Travessia Chile-Argentina com carro alugado: as dicas dos leitores
Essa é uma pergunta que de vez em quando pipoca em posts de diversos destinos de Chile e Argentina. Agora, com a aproximação do inverno, o assunto vem ainda mais à baila. Até porque tem gente descobrindo passagens mais baratas para Puerto Montt do que para Bariloche.
Eu nunca atravessei a fronteira de carro em nenhum ponto. Já atravessei de cruzeiro (de Ushuaia a Punta Arenas e vice-versa), de ônibus (El Calafate-Puerto Natales-El Calafate; Santiago-Mendoza) e de barco (Bariloche-Puerto Varas).
Sempre que aluguei carro me mantive dentro do mesmo país: em El Calafate (um dia, só para ir do aeroporto à cidade e aproveitar para uma primeira passada no parque), em Bariloche (para dar um rolê por Villa La Angostura e San Martín de los Andes) e em Santiago (para ir a Valparaíso e Viña).
Muita gente enumera os perrengues extras de atravessar a fronteira com carro alugado: diárias, taxas e seguros mais caros; burocracia extra na fronteira (que também não é bolinho para quem passa a pé). Agora no inverno entra a questão da segurança na estrada (a travessia de Mendoza a Santiago pelos Andes costuma fechar depois de grandes nevascas).
Há quem diga, porém, que é tudo tranqüilo e que não faria de outro jeito.
Eu acho que o mais lógico é (1) alugar o carro de um lado da fronteira para os dias em que for passear; (2) entregar o carro; (3) atravessar de ônibus; (5) alugar um novo carro, para os dias em que for passear; (6) voltar para o Brasil do novo país mesmo, sem precisar voltar para o país de onde saiu. (Sim, eu acho que essas viagens combinadas Chile x Argentina ou Argentina x Chile fazem mais sentido quando você entra por um país e sai pelo outro.)
Mas isso é a opinião de quem nunca atravessou de carro alugado.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
E você que já atravessou de carro alugado, o que pode nos contar?
– Qualquer locadora topa ou deu trabalho achar uma que permitisse a travessia?
– Qual foi a locadora que você usou?
– Qual foi o ponto de fronteira e em que época do ano?
– Se foi no inverno: como estava a estrada?
– Como foi a passagem pela imigração?
– Alguém conseguiu devolver o carro no outro país?
Muchas gracias!
310 comentários
Ops,
Estou fazendo alguma cotações também , vou dia 02 novembro, indo puerto montt a Bariloche e devolver na cidade chilena. Conseguu através de email na euro rent car onde ja acrescenta o permisso para cruzar a fronteira por 6 dias 297.000 pesos em torno de 1700 reais
Bom dia Antonio, tudo bem?
Você esta falando com quem para fazer esse tipo de locação?
Vou em dezembro para o chile e quero atravessar para Mendoza.
Obrigada.
Atenciosamente,
Oi antonio,
vc vai pegar o carro em puerto varas e devolver em Bariloche? Ou vai cruzar a fronteira e depois devolver na mesma cidade de origem? estou tentando alugar um carro em Puerto Montt e devolver em bariloche mas não estou conseguindo pela Euro Rent Car
Patricia, você conseguiu alguma informação? Conseguiu alugar o carro e contratar a permissão?
Estou nesta “batalha”. Avis e hertz não estão fazendo.
Os preços de aluguel de carro na Argentina estão fora de propósito, a primeira vez na vida que estou tendo de deixar de alugar em função do preço (e já aluguei em países dos mais caros do mundo e não foi nem de perto tão caro assim). R$700/dia para um carro básico. E dizem que lá está barato. Nem usando o paralelo nesse caso…
Acabei de efetuar a reserva de um Fiesta por 220/dia na cidade de Bariloche. Fiz a reserva por meio do mecanismo de busca Skyscanner e Kayak.
Olá, Guilherme! Essa simples reserva não garante que você possa atravessar a fronteira. Entre em contato com a agência local da locadora.
Fala Bóia. Eu já entrei em contato direto com a locadora e a mesma informou que o valor para a permissão de atravessar a fronteira custa 40 USD. Tinha considerado atravessar a fronteira para o Chile (até Pucon) por ônibus, mas nesse valor de 40 USD está até tranquilo. Valeu pelo retorno
OLá, Guilherme! Obrigada. Na volta nos conte como foi por favor!
Guilherme Sena, tudo bem?
Você fez a reserva com qual locadora em Bariloche? Estou tendo problemas para conseguir a permissão para cruzar do Chile para a Argentina.
Pessoal sobre a minha experiência, já fiz a travessia em uma viagem em 2018, na ocasião, foi tudo tranquilo. Aluguei o carro em Punta Arenas, primeiro fui até Ushuaia, depois Puerto Natales, El Chalten, El Calafate, retornando a Punta Arenas. Faria de novo, mas importante lembrar que é necessário enviar a solicitação e a documentação necessária com antecedência (7-10 dias corridos, algumas locadoras fazem menção a dias úteis).
estou tentando alugar um carro em janeiro para fazer a travessia dos lagos andinos com minha familia e nao estou conseguindo. A ideia era pegar o carro empuerto montt e devolver depois de 7 dias em bariloche. Vcs tem alguma dica de locadora q faça este serviço?
Olá, Cristiana! Conseguir atravessar com carro alugado já é bastante complicado. Entregar o carro no outro país é impossível.
Cristiana, parece-me que várias locadoras que ofereciam essa possibilidade de cruzar a fronteira pararam, após a pandemia.
Já fiz a travessia em 2018, na Patagônia, mas agora estou tendo dificuldades para fazer a região dos lagos andinos. Pelo que consegui descobrir até agora, somente na Europcar/Keddy isso é possível. Sugiro reservar diretamente na Europcar do Chile (europcar.cl), pois os preços são muito mais baratos do que os praticados na europcar.com ou europcar.com.br. Em seguida, faça o envio da documentação necessária para [email protected].
Estou para alugar um carro em El Calafate para ir para Torres Del Paine. É possível ? O melhor preço foi Europcar mas não sei se consigo atravessar a fronteira. Alguma dica ?
Olá, Renato! Tem que falar diretamente com a locadora para ver todos os trâmites. Eu não faria. O potencial de encrenca é enorme.
Olá boa tarde. Eu fiz esse trajeto ano passado de ônibus. Eu gosto de alugar carro quando viajo, mas na minha opinião, para esse trajeto e intuito, não vejo propósito. Dá pra ir e voltar de ônibus tranquilamente. Menos stress, e você não paga aluguel atoa enquanto está nas trilhas de Paine.
Eu aluguei um carro em El Calafate e fui para Torres del Paine e voltei para El Calafate p embarcar de volta ao Brasil. Fiquei uns 10/12 dias com o carro. Não tive problema nenhum na fronteira e achei que a liberdade de ter o carro tornou a viagem mil vezes melhor. Entretanto, há que se levar em conta que as distâncias são grandes e a estrada, apesar de linda e em boas condições pode ter animais atravessando. O aluguel do carro é caro. Mesmos assim eu faria tudo de novo. É fundamental que vc baixe o aplicativo maps.me e baixe o mapa da região (para trafegar off-line) porque não tem sinal de internet. Enfim, dirigimos 3 mil km em 10 a 12 dias, eu e meu marido. A paisagem é maravilhosa e foi uma das melhores viagens da minha vida! Boa sorte.
Pessoal, boa noite!
Alguém sabe indicar, ou se de fato é possível alugar um veículo em Santiago e ir para Mendoza? Os valores de aluguel em Mendoza, triplicam aos valores de Santiago, um UP custa R$ 850 a diária.
Oi Marcos, conseguiu ver algo? Estou querendo o carro para o mesmo roteiro em Outubro.
Olá! É possível fazer a locação do veículo de forma antecipada aqui no Brasil e pagar em dinheiro, com pesos argentinos (câmbio blue) no momento da retirada do veículo? Parece que todos os sites que eu pesquiso exigem o pagamento antecipado no cartão de crédito e eu queria fugir disso. Obrigada!
Olá, Raquel! Você precisa fazer essa locação diretamente com a locadora. Um cartão de crédito será necessário como garantia da reserva, e provavelmente também será feita uma caução nele ao retirar o veículo. Mas você pode combinar de fazer o pagamento da locação em dinheiro, neste caso trocando no paralelo.
Já fiz a travessia do Chile pra Argentina, saindo de Puerto Mont e entrando em Pucon, foi incrível. Acontece que consultando os preços hoje, vi que na Argentina os preços estão 2,5x mais caros que no Chile. Claro que não inclui a documentação para atravessar, mas não era tão caro assim quando fui.
As coisas só valem na Argentina pagando em pesos argentino, contudo para alugar carro não é possível fazer isso pois tem que reservar com antecedência.
Oi Bóia querida e outros viajantes! Há alguma diferença de facilidades (nem estou pensando em preço) para alugar o carro na Argentina ou no Chile? Estou esperando as fronteiras abrirem para comprar a passagem e reservar o carro.
Olá, Monica! De verdade, não recomendamos atravessar a fronteira com o carro alugado. Se fizer muita questão de estar de carro dos dois lados da fronteira, alugue um carro num país, devolva antes de atravessar a fronteira, atravesse de ônibus, alugue novamente no outro país.
Se você quiser mesmo atravessar a fronteira, recomendo ir olhando os comentários anteriores e juntando os cacos de informação. O Chile parece mais organizado. Mas desculpe, não é um assunto que queiramos estudar a fundo, temos um mundo de conteúdo para pôr no ar e essa modalidade realmente não nos parece vantajosa.
Mônica, as fronteiras abriram. Estou alugando um carro na Rentcars com a locadora Europcar que fará os trâmites da documentação para atravessar a fronteira. Esta é a única locadora que por enquanto permite atravessar a fronteira. Estarei indo de Puerto Natales para El Calafate.
Obrigada, Winston. Já estou em contato com a Rentcars para um orçamento e pretendo fazer com a Hertz também. Boa viagem! E, se der, volte aqui para relatar sua viagem 🙂
Eu estou tentando alugar um carro em Calama/Chile e atravessar a fronteira para a Argentina. Consultei várias locadoras do Aeroporto de Calama (Avis, Europcar, Mitta e Chilean) entre 25 e 26 de maio de 2022 e, apesar das fronteiras abertas, essas locadoras ainda não permitem que seus carros atravessem a fronteira.
Oi Winston Sonehara, por favor, nos conte se deu certo a locação com a Europcar para atravessar a fronteira.
Obrigada!
Olá,
Pretendo fazer Puerto Montt – Bariloche – Puerto Montt, carro grande para 5 pessoas.
Iremos em Novembro, longe da temporada de neve.
Alguém dá dicas? Qual locadora? Qual documentação? Imigração, etc?
Agradeço,
Eduardo
Olá, Eduardo! Dê uma olhada nas respostas anteriores. O melhor é fazer por meio de uma agência de turismo brasileira.
Eduardo, vc conseguiu fazer?
Boia, dá pra fazer a ida em ônibus de cidade em cidade de Santiago até Perto Natales?
De lá eu voltaria em avião a partir de Ele Calafate.
😬 Eu não dirijo…
Olá, Thelma! Voe a Puerto Natales ou, se os vôos diretos de Santiago não voltarem, voe a Punta Arenas. Não há ônibus diretos, nem sequer estradas pelo território contíguo do Chile que levem de Santiago a Puerto Natales. O único caminho rodoviário inclui uma longa passagem pela Argentina. São 3.000 km, a distância entre São Paulo e Belém. Você iria de ônibus de São Paulo a Belém?