Sudeste Asiático pra Mirella
A Mirella e o Kiko do Mikix já estão de malas prontas novamente: no fim do ano vão fugir do frio do Canadá para dar um giro pelo Sudeste da Ásia.
As passagens de ida e volta estão compradas, e o roteiro, mais ou menos definido. Eles estão agora fechando hotéis (procuram 3/4 estrelas, na faixa de 150 dólares, escorregando aqui e ali até 200) e querem os pitacos da tripulação.
Estas são as escalas e os hotéis finalistas:
Hong Kong (6 noites) – Lan Kwai Fong Hotel
Kuala Lumpur (4 noites) – Traders Hotel, JW Marriott ou Ascott (dúvida : ficar em Chinatown ou perto das Petronas Towers?)
Siem Reap (5 noites) – Angkor Village
Krabi ou Phuket ou ??? (9 noites) – a escala na praia na Tailândia é a que mais suscita dúvidas; por enquanto o escolhido é o Ao Nang Orchid Resort, em Krabi
Bangkok (5 noites) – Pathumwan Princess ou Royal Orchid Sheraton
Então, trips? À caixa de comentários!
345 comentários
Ola Naldo,
Muitissimo Obrigada, valeu por ter escrito tudo tao explicadinho.
Muito bom essa sua sugestao de roteiro, mas quero muito ir para Koh Lipe, ja que a viagem sera lua de mel e quero muito ficar uns dias no sossegooo..E a maneira mais facil de chegar em Koh Lipe e via AirAsia de Cingapura para Langkawi (so 1 hora de voo + 1 hora de ferry).
De BKK vou para Siem Reap pela AirAsia mesmo. Na verdade existem voos de SR para HK, mas superrr carooo. Entao compensa mais voltar a BKK mesmo.
E, 7 dias muito para HK, pq pensei 5 dias so HK e 2 dias Macau. Entao e melhor bate e volta para Macau so 1 dia mesmo? e 4 noites em HK?
Ja que temos 30 dias pro roteiro, de repente inclua o LAOS? Vc foi la? Qual a melhor logistica em termos de voos? A Airasia nao vai pra Luang Prabang. (infelizmente!).
Talvez eu coloque mais dias em BKK para fazer os bate e voltas na regiao e ficar mais tranquila la naquela “muvuca” rs
Agora to vendo qual cia aera voa de Londres(ja quemoro aqui) para Cingapura com menor preco e multiplos stops, ja que volto de HK.
Muito boa a dica dos dolares na Camboja e tb nao preciso pedir visto antes, ja q tiro no aeroporto.(ja facilita muito).
Tb tenho que ver como vou fazer nas ilhas..acho que vou ficar em PHI PHI mesmo. So preciso saber como e de koh Lipe para Koh Phi Phi. Phuket nem pensar..
Valeuuuuu, Obrigada. Se tiver email ou twitter posta ai…
Oi Renata! Não posso te ajudar sobre esse ferry pra Koh Lipe, mas eu já fui pra Langkawi em 2010. Se pensar em parar por lá, há vários resorts/hoteis pela ilha ideais pra lua de mel. Eu fiquei num pé na areia na praia de Pantai Cenang (não só por ser a mais famosa, mas é onde estão os restaurantes – pra ir a pé) também. A única coisa ruim é que não sei se era a época (maio), mas o calor era terrível e as águas da piscina e do mar estavam sempre mornas.
Uns amigos foram pro Laos (eu os encontrei depois no Camboja) e adoraram. A paz, os monjes, os templos, os elefantes… outro clima lá e tudo muito mais “real”. Segundo eles, uma parte bem diferente da viagem. Se puder e não for muito caro, pode ser uma boa. Só que eles vinham do Vietnam, e de Luang Prabang voaram pra Siem Reap. Acho que voaram de ‘Lao Airline’, não lembro bem.
A dica dos dólares pro Camboja é verdade. Acho que tinha lido num forum do Lonely Planet antes de ir e pude comprovar já no aeroporto. Daí não troquei. Meus amigos que tinham chegado antes trocaram um pouco pela moeda local e se arrependeram. Embora eu sempre saque ao chegar nos países, nem pensei em enfiar meu cartão num ATM lá, ao contrário da Tailândia, Malásia ou Cingapura. Sei lá, né, vai que.. Em relação ao visto é só preencher um formulario.
Sobre os dias de Hong Kong. Se quer ficar 3 – 4 dias na cidade aproveitando com calma está ótimo. Também não vejo problema em dormir em Macau, mas mais que 2 dias talvez seja demais. Além da herança portuguesa, os mais famosos Hotéis Cassino de Las vegas estão em Macau (Wynn, MGM etc). Mesmo pra quem não joga – como eu – vale a visita ao extravangante e imenso complexo The Venetian.
Da logística Londres-Ásia; Pra voos diretos, no seu caso só sobra a British pra ir a SIN e voltar a partir de HK (sem precisar voltar pra Cingapura). Com outra companhia isso não funciona mas o bom é que vc está no centro da tudo e com conexão há inúmeras opções. Eu pesquisaria as do oriente médio: Qatar, Emirates, Turkish… as melhores.
Valeu Demais Naldo! To fechando o roteiro agora e ja vou comprar as passagens. Achei melhor preco pela Qatar (London-Doha-Singapore e a volta saindo de HK).
Bjs,
Renata (twitter RenataAzevedo)
“Talvez fique em conta voltar a BKK e de la para HK”
É isso mesmo… eu respondi pra você no seu posto original, Renata. Vê lá!
Oi Diogo,
Obrigada pelas dicas 🙂
O que ta pegando agora e o trecho Siem Reap-HK ,ja que os voos sao super caros. Talvez fique mais em conta voltar a BKK e de la para Siem Reap pela Air Asia. (mas queria evitar tantooos voos)
Sei que de Cingapura para Koh Lipe e super simples via Langkawi. Creio que de Koh Lipe para Koh Phi Phi nao seja tao complicado. E de Krabi pra BkK pela AirAsia tb.
Corrigindo, BKK são 2 dias, porque Ayuthaia e Sukhothai estão incluídos aí! 😉
Oi, pessoal! Sou nova por aqui, pelo menos nos comentários (já acompanho o VnV há tempos, e a coluna do Riq na revista da Gol também! 🙂
Bom, estou planejando minha viagem ao SE asiático, para janeiro, e já li mil blogs e todos os comentários postados aqui, mas ainda tenho muitas dúvidas, e só vocês pra me salvar!
Eu e meu marido iremos pela Ethiopian Airlines e faremos uma parada lá, para quebrar o fuso (o que já vi que foi uma sábia decisão!). Descobri no Gabriel quer viajar que a Etiópia tem muito a oferecer! 🙂
Então o início da viagem fica assim:
4ª- 25.12 – GIG-ADD
5ª-26.12 – chegada em Addis Ababa à noite
6ª- 27.12 – Addis Ababa
S- 28.12 – ADD-LLI
D- 29.12 – Lalibela
2ª- 30.12 – LLI-ADD
3ª- 31.12 – ADD-BKK – chegada em BKK 13:20
…
6ª- 31.01 – BKK-GIG (na verdade 01.02, 01:40)
Queria já sair pra Lalibela no dia seguinte, mas os horários não ajudam e se eu fizer isso não vejo nada na capital e não consigo descansar, porque o voo é 7h da manhã. Mas ainda é algo a se pensar. O voo para BKK é na verdade na noite de 2ª, 0:40.
A primeira dúvida é: onde passar o Ano Novo? Não ligamos muito pra isso, só quero fugir da multidão tanto quanto possível. E queria deixar BKK mais pro final, por causa das compras (mas também tem que coincidir com fim de semana, por causa do Chatuchak…) Siem Reap é loucura?
Pretendemos ir aos seguintes lugares, se o tempo e a logística permitirem:
Bangkok – 4 dias
Chiang Mai – 2 dias
Chiang Rai – 1/2 dia (só o templo, não quero ir na tribo)
Ayutthaia – 1 dia
Sukothai – 1 dia
Phi Phi – 2 dias
alguma ilha ao sul ainda a decidir (Koh Lipe, Rok, Kradan ou Ngai)- 3 dias
Siem Reap – 3 dias
Phnom Penh – 2 dias
Sihanoukville – 2 dias
Koh Rong – 2 dias
Luang Prabang – 3 dias
Vientiane – 1 dia
Saigon – 2 dias
Hoi An – 2 dias
Delta do Mekong – 2 dias (1 em Can Tho e 1 em Ben Tre)
Phu Quoc – se conseguir encaixar
O que cortar? Já cortei o norte do Vietnã, porque a época não é boa.
O único jeito de ir a Chiang Rai é de carro? Me parece que é bem longe, então não sei se vale a pena o bate e volta só para ver o Templo branco.
Li aqui em cima que Sukothai não tem trem. E será que daria para ir a uma cidade próxima e lá pegar trem para Chiang Mai? Quanto tempo duraria a viagem? Ou a paisagem não é tão obrigatória assim e é melhor ir de avião mesmo?
Ah, pretendemos fazer quase tudo de avião, para ganhar tempo. E ônibus quero evitar ao máximo.
É melhor fazer um bate e volta em Ayuthaia ou de lá já seguir para Sukothai? Neste caso, qual o meio de transporte?
Vientiane vale a pena ou é dispensável? Li relatos diversos, estou muito na dúvida…
Se possível quero estar em Hoi An no Festival da Lua Cheia (15 de janeiro) e em Saigon fora de 2ª (a maioria dos museus fecha). Também gostaria de evitar Siem Reap e Phi Phi no fim de semana.
Para Phu Quoc, se der tempo, a ideia seria cruzar a fronteira Camboja-Vietnã por terra, e encaixá-la entre Sihanoukville e Delta do Mekong. (Sihanoukville-Ha Tien: 4h; Ha Tien-Phu Quoc: 1h15; Phu Quoc-Rach Gia: 2h30; Rach Gia-Can Tho: 3h)
Alguém já usou ou já ouviu falar do aeroporto de Trang? Para voltar das ilhas da Tailândia seria melhor voltar por lá ou fazer todo o percurso de barco de volta, até Phuket ou Krabi?
É muito difícil montar um roteiro com tantas cidades!!! Por isso estou aceitando sugestões da ordem a seguir! Muito obrigada desde já, e desculpem o comentário giga!
Olá, Tatiana! Entenda que escalas de apenas um pernoite são bastante complicadas para quem está fazendo por conta própria. Você mal tem tempo para chegar. Qualquer atraso ou perrengue que você não pensou (e existirão vários, você nunca foi a esses lugares antes!) serão fatais.
Não se sacrifique com vôos muito cedo ou de madrugada. Lembre-se que você está indo contra o fuso horário. Não debilite o seu organismo, você estará exposta a germes e bactérias estranhos, precisa estar descansada e forte para não adocer durante a viagem.
Vamos compartilhar seu roteiro no Perguntódromo, havendo resposta aparecerá aqui.
Oi Tati , eu precisaria de uns 60 dias para
executar este teu roteiro.
A ásia é fácil, mas nada simples.
N?o vejo como viabilizar com qualidade
um roteiro t?o picado.
Na verdade pode ser viável numa excurs?o
organizada , mas numa viagem independente
me parece impossivel.
Tatiana, achei seu roteiro meio gincana! Bem corrido. Eu fiquei só 3 dias em Chiang Mai e achei um crime, imagina subir até o norte do país para ficar 2 dias. Não sei como está hoje em dia, mas quando fui em Koh Lipe era bem difícil chegar. Gastei 1 dia de deslocamento,isso porque não houve atraso. Mesmo assim ainda tive que trocar o voo de volta pois mesmo saindo no primeiro barco não daria tempo, e olha que meu voo era só a tarde. Do sudeste asiático só conheço a Tailândia, que por sinal é o país mais fácil de se viajar dali, e posso dizer que tempo é fundamental. Você precisa ter tempo porque imprevistos acontecem, atrasos nem se fala, algo pode dar errado e com um roteiro todo picado assim com poucos dias se algo der errado vira um dominó e o resto do roteiro pode ficar comprometido. Não entendi bem quantos dias você tem no total, mas acho que você está esquecendo de contar os deslocamentos. Eu costumo contar os deslocamentos como 1 dia inteiro perdido quando deve durar mais de 2 horas no total(no caso de voo, sempre conto como 1 dia perdido), principalmente se for num país ou região onde atrasos são comuns como no SE asiático. A gente cansa e não quer chegar chegar no local e ir direto fazer turismo.Principalmente se ainda tiver que procurar hotel, como é bem comum por lá. Também costumo colocar 1 dia a mais do que dizem ser o tempo padrão na cidade. Essa regra para a Asia em geral é fundamental. Além dos imprevistos tem o fator de adaptação cultural que alguns lugares exigem. Talvez seja melhor ficar mais dias nas cidades que você tem mais vontade de conhecer e riscar as outros do roteiro.
Tatiana,
Como todo mundo já falou, tá meio corrido né, precisando levar em conta os deslocamentos.
E pra questão o que cortar, sugiro cortar o que tem mais do mesmo, por exemplo Ayutthaia e Sukhothai, se quer mesmo ir nas 2. A vantagem de guardar Ayutthaia como bate e volta de Bangkok é decidir lá se quer ir ou não, dependendo do quanto estiver aproveitando a cidade.
O mesmo com as praias, se quer conhecer tantas praias/ilhas mesmo, se quer ir pra praia na Tailândia e no Camboja…
Ops, esqueci do OBRIGADA!!!
Ola Pessoal,
Estou organizando minha lua de mel para comecar fim de outubro 2013 e ir ate fim novembro 2013 (1 mes).
Mas estou confusa qtos aos trechos e toda a logistica de voos. Por favor me ajudemmmm:
Roteiro que pensei:
London- Cingapura- 3 noites
Cingapura- Krabi: Air Asia faz esse percurso? E ai que nao sei como fazer, pois quero ir em Koh Phi Phi e Koh Lipe. Alg ja fez isso?? (10 noites)
Krabi- Bangkok (3 noites em Bangkok e pouco??)
Bangkok- Siem Reap (qual cia aerea faz esse percurso??)- ficarei 3 noites la tb.
Siem Reap- Hong Kong-(qual cia aerea?) 7 noites em HK
Moro em Londres e sairei de London para Cingapura e voltarei de HK.
Aguardo pitacos!!!
Bjos,
Renata
Olá, Renata! Sugerimos que você leia estes posts; provavelmente todas as suas perguntas estarão respondidas neles e em suas caixas de comentários:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/tailandia-bangkok-praias-dicas/
https://www.dividindoabagagem.com/2012/05/como-planejar-uma-viagem-ao-sudeste.html
https://www.viajenaviagem.com/2013/03/mergulho-tailandia-dicas/
Leia também esses “threads”:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/tailandia-bangkok-praias-dicas/comment-page-1/#comment-315890
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/tailandia-bangkok-praias-dicas/comment-page-2/#comment-318293
https://www.viajenaviagem.com/2009/11/sudeste-asiatico-pra-mirella/comment-page-2/#comment-213062
Para saber quais trechos são operados pela Air Asia, é muito simples: simule no site da Air Asia.
https://www.airasia.com/index.htm
Renata,
Voltei de lá dia 25 de agosto depois de uns 24 dias de viagem pela Ásia.
Do seu roteiro, vi Cingapura, Bangkok e Phi-Phi.
Cingapura é divina, mas em 3 dias você vê tudo, a cidade é pequena e o transporte público excelente.
Sai de Cingapura para Phuket via Air Asia. Excelente. Mas não fique em Phuket, muito zoado! Usei apenas como passagem para Phi-Phi. Phi-Phi é bem esquema mochileiro, mas é muito legal e linda, se quiser um hotel com excelente custo benefício, sugiro o Mama Beach. É um hotel administrado por um simpático francês (Antoine) e portanto muito mais charmoso e arrumado que a maioria dos hoteis da região. Some ainda o fato dele ficar num lugar bonito e tranquilo da ilha, onde a praia é bem aproveitável. Diga que foi indicação minha!!! Kkkk. Passei 4 dias lá para relaxar e seguir viagem. Valeu cada centavo!!!
Bangkok passei 3 dias e foi suficiente, não perca tanto tempo lá não.
HK conheci em 2005. Adoro aquela cidade, mas 7 dias só lá acho demais. Creio que uns 4/5 já bastam. Pense em Macau que está ali ao lado. A turma do VnV foi para lá e parece ser bem legal!
Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato, seja aqui ou no próprio Cumbicão.
Boa viagem, você vai aproveitar demais!!!!
Olá, Renata! Já fiz algo parecido, então lá vai.
1) Para o trecho Cingapura – Krabi, aparentemente não há vôos diretos. A opção aqui é ‘casar’ horários com um vôo da Air Asia (aqui pode ser também da Malaysia Airlines ou Singapore) pra Kuala Lumpur, capital da Malásia e que é do lado, e daqui, pegar um outro vôo da Air Asia pra Krabi. A Air Asia é low cost, então em Kuala Lumpur vc precisa fazer imigração/bagagem e check-in novamente (ou seja, além de comprar passagens separadas, a conexão tb não é automática). Mesmo assim, ainda deve ser mais barato e mais rápido do que subir até Bangkok, fazer o mesmo processo lá e descer pro sul da Tailândia. Obs.: Eu fiz isso quando precisei ir de Siem Reap pra Krabi e deu certo, foi tranquilo. Ambos vôos de Air Asia via KL. Brasileiros também são isentos de visto na Malásia.
Se eu o seu objetivo na região são apenas as ilhas e não ficar dias em Krabi, a outra opção é considerar um vôo direto de Cingapura para Phuket. A Air Asia faz esse trajeto e leva menos de 2 horas. Verifique o horário do vôo e pesquise o horário dos speedy boats/ferrys que levam às ilhas. Se forem cedo, aí infelizmente será preciso pernoitar em Phuket (aqui o mesmo vale para Krabi, como aconteceu comigo – tive que pernoitar pra pegar o barco só no dia seguinte, o que torna voar pras duas cidades, indiferente).
Importante: Alguns preferem fazer Krabi ou Phuket de base. Em média são 2 horas e pouco de barco até Koh Phi Phi, por exemplo, então eu preferi passar uns dias em Phi Phi. Acredito que fazer tours até Phi Phi, além de cansativo não seria muito bem aproveitável, mas aí vai de cada um (resorts, estrutura, $, etc). Não conheço Koh Lipe.
2) Acho 3 noites em Bangkok o suficiente, porque depois da praia vc vai encontrar uma cidade grande e caótica. Uns podem achar pouco, e não foi o meu caso.
3) De Bangkok para Siem Reap, há vôos pela Bangkok Airways partindo do Suvarnabhumi (o principal e maior aeroporto da cidade), e há também pela Air Asia (que sai do Don Mueang, outro aeroporto). As aeronaves da BKK Air geralmente são aquelas de hélice, e só um dos vôos pra Siem Reap é com um AirBus 319, mas o serviço de bordo é bom, e você pode ler uma avaliação dela com fotos em português aqui: https://migre.me/fUQmZ
4)Posso estar errado, mas acho não há ligação entre Siem Reap e Hong Kong. O melhor aqui é retornar pra Bangkok e fazer uma conexão. Para vôos diretos da capital tailandesa utilize Thai Airways, Cathay Pacific, Bangkok Airways, Emirates e Royal Jordanian (Essas 5 saem do Suvarnabhumi, e a Royal e Emirates em escala vindo do Oriente Médio podem até ter preços bem mais baixos que a Thai e a Cathay Pacific). Tem também a Air Asia saindo do aeroporto Don Mueang.
5) Acho 7 dias em Hong Kong bastante, e mesmo considerando que vc deva fazer uma day trip ~ obrigatória ~ para Macau (leve o passaporte pois há imigração no ferry, mas não há a necessidade de visto), ainda assim acho muito, pois a ilha não é grande e nem Kowloon, que é o outro lado da baía. Assim acho que 4 dias está ótimo. Daí com o que te falei antes e mais isso, vem minha sugestão:
A) Depois de Cingapura pense em ficar 2 dias em Kuala Lumpur (Malásia) pra conhecer. Daí vc segue a sequencia de vôos: de Kuala Lumpur pra Krabi – Bangkok – Siem Reap – Hong Kong (via conexão em Bangkok).
B) Outra logística exigiria uma mudança no roteiro e ficaria: Cingapura – Kuala Lumpur (2 dias aqui) – Siem Reap – Bangkok (3 dias) – Krabi – Hong Kong (via conexão em Bangkok).
Caso não queira fazer pit stop na Malásia e manter o seu roteiro original, pesquise os vôos que te falei de qualquer maneira.
Umas últimas observações: para o Camboja já leve dólar antes com vocês e não troque pela moeda local. Bebidas, comida, tuk tuk/taxi, souvenir, tudo é em dolar americano e é inutil ter a moeda deles pq nem mesmo eles usam já que é totalmente desvalorizado. Tenha em mãos uma foto e dinheiro pro ‘visa on arrival’ em Siem Reap. Ah, e por ser da América do Sul já me pediram o certificado internacional de vacina amarela no aeroporto de Bangkok.
Ola pessoal
Alguem poderia me informar como posso comprar passagemrig pela Vietnam airwais? Obrigada
Rosana
Oi gente,
Estava lendo as experiencias de voces e fiquei mais perdida.
Estou indo no dia 1 de maio para a India e voltando no dia 28.
Comprei a passagem de acordo com minhas dificuldades de ficar longe tanto tempo… Mas estou preocupada.
Antes de comecar a estudar a Asia, pensava que queria conhecer apenas a India e a Tailandia, mas agora quero conhecer muito mais lugares e nao sei como fazer.
India e muito grande entao penso em ficar fora dela por 10 dias, entao quero a ajuda de voces para me ajudarem a escolher o tempo em cada lugar.
Como vou em maio, preciso correr para a Tailandia e deixar a India para depois.
Voces acham que com 10 dias eu consigo conhecer a Tailandia e o Combodia?
Vou com mais 3 pessoas, entao o que estavamos pensando sobre a Tailandia era:
Phuket ( ficar em Kamela e ir visitar Patong)
Phi Phi
Bangkok
A ideia e ir de Bangalore na India para Phuket a noite ai chegamos pela manha para aproveitar o dia.
Sairiamos de Bangalore no dia 4/5/2013 de sexta p sabado
Passariamos 3 noites em Phuket
Na terca dia 7/5/2013 iriamos para KO Phi Phi e passariamos 4 noites
Sabado dia 11/05/2013 iriamos para Bangkok para ficar mais 3 dias.
Voces acham que com 10 dias da para fazer isso ou fica muito tempo e da para otimizar um pouco e ir tambem para o Combidia?
Espero a opiniao de voces.
Muito obrigada
Beijos Marilia
Olá, Marília! Dê uma olhadinha na viagem da Geórgia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/tailandia-bangkok-praias-dicas/
Marília,
da pra fazer desse jeito sim. Fiquei 3 dias em Bangkok e achei pouco, mas dá…
Pro Camboja é só Siem Reap ou outras cidades? Poderia trocar Phuket por Siem Reap e assim usar apenas os mesmos 10 dias.
Estou indo para tailandia e indonesia em abril… Vc tem alguma dica de guia em Bangkok??
Obrigada
Olá, Tais! Os sites dos consulados brasileiros no exterior costumam listar guias que falam português.