Europa: 25 roteiros de 9 dias prontos para usar
Muita gente aproveita promoção de passagens para ir pra Europa numa sexta e voltar no outro domingo.
Não há nada de errado em ir à Europa para ficar tão pouco tempo.
Só não ache que nesses 9 dias você vai conseguir correr a Europa inteira, fazendo uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa. Isso não é possível.
A recomendação técnica é que você pule de galho em galho o menos possível. Porque cada dia de deslocamento costuma ser um dia perdido, ou bastante prejudicado.
Abaixo você vai encontrar roteiros de 9 dias na Europa com as minhas dicas para aproveitar melhor o seu investimento e a sua viagem.
Se você ainda não comprou passagem
Se você teve a sorte de ler este post antes de comprar a passagem para Europa, parabéns. Você vai poder fazer uma compra muito mais acertada.
Porque se você quer fazer duas capitais nesses seus nove dias — e pelo que eu percebo, é o mínimo que as pessoas querem –, o ideal é comprar uma passagem na modalidade “múltiplos destinos” ou “várias cidades“.
Funciona assim: em vez de comprar uma passagem ida e volta Brasil-Uma Cidade-Brasil, você compra uma passagem múltipla Brasil-Uma Cidade com volta Outra Cidade-Brasil.
Dando nome às cidades: se você quer dividir a sua semana entre Amsterdã e Londres, em vez de comprar uma passagem Brasil-Amsterdã-Brasil ou Brasil-Londres-Brasil, você compra, usando a função “múltiplos destinos”, ida Brasil-Amsterdã e volta Londres-Brasil.
E o preço — pode conferir — vai ser bem parecido com o que você pagaria pela ida e volta por uma capital só (mesmo em época de promoção!). Eu explico o passo a passo aqui.
Que vantagem você leva? Ora: ao não precisar voltar para o lugar onde você desembarcou, você economiza uma passagem e evita os riscos de fazer conexão com duas passagens desvinculadas.
Nesse nosso exemplo: em vez de comprar uma passagem avulsa de Londres a Amsterdã para pegar o vôo de volta — correndo o risco de um vôo atrasar e você perder o seguinte –, você volta com tudo garantido por uma mesma companhia aérea, não importa se o vôo for direto ou tiver conexão.
Promoções para sua viagem
Se você já comprou passagem
Pela minha experiência, é bem provável que você tenha comprado com ida e volta pelo mesmo lugar. Nesta situação, se você quiser dividir a sua viagem em mais de uma base, o mais importante é reduzir a possibilidade de perrengues do dia de voltar.
Não invente nenhuma conexão apertada (afinal, suas passagens não estarão vinculadas, e uma cia. aérea não se responsabilizará pelo atraso da outra) nem perca o dia inteiro na sala de espera, ao programar uma conexão totalmente à prova de furos.
O ideal, nessas circunstâncias, é que você regresse à cidade onde vai pegar o vôo de volta com um ou dois dias de antecedência. Assim você aproveita até o último minuto, sem se estressar.
Aí vão alguns roteirinhos de 9 dias bem factíveis para cada um dos destinos europeus com vôos desde o Brasil:
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
9 dias na Europa, chegando e saindo por Lisboa
- 6 noites em Lisboa (uma ou duas na volta; faça um bate-volta a Sintra, 45 minutos de trem; passe um dia no litoral entre Cascais e o Guincho, de carro; considere uma ida a Batalha e Fátima, de carro ou tour organizado), intercaladas por duas noites em Évora (2 horas de carro; tire um dia para zanzar pelo Alentejo — Monsaraz, Extremoz, Marvão).
- 4 noites em Lisboa (3 na chegada, uma na volta), intercaladas por 4 noites no Porto (300 km). Alugue um carro ao sair de Lisboa; no dia da ida faça visite Batalha e Fátima, no dia da volta visite Coimbra. (Em Lisboa, vá de trem a Sintra. No Porto, faça um passeio de barco pelo Douro.)
Wise – Cartão de débito global
9 dias na Europa, chegando e saindo por Madri
- 5 noites em Madri (quatro noites ao chegar, uma noite na volta; faça bate-voltas a Toledo e a Segovia, 30 minutos de trem, em dias diferentes), intercalados por três noites em Sevilha (vá de trem, 2h30; na ida, faça pit stop em Córdoba, para ver a Mesquita — deixe as malas na estação de ônibus, que fica atrás da estação de trem)
- 3 noites em Madri (duas na chegada, uma na volta) intercaladas por quatro noites em Barcelona (2h30 de trem).
Mala de bordo nas medidas certas
9 dias na Europa, chegando e saindo por Barcelona
- 6 noites em Barcelona (quatro na chegada, duas na volta), intercaladas por duas noites em Valencia (3h de trem) ou duas noites de carro na Costa Brava (faça base em Cadaqués, 170 km)
Alugue carro na Rentcars em até 10x
9 dias na Europa, chegando e saindo por Paris
- 8 noites em Paris (juro que você não vai se arrepender. Se enjoar, dá pra dar uma chegadinha a Reims (1h de trem) — para ver as adegas de champagne –, a Bruxelas (1h20), a Bruges (2h30), ou até mesmo, em última hipótese, pegar um tour organizado de um dia pelo Vale do Loire)
- 5 noites em Paris (quatro na chegada, uma na volta), 3 noites em Amsterdã, 3h20 de trem (na ida, pare em Bruxelas, 1h20, deixe as malas na estação, vá a Bruges, 1h, volte, 1h, pegue as bagagens, siga viagem, 2h)
- 6 noites em Paris (4 ou 5 na chegada, uma ou duas na volta), duas noites no Vale do Loire (monte base em Tours, 240 km)
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
9 dias na Europa, chegando e saindo por Zurique
- 3 noites em Lucerna, 1h de trem (bate-volta a Berna, 1h), duas noites em Interlaken (2h de Lucerna), duas noites em Lausanne (2h de Interlaken; bate-volta a Montreux, 20 minutos); durma na véspera da volta em Zurique (2h de trem)
9 dias na Europa, chegando e saindo por Milão
- 4 noites em Florença, 1h40 de trem (faça bate-voltas a Pisa de trem, a San Gimignano e a Siena de ônibus), duas ou três noites em Veneza (2h de trem), uma ou duas noites em Milão, 2h de trem (na volta).
Organizador de eletrônicos para viagem
9 dias na Europa, chegando e saindo por Roma
- 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), alugue o carro na saída, passe duas noites de carro nos arredores de Siena (250 km), devolva o carro em Florença, passe duas noites em Florença (1h30 de trem de Roma)
- Entre maio e setembro: 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), duas noites em Capri (1h10 de trem a Nápoles, 1h de travessia), duas noites na Costa Amalfitana
Como usar trem na Europa
Comprar passagem, fazer reservas, passes de trem, como fazer baldeação e trens noturnos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Frankfurt
- 1 dia em Frankfurt; 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 4 dias em Munique (escolha dois bate-voltas entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
- 2 dias em Frankfurt (com bate-volta a Heidelberg), 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 3 dias em Munique (escolha um bate-volta entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
9 dias na Europa, chegando e saindo por Munique
- 6 noites em Munique (5 na chegada, uma volta; faça bate-voltas a Salzburg, Neuschwanstein e Garmisch-Partenkirschen), intercaladas por três dias em Viena (3h20 de trem; faça bate-volta a Bratislava).
- 6 noites em Munique (quatro na chegada, últimas duas na volta), intercaladas por dois dias numa base da Rota Romântica.
Seu chip internacional ou E-Sim em mãos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Amsterdã
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Paris, a 3h20 de trem (na volta pare em Bruxelas, 2h, deixe as malas na estação, passeie, pegue as malas, continue a Paris, 1h20).
