Guia de São Paulo
São Paulo: domingão de sol no Minhocão, o passeio mais fotogênico da cidade
Ano que vem vai fazer 20 anos que o Minhocão é fechado ao trânsito aos domingos e vira uma passarela de lazer. O horário de fechamento no fim de semana acaba de ser ampliado: desde julho, o tráfego de veículos pára às 15h de sábado para ser retomado só às 6h30 da manhã de segunda.
Num domingo de sol, não existe passeio mais fotogênico em São Paulo. À luz do dia, o lugar é seguro e você pode trazer sua câmera para fazer um safári fotográfico. Não tem como não render fotos no mínimo curiosas.
Sem carros, a maior aberração urbanística de São Paulo — que acelerou a decadência de uma área nobre da cidade — adquire uma beleza dramática.
Caminhar pelo Minhocão é como percorrer uma instalação de arte. “Em sua obra ‘Arvorismo Urbano’, o artista experimental Paulo Salim Maluf propõe um olhar sobre a indiferença nas relações sociais na metrópole. Os espectadores passeiam alheios à solidão dos ocupantes dos apartamentos do centro de uma grande cidade estacionada entre os anos 40 e 70”, diria o catálogo.
Nos últimos anos, o interesse por percorrer os 2,8 km do elevado fechado vem aumentando.
Primeiro (chute meu) como reflexo do sucesso do High Line, o parque de Nova York instalado num minhocãozinho abandonado entre Chelsea e o Meatpacking District.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
E nos últimos tempos (certamente) como extensão do circuito de ciclofaixas, algumas temporárias, outras permanentes, que estimulam o passeio de bicicleta pelo centro da cidade no domingo.
Pouco a pouco vai crescendo a disposição de desativar o monstrengo — seja transformando em parque como em Nova York, seja demolindo a estrutura como aconteceu com a Perimetral da zona portuária carioca. A estratégia atual parece ser a de ir aumentando os horários de interdição do viaduto, até que a cidade encontre um jeito de rodar sem ele.
Depois de fazer a travessia do Minhocão de ponta a ponta num domingo de sol, é difícil não se apaixonar pela idéia de fazer dele um Railainão paulistano. Seria espetacular. Mas tenho sérias dúvidas se o projeto seria bem executado e bem mantido. Meu receio é que se crie uma Praça Roosevelt 2, uma grande laje permanentemente em reforma e permanentemente ao deus-dará. Sou pela demolição, mesmo.
Caso uma dessas duas coisas realmente venha a acontecer — a transformação bem-sucedida num High Line ou sua simples demolição –, São Paulo vai ganhar uma Berlim Oriental pronta para ser reincorporada à cidade.
Mala de bordo nas medidas certas
O mercado imobiliário parece já apostar nisso, pois ao longo do elevado começam a ser construídos prédios novos com nomes em inglês que sugerem um estilo de vida moderninho e dinâmico.
Talvez não aconteça nada, e esse seja apenas mais um dos incontáveis alarmes falsos de renascimento do Centro de São Paulo.
Pelo sim, pelo não, se você estiver num domingo de sol em São Paulo, pegue um táxi (ou vá de bicicleta) até a igreja da Consolação ou ao Largo Padre Péricles, onde ficam as duas pontas do elevado. Prepare a câmera. E esbalde-se.
Leia mais:
20 comentários
Conheci apenas uma vez o minhocão e achei que refresca o clima tenso de uma cidade como sp. A quantidade de mendigos que moram em baixo do minhocão é significativa e se podemos fazer da vida deles algo mais agradável seria bom.
Elevado João Goulart – Obra prima do Gov. Paulo Maluf para satisfazer a indústria automobilista. O PDE e Planos de Bairros, Leis 16.050/14 e 57.537/16 são instrumentos para elaborar projetos de requalificação e estruturação Urbano, como criação de parques, lineares, caminhos verdes e praças, além que no envoltório dos 3,5km do minhocão temos praças que requer conservação e o pque Agua branca. Outrossim a laje apresenta fissuras, rompimento de ferragem, entre outros. Somos favorável ao desmonte imediato desta estrutura de 3,5km ao longo da avenida S. João que tem 20m de largura, calçadas amplas e mais o canteiro central de 4,0m de largura. Apresentar imagens da nova S.Jõao sem o viaduto certamente teremos votos favorável pelo desmonte do minhocão que promoverá a revitalização da via, melhoria comercial, paisagistica e valorização dos imóveis ao longo do perimetro. Planejar é preciso. Juntos PODEMOS fazer acontecer.
Se a diversidade de opiniões puder ser preservada, quero deixar registrado que acho isso um programa furado. Melhor ir a um parque, que foi feito para isso. Não há nada lá encima além de cimento e prédios. E não existe jeito de o tráfego de rodar sem o minhocão: A prova disso é o trânsito infernal que fica sábado embaixo do viaduto e nos arredores. Sendo que existe uma via feita pra isso, que poderia ser usada para facilitar a vida de quem precisa tabalhar e é penalizado.
Sou frequentadora de parques e do Minhocão e aprecio a ambos. Sentirei muita fakta se o derrubarem. Ali em cima na região crianças jogam futebol, as pessoas dão e têem aulas de pugilismo, é excelente para andar em bicicleta, roller, patins de rodinhas, skate como em nenhum parque do entorno, caminhar com top para deixar a vitamina D tão importantecem dia. Eu amo o Minhocão na vida de nós que o frequentamos.
Que pessoa chata você
Olá, vi vários comentários sobre o minhocão, mais não vi a resposta que eu queria , para acessar o minhocão é somente pelas 2 pontas , não tem nenhuma entrada pelo meio
Olá, Cleiton! Tem um acesso fácil pelo meio mais ou menos no final da av. Angélica. Metrô Marechal Deodoro.