San Martín de Los Andes: Rota dos 7 Lagos e Paso Córdoba

Chegando a San Martín de los Andes

Depois de dois dias descansando, comendo muito bem e não se cansando de olhar para o lago em Villa La Angostura (não, ainda não postei sobre isso), pegamos o carro para ir a San Martín de Los Andes, vilarejo aonde se chega por algumas das estradas mais bonitas da região de Bariloche.

Na Rota dos 7 Lagos

Fomos por uma destas estradas, a Rota dos 7 Lagos, dormimos em San Martín e voltamos no dia seguinte por outra estradinha panorâmica, que atravessa o Parque Lanín e serpenteia pela Passagem do Córdoba (Paso del Córdoba).

Para quem está em Bariloche, a Rota dos 7 Lagos começa a 85 km da cidade, passando o centrinho de Villa La Angostura. O início da estrada é asfaltado, e passa ao longo de um braço do lago Nahuel Huapi e também do lago Correntoso.

Na Rota dos 7 Lagos

Mais adiante você vira à direita na Ruta 234, que tem 51 km de cascalho. É nela que estão os outros cinco lagões, mais alguns laguinhos que não entram na conta.

Desde 2015, a estrada da Rota dos 7 Lagos está totalmente asfaltada.

O cascalho

O ideal é fazer essa viagem num dia superensolarado, para ver a verdadeira cor da água. Eu não tive essa sorte — apesar da previsão ser de sol, o tempo foi nublando pelo caminho.

Na Rota dos 7 Lagos

Outra idéia bacana é trazer um farnelzinho (!) e fazer piquenique à beira de qualquer um dos lagos. Todos têm áreas de camping ou praias públicas indicadas na estrada.

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

110 km depois de te Villa La Angostura (195 km de Bariloche) você chega a San Martín de los Andes, uma cidade simpaticíssima à beira do lago Lacar — o mais impressionante da rota, por estar espremido por um fiorde. Vou falar com mais detalhes de San Martín num post específico; este aqui é para falar dos caminhos.

Na orlinha de San Martín

No dia seguinte escolhemos voltar via o Paso del Córdoba mais para variar o caminho; não tínhamos muita expectativa pela paisagem.

Acontece que… gostamos mais desse caminho do que do outro :mrgreen:

Na Ruta 63

Primeiro, porque é bem menos percorrido — tem menos movimento (e, nessa época seca, menos poeira). E depois, porque lá pelas tantas começam a aparecer formações rochosas louquíssimas.

Atravessar o Paso del Córdoba é emocionante (e perigoso, também; se vier um carro a toda na outra direção, pode te jogar desfiladeiro abaixo). A foto não dá conta de passar o risco.

O Paso del Córdoba

O Paso del Córdoba

Por este caminho, são 61 km de cascalho. E a distância de San Martín a Bariloche, 160 km.

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Tem também um caminho inteiramente asfalto, que vai por Junín de los Andes, em 260 km. Mas este não passa nem por lagos, nem pelas rochas do Parque  Lanín.

Leia mais:

150 comentários

Penso em ir de carro de São Paulo a San Martin de Los Andes em janeiro/2015, sem pressa, para aproveitar as belas paisagens do roteiro. Nessa época não há perigo de neve? Pode me indicar uma rota segura?

Boa noite,
Estou com uma dúvida cruel. Estarei saindo de Pucon em Dezembro e não sei se atravesso para o lado argentino para fazer a rota dos 7 lagos, passar uns dias em San Martin e depois ir para Bariloche e Buenos Aires ou se saio de Pucon e passo uns dias em Puerto Varas sem ir para o lado argentino, finalizando a viagem em Santiago. A ideia era só ficar no lado chileno, mas fiquei muito interessada pelo lado argentino, em especial pela rota dos 7 segaos. Alguém tem conhecimento de causa para dizer se prefere San Martin de Los Andes/Bariloche ou Puerto Varas? Sei que é muito pessoal..

Obrigada!

    Olá, Gabriela! As duas viagens são lindas. A chilena será mais em conta. Para a Rota dos 7 Lagos você precisará estar de carro. Mas veja: é um passeio de um dia, você passará à beira de vários lagos… você também terá essa experiência beira-lago nos lagos andinos chilenos.

Fomos a SM neste ano, sempre ouvia comentários sobre o Cerro Chapelco, e realmente a estrutura é muito boa. Alugamos uma 4×4 e fomos pela rota por Junin de Los Andes, cansativa demais. O visual é lindo, porém ficamos bem cansados. Na volta queríamos vir pela rota dos 7 lagos mas acabamos errando o caminho e viemos via o Paso del Córdoba, sinistro, estava anoitecendo e tem q estar muito atento pois essa rota é bem sinuosa. Foi bem mais rápido que a ida mas ficamos tensos.

ah, esqueci de falar….
Quero sair de Buenos Aires e fazer o caminho de bike até San Martin. (se quiser juntas as duas perguntas pra ficar mais facil sinta-se a vontade) 🙂

    Olá, Debora!

    Somos um site de turismo convencional. Para expedições de bicicleta, consulte fóruns de ciclistas. Note que de Buenos Aires a San Martín são 1.600 km. A distância de São Paulo a Porto Seguro.

Olá!

Gostaria de fazer esse passeio de bike com meu namorado mas tenho algumas duvidas:
– è perigoso?
– Aonde alugar uma bike?
– quanto tempo é o ideal?
– nas areas de camping dá pra alugar tudo lá ou tem que levar a propria barraca?

Muito obrigada!

Nossa acabei de chegar a 2 semanas de uma viajem de carro saindo do Brasil,para Buenos Aires.. Patagonia Argentina,chile,Argentina e Foz do Iguaçu..foram 20 dias maravilhosos…ameiiii,inesquecível as cordilheiras,os lagos tudo tudo..eu recomendo..os hotéis,enfim é loucura total..e magia.Beijos.

    Iracema, gostaria de saber seu percurso nos minimos detalhes!pretendo fazer essa viagem de carro e sera de grande ajuda . Se possivel envie para meu email pois creio q a resposta sera um texto mt longo,obrigada

Estive em Bariloche em setembro de 2012 e fizemos o roteiro Bariloche x San Martín de los Andes, pernoitamos em San Martín e no dia seguinte pela manhã voltamos por Rinconada (o caminho todo asfaltado). Achei muito lindo, super bacana também.
Não arriscamos os Paso Córdoba pois fiquei com medo da condição da estrada já que o tempo estava chuvoso. Contei aqui: https://bit.ly/la-rinconada

São paisagens bem diferentes das que encontramos passando por 7 Lagos. Também vale a pena, especialmente para dias mais instáveis pois a estrada é muito boa.

Para ambos os roteiros, acho muito corrido fazer ida e volta num só dia. Quase não dá pra aproveitar os lagos e as paisagens.

Paso Córdoba vai ficar para uma próxima visita. 🙂

[]’s

Prezados Senhores, bom dia!

Recentemente, em 23 de outubro, fiz este roteiro em um dia, saindo de Bariloche às 8.00h. A desvantagem é que não sobra tempo para aproveitar San Martin de los Andes: é almoçar e voltar.
Penso que esta curta permanência na cidade não seja em vão: o caminho de volta é pelo Paso del Córdoba e requer muita atenção de quem dirige, o que resulta em um percurso mais demorado que o da ida, pela Rota dos 7 Lagos. Além do mais, pelo fato de esta estrada não ser asfaltada e ser perigosa, a dificuldade aumenta. O micro-ônibus em que estava teve problemas com um pneu e não houve jeito, teve que ser trocado. Mesmo assim, chegamos à Bariloche antes das 18.00h.
De qualquer modo, vale a pena.
Pelas fotos postadas dá pra ter uma idéia da beleza do percurso.
Cordial abraço da…
Marilia.

Ricardo,

Adooorrro seu blog! Simplesmente maravilhoso!
Estou pensando em ir no início de setembro a Bariloche. Será que ainda pego neve? Queria tb conseguir fazer o percurso dos 7 Lagos… Sabe onde consigo saber se estará aberta a estrada?

É fácil alugar carro? O melhor seria 4×4, né?

Prometo que é a última pergunta (rs!)… 3 dias seria o suficiente para fazer esse percurso e ainda apreciar San Martin de Los Andes?

Bjão

    Olá, Fernanda! Aqui quem responde é a Bóia.

    Se ainda houver neve, a estrada deverá estar fechada.

    Se for a San Martín, fique duas noites.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito