São Petersburgo pra Marcie: as dicas dos leitores
Depois de passar o Carnaval 2010 entre Varsóvia e Cracóvia, a querida Marcie do Abrindo o Bico vai mais um carnaval gelado — agora, em São Petersburgo.
Você esteve por lá recentemente? Mande dicas, que a Marcie aceita de ótimo grado!
(As minhas são: ler os comentários do post Rússia, agora sem precisar de visto: quem se habilita?, passear nos posts da Rússia no Arquivo de Viagens da Luisa, e conferir também o que o New York Times tem a dizer sobre o destino.)
Agora é com você! À caixa de comentários, por favor!
Leia também:
72 comentários
Dica boa para quem vai de São Peter para Moscou de Sapsan.
Solicite aos atendentes do trem, durante a viagem, um táxi para a chegada em Moscou!
O motora te espera na plataforma de desembarque e te conduz ao hotel.
Te informam até o preço da tarifa, que logicamente o tiozinho do táxi vai inflacionar um pouquinho….
..
Porém vale pela tranquilidade e ausência de perrengues na chegada da cidade desconhecida!
Só uma dica: para quem pretende ir a São Petersburgo apenas, vale a pena pegar o trem Sapan e fazer um bate e volta para conhecer o basicão de Moscou. Dá até pra ver bastante coisa, considerando o tempo restrito.
Ola, sou brasileira e vou fazer um cruzeiro pela Escandinavia. Estaremos em St Petersburg dia 31 de agosto e um de setembro. Gostaria saber sobre a possibilidade de fazermos um tour, eu e meu marido, dia 31 de agosto, em Portugues, além do transfer vavio tour e vice versa. Agradeço se puder me ajudar. Abraços
Olá, Maria de Lourdes! A nossa leitora Sônia indicou a guia Natália em São Petersburgo. Para mais informações, veja: https://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/
Tenham cuidado com a Rússia irmãos Brasucas. A máfia está no sistema e não nas favelas. Cuidado com hotéis, restaurantes, postos de turismo e evitem a polícia. Façam seguro de viagem para prevenir problemas de saúde e muito cuidado com o álcool pois a maior parte da vodka servida é puro veneno, não é por acaso que é na Russia onde morre mais gente por consumo. De resto, apreciem a Rússia que é, sem dúvida, um país com gente muito diferente. A educação humana é precária, vi novos batendo em velhinhos, atropelo e fuga, gente machucada no chão e ninguém querendo saber…
As mais necessárias palavras russas
Não é obrigatorio falar russo fluente mas saber pronunciar e compreender algumas palavras e expressões em russo pode facilitar muito a sua estadia em Rússia.
1. Saber os numerais em russo (de 1 a 10)
Especialmente se você quiser tomar um táxi , especialmente se táxi não é oficial . Muitas vezes , os motoristas de táxi estão tentando tomar mais de um estrangeiro , aproveitando que ele não conheça os preços locais. Por isso tem que aprender os números e negociar o valor com antecedência, antes de subir no táxi.
2. “Blin”
A palavra “blin ” significa “panqueca”, mas os russos pronunciam esta palavra muitas vezes durante um dia. Não porque estão com fome, “blin” é uma interjeição usada em situações muito diferentes.Pode expresar surpresa, raiva, decepação…
3.”Gde” significa onde
Palavra muito útil, por exemplo, quando você precisa encontrar algo . Com esta palavra não será necessário usar qualquer verbo, só tem que dizer depois de “gde”o nome do lugar , da comida ou da estação de metro. As pessoas entendem imediatamente o que você quer dele , e ajudam.
4.”Da, da, da” significa “Sim , sim, sim”
Os russos nunca dizem apenas “da”(sim) mas repitam esta palavra três ou quatro vezes . Em que a primeira palavra soa mais do que os outros.
5.”zhenschina” (mulher) e “devushka” (menina)
”Zhenschina “Mulher ” – um dos nomes mais comuns que pode ouvir aqui – nas ruas de Moscou e São Petersburgo. Por isso é melhor aprender esta palavra. Bem, a ” devushka ” também, este tratamento é mais egante e cortês para uma senhora, não importa de que idade.
6.”Zazhigalka” significa “isqueiro”
Muito útil para aqueles estrangeiros que fumam .
7. “Zdes” signica “aqui” e “tam” significa “lá”
Pode ser útil para se comunicar com os motoristas de táxi (especialmente ilegais) que as vezes não sabem a onde ir.
8. “konechna ” significa “é claro”
Os russos usam esta palavra muito freqüentemente. Parece legal . Especialmente quando você não tem idéia do que está falando a gente. Você pode simplesmente dizer “konechno ” – e vai parecer que você sabe falar fluente em russo. Além disso, esta é uma outra maneira de concordar com alguém.
9. “Piva” significa “cerveja”
Saber os nomes das bebidas locais é importante, parece mais importante do que quaisquer outras saudações e palavras básicas . Com palavra “vodka” tudo é fácil. Mas se você pronuncia “cerveja” em russo vai ter a simpatia do garçom no restaurante e ele não vai enganar a você.
Catarina(guia turistica em português em São Petersburgo) [email protected] ; https://www.cadi.spb.ru
Claro, o mais confortável para a viagem a São Petersburgo será o verão. Ou seja, a partir de finais de Maio a finais de Agosto. No entanto, isso não significa que nos restantes nove meses não tenha nada para os turistas. Terão seus prós e contras de visitar São Petersburgo em todas as estações. Responderei as suas perguntas e ajudarei na organização da sua programação em São Petersburgo. Catarina(guia turistica em português em São Petersburgo) [email protected] ; https://www.cadi.spb.ru
Vou a Russia em setembro e no programa da viagem tem ingresso para o Hermitage. Soube que é dificil você conhecer o museu sem guia e que precisa-se de no minimo um dia para conhece-lo. Preciso contratar guia especial ou o museu tem visitas guiadas ou videos -textos?Pergunto ,pois gostaria de aproveitar bem o tempo ,visto que ele é escass
Obrigada
Luiza
Olá, Luiza!
Você pode alugar um audioguia. Não sabemos se há versão em português, o site do museu não informa.
Você pode baixar um aplicativo para o seu celular:
https://www.hermitageapp.com/e_press.html
Você pode contratar um guia que fale português:
https://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/