Europa: 25 roteiros de 9 dias prontos para usar
Muita gente aproveita promoção de passagens para ir pra Europa numa sexta e voltar no outro domingo.
Não há nada de errado em ir à Europa para ficar tão pouco tempo.
Só não ache que nesses 9 dias você vai conseguir correr a Europa inteira, fazendo uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa. Isso não é possível.
A recomendação técnica é que você pule de galho em galho o menos possível. Porque cada dia de deslocamento costuma ser um dia perdido, ou bastante prejudicado.
Abaixo você vai encontrar roteiros de 9 dias na Europa com as minhas dicas para aproveitar melhor o seu investimento e a sua viagem.
Se você ainda não comprou passagem
Se você teve a sorte de ler este post antes de comprar a passagem para Europa, parabéns. Você vai poder fazer uma compra muito mais acertada.
Porque se você quer fazer duas capitais nesses seus nove dias — e pelo que eu percebo, é o mínimo que as pessoas querem –, o ideal é comprar uma passagem na modalidade “múltiplos destinos” ou “várias cidades“.
Funciona assim: em vez de comprar uma passagem ida e volta Brasil-Uma Cidade-Brasil, você compra uma passagem múltipla Brasil-Uma Cidade com volta Outra Cidade-Brasil.
Dando nome às cidades: se você quer dividir a sua semana entre Amsterdã e Londres, em vez de comprar uma passagem Brasil-Amsterdã-Brasil ou Brasil-Londres-Brasil, você compra, usando a função “múltiplos destinos”, ida Brasil-Amsterdã e volta Londres-Brasil.
E o preço — pode conferir — vai ser bem parecido com o que você pagaria pela ida e volta por uma capital só (mesmo em época de promoção!). Eu explico o passo a passo aqui.
Que vantagem você leva? Ora: ao não precisar voltar para o lugar onde você desembarcou, você economiza uma passagem e evita os riscos de fazer conexão com duas passagens desvinculadas.
Nesse nosso exemplo: em vez de comprar uma passagem avulsa de Londres a Amsterdã para pegar o vôo de volta — correndo o risco de um vôo atrasar e você perder o seguinte –, você volta com tudo garantido por uma mesma companhia aérea, não importa se o vôo for direto ou tiver conexão.
Promoções para sua viagem
Se você já comprou passagem
Pela minha experiência, é bem provável que você tenha comprado com ida e volta pelo mesmo lugar. Nesta situação, se você quiser dividir a sua viagem em mais de uma base, o mais importante é reduzir a possibilidade de perrengues do dia de voltar.
Não invente nenhuma conexão apertada (afinal, suas passagens não estarão vinculadas, e uma cia. aérea não se responsabilizará pelo atraso da outra) nem perca o dia inteiro na sala de espera, ao programar uma conexão totalmente à prova de furos.
O ideal, nessas circunstâncias, é que você regresse à cidade onde vai pegar o vôo de volta com um ou dois dias de antecedência. Assim você aproveita até o último minuto, sem se estressar.
Aí vão alguns roteirinhos de 9 dias bem factíveis para cada um dos destinos europeus com vôos desde o Brasil:
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
9 dias na Europa, chegando e saindo por Lisboa
- 6 noites em Lisboa (uma ou duas na volta; faça um bate-volta a Sintra, 45 minutos de trem; passe um dia no litoral entre Cascais e o Guincho, de carro; considere uma ida a Batalha e Fátima, de carro ou tour organizado), intercaladas por duas noites em Évora (2 horas de carro; tire um dia para zanzar pelo Alentejo — Monsaraz, Extremoz, Marvão).
- 4 noites em Lisboa (3 na chegada, uma na volta), intercaladas por 4 noites no Porto (300 km). Alugue um carro ao sair de Lisboa; no dia da ida faça visite Batalha e Fátima, no dia da volta visite Coimbra. (Em Lisboa, vá de trem a Sintra. No Porto, faça um passeio de barco pelo Douro.)
Wise – Cartão de débito global
9 dias na Europa, chegando e saindo por Madri
- 5 noites em Madri (quatro noites ao chegar, uma noite na volta; faça bate-voltas a Toledo e a Segovia, 30 minutos de trem, em dias diferentes), intercalados por três noites em Sevilha (vá de trem, 2h30; na ida, faça pit stop em Córdoba, para ver a Mesquita — deixe as malas na estação de ônibus, que fica atrás da estação de trem)
- 3 noites em Madri (duas na chegada, uma na volta) intercaladas por quatro noites em Barcelona (2h30 de trem).
Mala de bordo nas medidas certas
9 dias na Europa, chegando e saindo por Barcelona
- 6 noites em Barcelona (quatro na chegada, duas na volta), intercaladas por duas noites em Valencia (3h de trem) ou duas noites de carro na Costa Brava (faça base em Cadaqués, 170 km)
Alugue carro na Rentcars em até 10x
9 dias na Europa, chegando e saindo por Paris
- 8 noites em Paris (juro que você não vai se arrepender. Se enjoar, dá pra dar uma chegadinha a Reims (1h de trem) — para ver as adegas de champagne –, a Bruxelas (1h20), a Bruges (2h30), ou até mesmo, em última hipótese, pegar um tour organizado de um dia pelo Vale do Loire)
- 5 noites em Paris (quatro na chegada, uma na volta), 3 noites em Amsterdã, 3h20 de trem (na ida, pare em Bruxelas, 1h20, deixe as malas na estação, vá a Bruges, 1h, volte, 1h, pegue as bagagens, siga viagem, 2h)
- 6 noites em Paris (4 ou 5 na chegada, uma ou duas na volta), duas noites no Vale do Loire (monte base em Tours, 240 km)
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
9 dias na Europa, chegando e saindo por Zurique
- 3 noites em Lucerna, 1h de trem (bate-volta a Berna, 1h), duas noites em Interlaken (2h de Lucerna), duas noites em Lausanne (2h de Interlaken; bate-volta a Montreux, 20 minutos); durma na véspera da volta em Zurique (2h de trem)
9 dias na Europa, chegando e saindo por Milão
- 4 noites em Florença, 1h40 de trem (faça bate-voltas a Pisa de trem, a San Gimignano e a Siena de ônibus), duas ou três noites em Veneza (2h de trem), uma ou duas noites em Milão, 2h de trem (na volta).
Organizador de eletrônicos para viagem
9 dias na Europa, chegando e saindo por Roma
- 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), alugue o carro na saída, passe duas noites de carro nos arredores de Siena (250 km), devolva o carro em Florença, passe duas noites em Florença (1h30 de trem de Roma)
- Entre maio e setembro: 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), duas noites em Capri (1h10 de trem a Nápoles, 1h de travessia), duas noites na Costa Amalfitana
Como usar trem na Europa
Comprar passagem, fazer reservas, passes de trem, como fazer baldeação e trens noturnos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Frankfurt
- 1 dia em Frankfurt; 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 4 dias em Munique (escolha dois bate-voltas entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
- 2 dias em Frankfurt (com bate-volta a Heidelberg), 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 3 dias em Munique (escolha um bate-volta entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
9 dias na Europa, chegando e saindo por Munique
- 6 noites em Munique (5 na chegada, uma volta; faça bate-voltas a Salzburg, Neuschwanstein e Garmisch-Partenkirschen), intercaladas por três dias em Viena (3h20 de trem; faça bate-volta a Bratislava).
- 6 noites em Munique (quatro na chegada, últimas duas na volta), intercaladas por dois dias numa base da Rota Romântica.
Seu chip internacional ou E-Sim em mãos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Amsterdã
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Paris, a 3h20 de trem (na volta pare em Bruxelas, 2h, deixe as malas na estação, passeie, pegue as malas, continue a Paris, 1h20).
- 5 noites em Amsterdã (3 na chegada, as duas últimas na volta), intercaladas por três noites em Bruxelas (faça bate-voltas a Bruges e Ghent; na volta faça um pit stop em Antuérpia).
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Berlim (1h15 de avião; faça um bate-volta a Dresden).
9 dias na Europa, chegando e saindo por Londres
- 8 noites em Londres, com bate-voltas a Bath (1h de trem), Stonehenge (via Salisbury, 1h30 de trem), Oxford (1h), ou mesmo Liverpool (2h40)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Edimburgo (4h30 de trem)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Dublin (1h20 de vôo)
Leia mais:
- Europa: 10 roteiros prontos para viagens de 15 dias
- Como montar sua viagem à Europa
- Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum
- 5 passos para enxugar o seu roteiro
- Tudo o que você precisa saber sobre trem na Europa
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagem de trem – compre com a Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Viator
221 comentários
Ui, desculpe!
acabei de ver que já havai respondido uma pergunra parecida. sorry.
Oi, Bóia!
É confiável comprar “múltiplas destinos” pelo decolar.com?
Obrigada,
Bruna
Olá, Bruna! É. Dá para comprar também nos sites das cias.
Gostaria de viajar no período de 26/12 a 05/01 para a Europa. Pensei em Roma e Amsterdã pela KLM. Pensei em ficar 26/12 a 01/01 em Roma, e de 01/01 a 05/01 em Amsterdã. Será que é tempo suficiente? Obrigada!
É tempo suficiente sim, principalmente se vc ja descontou os deslocamentos.
Olá Bóia!!!
Gostei do artigo acima e gostaria de uma orientação. Estou programando ir a Europa pela primeira vez com minha esposa entre os meses de março a maio, prevendo ficar de 9 a 12 dias porém, estou muito em duvida sobre que destinos visitar nesta primeira visita, o que vc sugere? nestes meses que citei qual deles seria o mais interessante para viajar? (em relação a custo beneficio, clima no período, etc). desde já agradeço e se puder me sugerir alguns posts para leitura ficaria ainda mais grato!!!
André
Olá, André!
Para períodos maiores, comece a planejar a partir deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
Verdade. Quente, com certeza é, mas como já tive problemas com a Submarino por conta de uma simples passagem para Buenos Aires, uma multi para Europa dá medo. Literalmente, é pagar “prá” ver. Grata pela resposta imediata. Abraços.
Vou comprar uma passagem multidestinos. Nas cias aéreas essa passagem é MUITO mais cara que na Decolar. Mas a Decolar é campeã em reclamações. Dá pra confiar?
Olá, Gladys! É uma empresa enorme, está aí na praça. Não temos porque achar que a passagem não seja quente, mas também não temos como assegurar que você não vá ter problemas, com esta empresa ou com qualquer outra.
Oi Bóia,
quero dar um pulo na alemanha e achei uma promoção interessante entrando e saindo por Frankfurt. Gostei do roteiro do comandante, mas não tenho nove dias, só sete.
Pergunta 1: você cortaria uma noite em Wurzburg e outra em Munique, ou as duas em Munique?
Pergunta 2: pra trens na Alemanha, é preferível comprar um passe ou passagens avulsas? qual o melhor site?
grato desde já!
Olá, Leandro! Vá de Frankfurt direto a Rothenburg ob der Tauber (direto em termos; tem duas baldeações, em Würzburg e em Stenach; 2h37 de viagem). Passe uma noite e siga a Munique. Fique cinco noites em Munique e a última em Frankfurt. A última noite no destino de partida serve para você aproveitar a viagem até o fim, em vez de perder o último dia inteiro na viagem de volta.
Compre passagens em https://www.bahn.de/international .
Leia também sobre o Bayern Ticket, que vale para Füssen, Salzburg e Garmisch:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/passo-a-passo-como-ir-de-munique-ao-castelo-de-neuschwanstein/
Bóia, você é o(a) cara! Muito obrigado!
Outra pergunta: há alguma razão pra eu comprar os tickets de trem online (preço, chance de encontrar trens cheios, etc) ou tanto faz comprar direto na estação? A dúvida surgiu lendo o post sobre o Bayern Ticket, pois o comandante preferiu comprar in loco mesmo…
Valeu!
Olá, Leandro! O Bayern Ticket não tem reserva nem abatimento por compra antecipada.
Oi Bóia, eu de novo!
Pesquisando a passagem Rothenburg ob der Tauber – Munique pelo site, vi o preço de 26 Euros pra dois, com a ressalva de ser um ticket pra um trem específico. Ao escolher essa opção, o sistema me informa que se trata do Bayern Ticket. Informa também que tenho a opção de receber um pdf via internet, imprimir e mostrar ao fiscal do trem, desde que esteja portando o meu cartão de crédito, que serve como documento de identidade.
A dúvida: se é o Bayern Ticket, então eu posso pegar qualquer trem a partir das 9h ou só o específico? E o papel impresso por mim vai servir também pra zanzar pelo metrô de Munique no mesmo dia?
Outra coisa: caso opte por comprar o Bayern Ticket em Rothenburg, é fácil adquirir um na estação local?
Desculpa as perguntas repetidas, mas tem dúvidas que só o VnV tiram pra você!
Olá, Leandro! Para usar o Bayern Ticket você pode pegar qualquer trem regional (não-expresso) depois das 9h nos dias úteis e o dia inteiro aos sábados e domingos. Se você não passar por Würzburg todos os trens serão regionais. Dá para comprar no dia, não há reserva de assento para este ticket.
Ok, vou pela Bóia!
Obrigado.
Olá pessoal, queria alguma dica: estou programando passar o final do ano na Europa, sendo a primeira semana ( Natal ) em Paris e a segunda ( Réveillon) em Berlim. A maioria dos vôos diretos saindo daqui vão pra Frankfurt…e Frankfurt está exatamente no meio do ( longo!) caminho entre as duas! Pego o vôo direto pra Frankfurt mesmo e depois um trem para Paris ?Depois de Paris para Berlim e Berlim Frankfurt, avião ou trem? Qq dica sobre vôos ou mesmo outra combinação de cidades Paris e…? OU Berlin e..? serão dicas bem vindas! Obrigada! ( obs. é a primeira vez que vamos a Europa.)
Olá, Ana Claudia! Leia o post com atenção. Não é necessário se ater aos vôos diretos. Compre uma passagem multidestnos, Brasil-Berlim-Paris-Brasil.
Realmente Bóia, pesquisei as passagens multidestinos e vale muito mais a pena! Obrigada 😀
Ricardo
Estou indo pela primeira vez a Europa. Meu destino principal é Lisboa, mas como pretendo comprar a passagem Com entrada por Madri, pensei em fazer Lisboa de 5 a 8 de setembro e Madri – de 8 a 11. Porém, estou na dúvida se vale a pena, pois serão somente dois dias inteiros em cada capital e talvez fosse melhor aproveitar os 7 dias de Portugal. O que vc me sugere? Abraço. Ricardo
Olá, Ricardo! Aqui quem responde é A Bóia. Uma semana em qualquer capital européia sempre vale a pena. Quando você dá a cidade por vista, dá para fazer bate-voltas sem precisar trocar de hotel nem comprar passagens complicadas.
De resto, este post é auto-explicativo. Por favor releia.
Bóia, fiz uma pergunte em:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/lugano-dicas/comment-page-1/#comment-226280
Mas não aparece de jeito nenhum. Me ajuda, vai….obrigada!
Olá, Clara! Já buscamos a pergunta no poço.