Santiago: em Las Condes

A moderna Santiago

Diário do blogueiro: voltei da Ilha de Páscoa na madrugada de domingo para segunda. A bateria do meu celular arriou e por isso o meu despertador não tocou: fui acordar no meio da manhã.

A tarde estava comprometida com um city-tour oferecido ao grupo que tinha ido à ilha. Resolvi aceitar para ver se tinha perdido algo da primeira vez. Nadica. Todos os lerês básicos (com exceção de La Chascona, a casa de Neruda, que ontem estava fechada e que devo visitar nos próximos dias) já estavam cobertos.

Me mudei ontem à noite para a parte nova de Santiago, onde ficarei até amanhã. Estou num Holiday Inn Express novinho e bastante cumplidor (US$ 150 a diária). Esta é a vista da minha janela do 16°. andar. O prédio bonito da esquerda é o hotel W, instalado no topo de um centro comercial chiquérrimo (o lobby fica no 4°. andar) na avenida mais cara da cidade, a Isidora Goyenechea.

Como ontem era segunda-feira (noite meio morta) e eu estava mega-cansado, desci só até o sushi mais próximo e vim dormir cedo. Mas entre hoje e amanhã devo me dedicar à rua preferida dos Destemperados, a Nueva Costanera, que fica na continuação aqui da avenida Vitacura, é onde ficam os restaurantes da moda.

Confesso que me incomoda um pouco estar numa parte da cidade que não convida a caminhadas. Mas por outro lado já descobri que o táxi em Santiago é tão barato quanto em Buenos Aires (apesar de menos abundante nas ruas).

Tem dicas de Las Condes, El Golf e Vitacura pra me dar? Agora é a hora 🙂

124 comentários

Ricardo, e com relação ao dinheiro?? o que levar? dolar? peso chileno? trocar real por peso lá? sacar nos cajeros eletronicos???
o que fazer???

    Em qualquer lugar do planeta, a minha recomendação é habilitar o cartão para saque em caixa eletrônico e levar um VTM como plano B e alguma moeda forte em espécie para primeiras despesas eventuais.

    A cotação nas lojas Afex do Centro é boa para reais, mas você vai perder seu precioso tempo procurando uma agência Afex no centro para trocar seus reais (ou dólares, tanto faz).

Riq,
Estive em Santiago ano passado. Gostei muito do Restaurente Giratório, a vista é incrível, mas preferi o Como Água para Chocolate. O restaurante é lindo, comida gostosa e localização muito boa!
Queria até voltar no feriadão de 07 de setembro, com a promoção das milhas reduzidas, mas o maridão está meio resistente, já que iremos para a Itália em outubro! Mas vou continuar insistindo, para ver se ele não resiste! rsrsrsr
Ab,
Cinthia.

Olá..irei pra Santiago em Agosto (de 18 a 23) ficarei hospedada no Eurotel Providencia.. Gostaria de dicas como transfer aeroporto..locação de carro..passeios que valem a pena…

    Alguém sabe se os caixas automáticos dos aeroportos de Santiago e de Calama (esse é até abusivo perguntar, eu sei, mas vai que alguém lembra) têm fácil acesso?

    Vou a San Pedro de Atacama e estou com medo porque li que às vezes falta dinheiro nos caixas da cidade, então pensei em sacar já no aeroporto, no caminho, mas gostaria de ter uma ideia se é fácil ou se é melhor levar mais dinheiro daqui. Ao reservar o hotel perguntei se os caixas funcionam bem e a informação foi a mesma: levar dinheiro.

    Comprei um pouco de pesos (120mil) para a chegada, mas se for o caso posso reservar mais.

    Desculpe se a pergunta for impertinente, mas para o meio do deserto toda informação vale ouro!

    Tanto em Santiago quanto no aeroporto de Calama há caixas. No centrinho de San Pedro há pelo menos dois bancos com caixas eletrônicos.

    Eu estive lá agora em junho.

    O aeroporto de Calama é pequeno, mas é bom. Não sou muito observador, mas parece novo e limpo. Provavelmente é a grana decorrente da mineração daquela região.

    Mas eu saquei a grana no aeroporto de santiago mesmo, antes do embarque para calama. Tem um “cajero eletronico” perto da área de embarque doméstico. Não saquei nada em calama, nem no atacama.

    Paguei só os passeios com grana, pq deram desconto. Os restaurantes paguei com cartão de crédito mesmo.

    Fiz os passeios com a desert adventure. Gostei muito. Têm bons micros e ótimos guias. Um deles, chamado Danilo, fala muito bem português e adora o brasil.

    A gente de santiago para lá voando Sky Airlines, no esquema do matraqueando relatado aqui no blog. Valeu muito a pena.

    Se tiver dúvidas, estamos.

    Felipe: valeu!!! Pelo visto, se não conseguir sacar em Santiago, imagino que conseguirei sacar no aeroporto de Calama, antes de pegar o transfer para o SPA.

    A sua não é a primeira boa referência da desert adventure – vou conferir com certeza!

    Troquei as passagens por milhas, de Curitiba para Calama (saiu 10.000 pontos cada trecho, achei jogo porque acho difícil conseguir as passagens por menos que 700 dólares). Vou num pinga-pinga meio chato, mas acho que vai valer à pena (qualquer parada me custaria mais um trecho, então preferi ir logo a Calama pq já estive em Santiago).

    Essa possibilidade de usar a LAN até Calama para trocar milhas TAM é o custo-benefício mais sensacional que existe pro Chile.

    Riq, é possível trocar as milhas até Calama pelo site da TAM ou é necessário ir a uma loja?

    Não sei se mudou recentemente, mas até ano passado a TAM não emitia passagens one-way de milhas pela internet ou por telefone; era preciso ir à loja. Como você provavelmente vai querer emitir São Paulo-Calama//Santiago-São Paulo, teria que ser necessariamente numa loja.

    Neste post o pessoal conta as suas estratégias para emitir passagens de milhas com parceiras da TAM e da Gol:
    https://www.viajenaviagem.com/2010/01/ja-conseguiu-viajar-com-milhas-para-fora-da-america-do-sul-conte-pra-gente/

    Ana Claudia
    Por telefone daria, mesmo one way, eu cheguei a ligar, mas preferi ir à loja porque fiz uma salada usando milhas minhas, do marido e do meu pai. Como os assentos Lan são meio limitados, achei mais prático conferir e fechar os 4 lugares de ida e volta no balcão (teve umas datas que eu cheguei a ver e tinha disponibilidade de 3 lugares, p.ex).
    Só que o sistema da Lan estava meio precário (o do site, vi em casa) e lá mesmo, no balcão, então a moça não conseguiu nem conferir o preço das passagens (que perguntei de curiosa).

    ah, e pela internet não daria de jeito nenhum, por ser trecho internacional.

    Felipe
    você viu se os preços dos passeios continuam semelhantes aos que a Silvia indica no Matraqueando?

    Essa vou ficar te devendo, pois paguei preço de baixa temporada e, ainda, assim nem lembro quanto foi.

    Como ficamos muito satisfeitos com o nosso transfer de calama para san pedro do atacama, que foi feito pela desert adventure (um microônibus novinho, grande e com ar condicionado só para mim e a patroa, com um motorista muito bem apresentado e cortês) decidimos que iríamos comprar lá os passeios. Então a gente nem pesquisou nas demais agências.

    Só posso te dizer que me passaram um folder com os preços e, quando eu disse que decidir depois, ela já me deu um bom desconto (em torno de uns 15 a 20%) caso fosse pago em dinheiro. Provavelmente ficaram com receio de perder o cliente, pois as agências ficam todas ali na “calle” caracoles.

    Como a gente só ficaria dois dias e meio, fechamos tudo ali para não perder a vaga. Interessante que mesmo sendo baixa temporada os micros estavam sempre cheios nos passeios.

    então o negócio é fazer cara de “vou pesquisar”, hehehe… 15-20% de desconto ajuda bastante.

    Você reservou antecipadamente o traslado desde Calama com a agência?

    Não. Na verdade, embora eu seja completamente avesso a pacotes, quando eu estava pesquisando os preços das passagens no site da Sky, descobri que eles tinham um pacotinho, com duas noites de hotel, traslado e um passeio no valle de la luna, além da passagens aéreas. Fiz as contas e valia muito a pena. Fechei tudo em cima da hora, três dias antes de embarcar para santigo e ainda deu certo.

    A desert era a empresa do receptivo e foi uma grata superpresa que nos veio no pacote. Daí encaixamos os outros passeios a pagamos a parte. Eles até flexibilizaram o horário do nosso traslado da volta (que de novo foi um micro só para nós dois), o que nos permitiu fazer o passeio aos geiseres del tatio nesse mesmo dia.

    Eles tem site, mas não sei como é o contato. Fora do brasil o pessoal não é nada imediato nas respostas.

Alguém tem informaçoes sobre o Sheraton? estou indo em agosto e com reservas para lá.
Outra dúvida… nos disseram que se pagarmos tudo em dólar na cidade nao pagamos um imposto local. Procede?

    O Sheraton deve ser ótimo, mas fica à beira de uma auto-estrada local. Não há nada o que fazer a pé, você vai precisar de táxi para tudo.

    A isenção de IVA (imposto sobre valor agregado) vale para pagamento de hotel por estrangeiros em moeda forte ou cartão de crédito.

    Restaurantes não entram nessa.

Alguem saberia me informar sobre a isençao da taxa de 19% cobrada nos hoteis de Santiago? Quando fiz a reserva no Crowne fui informada que brasileiros com passaporte nao precisam pagar esta tx. Ricardo,voce pagou esta tx no Holliday esta semana? Ah! O que voce está achando do Crowne? Vale a pena?

    Eu não paguei no four points. Eles escanearam o meu passaporte e debitaram em dólar no cartão de crédito.

    Estrangeiros não pagam IVA em hotéis desde que paguem com cartão de crédito ou moeda forte.

    O Crowne Plaza é bem localizado (entre duas estações de metrô, a uma distância caminhável de duas zonas boêmias, Bellavista e Lastarria) e tem ótimo serviço, mas é um hotel envelhecido. Isso não compromete nenhum dos fatores fundamentais (a cama é ótima, os lençóis são novos, a TV é de plasma, não tenho reparos a fazer ao banho). Mas a gente se sente num hotel antiquado.

    Eu estou com problemas com o decolar.com.
    Foi cobrado no meu cartão o imposto, sendo que na nota fiscal que recebi no Holiday Inn, não foi cobrado imposto.
    Liguei pro decolar perguntando pra quem foi a diferença e me pediram 5 dias úteis para resposta.
    Ok.
    Vou esperar.
    Esses atendentes de call center são uns despreparados.
    Hunf.
    :/

Ricardo, gosto muito de seus comentários. Estou indo no sábado p/Santiago e estou na maior duvida com hotel. Reservei no Crowne Plaza mas achei um pouco longe do Metro e tambem o cafe é cobrado separado (U$ 22 p/pessoa). Voce conhece este hotel? O Holliday tem café incluso na diaria?

    Tem sim. Estou indo para o Crowne Plaza hoje à noite, pena que não vou poder te dar a comparação a tempo.

    Iara

    Fiquei no Crowne Plaza entre o Natal e a virada de 2006 e gostei muito.
    Nâo se preocupe que não fica longe do metrô, não, na verdade fica entre duas estações, bem próximo à estação Baquedano:

    https://www.crowneplaza.com/h/d/cp/1/pt/direction/sclco;jsessionid=BQ1TSAS5XMHUMCTGWANSHPQKM0YDKIY4

    – comprei por pacote e o café era incluído. Mas lembro que tinha cafeteira no quarto. Pra quem não faz muita questão de café de hotel, talvez até dê para vc tapear cedo e tomar um café no bairro vizinho de Bellavista (que é uma gracinha).

Vi que algumas pessoas reclamaram do atendimento no hotel W, fiquei hospedado lá por 5 dias no final do ano passado e tive um dos melhores tratamentos dos últimos tempos. Tudo maravilhoso, os quartos lindos, a vista excepcional, vale o que custa, e se comparar com similares de outras cidades do mundo é até barato! No Brasil o similar seria Fasano, Emiliano, Unique, então não se pode esperar pechinchas! Paga-se pelo que se recebe! Eu indico e voltaria sem dúvida! No W tem o restaurante Osaka, que é ótimo ( se conseguir uma mesa, é sempre cheio), e tem um restaurante do chefe Jean Paul Bondoux que tem um ambiente ótimo, novamente vou frisar, não se pode esperar barganhas, é um local de alto nível mundial.

    Alexandre, no nosso caso, além do hotel não ter manobrista (não é o que acho mais grave, mas esperava que um hotel desses tivesse um), tive que pedir 3 vezes para subirem com a minha mala e quase fui buscá-la pessoalmente de tanto que demorou. Além disso, as luzes do quarto estavam com defeito e perdi aí mais de 1 hora até que o problema fosse resolvido. E na hora de ir embora, o check out mais demorado que já fiz. Ou seja, muitos problemas para um hóspede só.

    Atualizando. Indiquei o hotel a uma amiga que foi pra Santiago agora no final de maio de 2011. Ela me agradeceu pela indicação e disse que a viagem não teria sido a mesma se tivesse ficado em outro hotel. Ela e o namorado adoraram o quarto, os restaurantes, a piscina, o lobby… comentaram algo de que o serviço da recepção poderia ser mais primoroso, mas disseram que sempre que forem ao Chile pretendem voltar ao W.

Oi Riq, quando estive em Santiago em 2007 fiquei no Atton Las Condes. Gostei muito da hospedagem e do atendimento, mas nem tanto do café da manhã…todo dia era sempre a mesma coisa…até hoje me lembro de tudo que tinha naquele café rssr Parece que isso é regra para quem viaja para países da América so sul..falta de variedade.
Chegamos de noite e amei quando, no dia seguinte abrimos a janela do quarto e vimos a Cordilheira…aff…sem palavras!!
Bom, recomendo para quem gosta, um restaurante peruano chamado Barandiaran que fica no Pátio Bellavista. Fomos atendidos pelo dono, que muito simpático nos contou um pouco de suas histórias pelo Brasil.
** não recomendo, caso vá ao restaurante, que peça uma bebida típica chamada Chicha morada.Ela é feita a base de milho vermelho, canela e cravo…é um trocinho esquisito. Mas recomendo a tal da Inka Cola. É a bebida mais vendida no Peru, até mesmo que a própria coca cola. Tem uma cor de substância radiotaiva, mas eu gostei muuuuito!!!

    Oi Milena, tambem já fiquei no Atton e achei bem simplinho o café d manha alé de ser meio longe de tudo.Tivemos que andar de taxi o tempo todo pois nao tem metro por perto.

Caro Riq, revivi em alguns minutos momentos deliciosos de Santiago. Dica simples… No Shopping Alto Las Condes, tem um sorvete chamado Munchi’s logo na entrada, eu fui e voltei várias vezes para desfrutar de tais delícias. Pessoalmente, julgo melhor q o soberbo Freddo. É aí perto… Gde abraço.
* Se passar pelo Mercado Central, quem sabe vc encontra uma Centolla vidente 🙂

    Digo, Shopping Parque Arauco… Embora no Alto Las Condes tb tenha, neste tem outras lojas e restaurantes interessantes.

Recomendo o EL CACHAFAZ, casa de tango e milonga frequentada pelos locais.

Fica na Providencia.

Dá uma olhada no site http://www.elcachafaztangorestobar.cl

Fui em Janeiro e estava ótimo.
Uma verdadeira imersão cultural, com os tipos locais, muito pisco e vinho nacional.

Vale a pena conferir.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito