5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem 1

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.

Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível combinar Argentina e Chile em uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Santiago + Mendoza

combinar argentina e chile na mesma viagem

Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires — mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes — tanto pelo ar, quanto por terra.

Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar).

Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião — seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.

Bariloche + Lagos Andinos Chilenos

Bariloche, bonita mesmo sem neve

Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só.

Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos.

O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.

(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)

Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno).

Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda — retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.

El Calafate + Puerto Natales

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).

Os dois lugares são tão longe da gente — e relativamente tão perto entre si — que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.

Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).

Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.

Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)

Pingüins na Ilha Magdalena

Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.

As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal).

É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.

A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem).

Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.

Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.

Salta + Atacama

Salar do Atacama

O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso — o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.

É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.

(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    778 comentários

    Bom dia! Gosto muito do seu blog. Queria ficar uns 3 ou 4 d ou as em Buenos Aires e conhecer um lugar no Uruguai que é pertinho e esqueci o nome . Depois quero ir à El Calafate , conhecer e também ir até uma cidade do Chile, mais ou menos 5 horas de distância. Você poderia me indicar como fazer isso . Se de ônibus entre as cidades próximas, o que visitar . Toda orientação será bem vinda . Muito obrigada

    ola, boa tarde! sou muito fã do canal, suas sugestões e informações são de uma grandeza imensa. estou planejando levar um grupo para SALTA e estou tenho dúvidas de quantos dias é suficiente para ficar por lá. Poderia me tirar essa dúvida ? Desde já obrigada!

      Olá, Rosa! Infelizmente não temos conteúdo aprofundado sobre Salta e região. Mas acredito que sejam necessários entre 5 e 7 dias para explorar toda a área.

    Amo o blog! Sempre consulto antes das minhas viagens. Queria saber se tem alguma forma de combinar Mendoza e Atacama na mesma viagem. Ou Mendoza e Patagônia. O que é mais recomendado?

      Olá, Laura! Nas duas alternativas você precisa voar (a Santiago e Calama ou a Buenos Aires e Calafate e/ou Ushuaia).

    Amooooo sei blog! Não montou viagem nenhuma sem ve-lô antes. Queria saber se consigo de alguma forma ir para atacama aproveitando minha viagem a Santiago em agosto.
    Grata.

    Olá, amo suas matérias, sempre que vou viajar, consulto suas dicas. A de hoje é a seguinte: vou para Ushuai e ElCalafate dia 19/07, em Ushuaia vou me hospedar próximo ao aeroporto. Qual a forma mais rápida e barata para ir do aeroporto ao Chile? Punta Arenas, por exemplo.

      Eu e meu esposo moramos em Porto Alegre e queremos fazer uma trip de 30 dias em janeiro de carro pelo norte da Argentina (Salta, Jujuy, etc) e Atacama. Mas pensamos aproveitar que são muito dias e acrescentar Mendonza, Santiago e dar um pulo para conhecer o Pacífico. Mas estou na dúvida se a melhor rota seríamos subir para o Atacama de Santiago de carro ou voltar para a Argentina, subir por ela, já explorando o norte da Argentina e atravessar no norte para o Atacama. O que sugere? Qual estrada seria melhor? Obrigada ❤️

    Ótimo blog, com super dicas sempre! Estamos pensando em julho em ir para Atacama e Salta (SP – Santiago – Atacama – Salta – BsAs – SP. Seria possivel atravessar de ônibus Salta para Atacama no inverno? Obrigada!

      Olá, Marcia! Sim. A Andesmar opera a rota. A viagem leva 10h30min.

    Agradeço imensamente pelo o seu retorno e considerações. Vou avaliar pelos dois roteiros que estão nesta reportagem e tentar um “bem-bolado”. Depois compartilharei o meu planejamento, ok? Valeu!!

    Já conheço Santiago e arredores e um pouco da Patagônia chilena. Também tive a oportunidade de conhecer El Calafate. Em janeiro de 2025, estou reunindo um grupo de amigos para fazer lagos andinos e Bariloche, incluindo o cruce andino e El Calafate com Ushuaia e Puerto Natales…é possível sem ser muito corrido e cansativo? Estamos planejando tudo entre 15 e 18 dias. Obrigada pela sua atenção.

      Olá, Patricia! Pense em 1 semana para os lagos andinos, 4 dias entre El Calafate e Torres del Paine e 3 dias em Ushuaia. Vai ser puxado, sim, e você vai precisar planejar bem os passeios.

    Excelentes dicas!. Porém temos a seguinte situação: Iremos para Santiago em começo de agosto, já fomos 02 vezes a esta cidade. Dessa vez, gostaríamos de alugar um carro e ir para o sul ou outro destino de bonitas paisagens do Chile/Argentina. Teremos aproximadamente 14 dias para o roteiro. Antecipadamente, agradeço pela atenção dispensada.

      Olá, Max! As viagens que a gente tem para sugerir são essas que estão no texto: você pode se basear em qualquer uma delas. Apenas tenha em mente que atravessar a fronteira de carro alugado é um perrengão, você precisa achar uma locadora que aceite e providencie a papelada, e então enfrentar o rigor da aduana, que é bem mais fuinha com carro do que com ônibus. A gente recomenda alugar e devolver o carro num país, então atravessar de ônibus e alugar um carro no outro país, se for o caso.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito