Europa: 25 roteiros de 9 dias prontos para usar
Muita gente aproveita promoção de passagens para ir pra Europa numa sexta e voltar no outro domingo.
Não há nada de errado em ir à Europa para ficar tão pouco tempo.
Só não ache que nesses 9 dias você vai conseguir correr a Europa inteira, fazendo uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa. Isso não é possível.
A recomendação técnica é que você pule de galho em galho o menos possível. Porque cada dia de deslocamento costuma ser um dia perdido, ou bastante prejudicado.
Abaixo você vai encontrar roteiros de 9 dias na Europa com as minhas dicas para aproveitar melhor o seu investimento e a sua viagem.
Se você ainda não comprou passagem
Se você teve a sorte de ler este post antes de comprar a passagem para Europa, parabéns. Você vai poder fazer uma compra muito mais acertada.
Porque se você quer fazer duas capitais nesses seus nove dias — e pelo que eu percebo, é o mínimo que as pessoas querem –, o ideal é comprar uma passagem na modalidade “múltiplos destinos” ou “várias cidades“.
Funciona assim: em vez de comprar uma passagem ida e volta Brasil-Uma Cidade-Brasil, você compra uma passagem múltipla Brasil-Uma Cidade com volta Outra Cidade-Brasil.
Dando nome às cidades: se você quer dividir a sua semana entre Amsterdã e Londres, em vez de comprar uma passagem Brasil-Amsterdã-Brasil ou Brasil-Londres-Brasil, você compra, usando a função “múltiplos destinos”, ida Brasil-Amsterdã e volta Londres-Brasil.
E o preço — pode conferir — vai ser bem parecido com o que você pagaria pela ida e volta por uma capital só (mesmo em época de promoção!). Eu explico o passo a passo aqui.
Que vantagem você leva? Ora: ao não precisar voltar para o lugar onde você desembarcou, você economiza uma passagem e evita os riscos de fazer conexão com duas passagens desvinculadas.
Nesse nosso exemplo: em vez de comprar uma passagem avulsa de Londres a Amsterdã para pegar o vôo de volta — correndo o risco de um vôo atrasar e você perder o seguinte –, você volta com tudo garantido por uma mesma companhia aérea, não importa se o vôo for direto ou tiver conexão.
Promoções para sua viagem
Se você já comprou passagem
Pela minha experiência, é bem provável que você tenha comprado com ida e volta pelo mesmo lugar. Nesta situação, se você quiser dividir a sua viagem em mais de uma base, o mais importante é reduzir a possibilidade de perrengues do dia de voltar.
Não invente nenhuma conexão apertada (afinal, suas passagens não estarão vinculadas, e uma cia. aérea não se responsabilizará pelo atraso da outra) nem perca o dia inteiro na sala de espera, ao programar uma conexão totalmente à prova de furos.
O ideal, nessas circunstâncias, é que você regresse à cidade onde vai pegar o vôo de volta com um ou dois dias de antecedência. Assim você aproveita até o último minuto, sem se estressar.
Aí vão alguns roteirinhos de 9 dias bem factíveis para cada um dos destinos europeus com vôos desde o Brasil:
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
9 dias na Europa, chegando e saindo por Lisboa
- 6 noites em Lisboa (uma ou duas na volta; faça um bate-volta a Sintra, 45 minutos de trem; passe um dia no litoral entre Cascais e o Guincho, de carro; considere uma ida a Batalha e Fátima, de carro ou tour organizado), intercaladas por duas noites em Évora (2 horas de carro; tire um dia para zanzar pelo Alentejo — Monsaraz, Extremoz, Marvão).
- 4 noites em Lisboa (3 na chegada, uma na volta), intercaladas por 4 noites no Porto (300 km). Alugue um carro ao sair de Lisboa; no dia da ida faça visite Batalha e Fátima, no dia da volta visite Coimbra. (Em Lisboa, vá de trem a Sintra. No Porto, faça um passeio de barco pelo Douro.)
Wise – Cartão de débito global
9 dias na Europa, chegando e saindo por Madri
- 5 noites em Madri (quatro noites ao chegar, uma noite na volta; faça bate-voltas a Toledo e a Segovia, 30 minutos de trem, em dias diferentes), intercalados por três noites em Sevilha (vá de trem, 2h30; na ida, faça pit stop em Córdoba, para ver a Mesquita — deixe as malas na estação de ônibus, que fica atrás da estação de trem)
- 3 noites em Madri (duas na chegada, uma na volta) intercaladas por quatro noites em Barcelona (2h30 de trem).
Mala de bordo nas medidas certas
9 dias na Europa, chegando e saindo por Barcelona
- 6 noites em Barcelona (quatro na chegada, duas na volta), intercaladas por duas noites em Valencia (3h de trem) ou duas noites de carro na Costa Brava (faça base em Cadaqués, 170 km)
Alugue carro na Rentcars em até 10x
9 dias na Europa, chegando e saindo por Paris
- 8 noites em Paris (juro que você não vai se arrepender. Se enjoar, dá pra dar uma chegadinha a Reims (1h de trem) — para ver as adegas de champagne –, a Bruxelas (1h20), a Bruges (2h30), ou até mesmo, em última hipótese, pegar um tour organizado de um dia pelo Vale do Loire)
- 5 noites em Paris (quatro na chegada, uma na volta), 3 noites em Amsterdã, 3h20 de trem (na ida, pare em Bruxelas, 1h20, deixe as malas na estação, vá a Bruges, 1h, volte, 1h, pegue as bagagens, siga viagem, 2h)
- 6 noites em Paris (4 ou 5 na chegada, uma ou duas na volta), duas noites no Vale do Loire (monte base em Tours, 240 km)
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
9 dias na Europa, chegando e saindo por Zurique
- 3 noites em Lucerna, 1h de trem (bate-volta a Berna, 1h), duas noites em Interlaken (2h de Lucerna), duas noites em Lausanne (2h de Interlaken; bate-volta a Montreux, 20 minutos); durma na véspera da volta em Zurique (2h de trem)
9 dias na Europa, chegando e saindo por Milão
- 4 noites em Florença, 1h40 de trem (faça bate-voltas a Pisa de trem, a San Gimignano e a Siena de ônibus), duas ou três noites em Veneza (2h de trem), uma ou duas noites em Milão, 2h de trem (na volta).
Organizador de eletrônicos para viagem
9 dias na Europa, chegando e saindo por Roma
- 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), alugue o carro na saída, passe duas noites de carro nos arredores de Siena (250 km), devolva o carro em Florença, passe duas noites em Florença (1h30 de trem de Roma)
- Entre maio e setembro: 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), duas noites em Capri (1h10 de trem a Nápoles, 1h de travessia), duas noites na Costa Amalfitana
Como usar trem na Europa
Comprar passagem, fazer reservas, passes de trem, como fazer baldeação e trens noturnos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Frankfurt
- 1 dia em Frankfurt; 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 4 dias em Munique (escolha dois bate-voltas entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
- 2 dias em Frankfurt (com bate-volta a Heidelberg), 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 3 dias em Munique (escolha um bate-volta entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
9 dias na Europa, chegando e saindo por Munique
- 6 noites em Munique (5 na chegada, uma volta; faça bate-voltas a Salzburg, Neuschwanstein e Garmisch-Partenkirschen), intercaladas por três dias em Viena (3h20 de trem; faça bate-volta a Bratislava).
- 6 noites em Munique (quatro na chegada, últimas duas na volta), intercaladas por dois dias numa base da Rota Romântica.
Seu chip internacional ou E-Sim em mãos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Amsterdã
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Paris, a 3h20 de trem (na volta pare em Bruxelas, 2h, deixe as malas na estação, passeie, pegue as malas, continue a Paris, 1h20).
- 5 noites em Amsterdã (3 na chegada, as duas últimas na volta), intercaladas por três noites em Bruxelas (faça bate-voltas a Bruges e Ghent; na volta faça um pit stop em Antuérpia).
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Berlim (1h15 de avião; faça um bate-volta a Dresden).
9 dias na Europa, chegando e saindo por Londres
- 8 noites em Londres, com bate-voltas a Bath (1h de trem), Stonehenge (via Salisbury, 1h30 de trem), Oxford (1h), ou mesmo Liverpool (2h40)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Edimburgo (4h30 de trem)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Dublin (1h20 de vôo)
Leia mais:
- Europa: 10 roteiros prontos para viagens de 15 dias
- Como montar sua viagem à Europa
- Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum
- 5 passos para enxugar o seu roteiro
- Tudo o que você precisa saber sobre trem na Europa
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagem de trem – compre com a Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Viator
221 comentários
Preciso de ajuda. Tenho 11 dias para viajar em setembro e quero combinar a Costa Amalfitana com outro lugar interessante sem praia. Já conheço florença, paris, roma. Pensei no seguinte roteiro e gostaria da opinião:
(i) qual a melhor opção e quantos dias em cada lugar.
(ii) como se locomover.
Viena – Salzburg – Roma – Costa Amalfitana
ou
Praga – Viena – Roma – Costa Amalfitana
ou
Alsacia (Strazbourg e Colmar) – Roma – Costa Amalfitana
Se puderem me ajudar agradeço muito.
Olá, Adriana! Você vai precisar de pelo menos quatro dias inteiros na Costa Amalfitana. Cinco dias seria o ideal. Vai perder um dia no deslocamento de onde quer que venha. Escolha apenas uma cidade, voe do Brasil até lá, monte base por quatro ou cinco dias, então voe a Nápoles, volte de avião desde Roma.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/como-ir-de-roma-a-capri/
Obrigada, Luciane!
Oi Anabelle! Voei ano passado de Londres para Dublin, mas usamos a Aer Lingus. Simplesinha, como todas as empresas aéreas que viajam somente dentro da Europa. Os aviões são pequenos, no estilo “webjet”, então o espaço para bagagem de mão também é pequeno. Acredito que a CityJet seja no mesmo estilo. Boa viagem!
Com relação à passagem múltiplos destinos, pesquisando os trechos (1)Guarulhos-Dublin, (2)Dublin-Londres, (3)Londres-Guarulhos, a KLM, no segundo trecho, opera através da CityJet. Alguém já viajou com essa companhia? No site verifiquei que ela opera tanto em vôos da KLM e da Air France, e tem um limite razoável de bagagem: 23kg. Mas e quanto à qualidade dos vôos? E com relação à bagagem de mão (uma mochila ou bolsa), há algum problema? Semelhança com low cost??
Olá, Annabelle! Vamos pôr sua pergunta no Perguntódromo.
Olá Annabelle!Moro em Dublin e viajei com City Jet nesse mesmo esquema mas com Tam ano passado. Bagagem de mão até 10kg com limite de liquidos (5 unidades de até 100ml). Eles não vão implicar se você estiver com sua bolsa de mão (além da bagagem de mão)já que você estará voando com eles mas pela KLM ou Air France. Quanto a qualidade do voo típica de low cost, não espere café da manhã nem nada no gênero, a não ser pagando. Mas relaxe, Dublin – Londres é feito em 1h15m tempo de dar uma conferida no roteiro. Boa viagem!
Bóia, com certeza já li todos os tópicos desse post -e vários outros sobre a Itália- porém as dicas de nove dias entrando e saindo por milão são exatamente sobre as cidades que já conhecemos…. Por isso pedi uma sugestão de roteiro alternativo.
De qualquer forma vou reler… A gente sempre deixa passar informações valiosas em um primeiro contato!
Obrigada
Olá, Elisa!
Leia sobre a Toscana em https://www.viajenaviagem.com/category/toscana
Leia sobre Cinque Terre em https://www.viajenaviagem.com/category/cinque-terre
Leia sobre a Suíça em https://www.viajenaviagem.com/category/suica
Olá Boia e Ricardo,
vamos para Europa no póximo mês para ficarmos 10 dias, mas ainda não montamos o roteiro…
Vamos entrar e sair por Milão.
Como já conhecemos o “roteiro clássico” – Veneza, Roma, Florença, Assis – queríamos uma dica outros lugares bacanas para se conhecer nesse tempo!!!
Obrigada!!!!
Olá, Elisa! O post é sobre isso, dê uma lidinha, por favor.
Boia,
Uma dúvida que eu tenho com relação a viagem para Europa.
Eu vou passar alguns dias em países que não adotaram o Euro (República Tcheca e Noruega).
O que compensa mais, levar dólar ou euro para o cambio local com a moeda desses países?
Euro, sempre. Ele é aceito com alguma frequência em hoties e outros estabelecimentos, quebrando o galho de um jeito que dólar americano não quebra mais.
Depois, vc saca na moeda local com seu cartão de débito – melhor solução.
Bruno, na República Tcheca – Praga – você pode pagar em cartão de crédito, que entra no seu cartão em moeda local. Só preste atenção com alguns armadilhas para turista. Se eu fosse você, sempre que entrar num restaurante ou loja, perguntaria sempre se aceitam cartão. Do contrário, se não aceitarem e se você tiver só euros, eles vão fazer a conversão que quiserem e você será enrolado. Na última vez que fui a Praga, aconteceu isso. 1 euro estava 25 koroas tchecas e o restaurante fez a conversão para 21. Ou seja, pagaria mais se eu já não tivesse trocado o dinheiro. De resto, boa viagem e aproveite, pois é lindo.
Acabei de retornar da Europa. Comprei múltiplos destinos pela internet no próprio site da Air France. Rio-Lisboa-Paris-Rio. O objetivo maior era Portugal entrando por Lisboa porque Paris já conheço, mas peguei aqui o vírus de uma passadinha, de 3 noites, em Paris no retorno, fazer o quê?
Como era Air France o voo foi direto à Paris com uma escala de 1:55h para Lisboa que passou voando. Só deu mesmo pra um cafezinho e um xixi e percorrer a distância até o portão de embarque para Lisboa.
A passagem ficou uns 200 dólares mais cara mas valeu a pena pelos vários motivos já citados e especificamente os voos de ida e volta fiz à noite, como prefiro.
Ricardo,
Sou adepta desse tipo de roteiro 9 dias na europa, principalmente quando vc tem poucos dias de férias e as passagens e MILHAS estão aí pra quem quiser. Ah sou adepta ainda também do lema “não é possível uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa”. Acho que a Europa é para ser degustada! Mas quando só tenho nove dias, o jeito é fazer com que essa degustação aconteça.
Olha, já fiz alguns roteiros de 9 ou 10 dias que foram ótimos. Um deles memorável e que eu super recomendo! Tinha dez dias para França na época do Natal e aí dividi 5 dias para Paris e 5 dias na Região da Alsácia de carro (Strasbourg – vale sozinha uns três dias – , Colmar, e pequenas vilas medievias, como Ribeauvillé, Riquewihr e Mulhouse…) cidades pequenas mas super estruturadas para turismo, que dá banho em muita capital brasileira. Eles promovem o Noël en Alsace e é algo indescritível! Marchés de Noel, música e apresentações, concertos, tudo em função do Natal! Ah, tem a Route du Vin, a Routes des Crêtes, algo indescritível em termos de paisagem gelada!
Fica a dica!
Renata Queiroga
Na verdade, acho que a região vale os 10 dias inteiros, mas como é sempre “obrigatório” voltar para Paris, não resistimos!… Ou combinar esses dias na Alsácia com a região de Champagne…
Quanto à indicação de comprar o bilhete na versão múltiplos destinos, no caso de visitar 02 capitais, vale destacar que se o trecho interno (entre as capitais) for comprado em separado do trecho Br-Eur, haverá problema com FRANQUIA DE BAGAGEM (1x 23), muito inferior aos vôos intercontinentais (2 x 32).
Parece bobagem, mas na hora de fechar malas dá muita dor de cabeça, a ser evitada principalmente se a viagem for curta.