Travessia Chile-Argentina com carro alugado: as dicas dos leitores

Essa é uma pergunta que de vez em quando pipoca em posts de diversos destinos de Chile e Argentina. Agora, com a aproximação do inverno, o assunto vem ainda mais à baila. Até porque tem gente descobrindo passagens mais baratas para Puerto Montt do que para Bariloche.

Vulcão Osorno, Chile

Eu nunca atravessei a fronteira de carro em nenhum ponto. Já atravessei de cruzeiro (de Ushuaia a Punta Arenas e vice-versa), de ônibus (El Calafate-Puerto Natales-El Calafate; Santiago-Mendoza) e de barco (Bariloche-Puerto Varas).

Sempre que aluguei carro me mantive dentro do mesmo país: em El Calafate (um dia, só para ir do aeroporto à cidade e aproveitar para uma primeira passada no parque), em Bariloche (para dar um rolê por Villa La Angostura e San Martín de los Andes) e em Santiago (para ir a Valparaíso e Viña).

Muita gente enumera os perrengues extras de atravessar a fronteira com carro alugado: diárias, taxas e seguros mais caros; burocracia extra na fronteira (que também não é bolinho para quem passa a pé). Agora no inverno entra a questão da segurança na estrada (a travessia de Mendoza a Santiago pelos Andes costuma fechar depois de grandes nevascas).

Há quem diga, porém, que é tudo tranqüilo e que não faria de outro jeito.

Eu acho que o mais lógico é (1) alugar o carro de um lado da fronteira para os dias em que for passear; (2) entregar o carro; (3) atravessar de ônibus; (5) alugar um novo carro, para os dias em que for passear; (6) voltar para o Brasil do novo país mesmo, sem precisar voltar para o país de onde saiu.  (Sim, eu acho que essas viagens combinadas Chile x Argentina ou Argentina x Chile fazem mais sentido quando você entra por um país e sai pelo outro.)

Mas isso é a opinião de quem nunca atravessou de carro alugado.

E você que já atravessou de carro alugado, o que pode nos contar?

– Qualquer locadora topa ou deu trabalho achar uma que permitisse a travessia?

– Qual foi a locadora que você usou?

– Qual foi o ponto de fronteira e em que época do ano?

– Se foi no inverno: como estava a estrada?

– Como foi a passagem pela imigração?

– Alguém conseguiu devolver o carro no outro país?

Muchas gracias!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    310 comentários

    Ops,
    Estou fazendo alguma cotações também , vou dia 02 novembro, indo puerto montt a Bariloche e devolver na cidade chilena. Conseguu através de email na euro rent car onde ja acrescenta o permisso para cruzar a fronteira por 6 dias 297.000 pesos em torno de 1700 reais

      Bom dia Antonio, tudo bem?
      Você esta falando com quem para fazer esse tipo de locação?
      Vou em dezembro para o chile e quero atravessar para Mendoza.

      Obrigada.

      Atenciosamente,

      Oi antonio,
      vc vai pegar o carro em puerto varas e devolver em Bariloche? Ou vai cruzar a fronteira e depois devolver na mesma cidade de origem? estou tentando alugar um carro em Puerto Montt e devolver em bariloche mas não estou conseguindo pela Euro Rent Car

      Patricia, você conseguiu alguma informação? Conseguiu alugar o carro e contratar a permissão?
      Estou nesta “batalha”. Avis e hertz não estão fazendo.

    Os preços de aluguel de carro na Argentina estão fora de propósito, a primeira vez na vida que estou tendo de deixar de alugar em função do preço (e já aluguei em países dos mais caros do mundo e não foi nem de perto tão caro assim). R$700/dia para um carro básico. E dizem que lá está barato. Nem usando o paralelo nesse caso…

      Acabei de efetuar a reserva de um Fiesta por 220/dia na cidade de Bariloche. Fiz a reserva por meio do mecanismo de busca Skyscanner e Kayak.

      Olá, Guilherme! Essa simples reserva não garante que você possa atravessar a fronteira. Entre em contato com a agência local da locadora.

      Fala Bóia. Eu já entrei em contato direto com a locadora e a mesma informou que o valor para a permissão de atravessar a fronteira custa 40 USD. Tinha considerado atravessar a fronteira para o Chile (até Pucon) por ônibus, mas nesse valor de 40 USD está até tranquilo. Valeu pelo retorno

      Guilherme Sena, tudo bem?
      Você fez a reserva com qual locadora em Bariloche? Estou tendo problemas para conseguir a permissão para cruzar do Chile para a Argentina.

      Pessoal sobre a minha experiência, já fiz a travessia em uma viagem em 2018, na ocasião, foi tudo tranquilo. Aluguei o carro em Punta Arenas, primeiro fui até Ushuaia, depois Puerto Natales, El Chalten, El Calafate, retornando a Punta Arenas. Faria de novo, mas importante lembrar que é necessário enviar a solicitação e a documentação necessária com antecedência (7-10 dias corridos, algumas locadoras fazem menção a dias úteis).

    estou tentando alugar um carro em janeiro para fazer a travessia dos lagos andinos com minha familia e nao estou conseguindo. A ideia era pegar o carro empuerto montt e devolver depois de 7 dias em bariloche. Vcs tem alguma dica de locadora q faça este serviço?

      Olá, Cristiana! Conseguir atravessar com carro alugado já é bastante complicado. Entregar o carro no outro país é impossível.

      Cristiana, parece-me que várias locadoras que ofereciam essa possibilidade de cruzar a fronteira pararam, após a pandemia.
      Já fiz a travessia em 2018, na Patagônia, mas agora estou tendo dificuldades para fazer a região dos lagos andinos. Pelo que consegui descobrir até agora, somente na Europcar/Keddy isso é possível. Sugiro reservar diretamente na Europcar do Chile (europcar.cl), pois os preços são muito mais baratos do que os praticados na europcar.com ou europcar.com.br. Em seguida, faça o envio da documentação necessária para [email protected].

    Estou para alugar um carro em El Calafate para ir para Torres Del Paine. É possível ? O melhor preço foi Europcar mas não sei se consigo atravessar a fronteira. Alguma dica ?

      Olá, Renato! Tem que falar diretamente com a locadora para ver todos os trâmites. Eu não faria. O potencial de encrenca é enorme.

      Olá boa tarde. Eu fiz esse trajeto ano passado de ônibus. Eu gosto de alugar carro quando viajo, mas na minha opinião, para esse trajeto e intuito, não vejo propósito. Dá pra ir e voltar de ônibus tranquilamente. Menos stress, e você não paga aluguel atoa enquanto está nas trilhas de Paine.

      Eu aluguei um carro em El Calafate e fui para Torres del Paine e voltei para El Calafate p embarcar de volta ao Brasil. Fiquei uns 10/12 dias com o carro. Não tive problema nenhum na fronteira e achei que a liberdade de ter o carro tornou a viagem mil vezes melhor. Entretanto, há que se levar em conta que as distâncias são grandes e a estrada, apesar de linda e em boas condições pode ter animais atravessando. O aluguel do carro é caro. Mesmos assim eu faria tudo de novo. É fundamental que vc baixe o aplicativo maps.me e baixe o mapa da região (para trafegar off-line) porque não tem sinal de internet. Enfim, dirigimos 3 mil km em 10 a 12 dias, eu e meu marido. A paisagem é maravilhosa e foi uma das melhores viagens da minha vida! Boa sorte.

    Pessoal, boa noite!
    Alguém sabe indicar, ou se de fato é possível alugar um veículo em Santiago e ir para Mendoza? Os valores de aluguel em Mendoza, triplicam aos valores de Santiago, um UP custa R$ 850 a diária.

      Oi Marcos, conseguiu ver algo? Estou querendo o carro para o mesmo roteiro em Outubro.

