Europa: 25 roteiros de 9 dias prontos para usar
Muita gente aproveita promoção de passagens para ir pra Europa numa sexta e voltar no outro domingo.
Não há nada de errado em ir à Europa para ficar tão pouco tempo.
Só não ache que nesses 9 dias você vai conseguir correr a Europa inteira, fazendo uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa. Isso não é possível.
A recomendação técnica é que você pule de galho em galho o menos possível. Porque cada dia de deslocamento costuma ser um dia perdido, ou bastante prejudicado.
Abaixo você vai encontrar roteiros de 9 dias na Europa com as minhas dicas para aproveitar melhor o seu investimento e a sua viagem.
Se você ainda não comprou passagem
Se você teve a sorte de ler este post antes de comprar a passagem para Europa, parabéns. Você vai poder fazer uma compra muito mais acertada.
Porque se você quer fazer duas capitais nesses seus nove dias — e pelo que eu percebo, é o mínimo que as pessoas querem –, o ideal é comprar uma passagem na modalidade “múltiplos destinos” ou “várias cidades“.
Funciona assim: em vez de comprar uma passagem ida e volta Brasil-Uma Cidade-Brasil, você compra uma passagem múltipla Brasil-Uma Cidade com volta Outra Cidade-Brasil.
Dando nome às cidades: se você quer dividir a sua semana entre Amsterdã e Londres, em vez de comprar uma passagem Brasil-Amsterdã-Brasil ou Brasil-Londres-Brasil, você compra, usando a função “múltiplos destinos”, ida Brasil-Amsterdã e volta Londres-Brasil.
E o preço — pode conferir — vai ser bem parecido com o que você pagaria pela ida e volta por uma capital só (mesmo em época de promoção!). Eu explico o passo a passo aqui.
Que vantagem você leva? Ora: ao não precisar voltar para o lugar onde você desembarcou, você economiza uma passagem e evita os riscos de fazer conexão com duas passagens desvinculadas.
Nesse nosso exemplo: em vez de comprar uma passagem avulsa de Londres a Amsterdã para pegar o vôo de volta — correndo o risco de um vôo atrasar e você perder o seguinte –, você volta com tudo garantido por uma mesma companhia aérea, não importa se o vôo for direto ou tiver conexão.
Promoções para sua viagem
Se você já comprou passagem
Pela minha experiência, é bem provável que você tenha comprado com ida e volta pelo mesmo lugar. Nesta situação, se você quiser dividir a sua viagem em mais de uma base, o mais importante é reduzir a possibilidade de perrengues do dia de voltar.
Não invente nenhuma conexão apertada (afinal, suas passagens não estarão vinculadas, e uma cia. aérea não se responsabilizará pelo atraso da outra) nem perca o dia inteiro na sala de espera, ao programar uma conexão totalmente à prova de furos.
O ideal, nessas circunstâncias, é que você regresse à cidade onde vai pegar o vôo de volta com um ou dois dias de antecedência. Assim você aproveita até o último minuto, sem se estressar.
Aí vão alguns roteirinhos de 9 dias bem factíveis para cada um dos destinos europeus com vôos desde o Brasil:
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
9 dias na Europa, chegando e saindo por Lisboa
- 6 noites em Lisboa (uma ou duas na volta; faça um bate-volta a Sintra, 45 minutos de trem; passe um dia no litoral entre Cascais e o Guincho, de carro; considere uma ida a Batalha e Fátima, de carro ou tour organizado), intercaladas por duas noites em Évora (2 horas de carro; tire um dia para zanzar pelo Alentejo — Monsaraz, Extremoz, Marvão).
- 4 noites em Lisboa (3 na chegada, uma na volta), intercaladas por 4 noites no Porto (300 km). Alugue um carro ao sair de Lisboa; no dia da ida faça visite Batalha e Fátima, no dia da volta visite Coimbra. (Em Lisboa, vá de trem a Sintra. No Porto, faça um passeio de barco pelo Douro.)
Wise – Cartão de débito global
9 dias na Europa, chegando e saindo por Madri
- 5 noites em Madri (quatro noites ao chegar, uma noite na volta; faça bate-voltas a Toledo e a Segovia, 30 minutos de trem, em dias diferentes), intercalados por três noites em Sevilha (vá de trem, 2h30; na ida, faça pit stop em Córdoba, para ver a Mesquita — deixe as malas na estação de ônibus, que fica atrás da estação de trem)
- 3 noites em Madri (duas na chegada, uma na volta) intercaladas por quatro noites em Barcelona (2h30 de trem).
Mala de bordo nas medidas certas
9 dias na Europa, chegando e saindo por Barcelona
- 6 noites em Barcelona (quatro na chegada, duas na volta), intercaladas por duas noites em Valencia (3h de trem) ou duas noites de carro na Costa Brava (faça base em Cadaqués, 170 km)
Alugue carro na Rentcars em até 10x
9 dias na Europa, chegando e saindo por Paris
- 8 noites em Paris (juro que você não vai se arrepender. Se enjoar, dá pra dar uma chegadinha a Reims (1h de trem) — para ver as adegas de champagne –, a Bruxelas (1h20), a Bruges (2h30), ou até mesmo, em última hipótese, pegar um tour organizado de um dia pelo Vale do Loire)
- 5 noites em Paris (quatro na chegada, uma na volta), 3 noites em Amsterdã, 3h20 de trem (na ida, pare em Bruxelas, 1h20, deixe as malas na estação, vá a Bruges, 1h, volte, 1h, pegue as bagagens, siga viagem, 2h)
- 6 noites em Paris (4 ou 5 na chegada, uma ou duas na volta), duas noites no Vale do Loire (monte base em Tours, 240 km)
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
9 dias na Europa, chegando e saindo por Zurique
- 3 noites em Lucerna, 1h de trem (bate-volta a Berna, 1h), duas noites em Interlaken (2h de Lucerna), duas noites em Lausanne (2h de Interlaken; bate-volta a Montreux, 20 minutos); durma na véspera da volta em Zurique (2h de trem)
9 dias na Europa, chegando e saindo por Milão
- 4 noites em Florença, 1h40 de trem (faça bate-voltas a Pisa de trem, a San Gimignano e a Siena de ônibus), duas ou três noites em Veneza (2h de trem), uma ou duas noites em Milão, 2h de trem (na volta).
Organizador de eletrônicos para viagem
9 dias na Europa, chegando e saindo por Roma
- 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), alugue o carro na saída, passe duas noites de carro nos arredores de Siena (250 km), devolva o carro em Florença, passe duas noites em Florença (1h30 de trem de Roma)
- Entre maio e setembro: 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), duas noites em Capri (1h10 de trem a Nápoles, 1h de travessia), duas noites na Costa Amalfitana
Como usar trem na Europa
Comprar passagem, fazer reservas, passes de trem, como fazer baldeação e trens noturnos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Frankfurt
- 1 dia em Frankfurt; 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 4 dias em Munique (escolha dois bate-voltas entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
- 2 dias em Frankfurt (com bate-volta a Heidelberg), 2 dias em Würzburg (para visitar a Rota Romântica); 3 dias em Munique (escolha um bate-volta entre Salzburg e Neuschwanstein e Garmisch-Partenkichen), última noite em Franfkurt.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
9 dias na Europa, chegando e saindo por Munique
- 6 noites em Munique (5 na chegada, uma volta; faça bate-voltas a Salzburg, Neuschwanstein e Garmisch-Partenkirschen), intercaladas por três dias em Viena (3h20 de trem; faça bate-volta a Bratislava).
- 6 noites em Munique (quatro na chegada, últimas duas na volta), intercaladas por dois dias numa base da Rota Romântica.
Seu chip internacional ou E-Sim em mãos
9 dias na Europa, chegando e saindo por Amsterdã
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Paris, a 3h20 de trem (na volta pare em Bruxelas, 2h, deixe as malas na estação, passeie, pegue as malas, continue a Paris, 1h20).
- 5 noites em Amsterdã (3 na chegada, as duas últimas na volta), intercaladas por três noites em Bruxelas (faça bate-voltas a Bruges e Ghent; na volta faça um pit stop em Antuérpia).
- 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Berlim (1h15 de avião; faça um bate-volta a Dresden).
9 dias na Europa, chegando e saindo por Londres
- 8 noites em Londres, com bate-voltas a Bath (1h de trem), Stonehenge (via Salisbury, 1h30 de trem), Oxford (1h), ou mesmo Liverpool (2h40)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Edimburgo (4h30 de trem)
- 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Dublin (1h20 de vôo)
Leia mais:
- Europa: 10 roteiros prontos para viagens de 15 dias
- Como montar sua viagem à Europa
- Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum
- 5 passos para enxugar o seu roteiro
- Tudo o que você precisa saber sobre trem na Europa
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagem de trem – compre com a Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Viator
221 comentários
Elaine,
O que eu sugiro para você é:
saída de Frankfurt perca uns 5 dias entre Wurzburg, Rothemburg e Fussen (Castelo Neuschwanstein e vista da Ponte Maria é lindo).
De lá siga para Innsbruck (me Hospedei em Obsteig no meio do Tirol em casa de família) e perca mais uns 2 ou 3 dias. 1 para voce curtir os arredores e 1 para voce subir no pico Haffelekar.
Daí pra frente voce tem 2 opções – seguir para Lichenstein, Davos, St Moritz, Lugano e Milão.
Ou você pode encarar 400 km e 25 euros de pedágio até Veneza e explorar Verona, Bologna e Genova até Milão.
Outra opção é ir até Veneza e depois seguir para a Toscana. Là você com certeza gastará o restante dos dias pois a quantidade de idades interessantes é gigante. Volte por Genova até Milão e fim 🙂
parte do meu roteiro está no meu blog: https://acconte.travellerspoint.com/
abraço.
Boa Tarde,
Vou para Barcelona dia 27/03 e volto por Madri dia 05/04, quero ir de carro de Barcelona a Madri, qual seria o melhor roteiro, ou que cidades devo parar para conhecer no caminho? Ou que vale a pena passar a noite?? Pensei em 4 dias de Barcelona, 1 noite em alguma cidade no caminho e outras 3 noites em Madri. Vamos em 5 casais sem levar os filhos. O que me sugerem???
Olá, Daniela! O pit stop clássico entre Madri e Barcelona é Zaragoza.
Boa tarde. Gostaria de receber uma ou mais sugestões de roteiro de 15 dias pela Europa, de preferência entrando por uma cidade e saindo por outra com Portugal fora do roteiro. Pretendo viajar no período da copa aqui no Brasil, quando que o valor das passagens estarão bem mais convidativas, pelo menos na ida.
Olá, Iran! Nós não fazemos roteiros personalizados, desculpe! Use as dicas do post acima, e veja também como montar a sua viagem: https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/
Olá, Iran! Você pode combinar dois desses roteiros do post.
Comece seu planejamento por este post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
Eu sugiro pegar um voo até Vienna ( 3 noites) e o restante de trem. Salzburg ( 2 noites) , Munich ( 2 noites), Veneza ( 1 noite), Verona ( 1 noite), Florença ( 3 noites), Milão (3 noites).
De Florença você pode fazer bate e volta até Pisa e Lucca. De Milão pode ir até o Lago de Como em 30min.
Para Milão não deixe de comprar online com antecedência o ingresso para visitar a Última Ceia do Da Vinci. De outra forma não é possível. E também lá recomendo visitar o Museu de Tecnologia Leonardo da Vinci. E subir no Duomo, imperdível!!
Na Alemanha vá conhecer Munique e Heidelberg , está é muito linda , pode dar uma esticada até Paris passa uns 3 ou 4 dias e o restante vai pra Itália e passa o restante das férias , pode conhecer Roma , Veneza e Bolonha e termina em Milão . Ou vai pra costa Amalfitana e depois finaliza em Milão já que partira de lá.
Olá Elaine, posso te dar a seguinte sugestão de roteiro:
Frankfurt – 1 noite
Despois desça em direção a Baviera e faça a Rota Romântica começando por Wurzburg até chegar em Fussen (vc pode fazer esse percurso em 3 dias, parando nas cidades mais sugestivas, fique uma noite em Wurzburg, é linda).
Pernoite em Fussen (2 noites) e rode um pouco pela região e va conhecer o Castelo de Neuschwanstein e os lagos da redondeza.
Depois siga para Munique (3 noites).
Siga para Innsbruck (2 noites), e durante o percurso, dê uma passada em Oberammergau.
Prosssiga a viagem para Verona (1 noite)
Continue a viagem para Milão (2 noites)
Se quiser conhecer um pouco sobre esses lugares, da uma olhadinha nesse link: https://www.keviagem.com/?s=alemanha
Abs e boa viagem
Damares
Oi Pessoal!
Estou planejando uma viagem para a Europa em Setembro/2014 – Chegada por Frankfurt e Retorno por Milão. Tenho 15 dias para viajar… Alguém sugere algum roteiro?
Obrigada!
Elaine
Olá, Elaine! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.
Oi, Elaine. Boa tarde. Eu, esposa e filho adolescente acabamos de 15 dias pela Alemanha, Suíça.Entramos e saímos por Frankfurt. Todo o trajeto foi feito de carro. Nosso ansiedade era apenas quanto as condições climática. Pouca gente havia escrito a respeito. Mas descobrimos que viajar de carro pela Alemanha e Suíça no inverno é muito tranquilo. Vc viajara numa época mais quente.
Se vc quiser ir de carro, a viagem é ótima, segura, e caso vc tenha experiência em dirigir em outro pais, basta ler Ingles e as instruções da Angela sobre como dirigir. É imprescindível avisar a locadora os países por onde vc vai passar.
Antes de mais nada recomendo que vc leia o alemanhaporquenao.com.
A Angela tem um trabalho fabuloso e poderá te ajudar com o seu roteiro (Obrigado, Angela!!!).
O nosso roteiro foi o seguinte:
Chegada em Frankfurt com descanso em hotel ao lado do aeroporto.
De Frankfurt fomos para Baden-Baden, uma mistura de Campos do Jordão/Gramado/S.Lourenco. Ficamos 3 dias como base para outras pequenas cidades próximas a floresta negra. É uma região com intensa atividade cultural, gastronomia fantástica e gente muito simpática. Tem um termas fantástico !!
De Baden-Baden fomos a Freiburg. Ficamos mais 3 dias. Base para Colmar e Strassburg e Breisach. Freiburg é linda e ótima para compras. Lembrando que de carro temos uma grande liberdade de deslocamento, mas perdemos as belezas dos trilhos. Freiburg é para quem gosta de andar muito e se perder olhando as pessoas e a cidade. Ótima comida e ótimas lojas para tudo o que vc pensar. Colmar e Strassburg sao indescritíveis.
Descemos para Genebra para visitar uns amigos. Base para pequenas cidades da Suíça. Lausanne e duas estações de esqui. Mas ha varias opções fora do inverno.
De Lausanne fomos a Interlaken. Fizemos o Jungfrau e visitamos pequenas cidades no entorno.
Visitamos a região de gruyere e algumas vinícolas, e a fabrica de chocolates Cailler.
De volta a Alemanha fomos para Heidelberg.
O importante para vc acho que é o seguinte: deslocar-se na Alemanha de carro é facílimo. Vc pode devolver o carro ao Sul e pegar um trem para Itália. Leia bastante para ver que cidades visitar. A liberdade que tive para escolher hotéis e cidades vc nao terá na época que viajará. Caso nao use carro faca bases de pelo menos 3 dias. Todas as cidades que citei foram dicas daqui do VnV e da Angela. Nao nos arrependemos de nenhuma. Em Baden-Baden eu ficaria uma semana facil kkk. Ah se meu real fosse euro…
Se quiser mais detalhes pode me podir pelo email.
Boa viagem.
Obrigada querido Eduardo! Que bom que vc gostou do roteiro :)Roteiros pela Europa, especialmente a Alemanha, é comigo mesmo 🙂 🙂 🙂
Oi, Elaine!!!
Que Show!!! Bem parecido com uma área que andei pesquisando recentemente!
No seu lugar eu faria mais ou menos isso! Me baseando em manter a viagem entre sua entrada, Frankfurt e sua saída Milão!
Saia direto do aeroporto para Heidelberg. De trem ou carro.
– Heidelberg – 1 noite.
– De lá vá (aí tem que estar de carro), para Rothemburg ob der Tauer – 3 à 4 noites.
Com base em Rothemburg faça a Rota Romântica, entre Rothemburg e Wurzburg. Quem sabe Nuremberg.
– Siga para Munique, onde entrega o carro ao chegar – 4 à 5 noites. Munique é SENSACIONAL e ainda pode fazer Ótimos bate-volta para Salzburg, Castelo Neuschwanstein, Garmisch-Partenkirchen (que acho dispensável, se for a Suíça) e muitas outras opções. Saiba que, precisa no mínimo uns 2 dias inteiros em Munique. Em Munique não deixe de visitar a dupla Teatro Cuivilles/Residenz, é Excelente, vale por uma visita ao interior de um Castelo, você precisa de 3 à 4 horas para a visita. Há quem diga que é mais bonito e interessante, por dentro, que Versailles (não conheço Versailles). Dá uma olhada na minha colaboração para o VIAJE NA VIAGEM sobre Munique:
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/stadtgrundungsfest-festa-em-munique/
– Siga para Lucerne, Suíça. Podendo usar Luzern como base ou pular pelas redondezas, dividindo a estadia entre Lucerna, Interlaken e Zermatt. De lá siga para Milão direto de Zermatt ou à partir de Zermatt faça os Expressos Suíços, o Glacier Express até St. Moritz e o Bernina Express até Tirano/Milão. Tenha em mente que são muitas horas de trem panorâmico para voltar de Zermatt à Milão pelos Glacier e Bernina Express!
No meu gosto, esse é O Roteiro!!! 🙂
Outra opção em minha opinião seria fazer mais ou menos assim:
Frankfurt (pega o carro no Aeroporto)-Rota Romãntica-Munique (entrega o carro)-Innsbruck-Veneza-Florença-Milão.
Vc tem que mexer na quantidade de dias em cada local para fazer uma boa distribuição, em relação ao outro roteiro, acima.
Ótima Viagem,
Vladimir.
Já ia esquecendo!
Pesquise o site da Angela, o “ALEMANHA! PORQUE NÃO?”
Obrigada querido Vladimir 🙂 🙂
Irei ficar 10 dias em Munique em fevereiro e pensei em fazer uns bate-volta de trem a Fussen, Garmisch, Innsbruck e Salzburg. Será que consigo tds passagens na hora ou eh melhor sair do Brasil com elas na mão? Pq penso que se comprar pra um dia e calhar de estar com tempo ruim, enfim….
Muito obrigado,
Camila
Olá, Camila! Füssen, Garmisch e Salzburg podem ser feitas com o Bayern Ticket, que custa apenas 22 euros ida e volta (acompanhantes pagam apenas 4 euros por pessoa até um limite de 4 acompanhantes). Este ticket pode ser comprado no dia e pode ser usado a partir de 9h da manhã em trens regionais (não vale nos InterCity).
Salzburg será repetitivo; você já terá ido a Garmisch. Para ir a Innsbruck, o melhor seria comprar em https://www.bahn.de/international a partir de 60 dias de antecedência para garantir descontos.
Oie!!!
Eu vou dia 21/12 chegando em Paris e volto dia 02/01 saindo de Barcelona…. acha viável e bom fazer Paris – Alemanha – Espanha/Barcelona? O que vc sugere visitar na Alemanha?
Obrigada
Olá, Paloma!
Você chegou a ler o texto em que está comentando? Entendeu que não dá pra fazer tudo em 10 dias?
Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
Olá,
Não consigo comprara passagem de Londres para Dublin no site da Ryanair pois apesar dos valores apresentados estarem em libra esterlina o cartão nega a compra com uma mensagem dizendo que precisa converter o valor da moeda REAL no entanto no site não há opção de mudar de moeda. Você pode me ajudar? O pessoal do cartão não consegue, eles insistem em dizer q preciso mudar a opção da moeda.
De já obrigada
Olá, Hildene! Mande uma mensagem para a Ryanair, provavelmente o site está setado para a moeda do país do cliente. Esse procedimento dos cartões brasileiros é recente.
Você está tentando direto pelo cartão ou via paypal? O procedimento do cartão foi recente mesmo, porém, em alguns casos, consegui fazer via Paypal, as vezes eles aceitam.
Não esquece a obrigatoriedade também do seguro viagem, senão eles não deixam você entrar no país. O site http://www.multiseguroviagem.com.br é uma boa escolha, e te dá um leque de opções e preços para comprar online.