Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn
A cia. ferroviária alemã — Deutsche Bahn, ou simplesmente DB — é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?
Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.
Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).
Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em “Purchase”.
Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em “Continue” na tarifa escolhida.
Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.
Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.
Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no “open saloon” (vagão inteiriço, tipo avião), “open saloon with table” (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num “compartment” (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)
Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).
A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)
Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.
Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.
Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.
Gute Reise!
Leia mais:
- Vai por mim: trem na Europa
- Bate-volta e pit-stop: modo de usar
- Comparação de preços: Raileurope x cias. nacionais
531 comentários
Olá, tudo bem? Comprei minha passagem pelo app OMIO, porém recebi um e-mail dizendo:
“Connection no longer available
– Use any train: You can now also use your ticket for other trains.
– Alternative connection: Due to recent events, this connection is no longer available. ”
Porém quando procuro por outra alternativa diz que não existe. Nao entendi a primeira opção, poderia utilizar o mesmo ticket para outros trens? mas como saberia se ainda tem vaga ou o assento?
Olá, Carlos Eduardo! Sim, o trem foi cancelado e você pode usar a passagem em qualquer outro trem no mesmo dia no mesmo sentido. Entre no site da Deutsche Bahn para marcar assento, se quiser. Use a opção “seat reservation only”. Isso vai ter custo. Mas se quiser você pode subir sem reserva de assento e sentar onde estiver livre (ou ainda viajar em pé).
Da próxima vez, use o Trainline. A interface é em português e é tudo mais simples e intuitivo.
Compramos passagem de Berlim para Praga no próximo 2/10/24. Recebemos e-mail da DB informando que nossa vinculação ao trem foi alterada e que poderemos utilizar qualquer trem de longa distância. Como devo proceder?
Olá, Alberto! Se quiser reservar assento, entre no site da DB e escolha a opção “seat reservation only”. Se não fizer isso você pode se sentar em qualquer assento que não tenha a placa de reservado.
Olá comprei passagem com trem ice de Munique a Paris eu mais 3 amigas, no momento da compra que fizemos pela Omio não apareceu opções de reserva de assentos , teremos problemas ao embarcar sem lugares marcados ?
Olá, Luciane! Se os assentos já não vieram marcados no recibo do bilhete você vai precisar comprar no site da Deutsche Bahn.
Olá, tudo bem? E como comprovar a compra quando o mesmo foi feito com cartão virtual? Obrigada
Olá, Daniele! Não estão mais pedindo o cartão não.
OLá, bom dia! Vou de Amsterda para Colonia, e no meu ticket consta que tenho City Ticket. Esse City Ticket usareqd chegar na Alemanha? qd desembarcar? POderia me explicar melhor, caso saiba rs! Seria para ônibus local? Grata
Olá, Evelin! O City Ticket cobre o transporte público em cidade da Alemanha no dia do desembarque (ônibus, bonde, metrô U-Bahn e trem S-Bahn dentro dos limites do município). Se você embarcasse na Alemanha, também daria direito ao transporte público nessa cidade até o momento do embarque (mas não é o caso de Amsterdã). Conserve a passagem com você para mostrar em caso de fiscalização (não há catracas no transporte público da Alemanha).
Quanto tempo antes as tarifas promocionais começam a aparecer? Estou programando uma viagem para outubro desse ano.
Olá, Natalia! Comece a monitorar faltando 6 meses para a data.
Boia, boa tarde!
Estarei em Frankfurt com minha filha e gostaria de saber o passo a passo para eu comprar passagem para nós duas para a vila de Idstein (ida e volta no mesmo dia). Vamos estar hospedada no Residence Inn by Marriott Frankfurt City Center. Obrigada
Olá, Laura! Infelizmente não temos conteúdo sobre a região. Você precisa primeiro descobrir se tem que pegar um transporte para Idstein(Taunus) ou Banhof Idstein. Daí compra uma passagem com origem em Frankfurt hbf (estação central) e destino a um desses dois lugares. Há trens diretos a Idstein (Taunus) mas para Bahnhof Idstein tem que fazer baldeação com ônibus. Se você não conseguir comprar no site da Deutsche Bahn ou no aplicativo da Deutsche Bahn, chegue mais cedo na estação, entre na fila do guichê e compre com ajuda de um funcionário.
Gostei muito do seu passo a passo. 🫂 Obrigado .
Oi, Claudio. Feliz ano novo pra você e todos os outros leitores do VnV.
Então, pra mim também não faz diferença ir no mesmo sentido ou de costas. Eu viajarei com minha mãe e meu pai e um deles fica tonto. Pelo menos eles indo de frente é melhor.
Oi!
Tô pesquisando bilhetes para março/abril do próximo ano no site da DB e eles já estão disponíveis. Faço a escolha do trecho e horário, porém fiquei com dúvida na hora de selecionar o assento. Como saber se o assento escolhido eu viajarei na direção do trem ou de costas?
Olá, Diógenes! Se o site não dá indicação da direção, nem oferece essa referência, não dá para saber.
Sinceramente, Diógenes, não acho isso tão importante. Já viajei dos dois jeitos e não muda muito, na minha opinião. Exceto quando o trem acelera e quando pára. Daí é vantagem num momento e desvantagem no outro… mas enfim. Só minha opinião.
Olá tenho uma duvida, vou viajar dia 02/10/23, e estou na duvida de se compro as viagens de trem de uma cidade pra outra com antecedência ou deixo pra comprar no dia anterior na cidade onde eu estiver, vou fazer Munique, Hotemburg, Colnia e Berlim, qual opção é mais barata
Olá, Karen! Trens regionais (como para Rothenburg) têm preço constante, mas os trens rápidos (os que servem as grandes cidades) têm tarifas variáveis. Você já deveria ter comprado, veja se ainda sobrou alguma tarifa promocional. O site https://www.thetrainline.com é todo em português.