Europa: 25 roteiros de 9 dias prontos para usar
Muita gente aproveita promoção de passagens para ir pra Europa numa sexta e voltar no outro domingo.
Não há nada de errado em ir à Europa para ficar tão pouco tempo.
Só não ache que nesses 9 dias você vai conseguir correr a Europa inteira, fazendo uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa. Isso não é possível.
A recomendação técnica é que você pule de galho em galho o menos possível. Porque cada dia de deslocamento costuma ser um dia perdido, ou bastante prejudicado.
Abaixo você vai encontrar roteiros de 9 dias na Europa com as minhas dicas para aproveitar melhor o seu investimento e a sua viagem.
Se você ainda não comprou passagem
Se você teve a sorte de ler este post antes de comprar a passagem para Europa, parabéns. Você vai poder fazer uma compra muito mais acertada.
Porque se você quer fazer duas capitais nesses seus nove dias — e pelo que eu percebo, é o mínimo que as pessoas querem –, o ideal é comprar uma passagem na modalidade “múltiplos destinos” ou “várias cidades“.
Funciona assim: em vez de comprar uma passagem ida e volta Brasil-Uma Cidade-Brasil, você compra uma passagem múltipla Brasil-Uma Cidade com volta Outra Cidade-Brasil.
Dando nome às cidades: se você quer dividir a sua semana entre Amsterdã e Londres, em vez de comprar uma passagem Brasil-Amsterdã-Brasil ou Brasil-Londres-Brasil, você compra, usando a função “múltiplos destinos”, ida Brasil-Amsterdã e volta Londres-Brasil.
E o preço — pode conferir — vai ser bem parecido com o que você pagaria pela ida e volta por uma capital só (mesmo em época de promoção!). Eu explico o passo a passo aqui.
Que vantagem você leva? Ora: ao não precisar voltar para o lugar onde você desembarcou, você economiza uma passagem e evita os riscos de fazer conexão com duas passagens desvinculadas.
Nesse nosso exemplo: em vez de comprar uma passagem avulsa de Londres a Amsterdã para pegar o vôo de volta — correndo o risco de um vôo atrasar e você perder o seguinte –, você volta com tudo garantido por uma mesma companhia aérea, não importa se o vôo for direto ou tiver conexão.
Promoções para sua viagem
Se você já comprou passagem
Pela minha experiência, é bem provável que você tenha comprado com ida e volta pelo mesmo lugar. Nesta situação, se você quiser dividir a sua viagem em mais de uma base, o mais importante é reduzir a possibilidade de perrengues do dia de voltar.
Não invente nenhuma conexão apertada (afinal, suas passagens não estarão vinculadas, e uma cia. aérea não se responsabilizará pelo atraso da outra) nem perca o dia inteiro na sala de espera, ao programar uma conexão totalmente à prova de furos.
O ideal, nessas circunstâncias, é que você regresse à cidade onde vai pegar o vôo de volta com um ou dois dias de antecedência. Assim você aproveita até o último minuto, sem se estressar.
Aí vão alguns roteirinhos de 9 dias bem factíveis para cada um dos destinos europeus com vôos desde o Brasil:
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
9 dias na Europa, chegando e saindo por Lisboa
- 6 noites em Lisboa (uma ou duas na volta; faça um bate-volta a Sintra, 45 minutos de trem; passe um dia no litoral entre Cascais e o Guincho, de carro; considere uma ida a Batalha e Fátima, de carro ou tour organizado), intercaladas por duas noites em Évora (2 horas de carro; tire um dia para zanzar pelo Alentejo — Monsaraz, Extremoz, Marvão).
- 4 noites em Lisboa (3 na chegada, uma na volta), intercaladas por 4 noites no Porto (300 km). Alugue um carro ao sair de Lisboa; no dia da ida faça visite Batalha e Fátima, no dia da volta visite Coimbra. (Em Lisboa, vá de trem a Sintra. No Porto, faça um passeio de barco pelo Douro.)
Wise – Cartão de débito global
9 dias na Europa, chegando e saindo por Madri
- 5 noites em Madri (quatro noites ao chegar, uma noite na volta; faça bate-voltas a Toledo e a Segovia, 30 minutos de trem, em dias diferentes), intercalados por três noites em Sevilha (vá de trem, 2h30; na ida, faça pit stop em Córdoba, para ver a Mesquita — deixe as malas na estação de ônibus, que fica atrás da estação de trem)
- 3 noites em Madri (duas na chegada, uma na volta) intercaladas por quatro noites em Barcelona (2h30 de trem).
Mala de bordo nas medidas certas
9 dias na Europa, chegando e saindo por Barcelona
- 6 noites em Barcelona (quatro na chegada, duas na volta), intercaladas por duas noites em Valencia (3h de trem) ou duas noites de carro na Costa Brava (faça base em Cadaqués, 170 km)
Alugue carro na Rentcars em até 10x
9 dias na Europa, chegando e saindo por Paris
- 8 noites em Paris (juro que você não vai se arrepender. Se enjoar, dá pra dar uma chegadinha a Reims (1h de trem) — para ver as adegas de champagne –, a Bruxelas (1h20), a Bruges (2h30), ou até mesmo, em última hipótese, pegar um tour organizado de um dia pelo Vale do Loire)
- 5 noites em Paris (quatro na chegada, uma na volta), 3 noites em Amsterdã, 3h20 de trem (na ida, pare em Bruxelas, 1h20, deixe as malas na estação, vá a Bruges, 1h, volte, 1h, pegue as bagagens, siga viagem, 2h)
- 6 noites em Paris (4 ou 5 na chegada, uma ou duas na volta), duas noites no Vale do Loire (monte base em Tours, 240 km)
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
9 dias na Europa, chegando e saindo por Zurique
- 3 noites em Lucerna, 1h de trem (bate-volta a Berna, 1h), duas noites em Interlaken (2h de Lucerna), duas noites em Lausanne (2h de Interlaken; bate-volta a Montreux, 20 minutos); durma na véspera da volta em Zurique (2h de trem)
9 dias na Europa, chegando e saindo por Milão
- 4 noites em Florença, 1h40 de trem (faça bate-voltas a Pisa de trem, a San Gimignano e a Siena de ônibus), duas ou três noites em Veneza (2h de trem), uma ou duas noites em Milão, 2h de trem (na volta).
Organizador de eletrônicos para viagem
9 dias na Europa, chegando e saindo por Roma
- 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), alugue o carro na saída, passe duas noites de carro nos arredores de Siena (250 km), devolva o carro em Florença, passe duas noites em Florença (1h30 de trem de Roma)
- Entre maio e setembro: 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), duas noites em Capri (1h10 de trem a Nápoles, 1h de travessia), duas noites na Costa Amalfitana
Como usar trem na Europa
Comprar passagem, fazer reservas, passes de trem, como fazer baldeação e trens noturnos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Frankfurt
- 1 dia em Frankfurt; 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 4 dias em Munique (escolha dois bate-voltas entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
- 2 dias em Frankfurt (com bate-volta a Heidelberg), 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 3 dias em Munique (escolha um bate-volta entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
9 dias na Europa, chegando e saindo por Munique
- 6 noites em Munique (5 na chegada, uma volta; faça bate-voltas a Salzburg, Neuschwanstein e Garmisch-Partenkirschen), intercaladas por três dias em Viena (3h20 de trem; faça bate-volta a Bratislava).
- 6 noites em Munique (quatro na chegada, últimas duas na volta), intercaladas por dois dias numa base da Rota Romântica.
Seu chip internacional ou E-Sim em mãos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Amsterdã
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Paris, a 3h20 de trem (na volta pare em Bruxelas, 2h, deixe as malas na estação, passeie, pegue as malas, continue a Paris, 1h20).
- 5 noites em Amsterdã (3 na chegada, as duas últimas na volta), intercaladas por três noites em Bruxelas (faça bate-voltas a Bruges e Ghent; na volta faça um pit stop em Antuérpia).
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Berlim (1h15 de avião; faça um bate-volta a Dresden).
9 dias na Europa, chegando e saindo por Londres
- 8 noites em Londres, com bate-voltas a Bath (1h de trem), Stonehenge (via Salisbury, 1h30 de trem), Oxford (1h), ou mesmo Liverpool (2h40)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Edimburgo (4h30 de trem)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Dublin (1h20 de vôo)
Leia mais:
- Europa: 10 roteiros prontos para viagens de 15 dias
- Como montar sua viagem à Europa
- Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum
- 5 passos para enxugar o seu roteiro
- Tudo o que você precisa saber sobre trem na Europa
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagem de trem – compre com a Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Viator
221 comentários
Olá Ricardo,
Pra quem vai participar de um congresso no Congress Center (perto do Hotel Corintia), vc acha melhor que hotel:
Park Inn ou Ibis Wenceslau Square?
Sei que não ficam em Mala Strana, mas qual teria acesso mais fácil para os pontos turisticos???
Meu esposo vai para o congresso e eu ficarei com minha bebe.
abraços
Olá, Dúcia! O Park Inn é mais próximo do centro de congressos, o Ibis é mais próximo das atrações turísticas.
Por favor pergunte sobre Praga em qualquer post de Praga, assim as perguntas ficam armazenadas no local certo. Obrigada!
https://www.viajenaviagem.com/category/praga
boa tarde Ricardo e pessoal do site!
Gostaria de algumas sugestões para uma viagem que farei agora em julho pela Europa (Praga, Paris e Roma), com minha filhinha de quase 02 anos.
Sugestões em relação à melhor área para se hospedar em cada cidade considerando que levarei o carrinho de bebe e isto dificultará a nossa locomoção e tb sugestões de hoteis com quartos espaçosos.
Sei que não faremos todos os passeios, mas gostaria que me indicássemos o que não perder de forma alguma.
Claro que pensando que depois podemos voltar para completar. :)))
obrigada
Dúcia
Olá, Dúcia! Temos dicas de viagens com bebês neste post: https://www.viajenaviagem.com/2013/02/viagens-com-bebes-dicas/
òtimas dicas Ricardo!!!
Muitos blogs. Adorei.
Vou começar a ler.
E em relação às regiões mais centrais e boas para hospedagens nestas cidades (Praga, Paris e Roma), vc sugere quais?
obrigada
Dúcia
Olá, Dúcia! Quem responde é A Bóia.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/onde-ficar-em-praga-mala-strana/
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/hoteis-em-praga-o-relato-dos-leitores/
https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/em-que-regioes-de-paris-e-melhor-se-hospedar/
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/hoteis-em-paris-os-depoimentos-dos-leitores/
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-roma-os-relatos-dos-leitores/
No caso de voo intercontinental concordo com o Riq. Falo isso pois pretendo chegar em Paris vindo de Londres ao meio dia, uma da tarde e quero sair girando sem dó nem piedade até a noite 😉
Cada deslocamento ser um dia perdido, não é uma contabilidade muito pessimista, Bóia, considerando que você sai de trem de Londres e 2H15 depois está em Paris, por exemplo?
Olá, Zé Maria! As 2h15 são dentro do trem. Você precisa arrumar as malas, fechar a conta no hotel, se deslocar à estação de trem (no caso do Eurostar com uma antecedência parecida com de avião), chegar na outra cidade, achar o seu novo hotel, fazer o check-in, talvez sem o quarto estar disponível (e portanto estando obrigado a sair com a roupa com que viajou, que talvez não seja a mais adequada para passear na nova cidade….). Aí já foram umas boas 6 ou 7 horas, e boa parte da sua energia para curtir o dia.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/o-primeiro-e-o-ultimo-dia-da-viagem-internacional-nao-conte-com-eles/
Olá, Bóia!
Em agosto vou viajar para europa, mas só tenho 9 dias e gostaria de visitar amsterdam, viena, budapeste, praga e berlin! como é muito para pouquissimo tempo, vc teria alguma sugestão de um roteiro com 3 dessas cidades e quanto tempo ficar em cada uma?
Obrigada!
Olá, Jéssica! Escolha duas. Cada dia de deslocamento será um dia perdido.
Olá, Bóia!
Estou começando a planejar uma eurotrip para Outubro e vai dar muito mais trabalho do que pensei.
Estou pensando em fazer, em 10-15 dias, o roteiro Paris/2 dias, Amsterdã/2 dias, Londres/5 dias e Dublin/2 dias. Você acha que estou considerando muitos países para poucos dias? Qual sua sugestão?
Gostaria de agradecer, pois estive em NYC no começo do ano e foi tudo bem Graças a vocês e suas dicas!
Obrigada.
Olá, Tatiane! O dia de deslocamento é um dia perdido. Não fique menos do que 3 dias numa capital. Não fique menos do que 5 dias em Paris ou Londres.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/
Tenho dois compromissos na Europa em setembro, em Salerno e Berlim., entre eles dez dias para passear. Alguma sugestão imperdível? Estou indo pela primeira vez. Obrigada!
Olá, Gisleine!
Leia sobre a Itália:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/
eu e meu filho 29anos iremos passar 13 dias na alemanha- chegando dia 02/4/13 Munique e retornando dia 15/4/13. Não temos roteiro definido mas gostariamos de visitar alem Munique:, Polonia, Suiça, Berlim….podemos ir de carro algum trecho? e gostaria de uma dica que trecho iriamos de avião e trem?
Luci Elena, é muita cidade para pouco tempo! Só entre München e Berlin, para serem bem visitadas, vão 8 dias. Não dá pra visitar Suiça E Polônia nos 5 dias que sobram não.
Eu escolheria OU Suíça OU Polônia.
Olá, chego em Paris no dia 5 de maio e saio de lá no dia 22/05. Vou com meu marido e meu filho de 7 meses. Acham que consigo combinar Paris e Roma. Em 2009 passei 7 dias em Paris, portanto, não terei “obrigações”. Em Roma nunca fui. O fato de viajar com bebê me preocupa em juntar os dois destinos numa mesma viagem. Seria melhor o interior da França. Alguém palpita, please!
Olá, Clarice! Pense na viagem que se sente confortável em fazer 🙂 Temos dicas para quem viaja com bebês aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/02/viagens-com-bebes-dicas/
Olá Ric!
Em setembro, devido a um curso na alemanha, aproveitarei para passear em outros locais.
Gostaria de visitar Roma e Florença na Itália (talvez veneza) e Munique na Alemanha. O curso fica perto de stuttgart e terá duração de 3 dias. Não sei qual seria a melhor rota a ser percorrida, fico em dúvida se entro por Roma e vamos subindo; ou se iniciamos com o curso na Alemamha, depois munique e após itália. Pretendemos ficar 2 semanas. Estou completamente perdida para decidir sobre as passagens aéreas. Preciso de uma luz no fim do túnel…. hehhe
Olá, Claudia! Primeiro a obrigação, depois o prazer. Chegue por Frankfurt (1h20 de Stuttgart). Depois do curso, pegue um vôo a Veneza ou Roma desde Frankfurt (se não for ficar na cidade) ou Munique (a 2h20, caso fique pelo menos dois dias na cidade).
Faça Veneza-Florença-Roma ou Roma-Florença-Veneza de trem. Voe de volta do último destino ao Brasil.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/