San Martín de Los Andes: Rota dos 7 Lagos e Paso Córdoba
Depois de dois dias descansando, comendo muito bem e não se cansando de olhar para o lago em Villa La Angostura (não, ainda não postei sobre isso), pegamos o carro para ir a San Martín de Los Andes, vilarejo aonde se chega por algumas das estradas mais bonitas da região de Bariloche.
Fomos por uma destas estradas, a Rota dos 7 Lagos, dormimos em San Martín e voltamos no dia seguinte por outra estradinha panorâmica, que atravessa o Parque Lanín e serpenteia pela Passagem do Córdoba (Paso del Córdoba).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Para quem está em Bariloche, a Rota dos 7 Lagos começa a 85 km da cidade, passando o centrinho de Villa La Angostura. O início da estrada é asfaltado, e passa ao longo de um braço do lago Nahuel Huapi e também do lago Correntoso.
Mais adiante você vira à direita na Ruta 234, que tem 51 km de cascalho. É nela que estão os outros cinco lagões, mais alguns laguinhos que não entram na conta.
Desde 2015, a estrada da Rota dos 7 Lagos está totalmente asfaltada.
O ideal é fazer essa viagem num dia superensolarado, para ver a verdadeira cor da água. Eu não tive essa sorte — apesar da previsão ser de sol, o tempo foi nublando pelo caminho.
Outra idéia bacana é trazer um farnelzinho (!) e fazer piquenique à beira de qualquer um dos lagos. Todos têm áreas de camping ou praias públicas indicadas na estrada.
110 km depois de te Villa La Angostura (195 km de Bariloche) você chega a San Martín de los Andes, uma cidade simpaticíssima à beira do lago Lacar — o mais impressionante da rota, por estar espremido por um fiorde. Vou falar com mais detalhes de San Martín num post específico; este aqui é para falar dos caminhos.
No dia seguinte escolhemos voltar via o Paso del Córdoba mais para variar o caminho; não tínhamos muita expectativa pela paisagem.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Acontece que… gostamos mais desse caminho do que do outro
Primeiro, porque é bem menos percorrido — tem menos movimento (e, nessa época seca, menos poeira). E depois, porque lá pelas tantas começam a aparecer formações rochosas louquíssimas.
Atravessar o Paso del Córdoba é emocionante (e perigoso, também; se vier um carro a toda na outra direção, pode te jogar desfiladeiro abaixo). A foto não dá conta de passar o risco.
Por este caminho, são 61 km de cascalho. E a distância de San Martín a Bariloche, 160 km.
Tem também um caminho inteiramente asfalto, que vai por Junín de los Andes, em 260 km. Mas este não passa nem por lagos, nem pelas rochas do Parque Lanín.
Leia mais:
- Todas de Villa La Angostura no Viaje na Viagem
- Todas de San Martín de los Andes no Viaje na Viagem
- Verão em Bariloche, Villa La Angostura e San Martín: o relato do Guilherme
Wise – Cartão de débito global
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
150 comentários
Olá!
Primeiro, parabéns pelo Blog!!! Muito útil e motivador para quem está montando um roteiro.
É melhor fazer o trajeto no verão ou no inverno? Posso ir somente essas épocas.
Olá, Hugo! No verão se você quiser aproveitar os lagos para atividades. No inverno se quiser aproveitar a neve. (No inverno é melhor fazer com transporte privativo ou tour; no verão dá para fazer de carro alugado sem riscos.)
tem como fazer esse passeio da rota dos sete lagos saindo de San Martin???
ou a estrada é outra?
Olá, Wanusa! A estrada tem duas mãos, como todas costumam ter.
Bom dia, Boia
Esse percurso entre Bariloche e San Martín, via rota dos 7 Lagos , dá pra fazer tranquilamente sem GPS?
Olá, André! Sim, mas por que você não teria GPS? O chip local é barato, e mesmo se você não comprar pode carregar o itinerário em ambiente wifi e usar offline.
Gostaria primeiramente de agradecer ao pessoal do Viaje na Viagem e as pessoas que fizeram comentários. Utilizei diversas dicas deste artigo e fórum.
Fiz a Rota dos 7 lagos (Rota 40) no dia 26/10/2016 saindo de Bariloche sentido San Martin de Los Andes. O caminho é bem seguro e com tudo sinalizado. Lembro que é importante abastecer o carro antes de pegar a estrada uma vez que só encontrará posto de gasolina dentro das cidades. Os lagos são incríveis com destaque para o lago Espejo Grande e o Traful (que não faz parte dos 7 lagos mas vale a pena conhecer) e o Rio Villarino que é deslumbrante. Caminho 100% seguro (asfaltado). No dia seguinte saí de San Martin de Los Andes em direção a Bariloche pegando a Rota 63 (conhecido também como a Rota do Passo Cordoba). Esta rota é toda de rípio (terra, cascalho e pedra) e bem sinuosa, mas dirigindo com prudência não há perigo. É só não correr com o carro. A vista do lago Meliquina e das formações rochosas são sensacionais.
Creio que valha a pena fazer a Rota dos 7 lagos com retorno pelo Passo Cordoba. Obs: Por não estar acostumado a dirigir carro automático preferi pegar um manual. É importante que esteja seguro ao dirigir o veículo pois é necessário saber controlá-lo numa estrada como a Rota 63.
Abaixo segue o tempo que levei para cada rota:
– Rota dos 7 lagos (contando com paradas de 2h para almoço em Villa la Angostura, desvio para rota que segue para o lago Traful e paradas para tirar fotos e curtir o visual): início da viagem as 10h da manhã e fim da viagem as 19:20.
– Passo Cordoba (contando com paradas de 2h para almoço no lago Meliquina e algumas paradas para tirar foto, porém menos que na rota dos 7 lagos): início da viagem as 12:20 e término da viagem as 19:15.
Boa tarde, pessoal!
estou indo para Bariloche em 23 de Junho de 2016. Gostaria de fazer a Rota dos 7 Lagos no dia 28/06/16 com carro alugado, saindo de Bariloche e pernoitando em San Martin. Vocês acham que é possível, já que a estrada está toda asfaltada?
Obrigada!! Adoro seu site. Todas as minhas viagens são pautadas nele!!
Olá, Amanda! Em princípio, sim! Mas evite dirigir se houver capa de gelo.
Olá.
Vou correr em San Martin de Los Andes dia 09/04/2016 e meu voo chega em Bariloche antes do meio-dia.
Vocês tem alguma sugestão de locadora de carro?
A organização da corrida quer cobrar US$110,00 pelo transfer Bariloche-San Martin-Bariloche.
Um pouco salgado…
Olá, Eduardo! O trânsfer parece salgado apenas quando você converte para reais. Um trânsfer de 55 dólares para 3 horas de viagem está até barato (caso seja 110 dólares por perna, não chega a ser absurdo).
Existe um aeroporto em San Martín com vôos diretos desde Buenos Aires. É para lá que você deveria ter comprado sua passagem; veja se não dá para alterar.
Faça uma cotação em várias locadoras pela Rentcars.
Graças ao vosso site que eu consegui entender a diferença dos caminhos entre Villa La Angostura e San Martín de Los Andes e tivemos a oportunidade de fazer os dois com muita calma, aproveitando as belíssimas paisagens que surgem a cada curva.
Fiz o relato no blog:
https://comidaparaviagem.wordpress.com/2016/01/10/rota-dos-7-lagos-e-paso-cordoba/
Visitarei a região em out. A principio seguirei o trajeto. Puerto Montt > Puerto Varas > Villarrica > Pucon > San Martin de los andes > Bariloche. A ideia é fazer o percurso em cada lado da fronteira de carro e atravessar de onibus. Porém estou com dificuldade de encontrar onibus que parta de villarrica ou pucan para san martin. Alguém já fez este percusso? se sim poderia compartilhar seu relato? obrigado
Olá, Maykon! O ônibus vem de Temuco. A cia. é a Igillaima: https://www.igillaima.cl/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1
É possível comprar passagens online:
https://www.altanetpasajes.cl/WebPayNarbus/Transacciones/Compra_por_internet/FrameBusquedas.asp?FinSesion=S&Cliente=
Se não conseguir, compre ao chegar, é só passar na rodoviária de Pucón.
Estive em dezembro/2014 pela região dos lagos, e fiz a a famosa rota. Claro que antes da viagem pesquisei bastante aqui no maravilhoso VnV… Mas enfim, vamos às minhas impressões: se você decidir fazer a famosa ruta de los 7 lagos, esqueça ir por Villa La Angostura (deixa ela pra volta). Siga pela RN40 em direção à margem leste do lago Traful e daí pegue a estrada de terra que vai para Villa Traful. No meio do caminho há um mirante que dá a vista mais linda de todo o circuito, depois dele tudo fica um pouco mais sem graça… Aproveite para almoçar em Villa Traful (dentre algumas opções existentes há uma senhora que no seu quintal – de frente pro lago – serve deliciosas massas e cerveja artesanal, há uma plaquinha na vila indicando “pasta casera de la costa”, vá sem medo e com vontade!). Pare quantas vezes quiser ao longo do Traful, pois ele é, SEM DÚVIDAS, o lago mais lindo de todos!!!! Há linda praias pouco depois de deixar a vila, enfim, reserve muito tempo para o Traful, pois depois dele os outros não tem muita graça… No mais, reserve um tempinho também para o Lago Hermoso, esse também é muito bonito! Os outros você pára se tiver com muita vontade (paramos só para “fazer check in” mesmo)… Resumindo: os melhores e que mais valem a parada e contemplação são Traful e Hermoso. Durma em San Martin, reserve mais um ou dois dias para conhecer a região (o Lacar tem muita coisa linda – conheça Yuko), e depois volte passando por Villa La Angostura! Acho que essa é a melhor forma de fazer a rota. Ah, na ida ainda na estrada pavimentada, antes do Traful, há lindas paisagens que valem a parada à beira da estrada (veja no mapa um lugar chamado “Valle Encantado”, ou “de los Duendes”, algo assim), é deslumbrante e surpreendente!!! Essa região do “Valle Encantado” fica na beira esquerda da RN40 (sentido Traful/Confluencia), tem as famosas formações rochosas que chamaram a atenção do Ricardo Freire no Paso del Córdoba, mas com o plus de o caminho ser asfaltado e estar ao lado do Rio Limay, pois o rio em alguns trechos fica bem manso e largo, parecendo um lindo lago cristalino, por isso fique atento à paisagem para fazer algumas paradas bem interessantes às margens da RN40… Quanto ao Paso del Córdoba, não indico esse caminho de forma alguma, vez que você terá uma amostra das formações em “Valle Encantado / Duendes” (com o plus do lindo rio Limay), e o caminho do Córdoba está muito detonado (e passamos por lá no período seco) e é realmente MUITO PERIGOSO!!! São subidas e descidas pra lá de íngremes, com precipícios e tudo em CASCALHO DETONADO… Por isso, siga o conselho: ida por Villa Traful e volta por Villa La Angostura, assim é perfeito, e você passará meuito bem (incluindo refeições e fotografias).
Ainda sobre o meu comentário acima, o tal “Valle Encantado” fica na margem direita de quem segue pela RN40 sentido Traful/Confluencia, e não na esquerda, como escrevi inicialmente.
Olá, Emerson! Agradecemos o relato! 🙂
Olá! Vou fazer o novo crucie dos lagos agora em janeiro (de Pucón até San Martin de los Andes). Durmo 2 noites em San Martin e de lá preciso chegar em Puerto Montt para pegar o vôo de volta à Santiago. Quero ir de ônibus, mas tá bem díficil achar os sites para ver horários e frequência. Pelo que consegui entender, vou precisar pegar um ônibus até Bariloche e de lá outro até Puerto Montt. É isso mesmo? Esse ônibus vai pela Rotas dos 7 lagos? Sabem me dizer qual a companhia que faz essas viagens/ Obrigada 🙂
Olá, Marta! Não há ônibus de San Martín para Puerto MOntt. Você precisará comprar uma passagem San Martín-Bariloche e outra Bariloche-Puerto Montt. O ônibus não vai pela rota panorâmica. Você também pode contratar um transporte particular para fazer a Rota dos Sete Lagos até Villa la Angostura e seguir a Bariloche.