Tela a tela: como comprar passagens de trem na Alemanha no site da Deutsche Bahn
A cia. ferroviária alemã — Deutsche Bahn, ou simplesmente DB — é uma das pioneiras da internet: vende passagens online desde a era mesozóica da web. O processo de compra é cheio de detalhes mas flui bem. Outro dia precisei comprar passagens para um bate-volta entre Berlim e Dresden e salvei as telas para você acompanhar o passo a passo. Bora nessa?
Entre no site da Deutsche Bahn e pesquise o trecho.
Depois de selecionar o horário da ida, clique para escolher o horário da volta (se for o caso de voltar, claro).
Você vai poder escolher entre a tarifa descontada (Savings fares) e normal (Standard fare). A tarifa descontada vale só no horário comprado e tem restrições para remarcação e reembolso. A tarifa standard permite que você embarque em qualquer trem naquele dia (mas sua reserva de assento não será válida) ou remarque para outro dia sem maiores custos. As tarifas descontadas aparecem cerca de 90 dias antes da data da viagem e vão escasseando à medida que a data da viagem se aproxima. Escolha a tarifa e escolha em “Purchase”.
Uma nova tela vai pedir para você reconfirmar sua opção. Ainda dá para trocar para tarifa standard ou para primeira classe. Clique em “Continue” na tarifa escolhida.
Daí você deve escolher se quer continuar comprando como cliente registrado ou sem registro. Registrando-se você tem mais vantagens. Eu me registrei.
Na tela seguinte vão te perguntar que tipo de ticket você quer. Se oferecerem o online-ticket, escolha esse, porque dá para imprimir em casa. Informe também se você vai usar a passagem ou se está comprando para alguém que vai viajar sem a sua companhia.
Na mesma tela você já informa se vai querer reservar assento. Custa € 4,50 por trecho e vale muito a pena. Você pode ainda escolher seu assento no “open saloon” (vagão inteiriço, tipo avião), “open saloon with table” (poltrona no vagão inteiriço com uma mesa em frente, compartilhada por quatro passageiros) ou num “compartment” (compartimentos para 6 pessoas, como eram todos os trens antigamente). Escolha também se quer janela ou corredor; o sistema verá se é possível.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
A próxima tela somará o preço da reserva ao da viagem e pedirá para você confirmar se continua querendo. (Se não quiser, é só voltar uma tela e tirar o xis do quadradinho da reserva.)
Uma nova tela oferecerá um passe de transporte local para você agregar à sua passagem. Se você aceitar, seu bilhete de trem vira também sua passagem para ônibus, bonde e metrô no dia do desembarque no destino. Eu comprei só para ver como era (na verdade acabei não usando, andei a pé em Dresden).
A Deutsche Bahn vai pedir para você definir um documento de identificação. Passaporte não é aceito como documento; o que resta é selecionar o cartão de crédito que você vai usar na operação. Lembre-se de levar esse cartão de crédito com você: ele será pedido como identificação pelo fiscal dentro do trem. (O fiscal só pede identificação de quem compra online-ticket; é um esquema de prevenção de fraudes.)
Então é só pagar. Cartões Visa precisam ser do sistema Verified by Visa; os Mastercard precisam ser SecureCode. Mas dá pra usar PayPal também.
Pronto. Seu online-ticket vai ser enviado por email, daí é só imprimir e levar com você no trem.
Quando o fiscal passar, apresente o papel; ele vai pedir seu cartão de crédito e timbrar o bilhete.
Gute Reise!
Leia mais:
- Vai por mim: trem na Europa
- Bate-volta e pit-stop: modo de usar
- Comparação de preços: Raileurope x cias. nacionais
531 comentários
Obrigada pelas dicas.
E como fazer para compra para grupo?
Obrigada mais uma vez.
Germinus.
Olá, Herminia! No motor de busca você preenche quantos passageiros vão viajar.
Ola.. comprei um passe de trem e agora preciso fazer a reserva de assento mas o site nao me da opcao de envio pelo correio ou imprimir, esta indo direto pro pagamento. Alguem sabe alguma informação sobre isso?
Olá, Sibele! Se você está se referindo ao site da Deutsche Bahn, é só imprimir a sua reserva ou levar no celular.
Olá, preciso de sua informação quanto ao BAYERN – TICKET e o BAYERN-BOHMEN-TICKET.
Preciso comprar vários trechos de trem na Alemanha para 2 pessoas.
Aeroporto de Frankfurt / Nuremberg, Nuremberg / Ausgsburg, Augsburg/Villach, Villach / Ljublijana, Wurzbur / Frankfurt.
Todos esses trechos em 20 dias.
Quais trechos poderei utilizar o Bayern, como funciona.
Obrigado
Olá, Pedro! Passes regionais na Alemanha valem dentro dessas regiões, e apenas para trens de baixa velocidade.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2016/06/bayern-ticket-como-comprar/
Olá! Preciso de um auxílio. Ainda é possível comprar passagens com o stopover na DB? No site não abre a opção, só consigo através de outro link. A idéia é ir de Berlim a Londres, com stopover em ₢olonia e/ou Bruxelas. Indicam?
Olá, Caroline! Para comprar passagem com stopover, você tem que clicar em “further options” e na página que carregar depois “add stopover”.
Dito isso, é um itinerário bastante exaustivo. São 6 horas e meia de Berlim a Bruxelas, com baldeação em Colônia. Ninguém chega com pique de desbravar uma cidade depois de 7 horas em trens. Depois são mais 2 horas e meia até Londres. De Berlim a Londres, voe.
Segui suas dicas, como sempre. Mas na hora da compra surgiu a opção de baixar o aplicativo da DB e neste exato momento viajo de Berlim para Dresden. O fiscal acaba de passar e apresentei no celular apenas o bilhete q me enviaram online. Confirmei antes do embarque a ñ obrigatoriedade de impressão.
Boia, qual a diferença do city-ticket para o city mobil (além de que o primeiro é free e o segundo não e da distância necessária)?
No caso, eu comprei a passagem de Frankfurt para Munique e optei por não comprar o city mobil.
O trecho tem mais de 100km, certo? Mesmo sem ter comprado o city mobil, eu posso usar gratuitamente o transporte público para ir para estação em Frankfurt e para sair da estação em Munique?
Olá, Luis! O city ticket está incluso na sua passagem e oferece exatamente isso que você entendeu.
Se a distância entre Frankfurt e Munique fosse menor que 100 km, você teria que comprar o city mobil se quisesse a mesma coisa que o city ticket oferece.
Olá! Precisando de um help e é sempre aqui que acho. Chegarei em Amsterdam e sairei por Praga, querendo visitar Berlim, Viena e Budapeste. De Amsterdam certamente irei para Berlim, mas de lá, qual o percurso mais lógico?
Olá, Taciana! O melhor teria sido voltar por Budapeste (fazendo Berlim-Praga-Viena-Budapeste de trem). Com a última escala em Praga, o mais racional será você voar de Berlim a Budapeste, então seguir de trem a Viena e Praga.
Sempre monte seu itinerário completo ANTES de comprar a passagem. A passagem mais barata muitas vezes não é a mais adequada, e na maioria dos casos acaba fazendo você incorrer em gastos não-planejados.
https://www.viajenaviagem.com/2016/08/leste-europeu-itinerarios/
Olá, boa tarde.
Ainda é possível inserir a opção de stopover? Procurando aqui no aplicativo da Bahn e não acho.
Att,
Olá, Thiago! No site é só clicar em “further options”.
Olá, Boia. Acho que o meu comentário de ontem foi para o “poço”.
Recuperado!
Olá, Boia e Ricardo. Como vi que há ainda algumas dúvidas sobre que documento é exigido do passageiro. Colo a tela, abaixo, que veio após a minha compra, hoje, para viagem que farei em maio, entre Colônia e Frankfurt.
What do I need to bring with me on the train?
PDF as a digital or printed ticket, or ticket in the DB Navigator app
ID card, passport, BahnCard, electronic residence permit or asylum registration confirmation
Obrigada! Não precisa mais cartão mesmo, então.