Toscana de carro: San Gimignano, Volterra e Vale do Elsa
San Gimignano (diga: Djiminháno) está no topo da lista de lugares incontornáveis de quem vai à Toscana. Dá para chegar de trem e ônibus. De carro, porém, San Gimignano fica fácil de combinar com outras cidades do Vale do Elsa, como Monteriggioni e Colle di Val d’Elsa, e também com Volterra, que é a dobradinha mais usual.
Mas veja bem: o roteiro completo, de quatro cidades, só funciona para os mais irrequietos, e que pulem da cama cedo. E façam o roteiro entre maio e setembro, quando há mais horas de luz solar. A dupla San Gimignano + Volterra toma fácil o dia inteiro. Se for fazer o tour completo, pense em Monteriggioni e em Colle apenas como paradas para esticar as pernas e enriquecer o álbum do seu Facebook.
Ah, sim: é possível também combinar San Gimignano com um passeio pelo Chianti. A Chiantigiana é a estrada que ziguezagueia pela região.
Sair de Siena ou de Florença?
A minha receita de Toscana ideal, para quem tem de 7 a 10 dias para investir na região, é dividir a estada em duas bases: Florença e Siena.
Começando em Florença
Uns dias em Florença, para curtir a cidade e fazer bate-voltas de trem e ônibus – a Pisa, Lucca e Assis e mais. Sair Florença para rodar a Toscana de carro aumenta só meia horinha no trajeto de ida e outra meia horinha no de volta (em comparação com sair de Siena) No caso das visitas a San Gimignano e a Volterra. O trânsito em volta da cidade chateia mas não inviabiliza o passeio.
O resto da temporada pode ser passado num hotel ou agriturismo nas cercanias de Siena (como o Laticastelli, onde fiquei e recomendo).
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos na Itália e outros destinos na Europa
Começando em Siena
Siena está mais bem localizada para fazer os passeios panorâmicos de carro. Saindo de Siena (F, no mapa), o percurso total dá 125 km (tempo total de estrada estimado pelo Google Maps: 2h40).
Recomendo ir primeiro a Monteriggioni (B, 17 km), de lá a San Gimignano (C, 23 km), prosseguindo a Volterra (D, 30 km) e dando uma paradinha final em Colle di Val d’Elsa (E, 28 km). De volta a Siena (F) são mais 27 km.
Saindo de Florença (F, no mapa), o percurso total é de 175 km (3h15 de estrada, segundo o Google Maps). De lá eu iria direto a San Gimignano (B, 52 km), seguiria a Volterra (C, 30 km), passaria por Colle (D, 28 km) e Monteriggioni (E 12 km). A volta, direto pela autopista, dá 55 km (F).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Onde parar no caminho
Toscana de carro: Monteriggioni
Visível da auto-estrada entre Siena e Florença, Monteriggioni só perde em encanto para as do Val d’Orcia justamente por estar assim tão devassada para quem passa em alta velocidade. Uma vez dentro do borgo, porém, você esquece do asfalto. A muralha, perfeitamente circular, é das mais bem-preservadas da Itália. Há inclusive jardins, que na Idade Média foram usados como horta durante sítios à cidade.
Toscana de carro:
Toscana de carro: San Gimignano
É a Manhattan italiana — nenhuma outra cidade construiu e conservou tantas torres. Erigidas pelas famílias ricas durante tempos particularmente prósperos na Idade Média, as torres de San Gimignano chegaram a ser 72.
Destas, restaram catorze (as outras foram destruídas durante batalhas), que formam o skyline mais famoso da Itália.
A cidade vale pela arquitetura, mas fica devendo em ambiente; por ser tão visitada, San Gimignano é demasiadamente voltada ao turismo, dando pouco a perceber de vida local. O lugar é imperdível, mas vai por mim: acho que você vai curtir mais a próxima parada, Volterra.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Toscana de carro: Volterra
Mesmo que a cidade não fosse tão bonita, a ida a Volterra já se pagaria pelo caminho. As estradinhas são as mais bonitas que você vai encontrar nessa latitude toscana. As auto-estradas passam longe, e você naturalmente entra no clima slow travel.
Volterra não tem a fama de San Gimignano, mas tem mais substância. Em vez de torres, oferece bons museus, como o Guarnacci, dedicado a tesouros etruscos, e a Pinacoteca. Vale a pena entrar na Catedral.
Um bom plano: chegar, almoçar, e então fazer a digestão batendo perna pela cidade.
Wise – Cartão de débito global
Toscana de carro: Colle di Val d’Elsa
É fácil desdenhar Colle di Val d’Elsa: da estrada, a cidade é feiosa. Entrando, a coisa não melhora muito — você passa por um arrabalde industrial e chega a um centrinho insosso. Não desista: o que vale a pena ver está escondido acima do seu nariz: a cidade murada fica no alto da colina, e é originalíssima.
A Colle di Val d’Elsa que você não percebe dali de baixo é um borgo comprido, cortado praticamente por uma rua só. Não, você não pode entrar com o seu carro por ali; só os moradores. Use um dos estacionamentos do lado de fora da muralha e dê uma passeadinha.
Por estar tão perto da auto-estrada Siena-Florença, Colle di Val d’Elsa rende também uma boa base para explorar a Toscana de carro.
Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.
Leia mais:
- Toscana de carro: um dia entre Cortona, Arezzo e Lucignano
- Toscana de carro: um dia entre Monteriggioni, San Gimignano e Volterra
- Toscana de carro: um dia no Val d’Orcia
- Toscana sem carro: 5 bate-voltas de trem ou ônibus, saindo de Florença
- Duas semanas na Itália: um roteiro prático e abrangente
- Dicas da Toscana no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem – compre na Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – reserve com a Viator
- Ingressos – garanta o seu com a Musement
433 comentários
Ola, vou alugar um carro na Toscana e ter como base Siena. Estarei vindo de Florença e depois indo para Roma. Os trechos Florença/Siena e Siena /Roma são melhores feitos de carro ou trem??
Olá, Alysson! As ligações ferroviárias com Siena são complicadas, a cidade está num ramo lento e antiquado. Escolha entre o ônibus e o carro. Faz sentido alugar ao sair de Florença e devolver ao chegar a Roma, sem entrar no centro histórico. Os aeroportos são bons lugares para retirar e devolver.
Estou planejando ir à Milão em meados de Abril. Ficar por lá uma semana, pegar um trem para Florença e fazer esse roteiro pela Toscana, mais precisamente na primeira semana de Maio. Alguém poderia me falar se essa época é boa. Como é o clima nesses meses. Obrigado
Olá, Léia! O frio maior já terá passado. Maio é bastante bonito e procurado; os preços sobem.
Oi Bóia, estou indo para Roma e Toscana em Março/2015. Estou suuuper perdida. Vou e volto por Roma e não sei nem por onde começar. Leio e releio o Blog, que por sinal é fantástico. Pensei em ficar 3 ou 4 dias em Roma e depois fixar em Florença e Siena para rodar de carro pela Toscana. O que você recomenda? Consigo numa boa ter esses 2 lugares como base para rodar de carro? O que é melhor pra eu voltar pra Roma, trem ou carro? Super obrigada.
Olá, Fabiola! De Florença você pode fazer bate-voltas de trem e ônibus, como explicado neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus
Os passeios de carro você faz a partir de Siena ou arredores.
https://www.viajenaviagem.com/destino/toscana
Escolha as cidades que quer visitar e dimensione a sua estada de acordo.
Olá, vi alguns comentários sobre as chuvas em novembro na região. Ocorre que, se tudo ocorrer bem, será nessa época (primeira quinzena) em que poderei viajar (lua-de-mel), fiquei muito indeciso…pegar uma semana de chuva derruba qualquer um… será que é melhor eu buscar outro destino, ou eu ‘tento a sorte’? rs.
Obrigado!
Olá, Rafael! Com exceção do alto verão, conte sempre em pegar alguma chuva na Itália. Não temos como prever se vai chover nos dias da sua lua-de-mel ou não. Se você realmente quer conhecer a região, não deixe isso atrapalhar os seus planos. Mas se ficar inseguro, escolha outro destino.
Olá
Vi em seus comentários que em Janeiro, quando estarei na Toscana por 6 dias, o melhor é ônibus e trem ao invés de carro e que devemos priorizar as cidades grandes e médias. Além de Florença e Siena, quais cidades se enquadram neste critério?
Olá, Ana Lucia! Pisa e Arezzo são cidades de porte médio. Cortona, San Gimignano são mais turísticas e terão alguma vida. As cidades do Val d’Orcia estarão meio que hibernando.
gostaria de receber informações sobre a toscana. irei la no final do ano e espero poder conhecer um pouco da região. o site de vocês e muito bom e vai me ajudar muito
Olá, Jose Hildo! Tudo já publicado sobre a Toscana no site pode ser encontrado aqui: https://www.viajenaviagem.com/destino/toscana
Já venho tentando contato com você a algum tempo e sem sucesso, mas como sou brasileiro e não desisto nunca rs, vou tentar mais um, estou indo pra Europa no próximo domingo dia 02 e vou estar em Florênça até dia 16 de onde vou pra Roma e fico até dia 21 quando retorno pro Brasil. Estou pensando em fazer esse percurso de carro e pelo litoral, vale a pena? Se não, o que você sugere? Obrigado!!!
Olá, Lucasnei! Nós já respondemos na primeira vez que você perguntou. Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/comment-page-6/#comment-439527
Estou planejando sair de Roma de carro no dia 19 de Dezembro, viajar uns 5 dias de carro pela região chegando em Florença para o dia 24 de Dezembro. Você comentou sobre o frio e o fato das cidades estarem hibernando, tem alguma dica? cancelo a viagem? Ou ainda vale a pena antes do natal?
obrigada.
Olá, Luiza! A melhor idéia para esta e qualquer época do ano é ir de Roma a Florença de trem. Em Florença você pode fazer passeios de trem ou ônibus para cidades vizinhas.
Leve em conta que 26/12 também é feriado na Itália.
Mais dicas:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/
https://www.viajenaviagem.com/2014/09/onde-passar-natal-viagem-ceia-festa-dicas
San Gimignano é fantástica!! Fomos até lá de ônibus, saindo de Siena (o trajeto dura cerca de 1 hora e meia). Não deixe de subir a Torre Grossa (a vista da cidade é linda, especialmente no fim do dia) e ir à Sorveteria Dondoli, que ganhou vários prêmios de “melhor sorvete do mundo”. Não sei se é o melhor, mas é absolutamente delicioso! Se a fila estiver longa, não desista, a espera vale a pena!
Gostaria de aber se tem passeio para vinícolas com veículo?
Aguardo
Olá, Rubens! Que tal este passeio aqui?