    Olá! É possível fazer a locação do veículo de forma antecipada aqui no Brasil e pagar em dinheiro, com pesos argentinos (câmbio blue) no momento da retirada do veículo? Parece que todos os sites que eu pesquiso exigem o pagamento antecipado no cartão de crédito e eu queria fugir disso. Obrigada!

      Olá, Raquel! Você precisa fazer essa locação diretamente com a locadora. Um cartão de crédito será necessário como garantia da reserva, e provavelmente também será feita uma caução nele ao retirar o veículo. Mas você pode combinar de fazer o pagamento da locação em dinheiro, neste caso trocando no paralelo.

    Já fiz a travessia do Chile pra Argentina, saindo de Puerto Mont e entrando em Pucon, foi incrível. Acontece que consultando os preços hoje, vi que na Argentina os preços estão 2,5x mais caros que no Chile. Claro que não inclui a documentação para atravessar, mas não era tão caro assim quando fui.
    As coisas só valem na Argentina pagando em pesos argentino, contudo para alugar carro não é possível fazer isso pois tem que reservar com antecedência.

    Oi Bóia querida e outros viajantes! Há alguma diferença de facilidades (nem estou pensando em preço) para alugar o carro na Argentina ou no Chile? Estou esperando as fronteiras abrirem para comprar a passagem e reservar o carro.

      Olá, Monica! De verdade, não recomendamos atravessar a fronteira com o carro alugado. Se fizer muita questão de estar de carro dos dois lados da fronteira, alugue um carro num país, devolva antes de atravessar a fronteira, atravesse de ônibus, alugue novamente no outro país.

      Se você quiser mesmo atravessar a fronteira, recomendo ir olhando os comentários anteriores e juntando os cacos de informação. O Chile parece mais organizado. Mas desculpe, não é um assunto que queiramos estudar a fundo, temos um mundo de conteúdo para pôr no ar e essa modalidade realmente não nos parece vantajosa.

      Mônica, as fronteiras abriram. Estou alugando um carro na Rentcars com a locadora Europcar que fará os trâmites da documentação para atravessar a fronteira. Esta é a única locadora que por enquanto permite atravessar a fronteira. Estarei indo de Puerto Natales para El Calafate.

      Obrigada, Winston. Já estou em contato com a Rentcars para um orçamento e pretendo fazer com a Hertz também. Boa viagem! E, se der, volte aqui para relatar sua viagem 🙂

      Eu estou tentando alugar um carro em Calama/Chile e atravessar a fronteira para a Argentina. Consultei várias locadoras do Aeroporto de Calama (Avis, Europcar, Mitta e Chilean) entre 25 e 26 de maio de 2022 e, apesar das fronteiras abertas, essas locadoras ainda não permitem que seus carros atravessem a fronteira.

      Oi Winston Sonehara, por favor, nos conte se deu certo a locação com a Europcar para atravessar a fronteira.
      Obrigada!

    Olá,
    Pretendo fazer Puerto Montt – Bariloche – Puerto Montt, carro grande para 5 pessoas.
    Iremos em Novembro, longe da temporada de neve.

    Alguém dá dicas? Qual locadora? Qual documentação? Imigração, etc?
    Agradeço,
    Eduardo

      Olá, Eduardo! Dê uma olhada nas respostas anteriores. O melhor é fazer por meio de uma agência de turismo brasileira.

    Boia, dá pra fazer a ida em ônibus de cidade em cidade de Santiago até Perto Natales?
    De lá eu voltaria em avião a partir de Ele Calafate.

    😬 Eu não dirijo…

      Olá, Thelma! Voe a Puerto Natales ou, se os vôos diretos de Santiago não voltarem, voe a Punta Arenas. Não há ônibus diretos, nem sequer estradas pelo território contíguo do Chile que levem de Santiago a Puerto Natales. O único caminho rodoviário inclui uma longa passagem pela Argentina. São 3.000 km, a distância entre São Paulo e Belém. Você iria de ônibus de São Paulo a Belém?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito