San Francisco: como é o passeio a Alcatraz
Entre as prisões mais famosas do mundo, Alcatraz é certamente a mais pop. Localizada em uma ilhota a menos de 2.500 metros da costa de San Francisco, recebeu infratores ilustres como Al Capone, foi retratada em filmes com grandes astros de Hollywood e esteve nas manchetes dos jornais em casos misteriosos como o do sumiço dos irmãos Anglin.
Sua função como penitenciária federal de segurança máxima terminou em 1963. Alcatraz hoje existe como parque nacional e atração turística. Concorridíssima, por sinal — os ingressos para a visita costumam se esgotar com semanas de antecedência.
Veja como garantir o seu ticket, e o que esperar do passeio:
Como comprar entradas para Alcatraz
O passeio a Alcatraz é operado exclusivamente pela Alcatraz Cruises, que faz o traslado de ferry entre o Píer 33 em San Francisco para a Ilha de Alcatraz.
As entradas começam a ser vendidas pela Internet no site da Alcatraz Cruises com uma antecedência de 3 meses. Visitar Alcatraz é uma prioridade no seu roteiro? Então compre o ingresso assim que disponível, para garantir o seu lugar.
No momento da compra é preciso definir a data e o horário de embarque no ferry.
O pagamento deve ser feito com cartão de crédito, e o ingresso é enviado por e-mail. Imprima o ticket e apresente no dia da visita junto com um documento de identificação do comprador.
Nesta temporada, o ingresso custa a partir de 30 dólares para adultos. Crianças e idosos têm desconto. Veja a tabela completa e atualizada de preços aqui.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Qual tour escolher
Suas opções para visitar Alcatraz são, basicamente, duas — visitar a ilha durante o dia ou visitar a ilha à noite. Os passeios têm mais ou menos a mesma dinâmica:
- Embarcar no horário definido no ingresso
- Passear pela ilha, no seu ritmo
- Retornar em qualquer ferry disponível (consulte horários aqui)
Os tours identificados no site da Alcatraz Tours como Early Bird Tour, 9:10 Tour ou Day Tour são a mesma coisa: passeios com saídas ao longo da manhã e no início da tarde. Não há diferença entre eles quanto à visitação; a nomenclatura só faz referência aos horários de saída.
(Para escapar do fog matinal, é melhor pular os primeiros horários.)
Os Night Tours, sim, oferecem uma experiência diferente — pela vista da baía ao cair da tarde e por uma dose extra de frio na barriga, garantida pela pouca luz e pela chance de visitar uma das alas mais sombrias de Alcatraz: o hospital, que fica fechado durante o dia.
Os tours noturnos são oferecidos em menos horários e são ainda mais concorridos.
Funcionamento
- Os Day Tours acontecem todos os dias, com exceção dos dias de Thanksgiving, 25 de dezembro e 1º de janeiro;
- Os Night Tours acontecem todos os dias, com exceção de 4 de julho, Thanksgiving, 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Há também a possibilidade de se comprar um ingresso que combine Alcatraz com Angel Island. O passeio até lá é bonito, mas há outras atividades mais bacanas para se fazer em San Francisco e arredores primeiro.
Como é o passeio
O passeio a Alcatraz começa com o embarque no Píer 33 (1398 The Embarcadero, tel. 415/981-7625). É importante chegar pelo menos uns 15 minutos antes — o horário marcado no seu ticket é o horário de partida do ferry, e passado um minutinho, ninguém mais entra.
Os ferries são grandes e têm muitos ambientes, fechados e abertos, onde se acomodar. Não se preocupe muito em descolar um assento; a viagem não dura mais do que 15 minutos e você provavelmente vai querer ficar de pé, tirando fotos.
Ao chegar na ilha, cada grupo de passageiros que desembarca de um ferry é recebido por um guarda florestal que dá as boas-vindas e algumas orientações para o passeio.
A partir daí, é você quem escolhe a sua programação. Todas as atividades oferecidas em Alcatraz estão inclusas no valor do ingresso.
Reserve umas 3 horas para visitar tudo com calma.
No Day Tour, é recomendável começar a visita assistindo ao interessante documentário que dá um panorama geral sobre a ilha e a penitenciária, com legendas em inglês e espanhol. A sala de vídeo fica próxima às docas.
Das docas também saem passeios guiados com guardas florestais. Os temas dos passeios variam; biografias de presos famosos é um deles. Se o seu inglês der conta, vale a pena acompanhar o grupo. São tours não muito longos, de aproximadamente 45 minutos.
O principal da visita a Alcatraz é conhecer, na parte mais alta da ilha, o grande prédio onde ficavam os condenados. Na entrada são distribuídos audio-guias bastante especiais: a narração é feita por ex-presos, que ilustram o passeio com memórias dos tempos em que estiveram ali.
Mesmo quem não fala inglês vai aproveitar bastante essa parte da visita; existe a opção de escutar a narração em português.
A maioria das celas não tem nada dentro; em algumas, há algum mobiliário para mostrar como viviam os presos. O audio-guia, porém, enche de histórias esses espaços vazios.
É um passeio que nunca vai ser muito leve se você parar para pensar que pessoas efetivamente estiveram confinadas ali, vivendo atrás daquelas grades, por anos e anos. Mas o tour não é feito para dar medo, e de dia o espaço é bem iluminado, com corredores largos por onde caminhar.
A baía, a Bay Bridge e San Francisco
Vi muitas famílias com crianças, e se alguém do seu grupo não se entusiasmar muito com a idéia de visitar uma penitenciária, que fique um bom argumento: a vista é maravilhosa.
Mariana viajou a convite da San Francisco Travel Association.
Leia mais:
- San Francisco: achamos aquele hotel BBB que você procurava
- Um menu de experiências foodie em San Francisco
- Um rolê pela Ásia na Clement Street
- San Francisco, Berkeley e Vale do Silício: o relato do Silvio
- Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de Carro
- San Francisco mais perto, com a nova rota via Panamá
- Dicas de San Francisco no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
34 comentários
Estou indo dia 1 de fevereiro para san francisco, será que consigo ingresso na hora na bilheteria
Olá, Eduardo! Dificilmente.
Fiz esse passeio que acho imperdível e me fez questionar como o ser humano ao fazer as coisas erradas e ruins na vida, assar ir Alcatraz e perder o principal que é a liberdade na vida. Quebre as regras e vá para cadeia… quebre todas as regras e vá para Alcatraz. Acho que mais ou menos isso que está escrito na entrada.
Realmente vale a pena conhecer, quero retornar em outra oportunidade.
Muito lindo e desesperador,imagine o preso
Condenado pra ficar trinta anos.
Muito legal e esclarecedor o artigo. Estava na dúvida se iria incluir esse passeio no meu roteiro da Califórnia e com as suas informações defini que sim. Parece ser muito bom. Obrigado 🙂
Estou querendo comprar os ingressos e vou levar meu filho de 14 anos. O ingresso Children é para até q idade? Valeu!
Olá, Alexandre! A tabela de preços traz as idades de cada ingresso.
https://www.alcatrazcruises.com/departure-schedule
Voltamos ontem de São Francisco e fizemos o passeio para Alcatraz. Compramos o passeio com mais de 1 mês de antecedência. No dia da visita, 13/06/2017, estavam vendendo na bilheteria para 11 de Julho. Como estávamos com tempo folgado em São Francisco, achei o passeio interessante. Mas só recomendo se, realmente, você estiver com muita sobra de tempo. Os Ferries saem de meia em meia hora e sempre cheios. Acho que o passeio interessa mais aos americanos, já que a Alcatraz faz parte da cultura deles. No dia tinha um senhor bem idoso autografando livros na lojinha. O livro se chamava “Alcatraz-1259” , e este senhor era nada menos que um interno que tinha estado na prisão há 60 anos atrás. Ele tinha ido para lá aos 24 anos, ficou lá por 3 anos, depois de tentar fugir de outras penitenciárias, e está agora com 84 anos. Seu crime tinha sido falsificar cheques. Seu nome é William G. Baker. Parece que o livro está fazendo sucesso, pois vi muita gente comprando.
Vou com meus pais idosos e que andam bem devagar e com um pouco de limites. Eles tem muita vontade de ir. Vocês recomendam?
Olá, Carol! Sim!!!
Minha viagem foi marcada em cima da hora e nao consegui os ingressos pela internet. Para quem estiver nessa situação, vale a pena ir até a bilheteria e perguntar por desistências. Talvez na primeira vez, nao tenha bilhetes, mas a área em si já é turística, entao vale a pena ao passar pela bilheteria perguntar, pois é provável que acabará conseguindo.
Conselho de mãe: levar agasalho! o vento é gelado na ilha!!!