Travessia Chile-Argentina com carro alugado: as dicas dos leitores

Essa é uma pergunta que de vez em quando pipoca em posts de diversos destinos de Chile e Argentina. Agora, com a aproximação do inverno, o assunto vem ainda mais à baila. Até porque tem gente descobrindo passagens mais baratas para Puerto Montt do que para Bariloche.

Vulcão Osorno, Chile

Eu nunca atravessei a fronteira de carro em nenhum ponto. Já atravessei de cruzeiro (de Ushuaia a Punta Arenas e vice-versa), de ônibus (El Calafate-Puerto Natales-El Calafate; Santiago-Mendoza) e de barco (Bariloche-Puerto Varas).

Sempre que aluguei carro me mantive dentro do mesmo país: em El Calafate (um dia, só para ir do aeroporto à cidade e aproveitar para uma primeira passada no parque), em Bariloche (para dar um rolê por Villa La Angostura e San Martín de los Andes) e em Santiago (para ir a Valparaíso e Viña).

Muita gente enumera os perrengues extras de atravessar a fronteira com carro alugado: diárias, taxas e seguros mais caros; burocracia extra na fronteira (que também não é bolinho para quem passa a pé). Agora no inverno entra a questão da segurança na estrada (a travessia de Mendoza a Santiago pelos Andes costuma fechar depois de grandes nevascas).

Há quem diga, porém, que é tudo tranqüilo e que não faria de outro jeito.

Eu acho que o mais lógico é (1) alugar o carro de um lado da fronteira para os dias em que for passear; (2) entregar o carro; (3) atravessar de ônibus; (5) alugar um novo carro, para os dias em que for passear; (6) voltar para o Brasil do novo país mesmo, sem precisar voltar para o país de onde saiu.  (Sim, eu acho que essas viagens combinadas Chile x Argentina ou Argentina x Chile fazem mais sentido quando você entra por um país e sai pelo outro.)

Mas isso é a opinião de quem nunca atravessou de carro alugado.

E você que já atravessou de carro alugado, o que pode nos contar?

– Qualquer locadora topa ou deu trabalho achar uma que permitisse a travessia?

– Qual foi a locadora que você usou?

– Qual foi o ponto de fronteira e em que época do ano?

– Se foi no inverno: como estava a estrada?

– Como foi a passagem pela imigração?

– Alguém conseguiu devolver o carro no outro país?

Muchas gracias!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    310 comentários

    Estou cotando com a locadora Mitta no Chile (https://mitta.cl/), e eles tem a permissão para cruzar a fronteira. Foi a unica locadora que encontrei, mas eles pede no minimo 7 dias de antecedencia para fazer a reserva.

      Aluguei com a Econorent em Santiago. Eles providenciaram toda a documentação necessária, mas pediram 15 dias de antecedência

      Olá, também alugamos pelça Econorent, e agora em abril de 2024, pediram só 7 dias de antecedência.

    Estou querendo ir de Santiago para Mendoza de carro. Alguém indica uma locadora?

      Olá, Lilian! Dê uma lida nos comentários. A gente não indica essa travessia em carro alugado, é só perrengue em cima de perrengue.

    Estou planejando fazer a travessia da fronteira de Santiago a Mendoza em Março. Gostaria de saber informações sobre fazê-la com carro alugado.

      Olá, Vinicus! Entre em contato com uma locadora no Chile e negocie todo o trâmite. Prepare-se para perder 3 horas a cada travessia e à obrigatoriedade de voltar para o Chile para devolver o carro.

    Pretendo fazer a viagem de SP para Santiago e de lá para Bariloche , alguma dica de quem já foi , como são as estradas ?

      Conforme Bóia resume em seu comentários aqui no post sobre este assunto, eu também não indico a travessia entre Chile e Argentina com carro alugado. A menos que você esteja procurando encrenca ou por situações de muito stress. Vou relatar minha experiência para uma viagem até Ushuaia – Argentina, depois de tentar fazer o mesmo trajeto em Janeiro/23, quando fomos barrados na Aduana Chilena por estarmos em carro alugado, e por não sabermos que havia a necessidade do “Permiso Internacional”:
      Aluguei pela Econorent para retirada no Aeroporto de Santiago em 02/01/2024. Solicitei o “Permiso Internacional” para a Econorent no inicio de dezembro/23. Em 06/12/23 recebi um email da Econorent me dizendo que estava tudo ok. Retirei o carro em 02/01/24 e na retirada me entregaram um envelope com toda a documentação necessária. Saímos de Santiago e fomos a Pucón (800 Km ao sul) para o Iron Man 70.3. Alguns dias depois, saímos de Pucón umas 11 da manhã em direção a Bariloche (300 km).
      Chegamos na fronteira, imigração chilena tudo ok, aduana chilena (na aduana dos dois paises são pedidos os documentos do carro) tudo ok apesar da fila de espera. Fomos em direção a Argentina, o asfalto acaba de repente, estrada de terra e pedras. Imigração tudo ok, aduana nem tanto. Pegamos o que eu imagino ser uma atendente nova, ela simplesmente não sabia o que fazer. Perguntou várias coisas para umas 5 pessoas, ficou olhando nossos RG’s por uns 15/20 minutos sem entender nada, perguntou de novo para umas 2 pessoas, olhou nossos RG’s por mais uns 5 minutos e então do nada, carimbou os papéis e mandou que seguíssemos (Leve seu passaporte. Fica a dica). Perdemos um bom tempo ali….e como um ano antes não conseguimos atravessar as fronteiras e tivemos que cancelar tudo (Hoteis, passeios, etc) quando demora muito vc já fica com um pé atrás…..
      Depois da fronteira Argentina, mais um 10/15 km de terra e pedras e enfim asfalto. Chegamos em Bariloche umas 18/19 horas. Perdemos o dia praticamente.
      Depois de uns dias em Bariloche, seguimos em direção a Perito Moreno pela famosa Ruta 40 (Cidade, não o Glaciar. 800 km). MUITO CUIDADO neste trecho. Tanto o Waze quanto o Google Maps ,depois da cidade de Gobernador Costa pede para que vc saia a direita para uma estrada que é de terra e pedras, o tal do rípio deles. É um trecho de 110 km bem zoado. Pegamos um pedaço desta estrada, mas voltamos para a ruta 40. A partir dai vc navega sem aplicativo, porque não há sinal e vc tem que se virar buscando sua bússola interior, ou por placas de cidades que ficaram na memória por acaso. E então, outro perrengue. Chegando nas cidades de Los Tamariscos e Facundo pela Ruta 40, tem um trecho INTRANSITÁVEL. Há uma placa na Ruta 40 indicando 45 km de Buches (Buracos), e eles não estão brincando. É cratera colada em cratera. Se vc andar a 20 km/h vc vai destruir seu carro. É carro/moto/caminhão/ônibus invadindo pista contrária, carros e caminhões andando em uma pista paralela de terra e pedras, poeira subindo, uma zona…cada um se vira como pode….Ainda na Ruta 40, depois da cidade de Río Mayo tem uma cratera de uns 1,50 x 1,00 na estrada sem sinalização nenhuma. Nossa sorte é que havia um carro argentino seguindo na nossa frente, e ele com certeza conhecia a estrada e estava muito devagar. Se vc passar ali em uma velocidade alta, vc vai simplesmente morrer. Buraco é fundo e muito largo.
      Depois da cidade de Perito Moreno, saímos em direção a El Calafate (600 KM). Depois da cidade de Tres Lagos, mais um trecho de uns 40 km de terra e pedras (rípio). Aqui muito cuidado na volta se for passar por este trecho de novo. Há placas indicando fim do asfalto na ida, mas na volta, não tem aviso nenhum. Mesmo eu já sabendo do trecho em rípio, fomos surpreendidos pela falta de sinalização.
      Alguns dias em El Calafate, saímos em direção a Ushuaia. Depois da cidade de Rio Galegos na Argentina voce chega na fronteira com o Chile. Imigração Argentina tudo ok. Aduana Argentina tudo ok, apesar das filas.Imigração Chilena tudo ok,Aduana Chilena tudo ok, apesar das filas. Atravessamos de balsa o Estreito de de Magalhães e chegamos na fronteira com a Argentina, de novo (as fronteiras naquela região são todas recortadas, vc só entenderá se olhar um mapa. Vc entra no Chile, anda sei la, uns 300 km, e volta para a Argentina). Imigração Chilena tudo ok, Aduana Chilena NÃO. A PESSOA que nos atendeu disse que não havia o contrato de locação do veículo. Apresentei o contrato. Ele me disse que não havia o contrato no sistema dele, que o de papel não servia. Mandou eu ligar para a locadora e sair da fila. Troca chip, sem sinal. Conseguimos sinal lá fora. Com chuva. A locadora alega que o contrato foi anexado no sistema da Aduana. Impasse. Cada um fala uma coisa. Levei o telefone e pedi para a PESSOA falar com a locadora. Se negou.
      Quando a fila acabou, fomos novamente falar com a PESSOA. Ele começou a olhar tudo de novo, e “achou” o contrato no sistema, mas não contente, disse que o ano do pedido do Permiso Internacional estava 2023 e não servia. Explicamos para ele que chegamos em 2 de janeiro, e por este motivo o pedido estava com data de dezembro/2023. Como ele errou na primeira vez, e viu que não iria “colar” a desculpa da data, carimbou tudo e disse que teríamos problemas na Aduana Argentina. Seguimos. Imigração Argentina tudo ok, Aduana Argentina tudo ok. Chegamos em Ushuaia.
      Se vc quer isto para sua vida, (tivemos muuuuitos outros perrengues, mas ficou extenso demais o texto) dicas: Use passaporte, os trâmites ficam mais fáceis. Se vc quer fazer uma viagem parecida, alugue um carro tipo off Road, ou com pneus off road porque em alguns trechos da estrada eles são necessários (estavámos em um carro sedan. Uma Pick Up seria ideal). Planeje muito bem sua viagem, pois existem trechos onde não há nada (maioria) e as distâncias são longas. Então levem comida e água e parem SEMPRE que verem um posto de gasolina. A maioria das estradas estão boas. mas alguns trechos estão muito, mas muito zoados. Muito cuidado com o vento e as rajadas de vento na estrada. Elas jogam o carro facilmente em outra direção (Fico imaginando o pessoal que desce de moto até Ushuaia). Tenha em mente que alguns Chilenos são “Criadores de Regras” (eu pessoalmente uso uma outra palavra em substituição ao criadores) e eles podem simplesmente acabar com sua viagem.

    Boa tarde!

    Estamos indo para Puerto Montt em 12 pessoas, ou seja, 3 carros e pretendemos fazer um bate volta a Bariloche. Será que vamos encontrar problemas para atravessar a fronteira? O carro já vai vir alugado desde Santiago. O que devo fazer para não criar problema para meus clientes?

      Olá, Antonio! O carro precisa já vir com toda a documentação para atravessar a fronteira. O trâmite de imigração com carro demora entre 2 e 3 horas em cada sentido.

      Estou buscando essa forma informação, para uma viagem entre Pucón-Chile e Bariloche-Argentina. Você conseguiu informações seguras sobre esse tramite e documentação? Vamos tentar se ajudar. Abraço!

    Alguém sabe alguma agência que aluga caro que permita a travessia entre Mendoza e Chile

      Olá, Bianca! A Localiza aluga. Mas tem que ligar para a agência local para reservar e fazer os trâmites.

    Bom dia. Estamos planejando alugar um carro em Mendoza para Chile, alguém conhece alguma locadora que faça esse serviço. Estamos
    Planejando ir 31 de outubro e devolver em 2 de novembro. Se alguém puder ajudar agradeço imensamente!

      Também pretendo fazer esse trajeto em janeiro. Você conseguiu? Se sim, teve dificuldades? indica alguma locadora?

      Olá Bianca, você conseguiu fazer a travessia da fronteira de Santiago a Mendoza com carro alugado? Estou indo em março/24 e gostaria de saber informações antecipadas e não estou conseguindo.

      Oiii Bianca! Conseguiu fazer seu trajeto de carro alugado? Vou dia 11 de fevereiro para Buenos Aires e vamos fazer o mesmo trajeto. Estou perdidinha. Hahahaha

    Atravessei de Puerto Natales para Perito Moreno no final do ano.
    se estiver com carro alugado, algumas locadoras já tem este documento pronto, mas sempre pergunte com muita antecedencia. Gastam 2 dias para fazer.
    se for um carro alugado de terceiros, não locadora, ele precisará ir no cartorio e fazer esta documentação.

      Tens algumas indicações de locadoras que posso conseguir essa documentação? E quais os valores?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito