Santiago: beware, Mr. Peaton
Sr. Peaton é um personagem folclórico de Santiago. Só anda a pé pelas ruas, mas é muito distraído, e um pouco cego — meio Mr. Magoo. Por isso em vários lugares da cidade existem placas com letras enormes só para ele: Sr. Peaton, espere o sinal verde. Sr. Peaton, vá por aqui ou por ali.
É interessante até onde pode chegar o nível de organização de um povo. Em outros lugares uma pessoa como o Sr. Peaton seria ridicularizada pela sociedade, mas no Chile ninguém reclama que se façam placas específicas para ele. (Em São Paulo, com o Cidade Limpa, seria impossível.)
Sr. Peaton é o patriarca de seu clã. Segundo a Wikipédia, a família Peaton emigrou para a América espanhola junto com Colombo, e desde então vem cultivando uma tradição andarilha. Um legítimo Peaton vai sempre a pé. Ocasionalmente pode ser visto no metrô ou no ônibus, mas prefere caminhar.
Se eu encontrar o Sr. Peaton por aí, pode deixar que publico uma foto dele aqui.
Comentários
Acho que descendo da família do sr. Peaton. 😉
hahahaha bem engraçado.
E o povo chileno é realmente um dos mais organizados e cordiais
Ricardo, `já dá para ir para Machu Pichu em julho de 2010? Help-me!!!Estou procurando esta info e não acho…
PS! Sou sua fã…te escuto na band news, leio tudo que escreve…e já fiz muitas viagens inspiradas no viajenaviagem 🙂
Acredito que sim, a reabertura da estrada de ferro está prometida para o fim deste mês.
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/machu-picchu-prometem-reabrir-a-ferrovia-dia-29-de-marco/
Olá Riq, agradeço se você puder responder a seguinte pergunta : Nessa sua viagem você optou em levar dólar ou Real ? foi fácil efetuar câmbio mesmo nas cidades menores como El Calafate e Puerto varas ?? é verdade que em certos lugares eles aceitam real ?
Obrigado.
Eu faço saques no cartão de banco, uso cartão de crédito e levo um VTM de segurança. Levei uns dólares que tinha também.
Não acredito que ao sul do Bariloche os reais sejam tão bem aceitos quanto em Buenos Aires ou Bariloche.
Não se aceita reais no Chile. Dá pra fazer câmbio em Santiago, mas só.
Sobre dinheiro na Argentina:
https://www.viajenaviagem.com/2009/10/chegando-em-buenos-aires-transfer-e-dinheiro/
Sobre dinheiro no exterior:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/pros-x-contras-dolar-euro-peso-real-travelers-cartao-de-credito-saque-internacional-ou-visa-travel-money/
Riq, o que você achou de Santiago ? o povo é mesmo super educado como falam ? sei que toda cidade tem sua beleza, sua particularidade, mas você gostou mais de Santiago ou Buenos Aires ?
Ainda vou postar muito sobre Santiago.
só ando a pé, é costume, onde posso vou a pé. Caminho para meu trabalho todo dia, cerca de 30 minutos. Será que algum dia vou encontrar uma placa : “Cuidado Sr. Wander, lombada a frente”…