma passagem para um bate volta Madrid/Toledo, para a data 25/10/23. Até agora não abriu a venda. É comum? Muito obrigada.
Olá, Karla! A Renfe é bem madrasta na abertura das vendas, sobretudo se a época for algum feriado na Espanha. Você também pode acompanhar em https://www.thetrainline.com .
Boa Tarde! Muito obrigada pelas dicas, tem me ajudado muito. Vou para Madri dia 26/09. Quais seriam os melhores lugares para bate volta ?
Olá, Thais!
Veja: https://www.viajenaviagem.com/destino/madri/bate-voltas/
Sempre muito boa, suas dicas. Uma pergunta o Restaurante no Trem de Barcelona a Madrid, o restaurante é aberto para todas as Classes ?
Olá, Wilter! Não é bem um restaurante, é um vagão-café. Está aberto a todas as classes.
ótimas dicas! Irei para a Espanha em outubro/23, sairei de San Sebastian ou talvez Pamplona para Sevilha. Tem como ir de trem direto até Sevilha ou obrigatoriamente tenho que passar pro Madri? Nesse caso consigo comprar um único bilhete?
Desde já agradeço
Olá, Paulo! É uma viagem bastante longa e tem baldeação em Madri, com troca de estação inclusive.
Atualmente o melhor lugar para ver trens é https://www.thetrainline.com.
Olá parabéns pelo conteúdo. As dicas são ótimas e ajudam demais. Vou agora em setembro para Barcelona e depois Paris. Consigo comprar esse bilhete do trem pelo site da renfe mesmo? O site da omio e thetrainline são confiáveis tb? Queria uma dica. Obrigada.
Olá, Thaise! Nunca testamos Omio, mas Trainline é tudo de bom.
Pretendo ir a Madrid , Barcelona , figueres e de lá consigo ir de trem até SAN sebastian e Bilbao? Sugere parar em que cidades no caminho ?
Olá, Renata! Tem que voltar a Barcelona. São 5h30 de trem entre Barcelona e San Sebastián. De San Sebastião a Bilbao, 1h30 de ônibus.
Bom dia, parabéns pelas orientações. Estranho que você e em vários locais falam que as passagens dos trens-bala estarão disponibilizadas 60 dias antes, mais ou menos. Minha viagem será de Madri a Barcelona dia 8/12/2023, e hoje, 23/06/2023, quase 6 meses antes já estão disponíveis tanto na Renfe quanto na Trainline. Está correto isto ?? Posso comprar com tranquilidade com 6 meses de antecedência ?? Obrigado.
Olá, Luiz Marcos! Sim, pode!