Rússia, agora sem precisar visto: quem se habilita?

Praça Vermelha, Moscou

Com o recente acordo entre Brasil e Rússia, já em vigor, proporcionando isenção recíproca de visto de entrada para turistas, começam a pipocar nas caixas de comentários perguntas sobre a Rússia.

Nunca fui à Rússia, e o site ainda não foi presenteado com nenhum relato de viagem (não, não estou cobrando o PêEsse, imagina, jamais faria isso, deixa o menino terminar o doutorado em paz… hehe). Por isso resolvi organizar as informações disponíveis neste post.

Desde sempre o ponto de partida que sugiro aos potenciais viajantes são os posts russos do Arquivo de Viagens, da Luisa. É um relato riquíssimo, que combina o grande trabalho de pesquisa da Luisa com as coisas que ela aprendeu in loco.

Leia no Arquivo de Viagens, pela Luisa:

Rússia: idealizando a viagem

Transportes: a escolha e a reserva

Hotéis: a escolha e a reserva

Chegando em Moscou

Moscou

Moscou: o metrô

Moscou: a periferia

Anel de Ouro: Sigiev Posad

Anel de Ouro: Rostov Veliky

Anel de Ouro: Yaroslavl

Anel de Ouro: Vladimir e Suzdal

Anel de Ouro: Kostroma

Ferrapontov

Kazan

São Petersburgo

Novgoro

Arkahngelsk

Ilha de Kizhi

Rapidinhas sobre a Rússia

O café da manhã  na Rússia

Os aeroportos russos

Dirigindo na Rússia

Táxi na Rússia

Os trens russos

Os russos e o cartão de crédito

Aprendendo um pouco de russo

Já a Deise de Oliveira, do Viagem pelo mundo, leva uma grande vantagem sobre qualquer um de nós: ela estudou língua e literatura russas. Sua viagem à Rússia já rendeu vários posts, e de vez em quando volta em cartaz numa lembrança ou numa foto da semana.

Todas de Moscou no Viagem pelo mundo, por Deise de Oliveira

A Dri Miller, do Dri Everywhere,  que mora em Londres, também já se aventurou por terras russas. Quando viu a low-cost bmi lançar um vôo baratinho a Moscou, catou o maridão e embarcou para um viagem pá-pum.

Todas da Dri Miller em Moscou, no Dri Everywhere

Pros que se viram em inglês, a melhor fonte de informações na rede é o site Way to Russia. Tem tudo o que você precisa saber sobre Moscou, São Petersburgo, Anel de Ouro, Trans-siberiana, dinheiro, trens, hoteís, o escambau.

Melhor fonte em inglês: WayToRussia.net

E finalmente, pra quem tem a manha de usar o tradutor automático do Google, de repente pode valer a pena consultar as guias (em russo!) do Time Out para Moscou e São Petersburgo

Time Out Moscou (em russo)

Time Out São Petersburgo (em russo)

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


185 comentários

Nao se iludam. A Russia e so criminoso. Ou vai com guia e anda tipo rebanho de gado, ou e assaltado certo. Sao Petersburgo devia chamar Sao Plagiosburgo. E plagio de Paris e Viena. 90 por cento dos russos nao te recebem bem, e nao te querem a nao ser pelo teu dinheiro que se nao tiram a bem tiram a mal.

Para quem está indo à Rússia eu recomendo este site de guia turistico em português em Moscou e São Petersburgo.
É barato, o serviço é individualizado e você fica conhecendo as cidades pelo ângulo dos habitantes locais, eles fogem um pouco do estilo guia turistico tradicional. Vale a pena!

https://kartchaguinconsultoria.blogspot.com.br/

vou viajar dia 05/06/13 para a escandinávia, suecia/ dinamarca/ noruega e russia. estou muito confusa qto. a moeda, ja comprei uma boa quantia em euros, e agora me disseram que nesses paises o euro não é aceito. meus euros estão no visa euro money, como faço, será q/ terei problemas p/ efetuar pagamentos em lojas e restaurantes?. se alguem puder me ajudar, vou ficar muito agradecida.

    Olá, Maria! O seu Visa Travel Money será aceito em todos os estabelecimentos e caixas automáticos que aceitem Visa. A conversão para a moeda local será feita automaticamente, com uma taxa de operação de cerca de 5%.

Ola! Sou russa, moro em Moscou e trabalho como guia turistico. Falo portugues e ingles. Se alguem precisar de servico de guia e acompanhamento nos lugares turisticos, ajudo a vcs com muito prazer!
Aten?iosamente,
Olga
Meu email [email protected]

Oi tenho uma grande vontade de conhecer a russia principalmente depois que conhecir uma familia russa de Yekaterinburg, estamos nos comunicando há 2 anos, mas tinha muitas duvidas que com a ajuda de vcs conseguir tirar.
estou com a intenção de viajar em junho se por acaso alguem estiver com viagem marcada para essa data ficaria feliz com a companhia até moscow. forte abraço e muito obrigado pelas informações.

Oi Rafael, so por email mesmo, lembre de incluir o número do passaporte, tanto do seu quanto de seus amigos.
Você vai adorar a Rússia é bem legal.

Sim, Rafael, eu tb usaria a carta convite se for uma coisa fácil de resolver. Mas, de qualquer forma, é uma solução pra quem tem sangue frio.
Boa sorte. Vai que é tranquilo…

Essa coisa da reserva do hotel é até boba… qualquer um reserva, imprime a reserva e cancela o hotel.
O funcionário da imigração não vai ligar no hotel pra saber se sua reserva está valendo… eu resolveria essa questão assim.
Sempre penso nisso quando vejo alguém falando de carta convite…

    Georgia, antes eu não sabia que era possivel cancelar, eu achava que os hoteis só faziam essa reserva deixando pago, ai depois de ler o que você escreveu vi em alguns sites que realmente da pra fazer isso.
    Falei com meu amigos sobre isso, mas eles preferem que eu use a carta convite, eles acham mais seguro. De qualquer forma muito obrigado pela dica.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito