Seguro-saúde no exterior: a Wanessa usou (e conta como é)

A Wanessa Lima, que destrincha Buenos Aires com riqueza de detalhes no seu Caderno de Viagem, deu uma passadinha semana passada por aqui para dar um depoimento que faltava nos nossos arquivos: como é usar um seguro-assistência durante uma viagem. No seu caso, foi o seguro “automático” do cartão Visa. Sua experiência positiva:

Usando seguro-saúde no exterior

Voltei há uns dias de minha última viagem e dessa vez precisei usar o seguro saúde…

Comprei as passagens com cartão Visa e resolvi usar o seguro que eles oferecem. Como estava indo para a Europa, entrei em contato com eles para pegar o “certificado Schengen” para apresentar à imigração se fosse o caso. (Não me pediram.)

O procedimento foi simples. Por telefone, me deram um endereço na internet que eu precisava acessar para preencher meus dados e, dentro de 72 horas, receberia o certificado por e-mail. Não recebi no prazo, mas liguei para eles novamente e recebi na mesma hora. Também me passaram os números de telefone para os quais eu deveria ligar em cada um dos países do meu roteiro (isso foi iniciativa deles, eu não perguntei).

No meio da viagem, em Budapeste, precisei de atendimento e liguei para o número indicado. Fui atendida em português. Expliquei o problema, me deram o número de protocolo e disseram que devia aguardar a visita do médico em 50 minutos. Dentro desse prazo, me ligaram para dizer que, por causa do tipo de problema que eu tinha, seria necessário fazer o deslocamento para um hospital, mas que o médico da seguradora viria ao hotel para me acompanhar e que eu tinha de pagar esse custo, não coberto pelo seguro. Esse foi o único contato feito em inglês.

Aguardei mais um tempo – não foi muito – e o médico chegou apenas para me acompanhar ao hospital. Se eu não estivesse viajando sozinha e se não fosse de madrugada (medo!), eu teria tentado dispensar essa etapa, mas, nessas circunstâncias… Paguei 60 euros para o médico me levar no carro particular dele ao hospital.

Chegando lá, o lugar parecia meio abandonado, porque não era um local que tivesse internação, então, havia só uma atendente dormindo atrás do balcão(!). Ela chamou a médica de plantão e fui para a sala de exames. Fiz uma ultrassonografia e fui liberada para voltar ao hotel com a receita dos medicamentos que precisava comprar. Saí procurando o médico do seguro (que, na minha imaginação, deveria me levar de volta ao hotel), e ele tinha ido embora(!) sem me avisar (!!).

Pedi para a médica que havia me atendido chamar um táxi (e ela tinha muito boa vontade). Paguei o equivalente a 4 euros pelo táxi.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Em resumo: o atendimento da seguradora por telefone foi ótimo, todos foram bastante atenciosos e ter podido falar em português ajudou muito. O atendimento pela médica no hospital também foi ótimo. Agora, o médico da seguradora tinha de ter ficado me esperando para me levar de volta ao hotel! Arquei com um custo de 60,00 euros apenas pelo serviço de transporte, porque a assistência médica que ele me prestou foi mínima.

    Essa semana foi que enviei toda a documentação para a seguradora, então ainda não sei se vão me ressarcir ou cobrar alguma das desperas, mas não tive de pagar nada adiantado pelo atendimento no hospital nem pela ultrassonografia. Paguei a medicação na farmácia (muito barata, aliás). No geral, fiquei satisfeita com o atendimento (tirando o médico fujão…), principalmente pela rapidez com que foi prestado. Acho que usarei de novo o seguro do cartão.

    Obrigado, Wanessa!

    E você? Já precisou usar o seguro-assistência em viagem? Conte pra gente como foi!

    478 comentários

    Olá! Alguém sabe dizer se o seguro do Master Black vale pra Cuba? O do Visa Infinite exclui expressamente, o do Master silencia, então em tese vale, mas não sei se Cuba aceitaria na imigração…
    Obrigada!

    Olá, vim de ferias de 17 dias para Santiago do Chile sem seguro viagem (confesso que fui burrinha) agora decidi ficar até final de março e gostaria de fazer um, entrei em contato com a Mondial e não sei pq não fazem se já estou fora do Brasil. Sabem de alguma seguradora que faz isso, ou alguma outra sugestão para q eu não fique aqui sem este “suporte”? Valeu!

      Estou bem atrasada com a resposta, mas enfim… A única que eu conheço que aceita fazer o seguro depois que a pessoa saiu do país de origem é a World Nomads. Nunca usei, e sei bem pouco sobre eles, mas já li ótimos relatos a respeito.

    Olá! Estou fazendo a cotação na Mondial e queria saber uma coisa, coloquei país de destino Holanda, mas vou rodar pela Europa (Paris, Londres, Bruxelas) o seguro cobre certo? Outra coisa, alguém já contratou esse seguro para Europa? Estou vendo o Europa e o Europa Top, mas não vi muitas vantagens no TOP além dele ser mais caro… Viajo eu, meu marido, pai (59) e irmã.

      Olá, Mariha! Há um botão de “Adicionar destinos” ao lado da caixinha em que você coloca de onde vai sair e para onde vai. Coloque todos os países para ter a cotação correta. Entre os dois planos, o que muda é a quantia prevista de reembolso em casos de roubo, necessidade de pagar fiança e por aí vai.

    Bom dia, pessoal

    Li todos os comenários e não achei nada sobre o seguro saúde obrigatório pra entrar em Cuba. Pode ser qualquer um desses (Mondial, GTA, Travel Ace, etc)?
    Alguém que já tenha precisado usar o seguro lá tem algum pra recomendar?
    Vou comprar as passagens com o Visa Platinum, mas já vi no site deles que Cuba está na lista das exclusões…

    Obrigada

    Eu pessoalmente, graças a Deus, nunca precisei mas nas duas mais recentes viagens que fiz (Vietnã) e Suíça, duas pessoas do grupo precisaram, coisas simples, mas precisararam. A seguradora era a “GTA” . Pude ver como a coisa funcionava. Foi excelente. No Vietnã (Ho Chi Min) a guia ligou pra seguradora e em 30 minutos lá estava o médico no hotel já levando o medicamento. Na Suíça, foi mais complicado porque uma sra. teve um problema cardíaco e teve que ser internada. Foi custo brabo. Ficou 3 dias no hospital, e o guia, acionando a GTA (coincidência) pagou tudo inclusive a locomoção da paciente da cidadezinha onde estávamos até Lausanne, via rodoviária, porque ela não podia voar. Eu, pessoalmente, nunca escolhi a GTA, sempre viajei com o VISA. A GTA foi incluida no pacote turístico. Fiquei bem impressionado.

    Meu Visa Platinum já dá direito ao certificado de Shengen que preciso para passar meus 25 dias na Europa. Vocês recomendam fazer outro seguro além desse do cartão ou já é suficiente pra viajar sem medo?

      Olá, Melina! Já é o suficiente para viajar. Mas recomendamos entrar em contato com o Visa Platinum para saber as regras de funcionamento no caso de você precisar usar o seguro.

    Olá pessoal. Venho tirar mais uma das minhas milhões de dúvidas.
    Embarco em Janeiro e vou ficar 20 dias na Europa. O meu cartão não é o Platinum e ele oferecem apenas o “seguro-viagem”, cuja a cobertura se refere à eventuais problemas na viagem (caso o avião caia no Atlântico, por exemplo).
    Minha dúvida: esse não é o seguro saúde, certo? Se não, eu tenho que fazer um com alguma segurado, certo?
    Esse “Certificado Schengen” é, de fato, o seguro?
    Sem ele é possível passar pela imigração (vou entrar por Munique)?

    Minha namorada é cidadã portuguesa. Ela não precisa desse seguro, ou precisa ?

    Vou fazer uma viagem ao Reino Unido agora em dezembro e foi super tranquilo fazer a carta do Visa Platinum. Eu liguei pro telefone 0800 que está no site e o atendente foi me instruindo passo a passo e ainda me enviou por e-mail as informações detalhadas de como deverei proceder caso precise do serviço no exterior, além de uma lista completa com números de telefone em um monte de país – e eu nem precisei pedir. Para as minhas filhas eu fiz pela Porto Seguro, foi o que me ofereceu o pacote mais completo com o melhor preço, pois eu não comprei as passagens delas com o meu cartão.

    Como eu poderia fazer uma ou duas seções de hemodiálise em Buenos Aires por um valor mais acessível? Teria como fazer pelo SUS?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito