San Martín de Los Andes: Rota dos 7 Lagos e Paso Córdoba

Chegando a San Martín de los Andes

Depois de dois dias descansando, comendo muito bem e não se cansando de olhar para o lago em Villa La Angostura (não, ainda não postei sobre isso), pegamos o carro para ir a San Martín de Los Andes, vilarejo aonde se chega por algumas das estradas mais bonitas da região de Bariloche.

Na Rota dos 7 Lagos

Fomos por uma destas estradas, a Rota dos 7 Lagos, dormimos em San Martín e voltamos no dia seguinte por outra estradinha panorâmica, que atravessa o Parque Lanín e serpenteia pela Passagem do Córdoba (Paso del Córdoba).

Para quem está em Bariloche, a Rota dos 7 Lagos começa a 85 km da cidade, passando o centrinho de Villa La Angostura. O início da estrada é asfaltado, e passa ao longo de um braço do lago Nahuel Huapi e também do lago Correntoso.

Na Rota dos 7 Lagos

Mais adiante você vira à direita na Ruta 234, que tem 51 km de cascalho. É nela que estão os outros cinco lagões, mais alguns laguinhos que não entram na conta.

Desde 2015, a estrada da Rota dos 7 Lagos está totalmente asfaltada.

O cascalho

O ideal é fazer essa viagem num dia superensolarado, para ver a verdadeira cor da água. Eu não tive essa sorte — apesar da previsão ser de sol, o tempo foi nublando pelo caminho.

Na Rota dos 7 Lagos

Outra idéia bacana é trazer um farnelzinho (!) e fazer piquenique à beira de qualquer um dos lagos. Todos têm áreas de camping ou praias públicas indicadas na estrada.

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

110 km depois de te Villa La Angostura (195 km de Bariloche) você chega a San Martín de los Andes, uma cidade simpaticíssima à beira do lago Lacar — o mais impressionante da rota, por estar espremido por um fiorde. Vou falar com mais detalhes de San Martín num post específico; este aqui é para falar dos caminhos.

Na orlinha de San Martín

No dia seguinte escolhemos voltar via o Paso del Córdoba mais para variar o caminho; não tínhamos muita expectativa pela paisagem.

Acontece que… gostamos mais desse caminho do que do outro :mrgreen:

Na Ruta 63

Primeiro, porque é bem menos percorrido — tem menos movimento (e, nessa época seca, menos poeira). E depois, porque lá pelas tantas começam a aparecer formações rochosas louquíssimas.

Atravessar o Paso del Córdoba é emocionante (e perigoso, também; se vier um carro a toda na outra direção, pode te jogar desfiladeiro abaixo). A foto não dá conta de passar o risco.

O Paso del Córdoba

O Paso del Córdoba

Por este caminho, são 61 km de cascalho. E a distância de San Martín a Bariloche, 160 km.

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Tem também um caminho inteiramente asfalto, que vai por Junín de los Andes, em 260 km. Mas este não passa nem por lagos, nem pelas rochas do Parque  Lanín.

Leia mais:

150 comentários

Olá . Sou Paula Melo, moro em Manaus, em Setembro 2012, voltarei pela terceira vez a Argentina, pais que amo de paixão, dessa vez, farei, SP /Buenos Aires/Bariloche, passando por Vila Angostura até chegar em San Martins de Los Andes, dai volto de Avião para Buenos Aires, onde ficarei só dois dias , pois já conheço bem.
Vou com meu marido, comemorar Níger de casamento, período da viagem de 01 sete até 10 set, gostaria muito de me corresponder com algum casal tb em lua de mel, ou namorados, que tb esteja com a mesma programação, seria bem legal , pois daria para ratear custos com aluguel de carro no roteiro, fiz isso em outra viagem para Venezuela e deu super certo. Se tiver alguém interessado, fv escrever.
Bju.

Boa tarde Ricardo, seu blog é de muita serventia para mim, sem pre o consulto, Parabens!!
Vou fazer uma viagem ao Chile e gostaria de sair de Valdivia-Chile até San Martin de los andes – Argentina, como posso fazer esta travessia ?

    Olá, Patricia! Aqui quem responde é a Bóia. A melhor travessia no seu caso é via Pucón. Há ônibus desde Temuco.

Olá Bóia, obrigado pela atenção !

Eu só quis confirmar porquê nos eua há um item nos contratos de algumas locadoras (avis, alamo e enterprise, pelo menos) que diz que o carro não pode rodar em “unpaved roads”.

Novamente, obrigado !

Ricardo, bóia ou demais viajantes,

Vamos a Bariloche em janeiro e gostariamos de fazer este passeio de carro, mas eu tenho uma dúvida. Como uma parte não é asfaltada, as locadoras de veículo colocam algum obstáculo quanto a isso ?

A estrada é bem sinalizada ou precisamos de gps ?

Obrigado !

    Olá, Helder! A estrada é bem sinalizada e não há nenhum problema em ser percorrida no verão. As locadoras não fazem nenhuma exigência suplementar; se fizessem, tenha certeza de que o Ricardo Freire alertaria.

Por favor,alguém já ficou no Paihuen-Resort de montaña em San Martin de Los Andes?
Gostaria de saber se está conservado pois é um hotel com mais de 15 anos.

obrigado
MZ

Olá!

Vou para san Martin de loos Andes dia 04/01/2012 e volto dia 15/01.

Gostaria de saber uma dica para dividir bem esses dias.Vou alugar um carro e estou em dúvida.

Pensei em 3 dias em Bariloche,3 dias Villa La Angostura e 5 dias em san Martin.Depois que li os comentários sobre a Villa,pensei em diminuir alguns dias de San Martin e aumentar da Villa.Onde é mais bonito?

Também queria uma boa diaca de hotel em San Martin.

Muito obrigada!!!!!

Riq,
Será que a região dos Sete Lagos é uma boa pedida entre 10 e 20 de setembro? Muito frio ainda? Acho que você esteve lá em março, não foi?
Um abraço,
Sheila

    Alô, Sheila! Aqui quem responde é A Bóia! Em setembro ainda será inverno! Como disse alguns comentários acima, o passeio que o Comandante fez, na estrada por dentro dos lagos, é para ser feito no verão. No inverno, pegue a estrada asfaltada 🙂

    Eu fiz esta viagem no inverno – ago/2011(tive a sorte de pegar um dia aberto, com 3 dias sem neve, então deu p/ ir. Foi simplesmente, SENSACIONAL! Tinha neve apenas em alguns lugares, um céu azul e os lagos azul turquesa!!!! Nunca vamos esquecer! Pegamos a Ruta apenas como caminho p/ chegar a Chapelco, já que nos hospedamos em Villa, mas a estrada acabou sendo a atração principal, e não conseguíamos ficar mais do que 10 minutos sem parar para fotografar! Não que Chapelco não tenha sido tudo de bom, mas a região é deslumbrante! Ficamos com vontade de voltar no verão, p/ fazer um pic-nic na beira do lago e, quem sabe, até nadar…

Oi Ricardo, primeiro parabéns pelo blog! Muito bacana e informativo.
Estou com viagem marcada para Bariloche no final de junho 2011. Pretendo alugar carro e fazer a 7 Lagos, mas pensei em voltar pelo asfalto pra variar o caminho. Achei pouca info sobre a estrada de alfato, é tão sem graça assim??
Pelo que tô vendo, Paso Córdoba em junho é muito perigoso…
[]’s,
Camila Guerra

    Olá, Camila! Aqui quem responde é A Bóia.
    No inverno a estrada por dentro dos lagos é freqüentemente fechada. Este é um passeio para ser feito no verão.

    No inverno o asfalto é o caminho mais indicado. É uma estrada bonita, você só não passará por dentro do parque!

    Olá pessoal, equanto a fazer essa viagem de carro no outono. Alguém já fez? É época de chuvas nesse período? Imagino que nessa época a paisagem também seja linda. A minha idéia é partir de Bariloche e ir de carro conhecendo aquela região incluindo SM de los Andes e Purto Varas.
    Obrigada.

    Olá, Milena! A meia-estação é linda na Patagônia. O Ricardo Freire viajou nesta época. Não dá para garantir firmeza do tempo em época nenhuma do ano 😀

    É possível fazer uma viagem circular BAriloche – Villa Angostura – San Martín de los Andes – Pucón – Puerto Varas – cruce de lagos – Bariloche.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito