Manly Beach, a praia do piquenique em Sydney
Uma das melhores maneiras de aproveitar Sydney é pegar um barco até o outro lado da baía e curtir as diversas praias ao redor da cidade. Dessa forma, você sempre vai ter a Opera House e a Harbour Bridge – ou Ponte da Baía de Sydney – sob uma nova perspectiva. Garanto que esse cenário nunca fica menos interessante.
Entre tantas opções de trechos litorâneos, provavelmente você vai ouvir falar algumas vezes sobre Manly Beach, uma das praias mais conhecidas da região.
Só a viagem até ali já valeria o passeio, principalmente no final da tarde quando o sol já começa a cair.
Ao desembarcar no píer de Manly, logo encontramos um certo clima de confraternização no ar, muitos bares ao ar livre, gente se exercitando, passeando com seus animais de estimação ou simplesmente curtindo a vida, afinal ela é muito mais bonita do lado de fora de meia dúzia de paredes de concreto.
Passei no quiosque de atendimento ao turista e a senhora logo me disse “muitas pessoas reclamam e retornam dizendo: Manly Beach é só isso mesmo? Não se deixe levar e continue seguindo a trilha, as praias mais bonitas aparecem alguns quilômetros depois”.
Verdade seja dita, Manly não tem o balacobaco todo de Bondi Beach, mas é um lugar super gostoso para passar uma tarde e, quem sabe, até fazer um piquenique ou pular de bar em bar à beira mar provando diferentes drinks e aperitivos.
E a senhora estava certa, as praias mais isoladas seguem ao longo da trilha de 10 quilômetros dentro do Parque Nacional de Sydney Harbour. É perfeitamente possível percorrer esse trecho caminhando ou de bicicleta e em alguns pontos encontrei lugares próprios para piqueniques, mas não, não consegui completar toda sua extensão com meus passos de formiguinha.
- Quer garantir o seu passeio? Reserve tours em Manly com a Viator.
Além de caiaque, mergulho e surf, alguns passeios complementares incluem uma passadinha pelo The Corso, a avenida principal de Manly, uma visita guiada no North Fort (aberto de sábado a quinta, das 10h às 16h, entrada franca. Fecha aos feriados), uma base militar utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, e quem sabe até mesmo um tour pela Manly Art Gallery (West Esplanade, Manly NSW 2095. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, entrada franca. Fecha aos feriados e segundas).
Nos fins de semana, essa região também costuma receber um mercado de pulgas cheio de cacarecos e artigos locais. No final de setembro, Manly se transforma na casa do Jazz na Austrália com a chegada do Festival de Jazz de Manly – em 2016, ele acontece entre 25 de setembro e 5 de outubro.
#BonsDrinks
Logo que cheguei em Manly, uma coisa me chamou a atenção: vários bares e restaurantes estavam lotados e talvez essa seja uma das boas sacadas dessa área: ser um lugar bem simpático para sair no final do dia, sentar no balcão e pedir um drink. A cervejaria artesanal 4 Pines Brewing Company (29/43-45 East Esplanade, Manly NSW 2095, tel. 02/9976-2300) e o restaurante de cozinha italiana e vinhos australianos Hugos (Manly Wharf, 1 E Esplanade, Manly NSW 2095, tel 02/8116-8555) são alguns dos endereços favoritos em Manly. Eu optei pelo Manly Wine (8-13 S Steyne, Manly NSW 2095. T 02 8966 9000) que é um misto de bar e restaurante muito procurado por quem quer provar ostras frescas. Recomendo.
Como chegar até Manly Beach?
Chegar até Manly é mamão com açúcar: a cada 30 minutos parte uma balsa do cais número 3 no Circular Quay. Basta seguir com a linha F1 para Manly Beach e aproveitar a viagem de 30 minutinhos. O ticket avulso de ida e volta custa AUD 15,20.
Natalie viajou a convite do Turismo da Austrália.
Leia mais:
- Byron Bay, a praia hippie chic da Austrália
- Onde comer em Sydney: de comidinhas a boas mesas (sem esquecer vinhos e cervejas)
- Sydney: um passeio por Bondi Beach, a praia que é a cara da Austrália
- Hunter Valley: o vale dos vinhedos pertinho de Sydney
- QT Sydney: um hotel feito para o Instagram
- Bastidores da Ópera de Sydney: uma aula de arte e arquitetura
- Sydney: 3 experiências imperdíveis
4 comentários
Manly 2015! É Passado! A praia está linda, remodelada, cheia de lugares incríveis para comer! Vai lá Ricardo! Atualiza o post e depois me conta se não valeu a pena!
Falando em ostras e em preço das balsas: existe algum tipo de Oyster Card em Sydney, que valha alguma economia com os transportes?
Respondendo a mim mesmo: existe o Opal Card (https://www.opal.com.au/), que funciona com a mesma lógica do Oyster londrino, cobrando um valor máximo por dia ou por semana.
Um belo lugar para conhecer!