Roteiros Uruguai: itinerários de 2 a 7 dias por Montevidéu, Punta, Colonia (e Buenos Aires)
A dificuldade de definir um roteiro pelo Uruguai está no fato de duas cidades que interessam aos brasileiros – Punta del Este e Colonia del Sacramento – estarem em direções diametralmente opostas à capital, Montevidéu.
O roteiro mais intuitivo, que seria instalar-se em Montevidéu, mudar-se para Punta (ou Colonia) e de lá seguir a Colonia (ou Punta), não é fluido.
Punta del Este e Colonia del Sacramento estão cada uma num ponto extremo da costa uruguaia voltada para o Prata; a viagem de uma cidade para outra leva pelo menos 4 horas de carro ou 6 horas de ônibus (incluindo um transbordo em Montevidéu).
Este post mostra:
- o número de dias recomendados em cada cidade
- prós e contras de cada destino em dia útil ou fim de semana
- diferenças entre ir no verão e fora de temporada
- se vale a pena o bate-volta a cada uma das cidades
- as alternativas de transporte entre os destinos
Depois de tudo isso destrinchado, você verá minhas recomendações de roteiros no Uruguai: itinerários detalhados de de 2 a 7 dias.
Montevidéu
Quantos dias em Montevidéu?
O essencial de Montevidéu pode ser visto em 1 dia de correria. Caso você queira explorar o essencial com calma, vai precisar de 2 dias. Com 3 ou 4 dias, você já pode pensar numa visita a uma vinícola ou num bate-volta a Punta del Este.
Dia útil x fim de semana em Montevidéu
Os dias de semana são os melhores para passear pela Ciudad Vieja em Montevidéu (na 2ª feira, porém, nosso restaurante preferido no Mercado del Puerto, El Palenque, está fechado).
No sábado o comércio fecha na hora do almoço e não abre no domingo (o que faz com que algumas partes do centro histórico fiquem ermas).
Caso você queira assistir ao set de candombe, a salsa uruguaia, que acontece depois da 1h da manhã no Baar Fun Fun, vai precisar pernoitar num sábado. E a Feria Tristán Narvaja, o quilométrico misto de brechó e feira popular, só acontece no domingo.
A única diferença entre ir a Montevidéu no verão ou em outras épocas do ano é que no verão dá para pegar praia — em Pocitos, por exemplo. (Mas em Punta a praia é mais gostosa.)
Evite Montevidéu na semana do Carnaval; a cidade se esvazia de tal maneira que fecham até (muitos) restaurantes. (A Semana Santa, que no Uruguai é feriado escolar desde a segunda-feira — a chamada Semana do Turismo — também pode ocasionar um ou outro restaurante fechado.)
Promoções para sua viagem ao Uruguai
Vale a pena fazer bate-volta a Montevidéu?
Se você tiver alguma expectativa de balada em Montevidéu, programe se hospedar na cidade entre as noites de 5ª e sábado.
A zona festeira é o alto de Pocitos, nas duas quadras da avenida Luis Alberto de Herrera antes do cruzamento com o boulevard 26 de Marzo.
Outra zona boêmia é o boulevard España nas proximidades do Parque Rodó.
Verão x fora de temporada em Montevidéu
Se você está em Buenos Aires e aproveitar o buque Francisco, que faz a travessia do Prata em 2h10, pode passar o dia em Montevidéu e fazer aquela exploração super-hiper-corrida do essencial em um dia. Não recomendo, mas é possível.
No mesmo esquema corridão, também daria para fazer um bate-volta desde Punta del Este. Mas só faz sentido caso você chegue e volte pelo aeroporto de Punta.
Precisa carro em Montevidéu?
Tanto o trânsito quanto o estacionamento são mais tranqüilos em Montevidéu do que em Buenos Aires.
Se você for um carromaníaco, pode alugar carro em Montevidéu, sim. Mas precisar, não precisa.
O táxi é em conta e agora tem Uber, que barateia a única corrida realmente extorsiva na cidade, o trajeto aeroporto-hotel.
Wise – Cartão de débito global
Punta del Este
Quantos dias em Punta del Este?
Dá pra fazer Punta del Este de ponta a ponta, de José Ignacio à Casa Pueblo, em 1 dia de intensa turistagem.
O passeio fica muito melhor, no entanto, se você dispuser de 2 dias: dá para dedicar um dia à Península e à Casa Pueblo e outro dia às praias de La Barra a José Ignacio, com direito a almoçar com calma pé na areia no La Huella em José Ignacio e fazer uma degustação de azeites na Colinas de Garzón.
Mais do que dois dias, só vale a pena se for no verão (ou se você estiver a fim de descansar).
Dia útil x fim de semana em Punta del Este
A única diferença entre dia de semana e el finde é que no fim de semana haverá mais gente.
No verão, a cidade vai ficar mais lotada (e a balada vai ser mais concorrida). Fora de temporada, a densidade demográfica aumentará só um pouquinho. Mas para propósitos turísticos, é quase indiferente.
Verão x fora de temporada em Punta del Este
Aqui sim, a diferença é total. Do Natal ao Carnaval, Punta del Este se mostra por completo. Durante a temporada, vale a pena ficar bem mais tempo do que os dois dias necessários para a turistagem básica.
Fique quatro, cinco dias, uma semana, e aproveite para ir a diferentes praias, dar um pulinho na ilha dos Lobos, visitar Piriápolis, levar as crianças para brincar na fazenda La Pataya, explorar a cena gastronômica e cair na balada.
Depois do Carnaval, Punta só ganha alguma animaçãozinha durante a Semana Santa — mas já está frio, não dá praia, e a energia não é a mesma.
Fora de temporada, a maioria dos restaurantes (e até mesmo muitos hotéis) de La Barra fecham.
Se você vai se hospedar na cidade fora de temporada, fique na Península; os restaurantes que abrem o ano inteiro estão todos por lá (muitos deles, na região próxima ao porto).
E se o seu objetivo em Punta for jogar, então não se preocupe: o cassino Conrad funciona o ano inteiro.
Vale a pena fazer bate-volta a Punta del Este?
Fora de temporada, o bate-volta desde Montevidéu faz sentido: você sai de tour organizado ou de carro alugado, faz o tour de ponta a ponta e volta no mesmo dia a Montevidéu. Vale mais a pena em tour do que por conta própria; ir e voltar de carro será bastante cansativo.
Se você está de carro, vale a pena passar uma noite. O passeio fica bem tranqüilo e aproveitável.
Precisa carro em Punta del Este?
Se você vai se hospedar em Punta del Este, estar de carro é essencial.
O táxi em Punta é caríssimo (ainda não sabemos se o Uber já chegou por lá).
O ideal é já sair de Montevidéu de carro alugado. Se for na alta temporada de Réveillon e janeiro, alugue com a maior antecedência possível.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Colonia del Sacramento
Quantos dias em Colonia del Sacramento?
Colonia del Sacramento é uma gracinha, mas é também é bastante compacta. 1 dia é suficiente para dar um rolê por todo o bairro histórico e entrar em alguns museus (são todos pequeninos).
Quem pernoita descobre o charme do povoado à noite, e ainda tem as primeiras horas da manhã para fazer fotos antes da chegada dos turistas que vêm passar o dia.
Fique mais dias se gostar do astral de pequenas cidades históricas, se quiser visitar vinícolas nos arredores da cidade ou ainda se quiser explorar vizinha Carmelo, um pólo emergente de vinícolas (nesse caso, pode valer a pena dividir a estada entre as duas cidades).
Dia útil x fim de semana em Colonia del Sacramento
No fim de semana a cidade estará mais cheia, por conta da visita de turistas argentinos, seja em esquema bate-volta, seja para pernoitar. Mas nada que deixe a cidade insuportável, não.
Dia de semana sempre será mais tranquilo (fora de temporada, será tranquilíííísssimo). Quanto ao funcionamento das atrações turísticas, é praticamente indiferente.
A grande atração de Colonia é seu conjunto arquitetônico tombado. Os museus são pequenos e têm algum interesse, mas são apenas acessórios numa visita.
Verão x fora de temporada em Colonia del Sacramento
A diferença vai ser de clima e de número de visitantes (quente e cheio no verão, frio e mais vazio fora de temporada), mas nada disso afeta o jeito de visitar ou o atrativo turístico da cidade.
Vale a pena fazer bate-volta a Colonia del Sacramento?
Vale se você estiver hospedado em… Buenos Aires. Colonia é um passeio perfeito de um dia para quem está na capital argentina: dá apenas uma hora hora de travessia do Prata.
O bate-volta no mesmo dia desde Montevidéu é possível, mas não é recomendável. São duas horas e meia de carro ou três horas de ônibus: acho o custo x sacrifício muito alto.
Um jeito esperto de visitar Colonia a partir de Montevidéu é como pit-stop a caminho de Buenos Aires. Aí sim. Pode ser feito passando o dia ou com pernoite, à sua escolha.
Precisa carro em Colonia del Sacramento?
Precisa não. A cidade é minúscula e andar a pé é o melhor jeito de visitar.
No verão, pode valer a pena alugar localmente um carrinho elétrico (desses tipo de golf) para ir à arena de touros (que pode ser vista apenas por fora) e esticar em alguma das praias fluviais dos arredores da cidade.
Organizador de eletrônicos para viagem
Transporte entre Montevidéu, Punta, Colonia e Buenos Aires
Montevidéu-Punta del Este
Punta del Este está a 100 km do aeroporto de Montevidéu, e a 125 km da zona hoteleira de Punta Carretas. Não é preciso entrar em Montevidéu para ir do aeroporto a Punta. As duas cidades cidades são ligadas por uma auto-estrada duplicada de ponta a ponta.
De carro você faz o percurso em 1 hora e meia.
Um táxi do aeroporto de Montevidéu a Punta del Este sai 260 dólares.
A van compatilhada sai 45 dólares por pessoa; há um quórum mínimo de 5 passageiros para a viagem ser feita. Ambas viagens devem ser compradas no guichê do táxi oficial no saguão de desembarque. Aceitam também cartão e reais.
No próprio aeroporto passam ônibus da COT (melhores) e da Copsa (mais velhuscos) para Punta. O trajeto é feito em 2h. Há saídas frequentes (veja horários aqui); a passagem pode ser comprada na hora, na agência da COT na calçada do desembarque, à direita de quem sai do saguão.
Agora a COT também dá a opção de compra online. Em novembro de 2021, a passagem custava 330 pesos; confira preços atualizados aqui.
Se você já estiver instalado em Montevidéu, será melhor pegar o ônibus na rodoviária Tres Cruces, que fica entre Pocitos e o centro. A tarifa é a mesma. Compre no site da COT.
Não existe a possibilidade de fazer Montevidéu-Punta del Este por via marítima.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Montevidéu-Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento está a 180 km da zona hoteleira de Punta Carretas (e também da rodoviária Tres Cruces), e 200 km do aeroporto de Montevidéu. Se você está no aeroporto, é preciso atravessar Montevidéu e sair da cidade na direção oeste.
De carro, são duas horas e meia de viagem.
De ônibus são 3 horas desde o terminal Tres Cruces, a rodoviária que fica para dentro de Montevidéu, entre Pocitos e o Centro. Não há ônibus desde o aeroporto.
Se você desembarca no aeroporto e quer ir direto a Colonia, vai precisar ir de táxi ou Uber até a rodoviária Tres Cruces e lá pegar o busão.
As duas melhores cias. na rota Montevidéu-Colonia são a COT (horários aqui) e a Turil (horários aqui). Ambas cias. agora têm a opção de comprar online (ainda não testei).
Fora de feriados, dá para comprar na hora, na rodoviária. A tarifa é tabelada pelo governo e, em novembro de 2021, custava 424 pesos nas duas cias. (confira preços atualizados aqui e aqui).
A rodoviária de Colonia é vizinha ao terminal hidroviário e está colada ao centro histórico; dá para ir caminhando.
Não existe a possibilidade de fazer Montevidéu-Colonia por via marítima.
Punta del Este-Colonia del Sacramento
As duas cidades estão nas duas ‘esquinas’ do Uruguai: Punta del Este, na esquina do Rio da Prata com o Atlântico; Colonia, um pouco abaixo da foz do rio Uruguai.
São 310 km de centro a centro, que podem ser percorridos pela Ruta 1 (passando por dentro de Montevidéu) ou por uma combinação da Ruta 9 com a Ruta 11, via Canelones, evitando passar pela capital (a distância pelos dois percursos é praticamente a mesma).
De carro, a viagem leva pelo menos 4 horas. Consulte o Google Maps no momento da viagem para ver qual trajeto está mais rápido.
Não existe ônibus direto entre Punta e Colonia. Você vai precisar comprar duas passagens separadas (Punta-Montevidéu + Montevidéu-Colonia, ou Colonia-Montevidéu + Montevidéu-Punta), trocando de ônibus na rodoviária Tres Cruces em Montevidéu.
Com o intervalo do transbordo, conte em levar umas seis horas para completar o percurso. Veja nos tópicos anteriores como comprar as passagens de ônibus Montevdéu-Punta e Montevidéu-Colonia.
Colonia del Sacramento-Buenos Aires
Colonia está bem mais perto de Buenos Aires do que de Montevidéu: a travessia do Prata é feita em apenas 1 hora.
Duas cias. fazem o trajeto.
A Buquebus é a mais poderosa delas, com barcos maiores, free shop e câmbio a bordo. Seu terminal em Buenos Aires fica no canto do Puerto Madero mais próximo do Centro, à altura da av. Córdoba.
A Colonia Express é a mais barateira. Seu terminal em Buenos Aires é no lado oposto do Puerto Madero, pra lá do Cassino.
O ideal é comprar a passagem online, para garantir tarifas descontadas e não correr o risco de o horário que você quiser estar lotado.
Não se esqueça de chegar com pelo menos 45 minutos de antecedência do horário de partida.
Tanto em Colonia quanto em Buenos Aires, você vai passar pelas imigrações dos dois países antes de embarcar (a primeira imigração é a do país de saída; a segunda, do país de entrada).
Você pode subir com sua bagagem, se for pequena, ou despachar.
Os barcos da Buquebus levam carros (escolha a opção ‘bodega’), mas desaconselhamos vivamente ir de carro a Buenos Aires. Há estacionamentos seguros ao lado do terminal de Colonia (um deles pertence à própria Buquebus).
Mala de bordo nas medidas certas
Colonia como pit-stop entre Montevidéu e Buenos Aires
Se você quer passar o dia em Colonia num percurso entre Montevidéu e Buenos Aires (ou vice-versa), você vai precisar comprar duas passagens separadas: o ônibus entre Montevidéu e Colonia com com COT ou Turil, e a travessia entre Colonia e Buenos Aires com Buquebus e Colonia Express.
Leia todos os detalhes de como fazer um Pit stop em Colonia del Sacramento entre Montevidéu e Buenos Aires.
Que moeda levar para a Argentina
Onde fazer câmbio e quando vale a pena usar cartão de crédito ou de débito internacional
Montevidéu-Buenos Aires
De avião, a Aerolíneas Argentinas tem 4 voos por dia do aeroporto de Montevidéu e o Aeroparque, o aeroporto central de Buenos Aires. O voo leva 45 minutos.
De barco, existem duas maneiras de fazer essa travessia: direta ou via Colonia.
O buque (barco) rápido Francisco reduziu o tempo de travessia direta entre Montevidéu e Buenos Aires a 2h45 de viagem. Compre online no site da Buquebus com antecedência, para pagar tarifa descontada e garantir o horário desejado.
O barco também leva carros (selecione a opção ‘bodega’), mas não recomendamos chegar de carro em Buenos Aires. Há um estacionamento da Buquebus junto ao terminal de embarque em Montevidéu (atrás do Mercado del Puerto).
Em Buenos Aires, o desembarque é no canto do Puerto Madero mais próximo do Centro, à altura da av. Córdoba.
A travessia via Colonia del Sacramento sai bem mais em conta do que a rota direta.
O trecho entre Montevidéu e Colonia é feito de ônibus, com chegada coordenada com a saída do barco de Colonia a Buenos Aires. No total, incluindo a passagem pelas imigrações em Colonia, dá umas 5h de viagem.
As duas cias. que fazem a travessia Colonia-Buenos Aires também fazem o percurso completo: Buquebus e Colonia Express.
Em Montevidéu, o embarque da rota via Colonia pelas duas cias. é na rodoviária Tres Cruces.
Não é possível interromper a viagem em Colonia: a passagem vale para o trajeto inteiro feito de uma vez só. Se a sua intenção é passear em Colonia, vai ter que comprar separadamente o ônibus entre Montevidéu e Colonia (com COT ou Turil) e a travessia Colonia-Buenos Aires (com Buquebus ou Colonia Express).
Todas essas informações, tanto da travessia direta quanto da travessia via Colonia, valem também para o sentido contrário, Buenos Aires-Montevidéu.
Punta del Este-Buenos Aires
O jeito mais fácil de ir de Punta del Este a Buenos Aires é de avião: a Aerolineas faz a rota o ano inteiro, em voos de 55 minutos. O aeroporto usado em Buenos Aires é o Aeroparque, o mais central.
Se estiver de carro, você vai ter que ir a Montevidéu ou Colonia e atravessar com a Buquebus. (Mas não recomendamos chegar de carro em Buenos Aires; há estacionamentos tanto junto ao terminal Buquebus em Montevidéu quanto junto ao terminal hidroviário de Colonia).
O jeito mais barato de viajar entre as duas cidades é com as cias. que fazem a travessia Colonia-Buenos Aires: Buquebus e Colonia Express. Todas vendem o trajeto inteiro, entre Punta del Este e Buenos Aires (ou vice-versa, claro). O percurso entre Punta e Colonia é feito de ônibus (com parada, sem transbordo, em Montevidéu), com chegada coordenada com a saída do barco da cia. Para garantir tarifa descontada e o horário desejado, compre com antecedência.
Não é possível interromper a viagem em Colonia: a passagem vale para o trajeto inteiro feito de uma vez só. Se a sua intenção é passear em Colonia, vai ter que comprar separadamente o ônibus entre Punta del Este e Montevidéu (com a COT), o ônibus entre Montevidéu e Colonia (com COT ou Turil) e a travessia Colonia-Buenos Aires (com Buquebus ou Colonia Express).
Onde ficar em Montevidéu
Roteiros Uruguai: itinerários de 2 a 7 dias
De um modo geral:
- Se você vai pernoitar em Punta del Este, é melhor sair do aeroporto de Montevidéu direto para lá
- Passar o dia em Colonia, sem pernoitar, só vale mesmo a pena se você seguir viagem a Buenos Aires
Uruguai: roteiros de 2 dias
Só Montevidéu
Fique os dois dias em Montevidéu.
Montevidéu com passeio a Punta del Este
Se estiver com muito pique, pode fazer um bate-volta no segundo dia a Punta.
Só Punta del Este
Entre o Natal e o Carnaval, vale a pena passar as duas noites em Punta. Saia direto do aeroporto para lá.
Uruguai: roteiros de 3 dias
Montevidéu com passeio a Punta del Este
Fique as três noites em Montevidéu e faça um bate-volta a Punta.
Montevidéu com pernoite em Punta del Este
Vá do aeroporto direto a Punta, durma a primeira noite por lá e passe os dois últimos dias em Montevidéu.
Uruguai: roteiros de 4 dias
Montevidéu + Punta del Este
Fora de temporada, passe uma noite em Punta e três em Montevidéu.
Entre o Natal e o Carnaval, vale a pena inverter: ficar três noites em Punta e uma em Montevidéu.
Montevidéu + Colonia
Passe as dois primeiros dias em Montevidéu, no terceiro vá a Colonia, durma, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).
Montevidéu + Punta del Este + Colonia
Vai ser corrido. Passe as dois primeiros dias em Montevidéu; no segundo dia, faça o bate-volta a Punta del Este. No terceiro dia vá a Colonia, durma, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).
Uruguai: roteiros de 5 dias
Montevidéu + Punta del Este
Fora de temporada, passe duas noites em Punta e três em Montevidéu.
Entre o Natal e o Carnaval, vale a pena inverter: ficar três ou quatro noites em Punta e uma ou duas em Montevidéu.
Montevidéu + Colonia
Passe as dois primeiros dias em Montevidéu, no terceiro vá a Colonia, durma duas noites, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar voo de volta).
Montevidéu + Punta del Este + Colonia
Passe os 3 primeiros dias em Montevidéu; no segundo dia, faça o bate-volta a Punta. No quarto dia vá a Colonia, durma, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar voo de volta).
Uruguai: roteiros de 6 dias
Montevidéu + Punta del Este + Colonia
Passe as duas primeiras noites em Punta del Este. Durma as duas noites seguintes em Montevidéu. No quinto dia, vá a Colonia, durma, e volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).
Montevidéu + Punta del Este + Colonia + Buenos Aires
Passe as três primeiras noites em Montevidéu. No segundo ou no terceiro dia, faça um bate-volta a Punta del Este.
No quarto dia, passe o dia ou durma em Colonia. Atravesse a Buenos Aires, onde você passa as últimas duas ou três noites. (Com apenas dois dias inteiros em Buenos Aires, recomendo esse itinerário apenas para quem já conheça a cidade e vá só matar a saudade.) Voe de volta de Buenos Aires.
Uruguai: roteiros de 7 dias
Montevidéu + Punta del Este + Colonia
Passe as duas primeiras noites em Punta del Este.
Durma as duas noites seguintes em Montevidéu.
No quinto dia, vá a Colonia e durma duas noites: no segundo dia, faça um passeio a Carmelo.
Volte para passar a última noite em Montevidéu (só para não pegar estrada no dia de pegar vôo de volta).
Montevidéu + Punta del Este + Colonia + Buenos Aires
Passe as duas primeiras noites em Punta del Este, e as duas noites seguintes em Montevidéu.
No quinto dia, passe o dia ou durma em Colonia. Atravesse a Buenos Aires, onde você passa as últimas duas ou três noites.
Caso seja a sua primeira vez em Buenos Aires, tire uma noite de Punta e acrescente em Buenos Aires, para ter pelo menos três dias inteiros de turistagem na cidade. Voe de volta de Buenos Aires.
Montevidéu + litoral uruguaio
No verão você até esnobar Punta del Este e curtir praias mais rústicas do litoral de Rocha, como Cabo Polonio, a ‘Jericoacoara’ uruguaia (260 km de Montevidéu) ou Punta de Diablo (290 km de Montevidéu).
359 comentários
Outro roteiro muito bom, pessoal! O Uruguai nunca me chamou muito a atenção, mas quando visitei, fiquei apaixonado. Obrigado por compartilhar dicas tão valiosas – me deu vontade de voltar a Colônia! 🙂
Estarei fazendo minha viagem no início de novembro de 2016 nesses lugares
Tive uma experiência muito negativa agora a pouco em comprar minhas passagens no Buquebus de Colônia para Buenos Aires. A cotação do cartão de crédito Visa foi simplesmente horrível. Esperava uns 10% à mais por causa do IOF e diferenças cambiais dos bancos mas veio 55% a mais do valor que comprei a moeda aqui em Natal/RN. E olhe que as casas de câmbio em Montevidéu estão pedindo bem melhor do que fiz aqui. Alguém poderia me dizer a fonte de tanta diferença?
Olá, Kleber! Você deve ter feito as contas erradas. Talvez você tenha achado que o $ se referia a pesos uruguaios, quando deveriam ser argentinos.
Mais mastigado, impossível! VnV TE AMOOOO
Parabéns gostei muito do seu post!
Acho que incluir 1 dia em Colônia dentro dos dias em Montevideo é mais prático, porque a viagem de Punta a Colônia é cansativa. Andar de ônibus em Montevideo é muito tranquilo, não acho necessário aluguel de carro, pois estacionamentos são poucos. Em Colônia e Punta o carro é mais importante. No mercado, na cidade velha, achei as refeições caras (boas!) e por ser um lugar turístico cobram “cubierto” (paguei no 220 pesos e achei um absurdo). 3 dias são ideais para Montevideo, 1 para Colônia e 2 para Punta. Para comer, sugiro o La Passiva (Chivito), tem em Montevideo e em Punta, o Ártico (amei o custo/benefício) e o Crêpas, estes em Punta. Voagem ótima, mas comparado ao Chile achei o Uruguai caro.
Fomos de carro agora em julho para Montevideo e Colonia, onde deixamos o carro e fomos de Buquebus para Buenos Aires. Na volta, voltamos a Porto Alegre por Rivera (a ida tinha sido por Rio Branco).
Um erro que cometemos foi voltar de Colonia para Rivera por um caminho alternativo apontado pelo GooGle Maps, que encurta a distância em relação ao caminho que usa as rutas nacionais (1 e 5). Esse caminho alternativo é muito mal sinalizado, e as estradas, péssimas, esburacadas demais, o que torna a viagem lenta, e, por conseguinte, pior que o caminho convencional.
Usamos o UBER em Montevideo, tranquilo. Em Buenos Aires quase não tem carros disponíveis, e os táxis estão usando um adesivo “Fora UBER”.
Algumas boas sugestões que deixa para os leitores do blog:
– Não deixem de visitar Colonia, a cidade é linda;
– Almoçamos na Vinícola Bouza, em Montevideo, lugar inclrível para apassar várias horas, comer e beber muito bem.
– Voltamos a duas parrillas que já conhecíamos em Buenos Aires, e confirmamos que continuam excelentes: a Calden del Soho (um pouco mais barata, frequentada basicamente por argentinos) e a Don Julio (excepcional). Ambas ficam em Palermo.
Orientações sensacionais!
Muito legal. Estarei indo para Montevideu em Novembro, e vou fazer Bate e Volta para Punta. No outro dia vou dormir em colonial e de lá ir p/ Buenos!
Pessoal, muito obrigada pela gentileza e presteza das respostas! Ajudaram-me muito! Abraços