Transamérica Comandatuba, uma ilha de eficiência
Aberto em 1989, o Transamérica da ilha de Comandatuba é desde então um dos queridinhos das famílias de classe média alta de São Paulo. Pudera: a ilha é um oásis para turistas estressados. A começar pelo aeroporto, que fica nos fundos do resort: em vez de você esperar sua mala na esteira, é a sua mala que espera você no lobby do hotel. Antes disso, você vai ser recebido no píer com água de coco ou espumante por baianas paramentadas que fazem uma dancinha muito simpática.
O hotel é um destino em si — como se não bastasse a estrutura ser completa, ainda é possível fazer uma série de passeios no entorno do resort, sem sair da ilha. Mas a grande estrela do Transamérica é mesmo a hotelaria: é pelo serviço que os hóspedes vivem voltando.
A localização
Comandatuba é uma ilha bastante próxima ao continente, formada por um braço de mar. A travessia ao píer do hotel leva menos de 10 minutos. É uma ilha estreita porém comprida, com 25 km de costa. O terreno do hotel tem 5 km de frente de praia. O restante da ilha é praticamente desabitado; há um bar de praia mais para o sul que recebe visitantes, mas está bastante longe do hotel.
Comandatuba fica 70 km ao sul de Ilhéus, que recebe vôos regulares diários de Gol, TAM, Avianca e Azul. O aeroporto de Una fica nos fundos do hotel e recebe vôos fretados.
A praia
É como a costa de Ilhéus: ondas intermitentes, cor de toddynho. Boa para caminhar. Na temporada funciona um bar de praia do hotel. O resort aproveita que a ilha é desabitada e usa a orla norte para passeios de quadriciclos.
As instalações
O terreno é imenso, e há jardineiras (“trenzinhos”) que levam os hóspedes 24 horas para onde quiserem. Quem se hospeda no prédio principal, porém, tem tudo à mão. Por ali há três alas de apartamentos, além do restaurante principal, restaurante infantil, copa do bebê, academia e saunas. As piscinas também estão bastante próximas do prédio.
Ao norte do prédio principal (esquerda de quem olha para o mar) espalham-se os blocos de bangalôs. O spa fica em meio aos chalés. O kid’s club, no canto esquerdo.
Junto ao canal encontram-se as centrais de esportes náuticos e pesca, as quadras de tênis, futebol-soçaite e bocha, e a área de arco e flecha. Há também um viveiro de aves (algumas galinhas superexóticas, fantásticas). A boate fica do lado do píer.
O canto direito do hotel é ocupado por um campo de golfe de 18 buracos bastante bem conceituado.
Os apartamentos
São cerca de 250 apartamentos no prédio principal e 120 em chalés (que o hotel chama de bangalôs).
No prédio principal, os apartamentos estão em três alas; a menos luxuosa é a norte, que ainda não foi renovada. Independentemente da decoração (que sempre será sóbria), todos são espaçosos e têm TV com tela de LCD e varanda (com móveis de plástico). Este da foto é um luxo da ala sul.
Cada bloco de bangalôs tem vários apartamentos geminados. Todos foram recentemente renovados. Os bangalôs superiores (que são as acomodações mais em conta do hotel) são mais compactos do que os apartamentos correspondentes no prédio principal.
Já os bangalôs júnior têm sala separada.
Os mais confortáveis para ir em família são os bangalôs sênior (com sala grande e dois quartos) e master (sala grande e três quartos). Os bangalôs sênior e master têm vista mar. Mas a vista jardim ou coqueiral não são más, não: o paisagismo do hotel é lindo.
Ficando no prédio principal você não vai precisar caminhar muito nem pegar trenzinho para ir aos restaurantes e à piscina. Estando nos bangalôs você vai estar próximo do spa e do kid’s club.
→ Consulte tarifas do Transamérica com valores exclusivos para cadastrados no Zarpo
Piscinas
A piscina principal tem formato orgânico e ilhas com coqueiros e tudo. Toca música animada e tem atividades. Um dos nichos tem bar molhado.
Um pouco à direita (próxima à ala sul do prédio) fica a piscina semi-olímpica, que não tem música. O som da piscina principal, porém, chega até lá (num volume baixo). A piscina tem borda infinita e um aparelho submerso para pedalar. Há um toboágua com monitor (funciona no meio da manhã e no meio da tarde).
Também existem piscinas no spa e no kid’s club. A prainha do centro náutico, no canal, também é boa para ir com crianças.
Kid’s club
Depois da construção do spa no seu antigo espaço, foi realocado para o canto esquerdo do terreno. As salas de brincadeiras e atividades aproveitam a estrutura de um clube de praia que havia ali e foi comprado pelo hotel.
A parte mais bacana é a Casa do Tarzan, composta por vários brinquedos de madeira para crianças maiorzinhas, que fica junto ao mar.
O almoço e jantar são servidos num restaurante só para crianças, no prédio principal. A recreação do Transamérica tem excelente reputação; este foi o resort que ensinou as mamães a confiarem seus pequenos a monitores.
Nas férias e feriados mais importantes contam com a presença do Senninha (na foto, indo embora depois da Semana da Criança).
Copa do bebê
É a mais bem-equipada entre as que visitei até agora. Tem frutas, pós e leites para preparo de mamadeiras e mingaus. Fica no prédio principal. Em frente há brinquedos para crianças pequenas.
Refeições
As diárias incluem café da manhã e jantar — e bebidas não-alcoólicas (água de coco incluída) no jantar.
Os buffets do restaurante principal são bastante variados. Não espere arroubos de criatividade — mas pratos conhecidos e bem-feitos, com ingredientes de qualidade. Há um balcão de grelhados, outro de massas, e uma estação de risotos feitos na hora, em panela pequena. Durante minha estada, peguei um almoço espanhol (tinha leitãozinho assado e paella valenciana) e uma noite amazônica (com moqueca paraense e peixes amazônicos grelhados). A área de doces atenta contra qualquer tentativa de fazer dieta.
Na piscina, uma baiana de acarajé marca sua presença o dia inteiro. Há também um quiosque de sorvetes La Basque.
O Restaurante da Praia é à la carte e especializado em frutos do mar.
Bebidas
Em 2011, trabalhava com os principais fabricantes. Caso a marca da cerveja ou do refrigerante seja essencial na sua escolha, sugiro informar-se diretamente com o hotel para saber os acordos atuais.
Entretenimento noturno
Tem música ao vivo no bar Caravelas, entre o lobby e a ala sul. A boate também funciona para shows e balada.
Esportes
O Transamérica tem ótima estrutura para esportes náuticos, que são praticados no canal. O uso de equipamentos não-motorizados (caiaques, hobbie cats, windsurf) é gratuito. A região é excelente para pesca, tanto no canal quanto oceânica (marlim azul). O hotel tem quadras de futebol soçaite, bocha, tênis, espaço para arco e flecha e um campo de golf de 18 buracos entre o mar e o mangue (o green fee é cobrado à parte).
A sala de ginástica
Fica no prédio principal e tem equipamento de primeira.
O spa
Foi montado pela L’Occitane e hoje é operado pela Spa Collection. Belíssimo, tem salas adaptadas para diferentes tratamentos, com ou sem banhos. Quem compra um tratamento tem direito a usar a piscina do spa durante o dia.
Os passeios
Todos os que se realizam na ilha são operados pelo hotel. O mais bacana é o passeio à lagoa onde há lama negra medicinal — que fica mais bonito quando é feito de lancha, pelo canal, passando por trechos estreitos de denso manguezal.
Também dá para ir até a lagoa pela areia, de bugue ou de caminhão-jardineira. Há um passeio de quadriciclo até a barra norte, com até duas pessoas por veículo.
Fora da área da ilha, é possível fazer city-tour em Canavieiras, a 40 km, em Ilhéus, a 70 km e Itacaré, a 140 km. Dois passeios muito bacanas são à visita de uma fazenda de cacau e ao ecoparque de Una, onde é possível fazer arvorismo em meio à mata atlântica.
(Estando de carro, todos os passeios do parágrafo acima são facilmente realizáveis por conta própria.)
Há duas atividades gratuitas: o plantio/adoção de uma árvore no hotel e a observação de aves no campo de golf na companhia de um biólogo.
Um cantinho
A piscina do spa.
O hotel Transamérica, em Comandatuba…
- É para você: que valoriza serviço acima de tudo.
- Talvez não seja pra você: que faz questão de mar azul ou se incomoda com mobiliário de plástico na piscina e na varanda.
Leia mais:
- Os melhores resorts de praia do Brasil em 17 quesitos: escolha o seu
- Guia de Resorts de Praia
- 45 resorts de praia comentados pelos leitores
- Dicas de Comandatuba no Viaje na Viagem
78 comentários
Em termos de entretenimento e animação, Comandatuba ou Club Med Itaparica?
club Med!
Olá, Karla! Compare as duas resenhas! Veja aqui a do Club Med Itaparica: https://www.viajenaviagem.com/2010/10/club-med-itaparica-adrenalina-sombra-e-agua-fresca/
Primeiramente, parabens pelo site, excelente mesmo. Estou indo para ilha de comandatuba na metade de junho com minha esposa. Vamos ficar no apartamento luxo. Gostaria de saber se esse apartamento ‘e confortavel?possue wi-fi? gosto muito de pescar, e vi que o resort possui pesca esportiva, realmente ‘e possivel pescar mesmo? Muito obrigado.
NILSON REIS
Olá, Nilson! Veja uma foto do apartamento luxo no post acima. Para detalhes dos serviços do resort, consulte a página oficial!
O Comandante diz no texto que não há wi-fi.
Olá Ricardo, em primeiro lugar parabéns pelo site, que é bem completo e dá informações e dicas muito úteis, sempre de maneira bem humorada. Estou programando as férias de julho com filhos de 5 e 7 anos e estou em dúvida se arrisco ir para o Comandatuba ou Nannai devido às chuvas. Já li o seu post sobre o assunto mas é que no ano passado fui nesta época para o Club Med de Trancoso e choveu praticamente a semana inteira – o que salvou foi o fato de ser o Club Med com atividades e serviço que valeram a pena mesmo assim.
Olá, Liana! Aqui quem responde é a Bóia.
No meio do ano o sul da Bahia é uma aposta melhor que Pernambuco.
Sol garantido, só no Ceará.
Olá Bóia
Desde já agradeço a sua atenção. Esmiuçando a sua ótima resposta, perguntarei, inicialmente, dos dois primeiros. Tanto o Nannai quanto o Tivoli são legais para ir com o meu filho de 2 anos? Em relação ao Arraial d´Ajuda EcoResort, foi o hotel que escolhi para passar a última semana de dezembro de 2011. Realmente é um hotel muito charmoso e de ótima localização. Porém, o mesmo deixou muito a desejar em termos de estrutura e entretenimento para os pequenos, comparado ao Comandatuba.Estava analisando, para minha proxima viagem(provavelmente para abril) o Salinas Maragogi, mas estou com o receio de não encontrar, novamente, uma estrutura tão boa para, principalmente, meu filho, como a que encontrei no Transamérica. Novamente agradeço a atenção de todos vocês do site, afinal não faço nenhuma viagem, sem antes passar por aqui.
Olá, Oswaldo!
Realmente o Comandatuba é top em recreação. Outros resorts que se destacam neste quesito são o Tivoli Praia do Forte (sofisticado), os Club Meds (charmosos), o Summerville (convencional) e o Iberostar (all inclusive).
Caros amigos,estou com uma dúvida enorme. Fui ao Comandatuba em abril do ano passado e até então, na minha opinião, foi o melhor hotel de praia em que já me hospedei. Porém, para minha surpresa, quando tentei fazer uma reserva para este ano fui avisado que o hotel não trabalha mais com o sistema de pensão completa e não existem vôos diretos à ilha. Gostaria de saber de vocês se existe no brasil hotel equivalente ao transamérica, analisando todos os quesitos(lembrando que irei com minha esposa e meu filho de 2 anos, desde já agradecido
Olá, Oswaldo! Os resorts top no Brasil são o Nannai, o Tivoli Praia do Forte e o Comandatuba. Nem Nannai nem Tivoli trabalham com pensão completa (o Nannai oferece um completíssimo chá da tarde às 5 horas). Outro resort charmoso é o Arraial d’Ajuda EcoResort.
No sistema all inclusive, os mais sofisticados são os Club Med e o Iberostar.
Sem porte de resort, pense no Ponta dos Ganchos, que é o hotel de praia mais sofisticado do Brasil, em Santa Catarina (tem pensão completa) e no Txai, em Itacaré.
Amanda,
Os melhores quartos para vc ficar sao dentro do hotel e nao bungalows, já que eles sao proximos dos restaurantes, piscinas e praia. Para as crianças o ponto de encontro com os “tios” da casa da criança é a recepçao ou no proprio cafe da manha. Prefiro o segundo ou primeiro andar. Tem os quartos de vista para o jardim, que sao mais silenciosos e o de frente para as piscina (para mim meu favorito). Espero que goste 🙂
Bjs
Estou com uma reserta para janeiro para o Tivoli Praia do Forte, ja fomos para comandatuba e adoramos, preciso saber qual é melhor Tivoli ou Comandatuba. Iremos em familia e com 7 crianças, e gostamos de hoteis mais exclusivos. Fiquei preoupada em questão de pisinas pois me parece que tem lugares no tivoli que crianças não entram. Grata, Milena
Oii… Estou achando a passagem de Sao paulo direto pra comandatuba mto caro… poderia ir pra ilheus e depois pra ilha de comandatuba? comoe u faria isso?? como iria ate a ilha de comandatuba? Estou pensando tmb em passar uns dias em ilheus pra ir pra ilha depois! Vcs podem me falar se vcs sabem uma passagem mais em conta em ir direto ?? ou me fala como faco pra ir de ilheus pra la? obrigadaa!
Olá, Carla! O Transamérica é um hotel bastante caro, se você está pensando na forma mais barata de chegar veja antes se pode cacifar o hotel. Do aeroporto de Ilhéus a Comandatuba você pode ir de táxi (dá uma hora de traslado) ou então pode ir à rodoviária de Ilhéus e pegar o próximo ônibus a Canavieiras, pedindo para descer na porta do hotel. Neste caso é preciso caminhar cerca de um quilômetro até o ancoradouro. Não há outra hospedagem na ilha a não ser o resort.
A primeira vez que fui a comandatuba foi na copa de 94, qdo o brasil foi tetra e eu tinha 8 anos. Estou com 25 e desde entao vou a comandatuba todos os anos passar pelo menos 2 semanas. Verão para mim não é verão se não tiver comandatuba. Brinco que já sou funcionária que até receber hospedes fantasiada de baiana ja fiz! hehe
Pais com filhos pequenos fiquem despreocupados, os monitores e as baby siters sao uns amores, educados, calmos e tratam as crianças com verdadeiro carinho e respeito! Digo isso pq a baby siter que tomava conta de mim esta no hotel ate hoje assim como monitores que brincava, como eu amava a casa das crianças, brincava o dia inteiro! Minha mae me via qdo eu acordava e ia durmi! hehe
A palavra de ordem do hotel é serviço, me sinto em casa, muito bem tratada e amparada. Os garçons sao uns fofos, felizes, bem-humorados e fazem tudo que vc pede! Os monitores dos adultos tambem sem palavras engraçadissimos, super divertidos te cativam já no primeiro dia! Quem nao quer ficar parado atividades tem 24h! Para relaxar tambem nada como a praia, spa, relax na piscina olimpica (Que nao tem recreaçao) ou as redes entre a piscina e a praia perfeita para um cochilo de final de tarde ou ler um livro.
Digo que comandatuba é meu paraiso em terra, me renova para começar o ano. Os hospedes tambem sao otimos, temos grandes amigos no hotel de familias como a nossa que frequentam o hotel a muito tempo, sempre combinamos de ir na mesma epoca e é diversao garantida! Esse ambiente familiar com diversao e beleza natural pura nao tem preço!
Quem tiver a oportunidade vá que vale muito a pena! Janeiro de 2012 já estou com a minha reserva feita 🙂
Thalita, como vc vai bastante parala, pode me dizer qual o melhor area de acomodacao? Voucom minhas filhas de 5 anos e quero ficar num quarto legal e perto de tudo…. Minha irma vi com bebe de 4 meses tb….
Ricardo,
bom dia! Para julho, para quem tem criança de 4 anos, vc recomendaria Transamérica ou Clubmed?
Um abraço e muito obrigado pela costumeira boa-vontade em nos atender!
Olá, Mauro! Aqui quem responde é A Bóia.
Nesse tipo de dúvida infelizmente o Ricardo Freire não pode ajudar. Compare o que você viu neste post com os outros dois do Club Med:
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/club-med-itaparica-adrenalina-sombra-e-agua-fresca/
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/club-med-trancoso-um-med-quase-zen/
O post sobre o Club Med Rio das Pedras deve sair ainda este mês.
Leia também sobre chuvas:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/ferias-no-brasil-como-fugir-da-chuva/