- 5 noites em Amsterdã (3 na chegada, as duas últimas na volta), intercaladas por três noites em Bruxelas (faça bate-voltas a Bruges e Ghent; na volta faça um pit stop em Antuérpia).
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Berlim (1h15 de avião; faça um bate-volta a Dresden).
9 dias na Europa, chegando e saindo por Londres
- 8 noites em Londres, com bate-voltas a Bath (1h de trem), Stonehenge (via Salisbury, 1h30 de trem), Oxford (1h), ou mesmo Liverpool (2h40)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Edimburgo (4h30 de trem)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Dublin (1h20 de vôo)
Leia mais:
- Europa: 10 roteiros prontos para viagens de 15 dias
- Como montar sua viagem à Europa
- Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum
- 5 passos para enxugar o seu roteiro
- Tudo o que você precisa saber sobre trem na Europa
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagem de trem – compre com a Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Viator
221 comentários
Bom,podem me chamar de louco ou fora de propósito mas,em 2008, fiz minha primeira viagem à Europa após anos e anos de impossibilidades, e decidi por um mochilão em 9 dias(até porque só consegui folga de uma semana,então tive que pegar voo na sexta à noite e estar de volta na segunda da semana seguinte pela manhã), tentando ver tudo o que fosse possível para numa próxima ver o que gostei com mais calma, e vou dar poucas mas preciosas dicas a quem quizer se aventurar nessa: Quando decidir ir, comece a pesquisar muito em tudo quanto for lugar possível (eu guardava até dicas de jornais velhos),depois comece a montar possíveis roteiros,quase que passo a passo (só no roteiro de Paris passei uma noite em claro,mas valeu e muito).Fiz um roteiro geral a pé de cada grande cidade e um geral circular,começando por Paris e terminando em Londres,passando por Monaco,Itália,Suíça,Alemanha,Holanda e Bélgica,com Roma,Berlin e Luxemburgo como possibilidades, e consegui passar por todos esses lugares, mas com extrema organização,olho vivo nos horários dos trens(comprei aqui passe de primeira classe por uma semana e,na medida do impossível rs,peguei os trens de alta velocidade)e,pelo que pretendia fazer,só pude reservar hotel na primeira noite em Paris,mas não tive problemas nas outras cidades. Não economizei em táxi(como muitos fazem e perdem tempo e a chance de andar de Mercedes e outros carros novos)e me permiti alguns “luxos de sonho realizado”: Fui de Air France com passagem Rio-Paris-Londres-Paris-Rio,não fiquei em albergues,quando via alguma comida cara mas de primeira comprava para provar, e algum lugar imperdível caro pagava e entrava,fiz Lille-Londres de Eurostar(só que comprei lá por não saber a data de chegada a Londres).Bagagem a mínima da mínima possível(fui só com bagagem de mão e pouca). Enfim,realizei um grande sonho,não gastei uma fábula,me emocionei muito numa viagem inesquecível que muitos não se atrevem a fazer, e voltei em 2010 a alguns dos lugares que mais gostei e conhecendo outros em outro mochilão menos corrido,pretendendo com certeza voltar mais vezes,a cada vez ficando mais tempo em menos lugares,pois a Europa É rs.Abraços e boa viagem.
é interessante verificar tambem as taxas de embarque dos aeroportos antes de escolher a cidade da volta. Já observei que a volta a partir de Londres ou Frankfurt fica bem mais cara (em relação às taxas)do que a partir de Madri, por exemplo. Nesse exemplo, a opçao que compensa mais é chegar por Londres e voltar por Madri.
Dou minha cara a tapa! Sempre me questionei por que quem só tinha 9 dias tinha que pagar uma baba para a passagem por que eu nunca fiquei menos de 15 dias na Europa, mas para quem não tem tantos dias de férias, tem mais é que se jogar!!! Varios roteiros interessantes, vou colar um desses para colar na próxima viagem de 21 dias. Obrigada Riq por mais esse post de utilidade pública. Já estou vendo a Bóia linkar esse post para todo mundo que perguntar – “em 9 dias posso fazer Paris-Londres-Amsterdam-Berlin?” 🙂
ricardo e demais trips, alguma chance de conseguir passagens aéreas neste preço para voar no final do ano? estou simulando pelo decolar e encontro passagens do sul do brasil para a europa em torno de US$ 1.300 no mínimo. como sou professora, não posso escolher outra data. 🙁
Pela minha experiência, vejo que comprar passagens com muuuuita antecedência não é bom negócio, não. As tarifas ainda estão sem promoções ou baixando na medida que as companhias vêem que o avião não lotará. Claro que final de ano tudo muda. Eu esperaria um pouco mais. Com cerca de 60 dias antes se consegue preços melhores. Ou, se tem muito sangue frio e se aposta em compras de última hora, verdadeiras xepas tarifárias. Mas só pra quem tem sangue frio e alguma flexibilidade na data da partida.
Ana,
Eu também precisava viajar no final do ano o ano passado e consegui o trecho Sao Paulo – Veneza – Paris – Madri – Sao Paulo por 1079 dólares pela KLM. Isso foi em Agosto. Em setembro as tarifas já tinham aumentado um pouco, em torno de 1300 dólares e não cairam mais até a data. O negócio é ir simulando. Eu acabei viajando no dia 24/12 para conseguir melhor tarifa e passei um Natal lindo a bordo com direito a piloto francês vestido de Papai Noel…
Tem que ir fazendo varias simulações de data, as vezes 1 dia faz diferença de até 400 dólares ou mais!
valeu pelas dicas, fran e roberto. vou continuar simulando e vamos ver o que consigo. o problema é que saindo do sul os preços aumentam com relação a rio e sp, e se eu pegar outro voo de sp pro sul terei problemas com a bagagem, e não quero voltar da europa sem minhas 2 malas de 32 kilos! (uma só com vinhos 🙂 )
Até maio de 2001, antes, portanto, do desastre em NY, eu fazia vôos múltiplos na Europa e ainda voltava por Nova York.
Repetindo o que Patrícia Veras falou, Riq, você é um patrimônio nacional !!!! Genial ….
Esse ano eu tinha 10 dias de férias depois do Carnaval (deixei os 20 dias restantes “sine die”). Tinha uma promoção da TAP de Porto Alegre a Paris por US$ 798,00. Aproveitei e fui passar 8 dias em Paris e ainda deu para ficar 2 dias em Lisboa (a TAP não cobra nada a mais por esses stopvores). Eu aí da pensei, quem sabe Paris – Bruxelas, Paris – Veneza, etc. Mas não. Decidi ficar os 8 dias em Paris e realmente não me arrependi… Paris dá para ficar até mais! 🙂
Riq,
Vc é mesmo o cara!! Imagino qta gente pensando em como aproveitar as promo … e vem vc e … bingo!! Vou namorar c/calma, pois são muuuuuuitas opções, uma melhor q a outra!! Mas, me interessei em particular por Londres c/Escócia (q é uma falha no meu currículo)!
Parabéns pelo post!!
Bjs,
Lu
Post maravilhoso e muito estimulante!! Estava achando muito corrido a Andaluzia em 9 dias mas acho que dá.. Parabéns, Riq!
post perfeito mesmo….maravilhoso!!!!
Mas so um comentario…pelo site do submarinoviagens nao da para fazer pesquisa de destinos multiplos, porem vc ligando la vc consegue fazer a pesquisa com o atendente…fiz isso ano passado (SP / MILAO / LONDRES / SP) e saiu mais barato que Decolar!!! Ainda fiz em 10 vezes no cartao do submarino (nao, nao trabalho no submarino, rsrs!!!)
mas ROMA / LONDRES saiu bem caro se fosse comprar nessa passagem junta com a intl, comprei Rainair mesmo…quase de “graça”!!